segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Refletindo sobre a meditação





Quando aprendemos a controlar a mente, nossos pensamentos e emoções, começamos a meditar naturalmente.
Meditar é mergulhar no oceano do amor infinito de Deus dentro do meu coração. 
A pratica da  meditação revela que queremos mudança e controle da nossa mente e das nossas emoções e assim integramos nossa Alma, Espirito e Personalidade no Dharma, com a Unidade.

Refletindo sobre a  meditação

A meditação é uma jornada da atividade externa para o silêncio interior. Durante a maior parte de sua vida, você pode estar ocupado fazendo as coisas, mas a meditação lhe dará a oportunidade de simplesmente ser.

 A oportunidade de lembrar que na sua essência você é um ser humano. A meditação guia você a níveis mais silenciosos e mais silenciosos do processo de pensamento, até que você passe do pensamento para descobrir a perfeição, da sua essência, do seu verdadeiro eu que você é e sempre foi.

 A perfeição que tem sido escondida por camadas de estresse, fadiga, toxinas, dúvidas, medos e confusão.

Quando comecei a ensinar, a meditação era geralmente misturada com outras coisas, como uma técnica para o gerenciamento do estresse. Você sabe a importância de reduzir o estresse, a fadiga e as toxinas em sua vida.

 Juntos, eles são responsáveis ​​pela grande maioria dos problemas de saúde no mundo de hoje. Durante a meditação, quando você faz sua jornada interior, a mente se acalma, o corpo se acomoda e você experimenta um profundo estado de descanso.

 Descanso é como o corpo naturalmente se cura, e se cura jogando fora o que não deveria estar lá - estresse, fadiga e toxinas. A meditação proporciona um relaxamento no stress ou desintoxicação da mente e do corpo, abrindo as portas para uma vida mais feliz e saudável.

No entanto, embora a meditação seja um poderoso antídoto contra o estresse e a toxicidade, penso nisso como um benefício colateral. 

O verdadeiro valor da meditação é o despertar espiritual que ela traz. Através da prática regular de meditação, você não apenas se reconecta com sua própria essência, mas também começa a entender sua interconexão com todos e com tudo o mais.

 A separação, que leva a tantos desafios no mundo, começa a se dissolver em um profundo senso de paz e harmonia; um amor incondicional começa a florescer, trazendo compreensão e compaixão; e sua conexão com o Divino é restabelecida, abrindo-o para estados superiores de consciência.



Por que meditar?
Entre dois pensamentos que você tem, há um espaço. Se não houvesse um espaço, tudo estaria acontecendo ao mesmo tempo. Este espaço tem duas qualidades muito importantes.

Primeiro, é silencioso. Se não fosse, seria o próximo pensamento. Em segundo lugar, não é um silêncio vazio, mas um silêncio cheio de possibilidades infinitas.

 Embora na maioria das vezes, seus pensamentos sigam certos padrões previsíveis, condicionados por suas lembranças e desejos, entre quaisquer dois pensamentos está a possibilidade de qualquer outro pensamento. 

No entanto, você não é seus pensamentos; você é aquele que está pensando os pensamentos, então o único lugar onde o pensador dos pensamentos pode estar é também nos espaços entre os seus pensamentos. 


Esta é sua alma, sua essência e quem você realmente é em seu nível mais profundo. E, porque a sua essência está nos espaços entre os seus pensamentos, quem você realmente é o silêncio e infinitas possibilidades.

Durante a meditação, sua consciência se acomoda em níveis mais finos e sutis de pensamento, até que você escorrega para os espaços entre os pensamentos, mergulha no silêncio, nas infinitas possibilidades, você esbarra no Eu.

 Quando você pula em uma piscina, você sai molhado, você traz um pouco da água com você. Assim, quando você entra nos espaços entre os seus pensamentos, você traz o silêncio e infinitas possibilidades de volta à sua vida. Você começa a restaurar a memória de quem você realmente é.

Ao fazer essa viagem de ida e volta regularmente, você começa a reintegrar essas qualidades em sua vida cotidiana.

Você restabelece o silêncio que subjaz a todo o barulho e atividade, de modo que, mesmo em meio ao caos e à confusão, mesmo em meio à atividade dinâmica, você ainda pode permanecer calmo, você ainda pode pensar com clareza e criatividade. 


Quando possibilidades infinitas começam a despontar, você é capaz de sair da prisão de hábitos e condicionamentos que criou para si mesmo. Você entra em um mundo de livre arbítrio, onde você faz as escolhas corretas para você.

À medida que reduz seus níveis de estresse e começa a fazer as escolhas certas de estilo de vida com sua dieta, exercícios e hábitos de sono, sua saúde melhora naturalmente.

 Quando você se sente mais saudável e mais feliz e vive a vida de sua essência, seus relacionamentos se tornam mais harmoniosos e significativos. À medida que os relacionamentos individuais se tornam mais harmoniosos, as relações coletivas de uma sociedade crescem harmoniosamente. 

Então você pode prever que, quando pessoas suficientes praticam meditação, a paz mundial é possível.

Os benefícios discutidos aqui geralmente começam a ser notados nos primeiros dias ou semanas de meditação regularmente.

 Os benefícios espirituais também começam na sua primeira meditação. Embora os benefícios espirituais possam levar mais tempo para se manifestarem plenamente em sua vida, seus efeitos são profundos, revelando um mundo de estados superiores de consciência para você.

 Tudo o que você experimenta no mundo relativo existe ou, você pode dizer, está localizado no espaço e no tempo. Mesmo seus pensamentos e emoções, enquanto você não consegue localizá-los no espaço, têm uma duração no tempo.

 No entanto, aquele que está tendo a experiência, o Real Você, está além do espaço e do tempo. O Real Você é não-local. Durante a meditação, você faz a jornada do local para o não-local e vice-versa. Através da prática regular, o não-local torna-se integrado junto com o local.


Como meditar
Hoje em dia, a meditação abrange muitas técnicas diferentes com benefícios diferentes. O que estou descrevendo aqui e o que recomendo a todos incluem em sua prática diária é uma forma silenciosa de meditação.

Como qualquer jornada, é útil ter um veículo para levá-lo da atividade para o silêncio interior. Você pode usar a observação de sua respiração ou um som específico, chamado mantra, para esse propósito.

 Um mantra é um som sem significado particular. Pensamentos regulares têm um som e um significado. O significado leva você de um pensamento para outro, mantendo você no nível horizontal e ativo da mente.
 Como o mantra não tem um significado particular, não há nada para mantê-lo no nível ativo da mente, de modo que sua percepção se estabilize em níveis mais profundos e silenciosos. 

Um mantra escolhido especificamente para você precisa ser aprendido com um professor qualificado; no entanto, você pode começar usando o mantra genérico So Hum.

Cultive a consciência atual do momento com a meditação assim So hum
A meditação So Hum é uma técnica simples, mas poderosa, que usa a respiração e a repetição de um mantra para acalmar a mente e relaxar o corpo.

 Esta meditação irá ajudá-lo a mover-se além da conversa movimentada da sua mente para a paz da consciência do momento presente.

Escolha um lugar onde você não será perturbado. Sente-se em uma cadeira ou no chão, usando cobertores e travesseiros para ficar o mais confortável possível.

Feche os olhos e, por alguns minutos, tire alguns instantes para observar o fluxo de entrada e saída de ar.

Agora respire lenta e profundamente pelo nariz, enquanto pensa ou silenciosamente repete a palavra So.

Em seguida, expire lentamente pelo nariz enquanto silenciosamente repetir a palavra Hum. Continue a permitir que a respiração flua com facilidade, repetindo silenciosamente a respiração . . . Hum. . . com cada entrada e saída da respiração.

Sempre que sua atenção se acumula em pensamentos em sua mente, sons em seu ambiente, ou sensações em seu corpo, retornam suavemente a sua respiração, silenciosamente repetindo  . . . Cantarolar.
Faça este processo por alguns minutos, quando você estiver começando, aumentando gradualmente até meia hora.


 Apenas respire com facilidade e sem esforço, sem tentar se concentrar.
Quando o tempo acabar, sente-se com os olhos gentilmente fechados, tomando um momento para descansar na quietude e no silêncio. 

Quando você sai da meditação, você carrega um pouco de silêncio e silêncio em todas as suas atividades diárias.

Então, Meditação Hum
Antes de começar, existem três pontos importantes
 para uma meditação bem sucedida:

1. Quanto mais você fizer durante a meditação, maiores serão as recompensas. Seja fácil e sem esforço.

2. Os pensamentos são parte do processo - aceite-os e deixe-os ir.

3. Deixe de lado quaisquer expectativas sobre a prática, medite pelos resultados da vida diária e não por qualquer experiência particular em meditação.

5 perguntas comuns da meditação

Ao começar sua prática de meditação, aqui estão 
algumas respostas para as perguntas que você pode ter.

1. Receberei algum benefício da meditação?
Sim, todos podem se beneficiar da meditação. Quaisquer que sejam seus objetivos e interesses, a meditação apoiará todos os aspectos da sua vida. Ajudará você a superar desafios e descobrirá seu caminho para uma maior realização.

2. Eu poderei meditar?
Sim, qualquer um pode meditar. O mantra é um pensamento. Se você pode pensar um pensamento, você pode meditar. Em virtude do fato de que você está lendo isso, você se qualifica.

3. Quanto tempo vai demorar para eu experimentar os benefícios?
Os benefícios começam desde a primeira vez que você medita e continua a crescer à medida que continua sua prática regular.

 Como as mudanças às vezes são sutis, você pode não notá-las imediatamente, mas elas estarão lá. Seja paciente e com prática regular, a magia se desdobrará em sua vida.

4. A meditação faz parte de uma religião?
Não, a meditação é uma prática espiritual. Embora não pertença a nenhuma religião, ela enriquecerá e aprofundará as crenças e entendimentos de seguidores de qualquer religião.

5. Quando eu aprender a meditar, precisarei mudar meu estilo de vida?
A única mudança necessária é encontrar tempo para meditar regularmente todos os dias. Todas as outras mudanças acontecerão gradualmente e naturalmente no momento mais apropriado para o seu crescimento pessoal.


5 Estilos de Meditação para Iniciantes: Escolhendo o tipo certo para você

Por milhares de anos, as pessoas usaram a meditação para ir além dos pensamentos indutores de estresse da mente e transtornos emocionais para a paz e a clareza da percepção do momento presente.

 A variedade de técnicas de meditação, tradições e tecnologias é quase infinita, mas a essência da meditação é singular: o cultivo da consciência consciente e da consciência expandida.

Esses são os dons preciosos da meditação, mas as pessoas são inicialmente atraídas para a meditação por muitas razões diferentes. 
Alguns começam a meditar por causa da recomendação de um médico, buscando os benefícios de saúde da redução da pressão arterial, redução do estresse e sono reparador. 

Outros chegam à meditação buscando alívio dos pensamentos temerosos, raivosos ou 
dolorosos que constantemente inundam sua mente. 

Outros ainda vêm à meditação para encontrar maior autoconhecimento, aumentar seus poderes intuitivos ou melhorar sua capacidade de concentração.

É correto dizer que o propósito da meditação depende do meditador - mas também é verdade que qualquer um que medite regularmente recebe benefícios profundos em todos esses níveis - físico, mental, emocional e espiritual.



Aqui estão apenas alguns dos benefícios
• Alívio do estresse e da ansiedade (a meditação atenua os efeitos da reação de “lutar ou fugir”, diminuindo a produção de hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina)

• Diminuição da pressão arterial e hipertensão
• baixar os níveis de colesterol
• Uso mais eficiente de oxigênio pelo corpo
• Maior produção do hormônio antienvelhecimento DHEA
• sono repousante

Novas pesquisas também estão mostrando que a meditação restaura o cérebro. Um estudo de referência conduzido pelo Massachusetts General Hospital descobriu que apenas oito semanas de meditação não apenas ajudaram as pessoas a se sentirem mais calmas, mas também produziram mudanças em várias áreas do cérebro, incluindo o crescimento nas áreas associadas à memória, empatia, senso de identidade e regulação do estresse.

Apesar das aparências, o ato de meditação é mais do que simplesmente ficar em silêncio por um período de tempo. É o começo de uma jornada para as profundezas interiores do seu coração e mente.

 É através da exploração dessas profundezas, onde nos conectamos com nossos verdadeiros desejos e desenvolvemos uma compreensão de quem somos e que talentos e dons únicos podemos trazer para o mundo. 

Embora, em algum momento da jornada de meditação, possamos fazer a pergunta: "Que estilo de meditação é realmente melhor para mim?"
A meditação tem o potencial de oferecer alguns benefícios maravilhosos, mas pode ser demais escolher um estiloSe você está curioso, a melhor coisa a fazer é começar a tentar diferentes. 

Você notará que algumas pessoas estão confortáveis ​​com um estilo de meditação e outras gostam de experimentar diferentes, e isso é perfeitamente aceitável. É importante encontrar um que combine com você e apoie o que você está fazendo na vida.


Os dons da meditação
Como seres humanos, estamos em fluxo constante, assim como tudo ao nosso redor. Como o fluxo e refluxo das marés oceânicas, você pode passar por períodos em que pode precisar fazer alguns ajustes para voltar ao “fluxo” de seu próprio ritmo. 

Um dos maiores dons da meditação é aprender a ser flexível, e isso se torna especialmente importante quando se trata de sua prática de meditação. Escolhendo um estilo de meditação deve ser livre de estresse, embora possa ser desanimador se você não está sentindo os resultados que você está esperando. 

Não há meditação que funcione melhor que outra. Todos eles oferecem seus próprios benefícios e a experiência de cada pessoa varia também.
 Dependendo do que está acontecendo na vida, às vezes você pode precisar de mais orientação para ajudar a concentrar-se ou talvez você só quer se sentir mais feliz.

 É útil adquirir o hábito de perceber seus ritmos e como você está se comportando mentalmente, fisicamente e espiritualmente, e depois fazer ajustes.

 Esses ajustes podem ser tão grandes quanto desistir de um trabalho insatisfatório ou tão pequeno quanto dizer agradecer com mais frequência. A meditação ajuda você a saber o que é necessário para enriquecer sua vida.

Auto-avaliação de Meditação
Primeiro, é importante primeiro fazer o check-in e fazer uma avaliação rápida. Sinta-se livre para anotar suas respostas.
  • O que você acha que está faltando em sua vida?

  • Como o seu corpo se sente?
  •  Há algum lugar onde pareça pesado ou preso?
  • Você tem muito em mente, mais do que o habitual?
  • Você precisa de ajuda para se concentrar?

  • Como você quer se sentir? Nutrida, conectada, energizada, proposital, etc.
Não se limite a essas perguntas. Se alguma coisa continuar vindo à mente, observe-a. Suas respostas a essas perguntas serão úteis para determinar qual estilo de meditação você gostaria de tentar.

 Use isso apenas como um guia e lembre-se de que você receberá benefícios de toda meditação, talvez de maneiras inesperadas.
Fritjof Capra 



Nenhum comentário:

Postar um comentário