O amor
não deve ser exigente; do contrário, perde as asas, não pode voar. Ele cria raízes na terra e se torna muito
terrestre; então é luxúria e traz muita
miséria e grande sofrimento.
O amor não deve ser condicional, nada se deve esperar dele. Ele mesmo deve ser sua razão de ser, não uma recompensa ou resultado. Repito, se tiver algum motivo oculto, seu amor não pode se tornar um céu aberto.
Ele está confinado a esse motivo; o motivo se torna sua definição, seu limite. O amor sem motivo não tem limites: é pura alegria, exuberância, é a fragrância do coração.
E o fato
de não haver desejo de alcançar quaisquer resultados não significa que eles não
ocorram ; eles acontecem, e
multiplicados por mil, porque o que damos ao mundo é devolvido a nós. O mundo é um lugar de ecos: se
jogarmos fora a raiva, a raiva é o que nos devolve; Se dermos amor, amor é o
que recebemos.
Mas esse
é um fenômeno natural, você não precisa
pensar
nisso. Você pode confiar nisso - acontece por conta própria. Esta é a lei do
karma: o que é semeado é colhido; o que
é dado é o que é recebido. Portanto, não há necessidade de pensar nisso, é automático. Odeie, e eles vão odiar
você. Ame, e eles vão te amar.
ILUMINAÇÃO
No momento em que você se torna iluminado, toda a existência é iluminada. Se você está na escuridão, então toda a existência é escura.
Tudo depende de você. Existem mil e uma falácias em torno da meditação. Isso é muito simples: nada mais é do que consciência. Não é recitar, não está usando um mantra ou um rosário.
Esses são métodos hipnóticos. Eles podem lhe dar um descanso. Não há nada de errado com isso, se a única coisa que se pretende é relaxar. Qualquer método hipnótico pode ajudar, mas se você quer a verdade, não é o suficiente.
Meditação significa simplesmente transformar sua inconsciência em consciência. Normalmente, apenas um décimo de nosso cérebro está consciente e nove décimos estão inconscientes. Apenas uma pequena parte da mente, uma camada fina, possui luz; caso contrário, a casa está escura.
E o desafio é fazer crescer aquela pequena luz para que toda a casa seja inundada de luz, para que nenhum nicho ou canto fique na escuridão. Então, toda a casa fica cheia de luz e a vida é um milagre; tem a qualidade da magia.
Deixa de ser comum e tudo se torna extraordinário. O mundano torna-se sagrado e as pequenas coisas da vida passam a ter uma importância tremenda, que nem sequer poderíamos imaginar. Pedras comuns parecem tão bonitas quanto diamantes, toda a existência se ilumina. No momento em que você se torna iluminado, toda a existência é iluminada. Se você está na escuridão, então toda a existência é escura. Tudo depende de você.
ESCOLHA A NATUREZA
Sempre que você vir que a sociedade está em conflito com a natureza, escolha a natureza ... independentemente do preço. Você nunca perderá. Até agora se considerou que o indivíduo existe para a sociedade, de modo que ele deve obedecer ao que a sociedade dita. Deve caber nele. Essa é a definição do ser humano normal: aquele que se encaixa na sociedade.
Mesmo que
a sociedade seja louca, você tem que se encaixar nela; então você é normal. O
problema que agora surge para o indivíduo é que a natureza exige uma coisa e a
sociedade o oposto. Se a sociedade exigisse o mesmo que a natureza, não haveria
conflito.
Teríamos
ficado no Jardim do Éden.
O problema surge porque a sociedade tem interesses próprios, que não estão necessariamente em sintonia com o indivíduo e seus interesses. A sociedade tem seus próprios interesses; o indivíduo deve ser sacrificado.
Nós nos encontramos em um mundo
que está de cabeça para baixo. O correto seria exatamente o oposto. O indivíduo
não existe para a sociedade, mas esta para o indivíduo. Porque a sociedade é
simplesmente uma instituição, ela carece de uma alma. O indivíduo tem uma alma,
que é o centro consciente.
Todas as grandes descobertas são feitas por amadores.
Sempre acontece ... quando você começa um novo emprego, você é muito criativo, se envolve profundamente, projeta todo o seu ser. Aí, aos poucos, você vai se familiarizando com o território. E em vez de ser original e criativo, você começa a ser repetitivo.
Isso também é natural, porque quanto mais habilidade você adquire em qualquer trabalho, mais repetitivo você se torna. A habilidade é repetitiva. Portanto, grandes descobertas são feitas por amadores, nunca por especialistas ... porque um especialista coloca muito em jogo.
Se algo novo acontecer, o que acontecerá com sua antiga habilidade? Com o passar dos anos, ele aprendeu e se tornou um especialista. É por isso que os especialistas nunca descobrem nada; eles nunca vão além dos limites de seu conhecimento.
Por um lado, ficam cada vez mais habilidosos e, por outro, cada vez mais enfadonhos, até que o trabalho pareça um fardo. Porque não há nada de novo que possa empolgá-los ... eles já sabem o que vai acontecer, eles sabem o que vão fazer; não há surpresa nisso.
Portanto, aprenda uma lição: é bom adquirir uma
habilidade, mas não é bom se acostumar com ela para sempre. Quando tiver a
sensação de que as coisas estagnaram, mude-as, invente qualquer coisa, acrescente
algo novo, apague algo antigo. Liberte-se novamente do padrão em que caiu, o
que significa estar livre de sua capacidade; volte a ser amador. Isso requer
coragem e coragem, mas é assim que a vida se torna bela.
Osho
Postado NoaRose
Nenhum comentário:
Postar um comentário