quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Meditação Yoga - Sabedoria


Esta é uma Meditação muito especial do Kundalini Yoga. Você pode experimentar por 3 minutos e ir construindo até o tempo de 11 ou 31 minutos. Com a respiração desta prática, você irá experimentar um resfriamento da temperatura do corpo.


Postura: Sente-se com a coluna reta e em com pernas cruzadas, ou se preferir, em uma cadeira.

Mudra: Forme uma forma de tigela, com a mão esquerda na altura do umbigo. A mão direita é mantida em Gyan Mudra ao lado, na altura do pescoço, com o cotovelo relaxado para baixo.

Língua: Coloque a língua para fora, mantendo-a plana, e prenda-a firmemente na posição com os dentes da frente.

Olhos: Os olhos estão fechados.

Respiração: Respire profundamente, sugando o ar pelos lados da língua.

Tempo: Continue por 11-31 minutos (nunca vá mais do que 31 minutos).

Para terminar, com a coluna alinhada, inspire profundamente, segure e, em seguida, expire pela boca como canhão. Repita mais 2 vezes tensionando todo o corpo. Relaxe.



Meditação para a mente inquieta

 Esta meditação dá alívio imediato quando a mente está oscilante ou dispersa, fora da realidade.

Quando há tanto desequilíbrio no nosso entorno que não está coberta nem mesmo por ajuda médica ou psiquiátrica, esta prática não falha. Praticar este Kriya dá a capacidade de acalmar até a a mente mais inquieta.

Antes de recomendar a alguém,
 certifique-se de que você mesmo praticou!

Ensinado por Yogi Bhajan 


Postura: Sente-se em Easy Pose (pernas cruzadas) com a coluna reta e o queixo recolhido.
Relaxe os braços e as mãos em qualquer pose meditativa. Abra a boca o máximo que puder. Mantenha a ponta da língua contra palato mole.

Olhos: Focados na ponta do nariz.
Respiração: Respire pelo nariz.

Tempo: Comece com 3 a 5 minutos de prática, com um máximo de 11 minutos. Com o tempo, pode ser feito por 31 minutos.


Quando precisar equilibrar a negatividade exagerada e o fervor protetor da Mente Negativa, use esta meditação. Ela limpa o subconsciente dos pensamentos indesejáveis ​​ou de medo. 

Então, a Mente Negativa pode lhe dar os sinais claros para proteger e favorecer você. A postura humilde, que permite que o Criador, o Desconhecido, envolva você e lhe sirva de escudo. Ela é comumente chamada de Postura do Pedinte.


Meditação para a Mente Negativa

Postura: Sente-se em Postura Fácil (pernas cruzadas), ou mesmo sobre uma cadeira.

Mudra: Faça uma concha das duas mãos, com as mãos como palmas voltadas para cima, com a mão direita descansando sobre a esquerda. Os dedos se cruzam, uns sobre os outros. Coloque esta concha aberta ao nível do centro do coração. Os cotovelos estão relaxados nas laterais.

Olhos: Os olhos estão um pouco abertos e olham para baixo em direção às mãos.

Respiração: Inspire profundamente pelo nariz em um segmento longo e firme. Expire com um fluxo focado através dos lábios franzidos, Você sente a respiração sobre as mãos. Permita que qualquer pensamento ou desejo negativo, ou persistente o distrais, venha à mente enquanto respira. Inspire o pensamento e o sentimento e expire-s para fora com respiração.

Tempo: 11-31 minutos.

Para finalizar: Expire completamente e suspenda a respiração enquanto estiver no Ponto de Umbigo para dentro. Concentre-se em cada vértebra da coluna, até que possa sentir-la inteiramente livre a partir da base, tão rígida como uma vara. Então inspire poderosamente, expire completamente e repita a concentração. Repita esta respiração final de 3 a 5 vezes. Então, relaxe completamente.

Conforme ensinado por Yogi Bhajan.


Exercício de Respiração

Esta técnica é muito útil para cortar os pensamentos recorrentes que as pessoas carregam consigo, especialmente pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo.

Não há limite de tempo para essa prática, e você pode repetir várias vezes até atingir o alívio desejado.

Ela pode ser usada para ajudar a resistir a pensamentos obsessivos e como um antídoto para atitudes compulsivas frequentes.

Esta técnica pode ser usada a qualquer momento, sem a necessidade de permanecer assentado. Você pode estar dirigindo um carro, conversando com alguém, ou descansando. Os olhos podem estar abertos ou fechados, conforme o seu momento.

Inspire quase totalmente através do nariz. Segure a respiração tranquilamente, sem esticar ou tensionar os músculos do estômago por exatamente 3 a 4 segundos, e só durante estes segundos mantenha mentalmente os três sons separados “VIC”, “TOR “, “Y” e, em seguida, expire. 

Mentalmente, esses três sons separados devem demorar 3 a 4 segundos, não mais nem menos. Cada repetição do ciclo total (inspirar, reter o ar repetindo o mantra mentalmente e expirar) deve demorar cerca de 8 a 10 segundos. 

A respiração não deve ser exagerada, de modo que ninguém poderia perceber que você está mantendo uma respiração profunda.

“Quando empregado em nossas sessões da terapia, foi feito geralmente por 3 a 5 minutos com os olhos fechados e a coluna alongada, para ampliar os benefícios.”

Adaptado de: Shannahoff-Khalsa, David. Sacred Therapies: The Kundalini Yoga Meditation Handbook for Mental Health. W. W. Norton & Company, 2012.

Ensinamentos de Yogi Bhajan.

Equipe de Professores Har Rai

http://www.kundaliniyogaharrai.com.br/enfrentando-desafios-mentais-a-respiracao-da-vitoria/



Nenhum comentário:

Postar um comentário