sábado, 22 de março de 2025

Alho e sua saúde... Benefícios e vitaminas

 


Alho e sua saúde.

O alho contém vitaminas, minerais, antioxidantes e compostos ativos, que podem trazer diversos benefícios à saúde.
Vitaminas e minerais
Vitamina C, Magnésio, Cálcio, Enxofre, Ferro, Fósforo, Manganês, Potássio, Selênio.

Fortalece os ossos

O consumo regular de alho contribui para a saúde óssea, aumentando a densidade óssea e prevenindo a osteoporose, especialmente em mulheres.

Melhora a saúde da pele

As propriedades antibacterianas e antioxidantes do alho ajudam a manter a pele saudável, prevenindo acne e combatendo os sinais de envelhecimento.

Ação antiviral

O alho possui propriedades antivirais que podem ajudar a prevenir e tratar infecções virais, incluindo o resfriado comum e a gripe.

Auxilia na desintoxicação do organismo

O alho ajuda a eliminar toxinas do corpo, promovendo a desintoxicação e melhorando a função hepática.

Melhora a saúde bucal

Apesar do odor forte, o alho possui propriedades antibacterianas que podem melhorar a saúde bucal, combatendo bactérias causadoras de cáries e gengivite

Promove a saúde dos cabelos

O alho contém nutrientes que fortalecem os cabelos, prevenindo a queda e estimulando o crescimento capilar.

 Melhora a circulação sanguínea

O alho ajuda a melhorar a circulação sanguínea, prevenindo problemas como varizes e trombose.

 Auxilia na perda de peso

O alho pode ajudar na perda de peso, pois estimula o metabolismo e promove a queima de gordura.

Propriedades antifúngicasCombater vírus, fungos e bactérias

Os compostos presentes no alho são eficazes contra fungos, ajudando a tratar infecções fúngicas como a candidíase.

O alho possui um composto sulfurado, conhecido como alicina, que confere lhe ação antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos. Aliás, ajuda até a eliminar as toxinas e bactérias patológicas que afetam a flora intestinal, sendo muito útil para completar o tratamento de infecções por vermes.

Graças à ação da alicina, da aliina e do alhoeno, que são compostos sulfurados, o alho também tem potente ação antioxidantes que previne a formação de radicais livres e protegem as células do organismo. Além disso, estes compostos também ajudam a estimular algumas enzimas que desintoxicam o organismo de agentes que causam o câncer de cólon.

 Proteger a saúde do coração

O alho ajuda a reduzir os níveis de colesterol "ruim" LDL, e de triglicerídeos no sangue, pois inibe a sua oxidação, reduzindo assim o risco de aterosclerose que pode levar ao surgimento de várias doenças cardiovasculares.

Além disso, o alho ajuda a regular a pressão arterial por possuir um ligeiro efeito anti-hipertensor, assim como a capacidade para melhorar a circulação do sangue, diminuindo a pressão sobre os vasos. Também evita a formação de coágulos por inibir a agregação plaquetária excessiva.

. Melhorar doenças inflamatórias

Os compostos sulfúricos do alho também têm ação anti-inflamatória, diminuindo a resposta do organismo a algumas doenças que causam inflamação crônica. Assim, o alho pode ser usado em algumas doenças inflamatórias, para diminuir a dor e regular a resposta dos sistema imune.

 Evitar doenças respiratórias

O alho ajuda a estimular as funções respiratórias graças às suas propriedades expectorantes e antissépticas que facilitam a respiração. Por isso, o alho pode ser usado para tratar gripes, tosse, resfriados, ronco, asma, bronquite e outros problemas pulmonares.

 Manter o cérebro saudável

Devido à ação antioxidante e anti-inflamatória proporcionada pela alicina e pelo enxofre, e devido ao seu teor em selênio e colina, o consumo frequente de alho ajuda a proteger as células do cérebro e a diminuir os danos causados ​​pelos radicais livres, que estão envolvidos no surgimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e demência.

 Melhora a saúde menta. Por isso, o alho é um alimento com um grande potencial para melhorar a memória e promover o aprendizado, melhorando a saúde do cérebro.

 Ajudar a controlar a diabetes

De acordo com alguns estudos, o alho tem propriedades antidiabéticas que estão relacionadas com a capacidade de aumentar a secreção de insulina pelas células beta do pâncreas, melhorando o funcionamento e ajudando a prevenir e controlar a diabetes.

O alho é uma parte de uma planta, o bulbo, que é muito utilizado na cozinha para temperar e condimentar os alimentos, mas que também pode ser usado como um medicamento natural para complementar o tratamento de vários problemas de saúde, como infecções por fungos ou pressão alta, por exemplo.

Este alimento é rico em compostos sulfurados, especialmente alicina, que proporciona o cheiro característico do alho e que é um dos grandes responsáveis pelas suas propriedades funcionais.

Melhora a saúde bucal

Apesar do odor forte, o alho possui propriedades antibacterianas que podem melhorar a saúde bucal, combatendo bactérias causadoras de cáries e gengivite

Cuidados no consumo de alho

Embora o alho traga inúmeros benefícios para a saúde, é importante estar ciente dos cuidados necessários ao consumi-lo.

 Alguns fatores devem ser considerados para evitar efeitos adversos e garantir que você aproveite ao máximo as propriedades deste alimento.

 Possíveis efeitos colaterais do alho

Consumir alho em excesso pode causar desconforto gastrointestinal, como dor de estômago, gases e diarreia.

O alho também pode provocar mau hálito e odor corporal, devido à presença de compostos sulfurados.

 Pessoas com sensibilidade ou alergia ao alho devem evitá-lo ou consumi-lo com cautela.

 Interação com medicamentos

O alho pode interagir com certos medicamentos, como anticoagulantes, antiplaquetários e medicamentos para pressão arterial.

 Esses efeitos podem aumentar o risco de sangramentos ou potencializar a ação dos medicamentos.

 Portanto, é aconselhável consultar um médico antes de adicionar grandes quantidades de alho à dieta, especialmente se você estiver tomando esses tipos de medicamentos.

Moderação no consumo

Para aproveitar os benefícios do alho sem sofrer efeitos colaterais, é importante consumi-lo com moderação, a recomendação geral é de até dois dentes de alho por dia.

 Incluir o alho em diversas receitas ao longo da semana pode ajudar a obter seus benefícios de forma equilibrada e saudável.

 Preparação e armazenamento

A maneira como você prepara e armazena este legume também influencia nos benefícios do alho.

Para maximizar a liberação de alicina, pique ou esmague o alho e o deixe descansar por alguns minutos antes de usá-lo.

Evite cozinhar o alho em altas temperaturas por longos períodos, pois isso pode reduzir suas propriedades benéficas.

Armazene o alho em local fresco e seco para manter sua qualidade e sabor.

Seguindo essas recomendações, você poderá incorporar o alho na sua dieta de maneira segura e eficaz, aproveitando todos os benefícios do alho para a saúde.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Pesquisado:

Tatiana Zanin Nutricionista

https://www.tuasaude.com/

https://blog.amorsaude.com.br/

Postado por Dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário