terça-feira, 19 de outubro de 2021

Iluminação e intuição





Como  Desenvolver a Intuição
Rafael da Luz

1. Observe Tudo Muitos andam completamente inconscientes do que realmente está acontecendo ao seu redor. Tudo acontece e as pessoas não percebem.

“Quando o corpo funciona espontaneamente, isso é chamado de instinto.
Quando a alma funciona espontaneamente isso é chamado de intuição.
O instinto é mais profundo que o intelecto e a intuição é superior ao intelecto”
Osho

O fato é que a sua intuição lhe dá sinais e mensagens sutis, e elas apenas flutuam sem serem reconhecidas.

Portanto, quanto mais você percebe tudo – desde a cor e o tecido do vestido de alguém até o som da brisa -, mais consciente você fica.

A atenção plena está diretamente ligada com o desenvolvimento da intuição. Você precisa se manter presente. Intuição requer presença.

Então pratique a consciência no momento presente -
2. Escreva Automaticamente

Sente-se com uma caneta e um pedaço de papel e pense em alguma coisa sobre a qual você deseja orientação.

Em seguida, amoleça a sua mão e permita que ela escreva, como se estivesse separada da sua mente.

Tente não pensar demais e apenas deixa que as coisas fluam.

Quanto mais você fizer isso, melhor será a sua intuição e logo sua intuição fluirá através de sua mão para o papel, com orientações que vão surpreender você.

Inclusive, manter um diário para escrever seus pensamentos e sentimentos no papel – mesmo que você tenha pouco a dizer – ajuda você a abrir a mente inconsciente.


Você pode pensar que estará escrevendo palavras e frases que não fazem sentido para você, mas você estará trabalhando a sua intuição.

3. Anote Seus Sonhos

Um bom exercício para desenvolver a sua intuição é anotar os seus sonhos todas as manhãs.

Por isso, antes de dormir à noite, coloque uma caneta e um papel do seu lado. Quando você acordar, mesmo que não se lembre de nada específico, escreva ou desenhe o que vier à sua mente.

Mesmo que no começo seja difícil, com o tempo você vai ver que terá cada vez mais capacidade de submergir no seu subconsciente e coletar informações, juntamente com as possíveis mensagens dos seus sonhos.

4. Medite

Quando você medita, conta com a possibilidade de se concentrar no hoje, deixar sua mente mais tranquila, eliminar todos os pensamentos que já não servem mais e observar os detalhes dentro de você e ao seu redor que muitas vezes acabam passando despercebidos, ou são ignorados.

A meditação é uma belíssima oportunidade para que você consiga se conectar com si próprio.

Você pode dedicar apenas dez minutos do seu dia para ter esse momento mais seu, se livrando de toda a ansiedade, estresse e aproveitando para escutar de forma mais clara a sua intuição.
5. Exercite a Visualização

Sozinho e em um lugar tranquilo, sente-se, feche os olhos e comece a imaginar que está no seu lugar favorito. Pode imaginar qualquer lugar, mas é importante que seja um lugar que goste, para que você consiga se concentrar facilmente.

A ideia desse exercício é focar no que você está visualizando e tentar sentir cada detalhe disso, então, no seu lugar favorito, sinta o chão, o vento, as árvores, o ruído e até mesmo enxerga uma cor.

Você pode fazer isso por quanto tempo achar interessante, mas depois que sentir que viu e sentiu o suficiente, basta abrir os olhos.

O resultado é imediato, você vai sentir uma onda de calmaria enorme e uma sensação de bem-estar.

Parece que não, mas quando você deixa seus pensamentos fluírem, se concentrando apenas em analisar o que está vendo e sentindo, você acaba deixando se guiar pela intuição.

Exercite a visualização sempre que sentir vontade, mas para começar bem, tente fazer isso uma vez por dia.
6. Converse Consigo Mesmo

Você já parou para conversar consigo mesmo?

Na maior parte das vezes, nosso crítico interno está nos recriminando e nos julgando, dizendo o que devemos fazer ou não e o que é o certo e o errado.

Nós racionalizamos nossas vozes internas e, dessa forma, nos tornamos muito rígidos e inflexíveis.

Para desenvolver a sua intuição você pode conversar consigo mesmo deixando o seu crítico interno de lado.

Você deve parar, sentar, fechar os olhos e simplesmente permitir que o seu diálogo interno ocorra sem medo ou senso de ridículo.


7. Pratique

Como eu falei anteriormente, o segundo tipo de intuição está ligado com a prática.

Portanto, se você deseja desenvolver a sua intuição em um assunto específico, pratique consistentemente atividades relacionadas com o assunto específico.

Quanto mais praticar, mais você fará com que as informações se tornem inconscientes e, por consequência, mais intuitivo você se tornará na atividade e assunto em questão.
8. Reconheça a Sua Intuição

Para desenvolver a intuição, você precisa reconhecer quando ela falar com você. A intuição geralmente não é alta ou exigente, ela é sutil e se comunica de maneiras diferentes para pessoas diferentes.

A sua intuição pode falar com você através de um palpite, de um pensamento, de sensações físicas, como arrepios, desconforto no intestino, uma sensação de alívio ou um gosto amargo na boca.

Você também pode receber mensagens intuitivas através das suas emoções, como sentimentos de inquietação, confusão ou sentimentos de euforia e paz profunda.

A vida é muito ocupada, por isso, na pressa de realizarmos todas as nossas atividades, deixamos de perceber os momentos intuitivos que temos.

Portanto, você precisa se manter atento para perceber quando a sua intuição está falando com você, para que você possa entendê-la e segui-la.

Conclusão

Não deixe a intuição para trás, afinal, essa função, muitas vezes ignorada, é importantíssima para você como ser humano.

Agora você aprendeu como desenvolver a intuição, então treine-a.

Nem sempre o melhor para você é algo lógico, às vezes, é muito mais profundo que isso, então, desenvolva sua intuição e conte sempre com ela para resolver suas situações, conseguindo enxergar com clareza o sentido da sua vida.

A razão é ótima em várias questões, mas resolver tudo de forma lógica acaba com a sua capacidade cognitiva, podendo afetar você de uma forma íntima, elevando o seu estresse e até aumentando suas chances de falhar.

Vale ressaltar também que nem sempre, em todas as vezes, a sua intuição estará certa. Muitas vezes, ela também vai falhar.

E não tem problema.

Você, no geral, precisa estar em equilíbrio.

Mas, como tentamos ser, na maior parte das vezes, racionais, precisamos equilibrar o lado da balança desenvolvendo nossa própria intuição.


Iluminação e Intuição

A Iluminação é a iluminação da percepção e da intuição quando a luz da alma flui e o homem em sua consciência cerebral pode perceber o que antes era escuro e oculto 

A alma nos ilumina com a intuição, porém se você vive no egocentrismos 

perde o contato com a compaixão da alma e fica sem direção.

«A iluminação é o afastamento do homem da sua condição de menor ... Minoria é a incapacidade de usar o seu próprio entendimento, sem a orientação de outrem. Tenha coragem de usar seu próprio entendimento! É, portanto, a moeda da ilustração. " Emmanuel Kant

A luz da cabeça, que a princípio é apenas uma centelha, torna-se uma chama que ilumina todas as coisas, sendo constantemente alimentada de cima. Isso é progressivo e depende de prática persistente, meditação e serviço ativo. É a iluminação anterior à iluminação.

O discípulo tenta trabalhar para promover a manifestação das idéias do Criador. Para fazer isso, você deve atender a certos requisitos iniciais, que podem ser resumidos da seguinte forma:

1.    Conheça o verdadeiro significado da meditação. (4)

2.    Alinhe facilmente a alma, a mente e o cérebro.

3.    Contemple ou funcione como uma alma em seu próprio plano. Então, a inteligência pode atuar como um intermediário entre o plano das idéias divinas e o plano mental. Veremos aqui que essa participação no processo criativo divino atua como o objetivo de todo verdadeiro trabalho de meditação.

4.    Registre a ideia recebida intuitivamente pela alma e reconheça a forma que ela deve assumir. Essas últimas seis palavras são de vital importância.

5.    Reduz a ideia vaga e nebulosa às suas essencialidades, eliminando as vagas imaginações e as formulações da mente concreta, permitindo-se assim lançar-se à atividade e, pela constância na contemplação, receber exatamente a visão da estrutura interna ou do andaime subjetivo. do jeito que vai ser.

6.    Quando a inteligência registra isso conscientemente na mente, a mente também o registra conscientemente, o que permanece firme na luz e pode ser visto como a redução da fórmula ao projeto.

Seria útil se eu explicasse brevemente as graduações do trabalho meditativo, que darão um resultado criativo eficaz e sobre o qual você poderá refletir. Para nossos propósitos, iremos dividi-los em sete graus, dos quais quatro podem ser considerados individuais e os outros três como representando sua natureza de grupo:

1.     Desejo , que leva a obter nos três mundos o que o home

m inferior deseja e deseja; isso incluirá os desejos dos tipos mais baixos de seres humanos, passando por todos os tipos, até e incluindo o anseio místico.

2.     A oração ; Nesse estágio, o aspirante, o místico ou o homem espiritualmente orientado, funde o desejo da personalidade com a aspiração, de estabelecer relacionamento e contato com a alma; Por meio da eficácia comprovada da oração, ele descobre os poderes sutis e a realidade do dualismo essencial da vida, e também que ele é o eu inferior e o eu superior.

3.     Reflexão mental ou pensamento concentrado. Produz com o tempo a integração e a realização definitiva da personalidade nos três mundos, o que conduz oportunamente à reflexão controlada e ao pensamento científico ou concentrado. Essa forma de pensar trouxe todas as maravilhas criativas de nossa civilização moderna, culminando na concentração alcançada na meditação oculta, que acabará por trazer a reorientação da personalidade e a fusão com a alma.

4.     Meditação direta . É uma atitude mental focada e concentrada mais um reflexo fixo, de natureza criativa, porque cria o "novo homem em Cristo", ou produz a personalidade fundida com a alma; Essa personalidade, então, recria seu ambiente e colabora conscientemente no trabalho criativo da Hierarquia.

Tão pouco quanto você entenda, todas essas expressões de meditação humana ou pensamento concentrado - seja o desejo concentrado por objetivos físicos ou emocionais, ou os aspectos mais elevados da aspiração espiritual concentrada - definitivamente criam o que é desejado.

 Isso também se aplica aos outros três estágios, porque eles são inteligentes e efetivamente criativos, sendo esses quatro estágios responsáveis ​​por tudo o que é visto, possuído, usado e conhecido como existente nos três mundos. 

Os homens herdaram muitas coisas valiosas e outras coisas desastrosas de civilizações anteriores; por sua vez, o homem moderno criou a civilização atual, civilização excepcional por ser o resultado da combinação de todos os fatores que conseguiram levar a humanidade ao estágio em que o fracasso é reconhecido e se mostra que a religião e a ciência reorientaram os homens para o mundo dos valores mais sutis e superiores. o estritamente material. Os outros três estágios da meditação humana são:

5.     Adoração . É o reconhecimento conjunto e consequente reflexão da humanidade sobre a realidade da Transcendência divina e da Imanência divina. É complementado pelas religiões mundiais e cria aquele caminho de retorno ao centro ou fonte da vida divina, do qual também as religiões mundiais e o coração do homem dão testemunho.

6.     Invocação e Evocação . Esta forma de meditação espiritual dinâmica está em grande parte nas mãos do novo grupo de servidores do mundo e dos homens e mulheres de boa vontade em todos os países. Eles geralmente não se conhecem, mas todos lutam e pensam criativamente por uma elevação mundial da humanidade e trabalham duro para criar uma nova ordem mundial e manifestar uma civilização espiritual mais definitivamente.

7 Meditação Ashrâmica . Baseia-se na evocação da resposta humana aos valores espirituais mais elevados; diz respeito à criação daquelas condições nas quais esses novos valores possam florescer de acordo com o Plano divino. 

Está focado naquele aspecto imediato do caminho que a humanidade precisa trilhar, sendo sua intenção colocar em atividade criativa os desejos, aspirações, reflexões e meditação concentrada dos homens em qualquer estágio de evolução alcançado, para que comece um movimento poderoso, coerente e invencível, do qual a criação do novo céu e da nova terra deve e resultará. Esta é uma forma de expressar o significado da chegada do reino de Deus à Terra e a criação de uma nova ordem e modo de vida.

O processo de meditação.

O processo de meditação é dividido em cinco partes, cada uma conduzindo sucessivamente à outra. Ao dominá-los, podemos atribuir a ascensão constante do homem espiritual consciente, do reino do sentimento ao do conhecimento, e deste à iluminação intuitiva. Esses estágios podem ser listados resumidamente:

1.    Concentração . É o ato de concentrar a mente, aprendendo a focalizá-la e usá-la.

2.    Meditação . É o foco prolongado de atenção em uma direção e a fixação firme da mente em qualquer ideia desejada.

3.    Contemplação . É uma atividade da alma, independentemente da mente, mantida em um estado de passividade.

4.    Iluminação . É o resultado dos três processos anteriores e consiste em trazer os conhecimentos adquiridos à consciência cerebral.

5.    Inspiração . É o resultado da iluminação, visto que se manifesta na vida de serviço.

A técnica da luz.

Significa o método pelo qual a iluminação que flui da alma (cuja natureza é luz) pode irradiar não apenas ideais, mas vida, circunstâncias e eventos, revelando a causa e o significado da experiência. Quando o discípulo percebe o poder de iluminar que possui, ele dá o primeiro passo para a dissipação da miragem. A Técnica da Luz concede poderes que podem ser eficazes no plano astral e, eventualmente, se dissiparão e farão esse plano desaparecer.

As regras para a Técnica da Luz foram devidamente estabelecidas no sistema Raja Yoga de Patanjali, do qual os cinco estágios: Concentração, Meditação, Contemplação, Iluminação e Inspiração são ilustrativos; estes, por sua vez, devem ser acompanhados do cumprimento das cinco Regras e dos cinco Mandamentos. 

Estes, por sua vez, produzem os inúmeros resultados da sensibilidade psíquica, um exemplo do qual é o contato hierárquico, iluminação, serviço e disciplina e, finalmente, o estágio de "unidade isolada", um termo paradoxal usado por Patanjali para descrever a vida interior do iniciado.

Apesar da descrença, a intuição esteve sempre com o homem. Nos primórdios, ele contava com o instinto para sobreviver num mundo adverso e perigoso. Mas junto com o instinto estava também a intuição — ou o pensamento não conscientizado. Depois que o homo sapiens evoluiu, construiu ferramentas, criou a linguagem, desenvolveu o pensamento abstrato e consolidou o conhecimentos

. Era chegada a era do conhecimento, da mente racional, do primado do intelecto. Aqui, o instinto deixou de estar em primeiro plano e — junto com ele — a intuição. Mas mesmo relegada, a intuição permanece, paira sobre o instinto e a racionalidade.
Alice  Bailey
Postado por dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário