quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Aftas -

 


Aftas

Como aquela feridinha na boca pode doer tanto? Mas fique tranquilo: em I ou 2 semanas, sua afta terá passado e você vai poder comer batata frita, tomar um cafezinho e beijar seu marido ou esposa sem se arrepender. Enquanto isso, eis alguns recursos para aliviar a dor e se livrar do incômodo mais rapidamente.

Qual é o problema?

Condição misteriosa conhecida no meio médico como estomatite aftosa recorrente, as aftas surgem tipicamente na parte interna dos lábios e bochechas, nas gengivas ou na língua.

São esbran­quiçadas ou amareladas, envoltas por um halo vermelho. O tamanho varia entre o de uma cabeça de alfinete até o de uma moeda de 1 centavo. Embora não saibam ao certo a causa das aftas, os especialistas creem que esteja relacio­nada a um mau funciona­mento do sistema imune.

E comum o surgimento da afta ser precedido por algum episódio estressante ou-por alguma lesão na boca. A recorrência das aftas também pode se dar pela ingestão de certos alimentos

Isole a Ferida

Existem vários produtos tópicos nas farmácias que formam uma camada de proteção duradoura sobre a afta para acelerar a cura e propiciar um alívio rápido da dor.

Uma forma de alcaçuz conhecida como alcaçuz desglicirrizinado, ou DGL, também cria uma camada de proteção sobre as aftas. Pode ser encontrado nas lojas de produtos naturais. Masque um ou dois tabletes de 200 mg 2 ou 3 vezes por dia.

O extrato de aloe vera (babosa) — a “planta dos primeiros socorros” — pode trazer um alívio muito bem-vindo. Extraia um pouco do sumo da folha de babosa. Seque a afta com um pedaço de algodão e pincele-a com o sumo da planta. Repita sempre que desejar.

Abra uma cápsula de vitamina E e esprema um pouco do líquido sobre a afta.

Neutralize a Ferida

•Mastigue um comprimido de antiácido (Pepto-Bismol, Pepsamar, Rolaids) ou ponha-o sobre a afta e deixe que se dissolva. A dor da afta é causada por ácidos e enzimas digestivas que agem no tecido da ferida. Os comprimidos neutralizam os ácidos e podem acelerar a cura. Quanto à dosagem, siga as instruções da bula do produto.

Use um pouco de leite de magnésia para enxaguar a boca ou aplique-o na afta 3 a 4 vezes por dia.

Aplique um saquinho de chá úmido na ferida por 5 minutos. O chá é alcalino e neutraliza os ácidos. Ele também contém componentes adstringentes que ajudam no alívio da dor.

Livre-se da dor

Passe um anestésico tópico, como Anbesol ou Orajel.

Dissolva na boca uma pastilha analgésica, como Chloraseptic.

Acabe com as Bactérias

Misture 50 ml de água oxigenada a 2% ou 3% com 50 ml de água. Acrescente 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 colher de chá de sal, mexendo bem até dissolver. Bocheche a solução e descarte-a em seguida.

O água oxigenada é um forte desinfetante — propriedade interessante nesse caso, já que a afta é uma ferida aberta à infecção, o que aumenta a dor. E como o bicarbonato de sódio é alcalino, propicia um alívio a mais neutra­lizando os ácidos.


Para acelerar o processo de cura, aplique tintura de hidraste na afta 3 vezes ao dia, pelo menos 1 hora antes das refeições. O hidraste canadense tem propriedades antibacterianas brandas.

Coloque uma única gota de óleo de melaleuca (tea-tree), um antisséptico, diretamente sobre a ferida.

Prepare um chá de calêndula, erva famosa há séculos pela ação cicatrizante em pequenas feridas. Despeje 1 xícara de água fervente sobre 1 ou 2 colheres de chá das pétalas secas. Deixe descansar por 10 minutos, coe as folhas e espere amornar. Você pode gargarejar ou bochechar várias vezes por dia ou beber o chá.

Tome iogurte que contenha lactobacilos (veja o rótulo). Coma algumas colheres de chá diariamente para prevenção — e várias delas se estiver tendo uma crise aguda.

Tome Medidas Extras

Muitos especialistas creem que o aminoácido lisina seja necessário para reparar uma deficiência associada às aftas.

Tome 500 mg de L-lisina 3 vezes ao dia com o estômago vazio, até que a ferida tenha cicatrizado.

A equinácea é uma erva que fortalece seu sistema imune. Tome 200 mg 2 ou 3 vezes por dia assim que perceber o início de uma afta.

A Vitamina C ajuda a cicatrizar a mucosa bucal. Normalmente, recorreríamos às frutas cítricas como fontes de vitamina C, mas elas na verdade provocam aftas em algumas pessoas. Em vez disso, faça uso de suplementos de vitamina C. Experimente 1g três vezes ao dia. Se essa dosagem elevada provocar diarreia, reduza para 500 mg.

O zinco pode ser útil para acelerar a cicatrização das feridas da boca. Assim que detectar o desenvolvimento de uma afta, tome 30 mg de zinco (na forma de pastilha) até apresentar melhora.

Devo chamar o médico?

Se a dor for muito incô­moda ou estiver impe­dindo você de comer ou beber, procure seu dentista. Consulte um profissional também se você tiver mais de 4 aftas de uma só vez ou se as aftas durarem mais de 2 semanas. Se você achar que está tendo aftas com muita frequência, conte ao seu dentista, ou  o seu médico para que ele possa avaliar a situação e recomendar algum tratamento, como bochechos de soluções antibióticas, pomada de esteróides, dentifrícios especiais ou cauterização química das aftas.

O Poder da Prevenção

Fique longe dos alimentos que provocam aftas, entre os quais trigo integral, centeio, cevada, mariscos, abacaxi, frutas cítricas, figos, chocolate, tomates, pimentões e morangos.

 Para descobrir se algum desses alimentos causa suas aftas, corte todos da dieta e reintroduza-os gradualmente, um a um, obser­vando qual deles provoca a recorrência do problema.

Verifique no rótulo da sua pasta de dentes favorita se ela contém lauril sulfato de sódio, ou LSS. Esse agente que produz espuma, encontrado em muitas marcas de dentifrício, contribui para o surgimento de aftas em algumas pessoas.

 Se você tem aftas com frequência, procure marcas que não contenham LSS, como Biotene e Arm & Hammer Dental Care Tooth Powder.

Pequenos cortes e esfoladuras no interior da boca tornam- se aftas. Tome cuidado ao comer alimentos duros e ásperos, como batata-palha e biscoitos de polvilho. Use escova de cerdas macias para não machucar suas gengivas.

Procure seu dentista se tiver algum tipo de problema dentário que possa irritar a parte interna da boca. Dentaduras mal ajustadas, principalmente, podem ser um problema.

As pessoas atormentadas por aftas frequentes podem ter deficiência de certas vitaminas do complexo B ou de ferro. Tente tomar complexo B diariamente e um complexo multivitamínico/multiminerais para complementação de ferro. Para aumentar a parcela de vitaminas do complexo B de sua dieta, acrescente feijões, germe de trigo e cereais fortificados. A carne magra também é uma boa fonte de ferro.

Os episódios estressantes desencadeiam muitos casos de aftas. Se você tem propensão a ficar tenso, tente alguns dos métodos clássicos de relaxamento — meditação, ioga e exercícios aeróbicos.

Texto  de Seleções Reader’s digest

Consulte seu médico, seu dentista este texto é uma informação geral do tema.

Postado por dharmadhannya

Postado por Dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário