sábado, 25 de setembro de 2021

Liderança e Carisma

 

Liderança e Carisma

Ao observar os líderes de uma empresa, algumas características em comum ficarão em evidência, dentre elas o carisma. 

Mas o que é liderança carismática? 

É isso que você vai descobrir neste artigo.

Uma pesquisa feita pela PageGroup com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral mostrou que, por conta da crise, quatro perfis de liderança ganharam espaço nas empresas:

  • líder cético;
  • líder orientado a pessoas;
  • líder autocentrado;
  • líder confiante.

O fato de que esse líder é orientado a pessoas e confiante, duas características que se destacaram no contexto de crise. 

Ou seja, aprender o que é liderança carismática e o que a caracteriza se tornou ainda mais relevante para passar por esse momento e engajar o time. 

O que é liderança carismática? 

Liderança carismática é aquela que inspira, transmite confiança e leva os outros à ação. Por meio da comunicação, o líder com carisma consegue persuadir e influenciar seus pares e subordinados.

Esse perfil de liderança tem foco nas pessoas, por isso é necessário saber equilibrar as demandas do time com as necessidades do negócio. Afinal, tão importante quanto ter uma liderança carismática é alcançar resultados.

Especialmente em períodos de muitas mudanças, como a pandemia, os líderes carismáticos se tornam uma referência para o grupo. Eles conseguem se conectar com as outras pessoas e mostrar soluções para os problemas que estão no caminho, sem precisar lançar mão do autoritarismo. 

Quais são as características da liderança carismática? 

De acordo com o dicionário Michaelis, carisma é: “qualidades marcantes de uma pessoa para o exercício de liderança e de atividades sociais” e o “poder de atrair, encantar e seduzir.”

Apesar da explicação, definir o carisma é muito subjetivo, pois cada um pode percebê-lo de uma forma. Mas é fato que as lideranças carismáticas têm algumas características em comum, dentre elas:

  • Confiança;
  • Excelente comunicação;
  • Inteligência emocional;
  • Capacidade de ouvir;
  • Empatia;
  • Otimismo;
  • Influência e persuasão.

Confira os detalhes de cada uma das características de um líder carismático.


Confiança 

A liderança carismática é confiante, mostra que sabe do que está falando e que está no poder. Por isso, líderes carismáticos conseguem motivar os subordinados a terem um excelente desempenho. A consequência disso é o alcance de bons resultados. 

E mais: ao transmitir confiança, os líderes abrem um canal de comunicação com seus times. Os colaboradores passam a confiar em seus gestores, e se sentem à vontade para compartilhar ideias e inovar. 

Excelente comunicação 

Uma das principais características de um líder carismático é a habilidade de saber se comunicar. Não é sobre ser prolixo ou usar palavras difíceis, mas sim sobre transmitir a mensagem de forma clara e articulada.

Quando uma pessoa carismática começa a falar, todos param para ouvir. E mais: ela se sente confortável para expor sua visão tanto para grandes audiências quanto para um público mais restrito.

Inteligência emocional

Os líderes carismáticos conseguem deixar as pessoas ao seu redor confortáveis. Muitas vezes, isso acontece porque eles têm inteligência emocional para regular suas próprias emoções e as dos outros também.

Dessa forma, uma liderança carismática dribla adversidades, encontra o lado positivo de situações ruins e sabe o que dizer para amenizar cenários desafiadores. 

Capacidade de ouvir

Dentre as características de um líder carismático, também está a capacidade de ouvir. Parece algo simples, mas não são todas as pessoas que sabem escutar atentamente. 

Ouvir é respeitar a fala do outro e entender seus sentimentos. Ao escutar o que seu colaborador tem a dizer, o gestor consegue conhecer suas dores, expectativas e ansiedades. 

Isso contribui para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor. 

Empatia

Ao aprender o que é liderança carismática, é possível notar como a empatia ( se colocar no lugar do outro)  é um aspecto muito presente nessa gestão. 

Como mencionamos acima, os colaboradores têm espaço para falar abertamente sobre o que sentem e são compreendidos quando o fazem. 

O líder se mostra verdadeiramente interessado pelas preocupações e necessidades do outro e, por isso, se torna benquisto e até mesmo um “confidente”. 

Otimismo

O líder carismático é naturalmente otimista. Ele vê o “copo meio cheio” e sabe tranquilizar seu time quando surge um problema. 

Tal otimismo cativa aqueles que estão ao seu redor, de modo que as pessoas querem sempre estar por perto e ouvir o que ele tem a dizer.

Influência e persuasão

Por fim, a influência e persuasão são duas características determinantes de uma liderança carismática. 

Esses gestores sabem o que e como dizer para conseguir o que querem. Para tanto, usam as palavras certas, trabalham a inteligência emocional, exalam confiança e adotam uma postura que faz com que o outro aja da forma como ele espera.

Deu para entender o que é liderança carismática e quais são suas características? 

É claro que não é preciso que todos os aspectos citados aqui estejam presentes em um mesmo gestor. Contudo, nota-se como essas características são complementares umas às outras e moldam a personalidade de um líder com carisma. 

Douglas da Silva https://www.zendesk.com.br/

Que princípios você deve ter em mente se quiser se considerar um bom líder?

Depois de vários anos dedicados a dar palestras e treinamentos dentro e fora do meu país, cheguei à conclusão de que para ser um bom líder devem ser cultivados 12 princípios fundamentais, que passo a descrever:
Seja corajoso, seja decisivo, mas seja flexível. Lidere, não espere pelo consenso. O consenso será o resultado da liderança.
Receba as boas notícias rapidamente, mas receba as más notícias ainda mais rápido.
Os problemas não são tão importantes quanto as soluções. Incentive seu pessoal a sempre buscar soluções e não esperar que você faça seu trabalho.
Nenhuma pessoa é uma ilha. No mundo do trabalho de hoje, somos todos uma equipe.
Tome nota de tudo, ninguém tem um computador de cor.
Esteja preparado, antecipe o futuro, prepare seu plano estratégico, faça sua lição de casa e seja proativo.
Sempre deixe as coisas claras. Comunique-se diretamente e não deixe que rumores ou fofocas perturbem sua empresa, se você errar, admita.
Nunca baseie suas decisões no medo. Faça o que é certo e correto.
As finanças da sua empresa nunca devem ser vistas como finanças pessoais, separe-as.
Agradeça, diga obrigado a pelo menos uma pessoa para a sua empresa todos os dias, trate com o seu coração e não apenas com a sua cabeça.


Lidere pelo exemplo e mantenha-se saudável. Encontre tempo para sua saúde física e mental. Sem isso, dificilmente você conseguirá liderar uma empresa.
Sempre saia do seu site melhor do que o encontrou.

Espero que essas dicas ajudem você a liderar corretamente. Estamos à sua disposição em workshops para sua organização. Victor Zegarra

Postado por Dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário