O PROBLEMA DA
UNIÃO - Espírito-alma -Personalidade
1 AUM (OM) — A
seguinte instrução diz respeito à Ciência da
União
AUM. a Palavra
de Glória: significa o Verbo feito carne e a manifestação, no plano da matéria,
do segundo aspecto da divindade. Este resplendor dos filhos da retidão perante
o mundo é conquistado pela adesão às regras aqui contidas. Quando todos os
filhos dos homens tiverem demonstrado que são também Filhos de Deus, o Filho de
Deus cósmico da mesma maneira resplandecerá com uma Glória de intensidade
crescente.
O grande iniciado,
Paulo, teve uma visão disto quando disse: “toda a criação geme e trabalha em
dores... esperando pela manifestação dos Filhos de Deus”. (Rom. VIII).
A Raja Ioga,
ou a ciência da União, dá as regras e os meios pelos quais se pode:
1. estabelecer
contato consciente com a alma, o segundo aspecto, o Cristo Interno,
2. adquirir o
conhecimento do eu e manter seu controle sobre o não-eu,
3. sentir, na
vida diária, o poder do Ego, ou alma, e seus poderes manifestados,
4. controlar a
natureza psíquica inferior e demonstrar as faculdades psíquicas superiores.
5. pôr o
cérebro em relação com a alma e receber as mensagens desta,
6.
intensificar a “luz na cabeça” de modo a e o homem se torne uma Chama vivente.
7. achar o
Caminho e o próprio homem pode-se converter naquele Caminho.
O estudante
poderá achar utilidade nas seguintes triplicidades, especialmente se se lembrar
que na coluna central constam os termos aplicáveis à alma, ou segundo aspecto.
A união a ser conquistada é a do terceiro e segundo aspectos. Isto é consumado
na terceira iniciação (a Transfiguração, em terminologia Cristã).
Uma síntese
posterior é então efetuada entre o terceiro e segundo aspectos unidos, e o
primeiro:
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Uma nítida
distinção deve ser feita entre o Princípio do Cristo, como indicado acima, que
é um elevado aspecto espiritual a que cada membro da raça humana deve atingir,
e o mesmo termo aplicado a um personagem de grau exaltado, representando aquele
Princípio, quer na referência histórica do Homem de Nazaré, quer na de outro
tipo.
2. Esta União
(ou Ioga) se conquista subjugando-se a natureza psíquica e pela contenção da
chitta (ou mente).
Aquele que
procura alcançar a União tem duas coisas a fazer:
1. Obter o
controle da “versátil natureza psíquica”.
2. Impedir que
a mente assuma as diversas formas que tão facilmente assume. Estas são
frequentemente chamadas “modificações do princípio pensante”.
Estas duas
produzem o controle do corpo emocional e, portanto, do desejo, e o controle do
corpo mental e, portanto, da mente, ou do manas inferior. O estudante deve-se
recordar que o desejo incontrolado e uma mente desgovernada vedam a luz da alma
e anulam a consciência espiritual.
A União é
impossível enquanto existirem as barreiras, e o Mestre por isso dirige a
atenção do estudante (no início de sua instrução) para o trabalho prático a ser
efetuado, de liberar esta luz, de modo a que ela “possa resplandecer num lugar
escuro”; i.e., no plano físico.
Deve-se ter em mente que, falando ocultamente,
quando a natureza inferior é controlada, a superior pode-se manifestar. Quando
o segundo aspecto do eu pessoal inferior, o corpo emocional, é subjugado ou
transmutado, então a luz do Cristo (o segundo aspecto egóico) se faz visível.
Posteriormente,
na sua luz, a Mônada, o Pai, o Uno, será revelado.
Igualmente,
quando o primeiro aspecto do eu pessoal inferior, o corpo mental, é contido, o
aspecto Vontade do Ego pode ser conhecido e, através de suas atividades,
pode-se inferir o propósito do Próprio Logos.
Há certas
linhas de menor resistência na vida espiritual e ao longo delas certas forças,
ou energias, são liberadas.
a) Emocional.
. . . intuicional ou búdica ...... monádica ........ ao coração
do aspirante
b) Mental ou
átmica......espiritual logóica........ à cabeça do aspirante
Dá-se assim ao
aspirante a PALAVRA de contenção ou controle como uma chave para todos os seus
esforços.
A chitta é a
mente, ou substância mental, o corpo mental, a faculdade do pensamento e da
criação de pensamentos-forma, a totalidade de todos os processos mentais; é o
material governado pelo ego ou alma, do qual os pensamentos-forma são feitos.
A “natureza
psíquica” é kama-manas (desejo-mente), o corpo emocional ou astral,
ligeiramente colorido pela mente, e é o revestimento material de nossos desejos
e sentimentos. Assim são eles expressos.
Estes dois
tipos de substância têm sua própria linha de evolução e as seguem. Segundo o
plano logóico, os espíritos ou centelhas divinas são aprisionados por elas,
sendo primeiro atraídos para elas pela mútua ação entre espírito e matéria.
Pelo controle
dessas substâncias e pela contenção de suas atividades instintivas, estes
espíritos ganham experiência e a libertação final. Assim a união com a alma é
alcançada. É uma união conhecida e experimentada no corpo físico, no plano da
mais densa manifestação, através do controle consciente e inteligente da
natureza inferior.
Alice Bailey –
A Luz da Alma
Pesquisado por Dharmadhannyael
O texto está livre para divulgação desde que seja citada a Fonte
A PRIMEIRA PARTE:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/2013/09/o-problema-da-uniao-espirito-alma.html
Gostei, abs!
ResponderExcluirBoa tarde Augustocrowley fico feliz que tenha gostado, possivelmente voce é um adepto, ou um iniciado que estuda na fraternidade branca os ensinamentos de Bailey...grata dharmadhannya
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