segunda-feira, 18 de outubro de 2021

O Anjo do Prazer de Viver

 



O Anjo do
Prazer de Viver

Para São Bento, a vida espiritual consiste em aprender o prazer de viver. No prólogo de suas regras, ele pergunta ao leitor: "Quem busca o prazer de viver?" Se alguém responder afirmativamente, Deus lhe mostrará o caminho pe­lo qual ele pode aprender a ter prazer de viver. 

O caminho que São Bento indica parece-nos estranho à primeira vista: "Queres a vida verdadeira e eterna? Então guarda tua língua do mal e teus lábios de falsas palavras! Evita o mal e faz o bem, procura a paz e vai atrás dela!" (RB, Prol 17 = SI 34,14s.) 

Não encon­tramos prazer na vida ao buscar o máximo possível de diver­são, mas ao evitar o mal e fazer o bem. Quem quer realmente desfrutar a vida precisa também saber renunciar. É preciso a ascese como treino na liberdade interior. Apenas quem tem a sensação de governar sua vida e moldá-la alegra-se com ela.

 Quem depende por completo das próprias necessidades e pre­cisa satisfazê-las imediatamente não se contenta com sua vida. Ele tem, antes, a sombria sensação de ser vivido por fora, em vez de ele próprio viver. O prazer com a vida não tem nada a ver com a hodierna cultura do entretenimento. 

Hoje, muitos jovens acham que precisam de tanta vida quanto possível. E sempre a querem de imediato. Querem desfrutá-la e não pensar no futuro. Mas ficam cada vez mais incapazes de viver e gozar realmente. Surge uma sofreguidão do divertimento e da aparen­te plenitude de vida, que frustra qualquer vitalidade real.

 O Anjo do Prazer de viver quer nos ensinar a arte da vida real. Prazer de viver pode significar que estou inteiramente no momento, que passeio por um bosque na primavera e percebo com todos os sentidos o que ele me oferece.

 Olho o jogo de luz, como o sol brilha através das árvores, fazendo resplandecer as folhas verdes e coloridas. Deixo os suaves raios de sol incidir em mi­nha pele. Sinto o perfume da floresta que muda o tempo todo. Então tenho prazer de viver, saboreio o gosto da vida

. O anjo que me acompanha me mostra a beleza da natureza. Ele me introduz na arte de esquecer tudo o mais e apenas estar no momento, apenas perceber o que há. Isso é vida intensa. Assim a vida tem sabor.

O Anjo do Prazer de viver me livra de meus entraves quan­do celebro uma festa. Ele me permite, livre de todo tipo de cálculo, envolver-me na festa. Para alguns, o maior prazer da vida consiste em dançar até suar, para outros -em degustar pratos elaborados, reservar algum tempo para a refeição, para a conversa, para a convivência.

 Um outro se dedica a deixar todos os convidados felizes. Ao olhar algumas festas, tais co­mo de casamento, aniversário e jubileu, desejamos o anjo do prazer de viver para as pessoas ali reunidas. Alguns confun­dem prazer de viver com custos elevados. 

Mas só o dinheiro não compra a alegria de festejar. Algumas condições internas são necessárias: poder se alegrar com a fantasia do anfitrião, com as pessoas que festejam comigo, com a beleza do salão de festa e com a comida. Algumas festas parecem rígidas. To­dos procuram entrar numa alegria artificial. Mas falta a viva­cidade, falta o prazer de viver.

O Anjo do Prazer de viver não quer me mostrar o prazer da vida apenas em dias de sol e festa. Já pela manhã ele me abre os olhos para o mistério deste dia, as pequenas alegrias que me esperam: o ar fresco que entra pela janela aberta, meu corpo no chuveiro, o pão fresco no café da manhã, o encontro com as pessoas com quem lidarei hoje. 

O Anjo do Prazer de viver me pega pela mão e me mostra que a vida em si é bela e me ensina a viver com gratidão. É belo estar saudável, mover o corpo. Dá prazer respirar fundo. E é uma alegria perceber conscientemente as surpresas cotidianas da vida.

 Quem, no entanto, atravessa o dia com indisposição não se livra de seu aspecto aborrecido nem com um maravilhoso nascer do sol. Tampouco uma festa lhe trará um verdadeiro prazer de viver.

 Desejo a você que o anjo do prazer de viver o introduza na arte de desfrutar a vida por completo, de  fazer o Bem para si mesmo e para todos, de estar totalmente no momento, de viver intensamente e se alegrar com tudo o que lhe é dado dia após dia.

Postado por Dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário