segunda-feira, 22 de abril de 2019

Alecrim - Benefícios Saúde Alternativa






Alecrim - Benefícios Saúde  Alternativa

O Alecrim é um planta aromática e se dá muito bem nos climas tropical, temperado e mediterrâneo. 


Essa pequena erva, além de ótimo tempero (experimente temperar carnes com ela), é poderosa para o corpo e a mente. 
Os benefícios são tantos que ninguém deveria dispensá-la: 

1. Relaxa a mente 
O alecrim é capaz de tranquilizar uma mente agitada, além de garantir uma sensação revigorante.
Você apenas tem que esfregar a plantinha entre os dedos e inalar o delicioso aroma. 

2. É antioxidante 
O alecrim contém poderosos antioxidantes que protegem o corpo contra os radicais livres. Para quem não sabe, esta erva possui ácido rosmarínico, ácido carnosol e de ácido ursólico, que são conhecidos antioxidantes com propriedades anticancerígenas. 

3. É anti-inflamatório 
Ele contém propriedades anti-inflamatórios e pode ajudar em tratamentos para aliviar asma, eczema, artrite, gota e outras condições. 

4. Melhora a saúde cerebral 
O alecrim aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça e estimula o sistema nervoso central. Além disso, a erva é conhecida por melhorar a memória. 

E o melhor: ela contém compostos que impedem a degradação da acetilcolina, que é um importante neurotransmissor para proteger a memória e prevenir doenças como Alzheimer. 

5. Ajuda contra a fadiga adrenal e o estresse
A planta tem a capacidade de combater a fadiga adrenal e o estresse, uma vez que acalma os hormônios.

 Isso é ótimo, pois hoje a maioria das pessoas vive em constante estado de tensão.  Devido a isso, nosso corpo pode experimentar os danosos efeitos do hormônio cortisol. 

Neste caso, o alecrim, juntamente com ervas como lavanda, tem a incrível capacidade de reduzir os níveis de cortisol no corpo. 


6. É energizante 
O alecrim é um estimulante maravilhoso! Também apoia a circulação sanguínea, melhora a digestão, estimula o crescimento saudável dos cabelos e fortalece o sistema imunológico. Agora você deve estar querendo saber como pode desfrutar de todos esses benefícios, não é mesmo? 

Existem quatro possibilidades: 
– Óleo essencial 

Muitas pessoas adoram o aroma intenso do óleo essencial de alecrim e o usam como um poderoso tratamento na aromaterapia. 
No entanto, deve-se evitar na gravidez. 

– Infusão (chá) 

O chá de alecrim é muito especial!  Além de saboroso, tem grandes virtudes terapêuticas. Basta colocar um pouco de alecrim fresco em uma xícara de água quente por cerca de dez minutos. 

Se você tiver um bule de chá, basta derramar a água fervente na erva fresca e depois beber. 
É aconselhável esmagar algumas das folhas antecipadamente, para que você possa obter um sabor mais rico e absorver melhor o óleo. 

– Tempero 
O alecrim pode ser usado fresco ou seco em sopas, ensopados e vários pratos. 

– Álcool de alecrim 
É um remédio maravilhoso. Deve ser feito preferencialmente com alecrim fresco, recém-colhido. 
Você pode fazer com a erva seca, porém o produto obtido será menos concentrado. 
Para fazer o álcool de alecrim, basta colocar alguns ramos de alecrim numa garrafa de vidro e cobri-los com álcool 70°(vende-se em farmácias). 
Deixe descansar 15 dias em um lugar escuro. 
Agite o vidro todos os dias. 
O tempo de maceração pode ser maior, há quem prefira deixar 40 dias, para deixar a preparação ainda mais concentrada de princípios ativos da planta.

 Mas 15 dias já é um bom tempo. Passado o tempo da maceração, coe/filtre o álcool, coloque-o em um vidro e bem fechado, protegendo-o da luz e do calor excessivo. 

Quais os problemas de saúde que o álcool de alecrim combate? 
A lista é longa, mas vamos destacar alguns: 

1. Celulite 
Como tem qualidades regenerativas, é ótimo para tratar celulite e estrias. 
Aplique como creme todos os dias e combine a ação com uma rotina de exercícios e dieta saudável para ver melhores resultados. 

2. Úlcera 
Depois de consumir qualquer de suas refeições diárias, realize uma massagem intensa com álcool de alecrim na área do estômago é.  Esse método elimina gases, assim como ajuda reduzir a dor e o desconforto. 

3. Dores musculares 

Como tem benefícios anti-inflamatórios, espalhar o líquido e fazer uma série de massagens na área afetada faz com que a dor e a tensão muscular desapareçam em poucos minutos. 

4. Gripe 
Para este caso, você tem duas opções: pode inalar um pouco do remédio ou fazer massagens no peito com o álcool de alecrim. 
Dessa forma, você conseguirá limpar o trato respiratório. 

5. Queda de cabelo 

Antes de lavar o cabelo com seu xampu habitual, esfregue os dedos no couro cabeludo com o remédio por pelo menos cinco minutos. O álcool de alecrim penetrará na pele, regenerando algumas células e prevenindo a queda de cabelo. 

Fonte:Cura pela Natureza



Benefícios do alecrim – Para que serve e propriedades



Os benefícios do alecrim são numerosos. Muitas das propriedades que povos da antiguidade acreditavam que o alecrim possuía, ele de fato possuí. Ele é rico em fibras, vitamina B, C, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e potássio e praticamente não possui contraindicações. Vamos entender agora para que serve o alecrim e quais são as propriedades de destaque.

1- Propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes

O alecrim é rico em antioxidantes como ácido rosmarínico, ácido cafeico, ácido carnósico, ácido betulic, e carnosol.

 Essas substâncias tem propriedades antiinflamatórias e são fundamentais para neutralizar os radicais livres, evitando danos para o corpo, o envelhecimento precoce da pele e o crescimento de células cancerígenas.

Em função desses antioxidantes, o alecrim é particularmente famoso por suas propriedades contra o envelhecimento, melhorando a aparência e saúde da pele, principalmente quando usado em óleo.

 As propriedades anti-inflamatórias também atuam nos músculos, vasos sanguíneos e juntas. Auxiliando quem sofre com artrite, gota e pressão alta.


2- Desintoxicante

Por ser um diurético natural, ajuda a desintoxicar o corpo, colocando para fora patógenos, sais, toxinas e até mesmo o excesso de gordura. Um corpo sem toxinas leva a menor risco de cirrose, problemas no fígado e uma pele mais bonita.


3- Memória e concentração

Estudos mostram que o alecrim funciona como um estimulante para toda as funções cognitivas, melhorando a memória, concentração e raciocínio lógico. 
Apesar de ainda precisar de mais pesquisas para explicar como o alecrim atua, é um bom sinal que a erva é usada com estes objetivos há milhares de anos.

4- Sistema neurológico

Pesquisas apontam que alecrim melhora o sistema neurológico como um todo e evita o envelhecimento cerebral. Ele possui ácido carnósico, que ajuda o corpo e evitar e reverter danos no cérebro.

5- Sistema digestivo

Entre os benefícios do alecrim está um sistema digestivo saudável. Estudos apontam que alecrim melhora o sistema digestivo como um todo, evitando azia, gases, constipação, diarreia e falta de apetite. Ainda ajuda a regular todo o sistema gastrointestinal e os movimentos do intestino.


6- Prevenindo câncer

Uma pesquisa publicada no Oncolocy Reports (Relatórios de Oncologia) defende que alecrim ajuda a evitar o desenvolvimento de câncer de mama e leucemia. 
Outros estudos apontam que alecrim tem propriedades que evitam o desenvolvimento de tumores, reduzindo os riscos de desenvolver câncer.


7- Antibacteriano natural

Pesquisas também apontam que o alecrim tem propriedades antibacterianas, especialmente úteis contra infecções bacterianas no estômago, que podem levar a úlceras e outras doenças mais graves. Incluir alecrim na dieta diária pode evitar doenças causadas por bactérias.

8- Contra mau hálito

Como possui propriedades antibacterianas e um forte sabor e cheiro cítrico amadeirado, funciona bem contra mau hálito e higiene oral como um todo. Fazer gargarejo de água quente com algumas folhas de alecrim mata as bactérias da boca e deixar o hálito fresco.

9- Estimula circulação

Estudos apontam que alecrim estimula a produção de células vermelhas e melhora o fluxo de sangue no corpo, ajudando a oxigenar todos os órgãos vitais e todas as áreas do corpo.

10- Alívio da dor

Alecrim possui substâncias analgésicas e é usado para aliviar desde a antiguidade. Para dores externas, é possível aplicar óleo ou pasta. Para dores na cabeça, basta ingerir com a comida ou tomar em forma de chá.

Efeitos colaterais?

Alecrim é muito saudável, apenas em doses extremamente grandes pode causar alguns problemas como vômitos, espasmos, coma e líquido nos pulmões. 

Alecrim pode causar problemas em mulheres grávidas ou em amamentação, pois estimula a menstruação e aborto espontâneo.

A erva possui uma substância similar à aspirina, chamada salicilato, que pode causar alergia em quem é alérgico ao remédio. Também, por aumentar o risco de hematomas, deve ser evitado para quem já tem pré-disposição, assim como que sofre com convulsões.

Ela também pode afetar o funcionamento de alguns medicamentos. Por ser um diurético natural, ela pode afetar o uso de diuréticos e medicamentos com lítio (usado em tratamento de episódios maníaco-depressivos). A erva também pode afetar anticoagulantes e inibidores de ECA.
Leia mais https://www.mundoboaforma.com.br
Postado por dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário