sexta-feira, 21 de março de 2025

A fonte de todas as criaturas é Deus - A alma é Divina

 

 


A fonte de todas as criaturas é Deus - A alma  é Divina 

O conceito de Alma Divina contém a grande filosofia de Emerson. Para ele, o termo Alma Divina significa a Presença de Deus, o Absoluto ou Ohm hindu, o EU SOU dentro de nós, abrangendo a percepção da vida, o ser, na Presença e Poder de Deus.

Essa unidade, essa Supra-alma onde está contido o ser de cada indivíduo e os seres de todas as criaturas, esse coração comum à humanidade que todas as sinceras conversações veneram, ao qual está submissa toda e qualquer ação correta, é a realidade esmaga­dora que refuta nossos talentos e truques, e obriga a todos a passar por que ele é.

Vivemos em sucessão, em divisão, em partes e par­tículas. Enquanto isso, dentro do homem está a Alma do Todo, o Silêncio Sábio,a harmonia da Beleza Universal à qual cada parte e partícula está igualmente relacionada — o Eterno.

A mente divina é aquela parte da mente que permite que Parmeshwar (o Todo-Poderoso) exerça Sua influência adequada em minha mente consciente. A extensão em que recebo a graça de Parmeshwar em minha vida depende da extensão em que minha mente divina se desenvolve.

Esse é o tema de Emerson: Deus habita no seu interior e fala e caminha com você; o mundo inteiro é simplesmente Deus ma­nifestado. Aqui ele trata da Onipresença e, como a presença está em todos os lugares, ela tem de estar presente em você.

 Como você poderia ficar do lado de fora do infinito? Os antigos hebreus afirmavam: “Ouve, ó Israel, ouve, ó homem de Deus, o Senhor teu Deus é o único Senhor.” Assim, o Silêncio Sábio de Emerson está ausente do corpo e presente no Senhor.

Ninguém pode ensiná-lo a meditar, a entrar pela porta que leva ao silêncio, da mesma forma que ninguém pode comer uma maçã por você, ninguém pode experimentar o sal por você. É preciso experimentar e saborear pessoalmente. Portanto, é per­feitamente possível você meditar sobre o amor de Deus dentro de sua própria alma, sem precisar aprender técnicas específicas, ensinadas por filosofias e religiões.

 Feche os olhos e diga ape­nas: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará.” Você precisa se convencer de que existe um Deus de amor em seu interior e, por isso, tem de se libertar de toda a amargura e má vontade. Nas palavras de Emerson, o amor é definido como um respeito sau­dável, reverente e benéfico pela Divindade que molda sua vida.

Volte sua atenção para o seu interior. Perdoe-se pelas suas supostas culpas. Irradie amor e benevolência a todos os que o cercam e assim você poderá entrar no Silêncio Sábio.


Afaste os pensamen­tos mundanos e as falsas crenças. Afaste sua atenção do problema que o aflige e entre em contato com o Poder Criador que habita em você, que é onipotente. Afaste sua mente do tumulto e tribula­ções do mundo exterior e volte-a para a Presença Curadora de Deus, para a sabedoria do Todo-poderoso.

 Acalme sua mente; fique imóvel e saiba que Eu Sou Deus. Então, encontrará a solução, a saída, o final feliz, porque todos a vontade Deus e poder de Deus está focalizado no tema sobre o qual você está meditando. Então se ausentará dos sentido e ficará presente na Divina Solução.

 Deus não tem idade nem ocupa espaço, o tempo não existe para Ele. A Alma Divina é o ético somado ao dinâmico. Devemos saturar nossa mente com ela. Emerson salienta a unicidade de toda a humanidade, pois todos os seres humanos constituem uma única família.

Somos todos filhos do Único Pai e no fundo do nosso ser existe a plena confiança nessa verdade, pois todas as religiões do mundo dizem: “Pai Nosso”.

 Todos os que caminham sobre a Terra eram Deus, e afirmava: “O homem é um rio cuja fonte está oculta.”

 Dizia também: “Qual é o fundamento desse nosso desconforto? Qual é a sensação de carência e ignorância universais em que há uma fina rachadura pela qual a alma faz ouvir o seu clamor?”

 Em outras palavras, como se pode saber que alguém foi mesquinho, cruel ou maldoso? Só conseguimos avaliar esses maus comportamentos porque temos a Presença e Poder de Deus dentro de nós e, no fundo do nosso ser, sabemos que o amor é natural, a paz é natural, a benevolência é natural.

Nossa percepção nos diz o que é uma atitude nobre e digna de Deus, nos fornecendo uma base para comparação. É essa sensação interior que nos faz recordar da nossa origem e ansiarmos a voltar para ela. “O homem é um rio cuja fonte está oculta”, disse Emerson, um dos dez maiores pensadores do mundo.

A fonte de todas as criaturas é Deus, o Espírito Vivo Todo-poderoso. “De um único sangue fizestes todas as nações de homens para residirem na face da Terra. Somos todos filhos do Único Pai. Pois digo que sois deuses, todos são filhos do Altíssimo.”

 Esse era o tema básico do pensamento de Emerson - cada pessoa que encontramos é Deus caminhando pela terra, que somos parte integrante de Deus e Ele precisa de nós no lugar onde estamos porque, se assim não fosse, não poderíamos estar aqui.

 Ele também afirmou: “Nosso ser desce para nós de um lugar que não conhecemos. O maior e mais exato dos calculistas da Terra não tem como prever esse acontecimento, porque ele é incalculável.

Eu me sinto constrangido a reconhecer, a cada momento que passa, a Origem Elevada dos eventos que aparentemente ocorreram devido à minha força de vontade.”

Lembro-me de que há muitos anos uma mulher me contou que tinha uma audiência marcada com o presidente Kennedy para apresentar-lhe uma petição e se mostrava muito encantada e ansiosa por realizar esse sonho.

Entretanto, ele foi para a próxima dimensão antes de poder recebê-la na Casa Branca. Isso é um exemplo de que não podemos contar com nada.

 A única certeza que devemos ter é de que Deus é Deus, que a lei do universo é a mesma hoje, como foi ontem e será amanhã. Tudo passa, tudo muda. Como se pode ter absoluta certeza do que está por vir?

Filosofias, religiões, seitas, tudo passa, mas a Presença de Deus é sempre a mesma. Tenha convicção disso. Muito se fala sobre a capacidade de se prever o futuro e fazer profecias catastróficas, mas tenha certeza de que se alguém fez uma previsão negativa de qualquer tipo, você pode rejeitá-la por­que você é seu próprio profeta.

 Se buscar no seu interior, perce­berá que Deus é o seu guia, que existe uma ação correta em sua vida e que o amor Divino inunda a sua alma. Quando você re­corre à Presença Divina no fundo do seu ser, seus caminhos são agradáveis e sua jornada espiritual o leva à paz.

As previsões fa­lham e falham muito. As falsas acusações e calúnias são interrom­pidas pela convicção da presença do Deus Vivo em você.

Na verdade, somos todos dependentes do Princípio Vital. Quando levantamos uma cadeira é o Poder Invisível que a está erguendo. É ele, também, que toma conta de nós e mantém o funcionamento do nosso organismo enquanto estamos adorme­cidos. Sim, nosso ser está descendo para dentro de nós sem que saibamos de onde ele está vindo.

Portanto, existe essa Presença Ofuscante que nos observa en­quanto seguimos nosso caminho. Somos todos dependentes da vida e Deus é vida. Dependemos da vida que vem da Presença Divina em nosso interior.

 Quando nos sentimos perplexos diante de comportamentos que não deveríamos ter é porque ainda não entendemos que nossas crenças, convicções e premissas subcons­cientes controlam todas as nossas ações conscientes.

No seu livro The Great Oversoul, Emerson escreveu:

O crítico supremo sobre os erros do passado e do presente, o único profeta do que está por vir é a grande nação onde repousa­mos enquanto a Terra está deitada nos braços macios da atmosfe­ra.

Dr. Joseph Murphy.

Postado por Dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário