domingo, 4 de maio de 2025

A paz está em cada passo

 



A paz está em cada passo

― Thich Nhat Hanh

“Sentimentos vêm e vão como nuvens em um céu ventoso. A respiração consciente é minha âncora.”

“Porque você está vivo, tudo é possível.”

“Você deve amar de tal maneira que a pessoa que você ama se sinta livre.”

“Através do meu amor por você, quero expressar meu amor por todo o cosmos, por toda a humanidade e por todos os seres. Vivendo com você, quero aprender a amar a todos e a todas as espécies. Se eu conseguir amar você, serei capaz de amar a todos e a todas as espécies da Terra... Esta é a verdadeira mensagem do amor.”

  “Inspirando, acalmo o corpo e a mente. Expirando, sorrio. Permanecendo no momento presente, sei que este é o único momento.”

“A esperança é importante porque pode tornar o momento presente menos difícil de suportar. Se acreditarmos que amanhã será melhor, podemos suportar as dificuldades hoje.”

“Se você ama alguém, mas raramente se coloca à disposição dele ou dela, isso não é amor verdadeiro.”

“Ao acordar esta manhã, sorrio. Vinte e quatro horas novinhas em folha estão diante de mim. Juro viver plenamente cada momento e olhar para todos os seres com olhos de compaixão.”

“Sorria, respire e vá devagar.”

“Ser bonita significa ser você mesma. Você não precisa ser aceita pelos outros. Você precisa se aceitar.”

“Ande como se estivesse beijando a Terra com os pés.”

A paz está em cada passo: o caminho da atenção plena na vida cotidiana

“Quando outra pessoa te faz sofrer, é porque ela sofre profundamente, e seu sofrimento está transbordando. Ela não precisa de punição; ela precisa de ajuda. Essa é a mensagem que ela está enviando.”

“Às vezes, sua alegria é a fonte do seu sorriso, mas às vezes seu sorriso pode ser a fonte da sua alegria.”

“Desapegar nos dá liberdade, e a liberdade é a única condição para a felicidade. Se, em nosso coração, ainda nos apegamos a qualquer coisa – raiva, ansiedade ou posses – não podemos ser livres.”

“As pessoas têm dificuldade em se livrar do sofrimento. Por medo do desconhecido, preferem o sofrimento familiar.”

As pessoas geralmente consideram andar sobre as águas ou no ar rarefeito um milagre. Mas eu acho que o verdadeiro milagre não é andar sobre as águas ou no ar rarefeito, mas sim andar na terra. Todos os dias nos envolvemos em um milagre que nem sequer reconhecemos: um céu azul, nuvens brancas, folhas verdes, os olhos negros e curiosos de uma criança — os nossos próprios olhos. Tudo é um milagre.

Quando você planta alface, se ela não cresce bem, você não a culpa. Você procura os motivos pelos quais ela não está indo bem. Ela pode precisar de fertilizante, ou mais água, ou menos sol. Você nunca culpa a alface. No entanto, se temos problemas com nossos amigos ou familiares, culpamos a outra pessoa. Mas se soubermos como cuidar deles, eles crescerão bem, como a alface.

Culpar não tem nenhum efeito positivo, nem tentar persuadir usando razão e argumento. Essa é a minha experiência. Sem culpa, sem raciocínio, sem argumento, apenas compreensão. Se você entender e demonstrar que entende, você pode amar, e a situação mudará.

“Muitas pessoas pensam que excitação é felicidade..., mas quando você está excitado, você não está em paz. A verdadeira felicidade se baseia na paz.”

“A semente do sofrimento em você pode ser forte, mas não espere até não ter mais sofrimento antes de se permitir ser feliz.”

“Minhas ações são meus únicos pertences verdadeiros.”

― Thich Nhat Hanh

Postado por Dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário