domingo, 17 de outubro de 2021

Ccromoterapia - primeira parte

 



O segredo da Cromoterapia

Ao analisarmos uma gota d’água, observaremos a divisão da luz em sete cores visíveis que se espalham por dentro de toda a gota: o vermelho rodeia a circunferência, o violeta permanece no centro e todas as cores intermediárias mostram-se numa sequência ordenada.

Os padrões das formas de vida das substâncias físicas assumem sempre suas formas na parte vermelha ou laranja da gota. De modo inverso, os padrões fixos resultantes da concentração mental dos objetos abstratos formam-se na parte da gota colorida, pelos raios de luz, mais rápidos do que os vermelhos e laranjas, ou seja, na parte amarela, verde e azul.

Os padrões resultantes da concentração de objetos espirituais formam-se sempre nas partes índigo e violeta, ou na parte central da gota.

De acordo com a teoria ondulatória, a luz é transmitida aos olhos por um movimento ondulatório ou vibratório. Como as ondas variam de comprimento, a cor alcançada - quando a energia colide com a retina - varia de forma complexa. Há, desta forma, ondas de comprimento ainda imperceptíveis aos olhos humanos - é o caso dos raios ultravioleta e infravermelhos.

Um fato importante na cromoterapia é que cada cor possui seu próprio comprimento de onda e sua freqüência própria. Para o físico, a luz branca, ao atravessar um prisma, toma-se visível como vermelho, laranja, amarelo, azul, verde, índigo e violeta.

As cores têm sido analisadas através do tempo das mais variadas formas. O cientista explica a cor sob o ponto de vista material; o físico, como relatamos acima, tem sua visão técnica; o vitalista tem seu ponto de vista religioso; alguns filósofos veem a cor como um processo criativo em permanente interação entre a luz e a escuridão, entre as forças positivas e negativas da vida - entre o Yin e o Yang.

De modo geral, as cores classificadas como quentes, como o vermelho e o laranja, estimulam e alegram; já as cores frias, como o bege e o branco, acalmam e relaxam.

Vejamos algumas das particularidades das cores mais empregadas nas curas, tanto de um ambiente quanto nos males que afetam os seres humanos.


                                                    Vermelho

O vermelho domina todas as cores. É a cor das pessoas sociáveis, passionais e gentis. Aumenta o calor da pele, a temperatura do corpo, acelera o coração, aumenta o ritmo respiratório, favorece a liberação dos hormônios e estimula a atividade sexual.

 Não devemos exagerar com o vermelho porque ele é muito ativo e pode ativar emoções sem controle.


Atrai a atenção masculina, é excitante. Cor da luxúria

 e do prazer,  Cor do fogo e do sangue, faz com que desviemos a atenção de nós mesmos para o mundo.

 Estimula as idéias e faz com que o tempo pareça se estender. E usado favoravelmente no aposento localizado na região do Casamento, melhorando a relação conjugal.

Metais que irradiam raios vermelhos ferro, titânio, zinco e cobre (que irradia também sua cor complementar, o verde).

Alimentos: beterraba (folhas e raízes) rabanetes, repolho-roxo, agrião, espinafre, berinjela, cerejas, amoras, ameixas, etc.


                                                            Amarelo

É a cor da felicidade, da sabedoria e da imaginação. Uma forte tendência para essa cor revela pessoas que estão sempre em busca de novidade e autossatisfação. Também é uma cor muito usada por pessoas perspicazes e brilhan­tes, com boa cabeça para os negócios e um forte senso de humor.

Por esse motivo é que se emprega a cor amarela na sinalização do trânsito. Deve ser usada em ambientes escuros ou para destacar paredes. Associa-se o amarelo a pessoas intelectuais, sendo recomendado o seu uso na parte da casa destinada ao Conhecimento.

É uma cor otimista que funciona como estimulante físico, podendo também ser reco­mendada nos locais associados ao Sucesso e à Profissão. Na Saúde é importante para liberar o suco gástrico, fazendo o intestino funcionar melhor. Ele “abre o apetite” sendo, por isso, muito empregado na execução de logotipos de cadeias Fast food.

O Dourado (amarelo – ouro)  simboliza: vibração elevada, vigor , inteligência superior, nobreza e luxo. Representa a riqueza, o dinheiro e o ouro.

Metais que irradiam o amarelo: ouro, bário, cálcio, cromo, níquel, zinco, cobre, cobalto, manganês, alumínio e titânio.

Alimentos: pimentão-amarelo, milho, inhame, abobrinha, abacaxi, banana, melão, e todas as frutas e os legumes de casca amarela.

 Atrai vistosas e que apreciam uma intensa vida social. O laranja é a cor da juventude, da força, do destemor, da curiosidade e do desassossego, sendo que estimula as cores frias e sua cor complementar é o azul.

O amarelo tem ação estimulante. E a cor de maior visibilidade, sendo que quando a luz do dia diminui, ao anoitecer, e todas as outras cores vão desaparecendo, ainda é possível distinguir o amarelo.


Laranja

Cor da luxúria e do prazer, que atrai pessoas vistosas e que apreciam uma intensa vida social. O laranja é a cor da juventude, da força, do destemor. da curiosidade e do desassossego, sendo que estimula as cores frias e sua cor complementar é o azul.

É uma dessas cores que todos podem usar um pouco, e dá um toque revigorante a qualquer sistema monótono. Os monges hindus vestem essa cor - está associada aos livres pensadores, aqueles que não se preocupam com as convenções sociais. E uma cor que atua bem sobre a parte da casa relacionada ao Conhecimento - em especial ao autoconhecimento e a espiritualidade

Metais que irradiam a cor laranja: selênio, ferro, níquel, zinco, manganês.

Alimentos: a maioria dos vegetais e frutas com casca alaranjada - cenoura, abóbora, laranja, da­masco, caqui, manga, tangerina, pêssego etc.

                                                              
                                                            Azul

Em geral, é visto como a cor preferida de quase todos, juntamente com o vermelho. É uma cor em que se pode mergulhar em paz, sentir-se tranquilo, suave e terno. As pessoas amantes do azul podem ser rígidas e honradas. O azul traduz uma pessoa sociável, afetuosa e confiável, além de se revestir de conserva­dorismo e “pés no chão”. Uma casa em tons de azul é mais fria. Vestir azul faz as pessoas confiarem em você.

Tons de azul escuro conferem autoridade. Pode ser usada nos aposentos da Amizade e do Conhecimento. Se você vem escolhendo a cor azul com muita freqüência, isso pode signifi­car um desejo de enterrar a cabeça na areia, mer­gulhar no azul da paz. Porém, esse terrível mundo exterior pode não ser tão ruim quanto você imagina - tente uma pitada de laranja para realçar!

Metais que irradiam o azul: lata, chumbo, cobalto, cobre, níquel, zinco, alumínio e titânio.

Alimentos: ameixa, uvas e todas as frutas azuladas.

Verde 

É a cor da harmonia e do equilíbrio. Simboliza a esperança, a renovação e a paz, sendo geral­mente apreciada pelas pessoas gentis e sinceras. São, no geral, pessoas sociáveis, tendo como preferência a vida no campo.

 Podem ser pes­soas discretas, modestas e pacientes, sendo muitas vezes exploradas pelos outros muito usada por pessoas perspicazes e brilhan­tes, com boa cabeça para os negócios e um forte senso de humor.

Não aconselho o uso excessivo do verde, como ele faz tudo crescer por sua natureza, poder crescer demais aquilo que é impregnante no ambiente, na área da prosperidade seria interessante.

O verde é associado à cura, sendo inclusive a cor da esmeralda - pedra que representa a me­dicina. Num ambiente “verde”, o tempo passa “voando”. É ideal no canto da Saúde. Porém, da mesma forma que acalma e exerce efeito bené­fico em pessoas esgotadas, após algum tempo pode tornar-se fatigante. Também é afrodisíaco, sendo complementar do vermelho.

Metais que irradiam o verde: sódio, cobre, cromo, cobalto, platina e alumínio.

Alimentos: a maioria dos alimentos verdes.

Indigo

O índigo é uma cor purificadora da mente, controladora das correntes psíquicas de nosso corpo superior. Ele combina os efeitos do azul profundo (devoção) e um claro pensamento lógico com o mais tênue dos traços do estabilizante tom vermelho. Portanto, é um raio que combina tanto um grande poder quanto uma aptidão prática. O índigo é elétrico, refres­cante e adstringente.

A cor índigo é uma variação do azul, com uma tonalidade mais forte e intensa, como o anil. O índigo trabalha a energia do Chakra Frontal, que aguça nossa intuição, eleva e expande nossa consciência, permitindo uma compreensão melhor das situações da vida.

Ele também traz um profundo estado de relaxamento para corpo e mente, além de nos ajudar no processo de autoconhecimento, transformando nossos padrões internos.

A cor traz conforto para quem tem problemas como medo, timidez, claustrofobia e complexo de inferioridade. Seus benefícios são parecidos com o azul, que também oferece calma e tranquilidade. O índigo ainda purifica, limpa, clareia, relaxa e libera a mente e o corpo físico.

Outra possibilidade para usufruir os benefícios do índigo é ingerir alimentos nesta cor ou na cor roxa ou violeta, como blue berry, ameixa, amora, uva, uva passa, dentre outros.

As roupas na cor índigo são indicadas para ajudar no aprendizado, além de deixar a pessoa tranquila e serena, pois transmite paz.

Já quando usada na decoração e nos ambientes causa uma sensação de libertação, sendo indicada, portanto, para lugares muito tensos, como escritórios.

Chakra  Frontal - Cor Índigo

A cor é excelente para pessoas que cultivam pensamentos negativos e obsessões de qualquer aspecto, já que anula esses comportamentos.

Também é muito indicada para tratar problemas de visão e audição, pois energiza o globo ocular, auxiliando nos mecanismos visuais.

Além disso, trabalha o tímpano e o labirinto, favorecendo a boa audição. Podemos utilizá-lo também em casos de labirintite: basta direcionar uma luz laranja, durante 5 minutos, sobre a nuca.

Depois, na direção dos ouvidos, coloque uma luz verde, por 2 minutos, uma azul, por 3 minutos, e por último a luz índigo, durante 5 minutos. Se possível, consulte um cromoterapeuta para lhe auxiliar e fazer as aplicações das luzes coloridas em sessão.

 Quando o Chakra Frontal – localizado na região entre as suas sobrancelhas – está desequilibrado, os sintomas são: distúrbios do sono, pesadelos, dores de cabeça, perda de concentração, problemas na vista, depressão, pensamentos rígidos.

Se você possui um ou mais desses sintomas, é interessante visualizar a cor azul índigo neste centro de energia do corpo, fazendo um trabalho de visualização criativa e Meditação todos os dias, por pelo menos 7 minutos.

Quem faz massagens estéticas modeladoras ou drenagem linfática pode colocar uma lâmpada de cor índigo no local, enquanto faz o procedimento, porque a cor azul índigo ajuda nos processos inflamatórios, ajudando, inclusive, a amenizar a celulite.

Você também pode preparar uma água solarizada nessa tonalidade, para aproveitar os benefícios do índigo (veja aqui como fazer), ou utilizá-la ainda em terapia, junto a um profissional especializado.

Metais que irradiam o índigo: cromo, ferro, cobre, estrôncio e titânio.

Alimentos: aqueles que têm partes de azul e violeta, bem como os alimentos ricos em potássio.

Procure usar o índigo quando estiver usando sua cor complementar - o amarelo.

 Ele combina os efeitos do azul profundo (devoção) e um claro pensamento lógico com o mais tênue dos traços do estabilizante tom vermelho. Portanto, é um raio que combina tanto um grande poder quanto uma aptidão prática. O índigo é elétrico, refres­cante e adstringente.


Violeta 

O violeta é o purificador ideal, ele limpa as idéias. Tem uma ordem de vibrações tão alta que deprime pessoas de mente retardada, visto que suas potencialidades excedem a compreensão delas. Mas é estimulante, principalmente para a natureza intuitiva (espiritual).

 O efeito do violeta é grandemente inspirador, sendo percebido nos grandes trabalhos de arte, música, poesia, pintura etc., pois é um estimulante dos mais altos ideais humanos.

Metais que irradiam o violeta: manganês, bário, alumínio, cobre, ferro, cálcio, cobalto e titânio.

Alimentos: berinjela, brócolis roxo, beterraba, uvas escuras, amoras etc.

aqueles que têm partes de azul e violeta, bem como os alimentos ricos em potássio.

Purpura

O púrpura é a união do violeta com o vermelho, o que a torna uma cor extravagante, embora não muito popular. Ela tem conotação de solenidade, de pompa e cerimônia, estando presente nas vestes dos Bispos.

 Certamente não é uma cor fácil de conviver em grandes quantidades, além do que é preciso uma forte personalidade para sustentá-la. Se entre todas as cores você preferir o púrpura, talvez seja mania de grandeza - ou talvez você seja mesmo grande!

No fundo, essa cor revela um grande anseio pela individualidade e até mesmo excentricidade.

Pessoas que fazem uso dessa cor têm caracteres jupterianos, são expansivas tanto quanto hipersensíveis, temperamentais e “artísticas”. Também podem ser intelectualmente esnobes, portanto, o melhor seria contrabalançar o púrpura usando sua cor complementar - o amarelo-limão (ou verde amarelado).

Rosa

É a cor da intuição, das pessoas ternas, carinhosas e vitais. E um vermelho numa vibra­ção muito menos intensa.

 Presente em elementos de decoração na região da Carreira, permite que trabalhemos pelo que desejamos, mas mantendo nosso estado de espírito para que possamos aproveitar tudo o que conquistamos com aqueles que amamos.

Alguém que aprecie muito o rosa deseja proteção, um tratamento especial e uma vida resguardada. Essas pessoas desejam afeto e querem sentir-se seguras. Entretanto, o rosa tem uma conotação de calor, e aqueles que a escolheram para favorita tendem a ser charmosos e gentis, embora um pouco indefinidos.

Revista de Feng Shui

Postado por Dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário