segunda-feira, 3 de junho de 2024

Habilidades - Seja um bom ouvinte.

 



1. Seja um bom ouvinte

Nunca subestime o poder de ouvir o que os outros estão dizendo. Por natureza humana, queremos que nossas vozes sejam ouvidas. Faz a gente se sentir valorizado e respeitado, né?

O segredo é se concentrar em ser um ouvinte ativo em vez de passivo e assim, criar um processo de interação e comunicação. Envolver-se e responder ao que uma pessoa está dizendo compensa melhor do que apenas ouvir sem resposta.

Ao falar com alguém, certifique-se de que essa pessoa tenha toda a sua atenção. Por exemplo, não envie mensagens de texto enquanto fala com eles. Bem, a regra é ter uma conversa de cada vez.

2. Sorria frequentemente

Um sorriso pode fazer maravilhas em suas conversas. Esse sorriso brilhante é um sinal de atitude positiva e faz com que as pessoas com quem você está falando respondam positivamente. Aaron Petrovsky

3. Conte outra vez

Quando estiver numa reunião ou numa festa com alguém que lhe seja importante, lembre-se de algumas histórias que esse alguém já lhe contou. Do repertório, escolha uma adequada a todos os gostos. Então, dirija-lhe o holofote e peça que repita a narrativa.

Uma palavra de advertência: tenha certeza de que na história o narrador é o herói. Ninguém quer contar aquela vez em que perdeu um leilão, arrebentou o carro ou desacatou o tribunal e passou a noite na prisão.

 Tenha certeza de que a história pedida Outra Vez! é positiva e o narrador saia como Grande Vencedor e não como palhaço.

Evite contar sua história de fracassos, lamentações, perdas e não revele o ódio no seu coração, não faça "fofocas", nunca fale mal dos parceiros, a confiança é a "alma do negócio".

O significado implícito do seu pedido é “Essa sua história é tão espetacular que quero que meus outros amigos ouçam-na”. Afinal, só se pede aos que agradam grupos que utilizem a técnica Outra Vez!

vamos refletir algumas maneiras viáveis ​​de melhorar suas habilidades de comunicação.

Felizmente, é uma habilidade que podemos aprender e dominar facilmente se você aprender algumas maneiras de melhorá-la.

Comunicar-se com eficácia é, sem dúvida, uma habilidade de vida extremamente importante. No entanto, nem todos são naturalmente dotados de grandes habilidades de comunicação.

4. Conheça primeiro o seu público

Cada público é único em termos de preferências, nível de compreensão, crenças e atitude.

A análise do público é essencial, pois ajuda a desenvolver uma abordagem centrada no público, facilitando muito a realização de apresentações eficazes.


5. Pare de terminar as frases de outras pessoas

Você pensaria que está sendo útil ou confirmando que está seguindo o que a outra pessoa está dizendo, mas esse comportamento é considerado rude e desrespeitoso.

Você está literalmente assumindo o controle da conversa, e isso também pode enfraquecer o seu público.

4. Refletir o que foi dito parafraseando

Parafrasear é uma excelente forma de mostrar ao orador que você está prestando atenção ao que ele está dizendo.

É uma ótima ferramenta para tirar proveito - de preferência quando há alguma desconexão ou necessidade de esclarecimento sobre certos pontos.

Seja empático

Não repita simplesmente as palavras exatas que o orador disse, pois você soará estranho ou falso. 

A melhor maneira de fazer isso é começar com uma pergunta que marque o que o orador disse. Por exemplo, o que você quer dizer quando diz ...?


6. Envolva seu público na discussão

Como o público tem períodos de atenção limitados, você desejará tornar suas sessões mais interativas para uma comunicação eficaz.

Você pode fazer perguntas hipotéticas ou convidar o público a fazer perguntas ou compartilhar suas idéias durante uma discussão. Esta é uma excelente forma de despertar o seu público e atraí-lo para a conversa.

7. Mantenha contato com os olhos

Manter o contato visual revela o seu magnetismo e carisma e é extremamente importante ao se dirigir a um público de qualquer tamanho.

A prática não apenas o mantém menos distraído, mas também ajuda a construir credibilidade e demonstrar autoridade. Isso pode aumentar seu impacto, tornando-o mais provável de persuadir o público a ver as coisas como você as vê.

8. Evite interromper a conversa

Vamos encarara questão -  é realmente frustrante e desanimador se você começa a dizer algo e quando você está no meio de uma frase em outra pessoa o interrompe e começa a falar. É um mau comportamento que mostra falta de respeito.

Se você fizer isso, significa que o que a outra pessoa está dizendo não é importante do que o que você tem a dizer.

9. Aprenda com comunicadores de sucesso

Outra maneira de aprimorar suas habilidades de comunicação é buscar conselhos de comunicadores de sucesso ao seu redor.

Bem, mentores ou treinadores também podem ajudar. No mínimo, você deve considerar fazer aulas, ler os artigos e livros relevantes se a comunicação for uma prioridade para você.

Eu recomendo fortemente que você leia como fazer amigos e influenciar pessoas. . É um clássico atemporal com o qual você aprenderá muito.  

10. Solicitar feedback

Às vezes, você precisa de outro par de olhos para descobrir áreas que precisam ser melhoradas - áreas que você pode estar negligenciando, mas são essenciais para suas habilidades de comunicação.

Você pode pedir feedback honesto de membros de sua equipe, colegas, funcionários e gerentes.

11. Projetar antes de enviar

A comunicação é bidirecional e, portanto, reler aquele e-mail, proposta ou relatório simples antes de clicar no botão Enviar é altamente recomendável. Dessa forma, você pode corrigir os erros ortográficos e gramaticais.

12. Faça anotações

Escrever pontos relevantes é essencial, especialmente quando você está em uma reunião. É uma maneira de evitar confusões e garantir que você não perca nada importante. Portanto, não confie apenas na sua memória.

13. Pense antes de falar

Não seja aquela pessoa que sempre fala a primeira coisa que passa pela cabeça. É um hábito que convida a constrangimentos. Antes de responder, reserve um momento para esboçar em sua mente o que falar e, é claro, a melhor maneira de dizê-lo.

14. Fale devagar

Sim, falar devagar também pode ajudar a melhorar suas habilidades de comunicação. Você terá tempo para pensar e estruturar frases de forma mais eficaz, de modo que possa comunicar mensagens claras e fáceis de entender.

15. Supercomunique

Comunicar-se com clareza e exagerar é uma técnica baseada em pesquisas, que é útil principalmente quando você está tentando compartilhar novas ideias.

Não presuma simplesmente que você está comunicando algo com clareza. O público pode não entender tanto quanto você esperava.

Uma maneira gratificante de fazer isso é mostrar ao público mais de uma perspectiva da mesma coisa.

16. Monitore sua linguagem corporal

Sua linguagem corporal não deve contradizer o que você está dizendo, mas sim reforçá-lo. Inclui expressões faciais, posição corporal, gestos dos olhos e como interagimos com o que tocamos.

Os sinais visuais podem comunicar aos outros como você está se sentindo emocionalmente e isso pode afetar suas apresentações.

17. Pratique falar em público

Você aprenderá a superar o medo associado a falar em público (ainda estou trabalhando nisso). Depois de dominar a arte de se comunicar com uma grande multidão de forma eficaz, as outras conversas normais serão uma brisa.

18. Domine a arte do tempo

Com o uso saudável da imaginação e da observação, um palestrante pode saber quando é ideal passar para um novo capítulo ou reexplicar um conceito que o público parece não entender.

19. Não se concentre em estar certo

A comunicação eficaz nem sempre tem a ver com ganhar um argumento ou impor sua ideia ao público, mas sim com ouvir e compreender os outros.

Se você está certo toda vez que conversa com alguém, isso significa que a outra pessoa está sempre errada. Sem dúvida, isso não pode ser verdade.

20. Seja breve e específico ao ponto

Você deve se esforçar para fornecer informações claras e concisas, seja por meio de comunicação escrita ou verbal.

Procure comunicar suas idéias, conselhos ou qualquer outra informação usando o mínimo de palavras possível.

Nem todo mundo gosta de longas leituras ou conversas. Além disso, tente usar palavras familiares em vez de apenas exibir seu vocabulário.

Outra Vez!

O som mais delicioso que um artista pode ouvir são os gritos de “Outra vez! Outra vez! Bis! Bis!” acima dos aplausos. O som mais delicioso que o seu Parceiro de Conversa pode ouvir de seus lábios quando ambos estão conversando com um grupo de pessoas é “Conte a eles como foi que...”

A próxima técnica trata de compartilhar algumas histórias positivas de sua vida.

Dê Ênfase ao Positivo

Gostar de Trabalhinhos Malfeitos?

Muitas vezes, ao encontrar alguém de que gostam, as pessoas acham que deveriam compartilhar de um segredo, revelar uma intimidade ou fazer uma confissão de vários tipos para demonstrar que também são humanos.

 Essas pessoas pensam que contar que em criança você lutava para não urinar na cama, não ranger os dentes ou não chupar no dedo — ou a sua luta atual com a gota e o bócio — faz granjear a afeição dos ouvintes.

Bem, algumas vezes elas conseguem. Um estudo mostrou que, se alguém em situação superior a você revelar uma fraqueza, isso pode aproximá-lo ainda mais.

Os furos nas solas dos sapatos do candidato à presidência  encantaram uma nação, enquanto a confissão de outro candidato de que não podia tolerar brócolis chocou a todos.

Se você está em situação garantida, pode perfeitamente contar a quem deseja se tornar amigo situações vividas há tempos, quando estava sem emprego e sem tostão.

Mas, se você não for estrelinha, o melhor é não se arriscar e guardar segredos familia­res. As pessoas não conhecem você bem o bastante para lhe acei­tar as fraquezas no contexto.

Mais tarde, quando o relacionamento for mais forte, pode contar que você já foi três vezes casado (a), que, quando era ado­lescente, foi preso(a) fazendo furtos em loja e que não quis aceitar um novo emprego por não ser de grande importância.

 E que é  ainda desconhecido para o ouvinte, então não interprete tal confissão como sinal de des­crédito. Mas, quando o relacionamento ainda não está sólido, a reação instintiva é “O que mais vem por aí?

Se ele me conta tudo isso em tão pouco tempo, o que mais esconde de mim? Um aposento cheio de ex-esposas, um registro criminal e paredes cheinhas de cartas de rejeição?”

 O seu novo conhecimento não tem meios de saber que a sua confissão é um ato generoso, uma revelação bem-intencionada de sua parte.

Dê Ênfase ao Positivo

Logo que conhecer alguém, guarde a chave e deixe os segre­dos para mais tarde. Você e sua nova amizade de infância de­pois podem confidenciar os segredos, dar boas risadas e dançar bastante.

 Mas, agora, a hora é, como diz a velha canção, de “dar ênfase ao positivo e eliminar o negativo”.

Assim, você achou métodos positivos de conhecer pessoas e dominar a conversa fiada. O próximo é um avanço positivo e defensivo para ajudar a evitar em você o sorriso ama­relo que temos tendência de exibir quando não temos ideia do que as pessoas estão falando.

As Últimas Notícias... Não Saia de Casa Sem Elas

O Seu Apoio Mais Importante

Você já ouviu pessoas se queixar:

— Não posso ir à festa, não tenho nada para vestir.

Quando foi a última vez que você ouviu “Não posso ir à festa, não tenho nada para vestir”?

Quando for a uma reunião com possibilidades de arranjar emprego, é natural que você escolha a roupa com que irá e veri­fique se os sapatos combinam.

 E, claro, você deve ter a gravata certa e a cor correta do batom. Vai pentear os cabelos, vai juntar e arrumar os cartões de visita e vai sair.

Espere um minuto. Não se esqueceu da coisa mais importante? Que tal a conversa certa para dar realce a sua ima­gem? Você vai dizer qualquer coisa que lhe venha à cabeça, ou não, no momento?

 Você não vai vestir a primeira roupa que pegar no guarda-roupa às escuras; portanto, não deixe a conversa seguir o primeiro pensamento que lhe vier à cabeça enquanto enfrenta um grupo de rostos esperançosos e sorridentes.

 Você vai, claro, seguir na conversa os seus instintos. Mas, ao menos, prepare-se para o caso de não haver inspiração.

A melhor maneira de garantir que vai acompanhar o vaivém de assuntos numa conversa é ouvir o noticiário pouco antes de sair de casa.

 O que está acontecendo, agora mesmo, no mundo — todos os incêndios, enchentes, desastres aéreos, governos derrubados e quedas de bolsas de valores — se torna ótimo ali­mento de conversa, não importa as pessoas ali presentes.

É com algum constrangimento que devo atribuir a técnica seguinte a uma mulher que trabalha na mais velha profissão do mundo. Estava escrevendo um artigo para uma revista e entre­vistei uma das maiores agentes do seu campo, Sidney Biddle Barros, a famosa Madame Mayflower.

Sidney me contou que sua casa, quando na ativa, tinha uma norma. Ela pedia a todas as mulheres “contratantes independen­tes” para que estivessem a par do noticiário diário, a fim de terem boa conversa com os clientes.

 Esta não era mais uma extra­vagância de Sidney. Suas meninas informavam gastar em bate-papo 60 por cento da hora de trabalho, e os restantes 40 por cento em satisfazer as necessidades dos seus clientes.

Por isso, ela as orientava para que lessem o jornal diário ou ouvissem um noti­ciário diária antes de sair para um compromisso.

 Sidney me contou que, ao iniciar tal norma, o negócio prosperou com significância. Os clientes lhe mandavam relatórios felicitando-a pelas mulheres encantadoras que trabalhavam para ela. Uma perfeita mulher de negócios, sempre se esforça por superar as expectativas dos clientes.

As Últimas notícias... Não Saia de Casa Sem Elas

A última providência a fazer antes de sair para uma festa — mesmo depois de você se dar a aprovação final no espelho — é ligar o rádio no noticiário ou passar a vista no jornal. Qualquer acontecimento de hoje é bom material.

 Saber muitas novidades do momento também é uma providên­cia defensiva que livra você de falar tolices, perguntando sobre o que qualquer um está falando. Falar besteira em público não é muito agradável, em especial quando estamos rodeados por pessoas que nos deixam embaraçadas e que podem ser nossos aliados.

Preparados para grandes grupos de conversa? Vamos em frente...

Postado por dharmadhannya

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