sexta-feira, 13 de maio de 2022

Inspiração Divina - Sabedoria Interior

 



Inspiração divina - Sabedoria interior

Vá a um jardim e apenas observe. Sinta os aromas, a luz, a temperatura, a música das plantas, dos pássaros e dos insetos. Inale o prana (energia cósmica) dessas cria­turas viventes. Recarregue suas baterias internas, ilumine sua aura, abençoe a natureza com o amor universal e expanda seu magnetismo.

Reserve um instante para refletir sobre a beleza e a sabedoria da sua Alma, o seu trabalho como parte da dimensão espiritual do universo.

Se seguir sua bem-aventurança, com bom humor você se coloca em uma estrada que sempre esteve à sua espera; e, assim, a vida que você tem de viver é a vida que você está vivendo. - JOSEPH CAMPBELL

Deixe que pequenas tarefas sirvam como uma placa de PARE: respire, relaxe e experimente a paz.

Meditação DE EQUANIMIDADE: Todos os seres são donos de seu dharma. A felicidade e a infelicidade de­pendem exclusivamente das ações deles, e não dos meus desejos.

Utilize o alimento com sabedoria e gratidão - ele susten­ta seu corpo e seu espírito.

Ioga e meditação são aliadas. Pratique-as juntas.

KOAN: Faça um bule de chá andar pela sala.

Sente-se, pare, torne-se uma natureza divina humana. Não faça nada, não seja nada, apenas respire.

E muito importante desenvolver um estado mental cha­mado “sabedoria imóvel”. Ele consiste em estar fluido em torno de um centro imóvel, de forma que a mente esteja vazia e pronta, para direcionar sua atenção para onde quer que seja preciso. -TAKUAN

Analise suas distrações. Concentre-se em uma delas por um instante, depois retorne à tarefa inicial.

Acomode-se em silêncio, volte a atenção para seu interior e concentre sua mente no Eu. A sabedoria que você busca reside dentro de si. - BHAGAVAD GITA

Quando você estiver convencido por completo de que a compaixão, empatia e a tolerância são preciosas e necessárias, experimentará a sensação de estar sendo tocado, de estar sendo transformado por dentro.

Observe seu apego a roupas, alimento e abrigo. Você po­deria se satisfazer com menos?

KOAN: Por que o céu é azul?

Ouça música espiritual para tranquilizar a alma enquanto trabalha, dirige, limpa a casa, cozinha, toma banho, paga contas ou relaxa. Sons harmoniosos podem ser mágicos.

Enquanto dirige, concentre-se nessa experiência. Sinta o volante, os pedais, o assento. Simplesmente dirija.

Sua atenção, concentração une sua mente à sua Alma, a sua luz, intuição e inspiração divina.


Inspirando, sinta a libertação. Expirando, sinta a liber­tação.

Um mantra deve ter de uma a três sílabas e deve produ­zir um som suave.

Se você vir na televisão ou escutar no rádio algo que o irrite, mude de canal, tire o volume, desligue o aparelho.

Antes de realizar uma tarefa, imagine-se executando-a com perfeição do início ao fim. Quando você se empe­nha em satisfazer as necessidades dos outros, suas neces­sidades são também satisfeitas.

Pratique a virtude por meio da plena atenção e do desa­pego.

Pense numa música, em alguma grande sinfonia. Não esperamos que ela fique melhor em seu decorrer, não achamos que seu objetivo seja chegar ao crescendo final. O prazer está em escutar a música a cada momento. - ALAN WATTS

A arte de viver na plena atenção requer ávido interesse e toda uma vida de esforços delicados e determinados, lembrando-se de sempre despertar de novo e de novo.

Tenha pensamentos generosos.

Em vez de tentar planejar tudo, mergulhe no momento presente e beba de sua fonte de intuição.

Tenha consciência de suas ações, estados emocionais, intenções e reações físicas ou mentais. E, então, deixe-os de lado.

Usando a consciência criativa, estando presente em seus pensamentos e ações e colocando-se por inteiro em cada momento, você encontrará fluidez e correção em tudo que faz - e toda ação será do jeito exato como de­veria ser.

AFIRMAÇÃO: Eu sou uma nova semente, brotando outra.

Ofereça ajuda.

Desenvolva o comedimento pela meditação. Ela lhe propicia força, equilíbrio, energia e serenidade mental.

A situação é de fato sombria ou você está bloqueando a luz com o próprio ego? Se parar de se preocupar com seus interesses em determinada situação, você poderá apenas deixar a vida seguir por si só.

Abra a porta para a alegria.

E melhor ser útil por um longo período, em ritmo mode­rado, do que fazer excessivos e efêmeros esforços.

Cozinhe com amor - é o que diferencia o bom alimento do mero combustível.

Em todas as situações e interações no dia de hoje repita para si mesmo: “É isto!”

Insira no seu dia momentos de atenção consciente.

Ame as pessoas que fazem parte de sua vida. Aja com integridade, levando harmonia a todos.

Quando se defrontar com uma pessoa furiosa, observe a infelicidade dela e inspire. Ao expirar, tente compreendê-la, e sentir empatia.

Ao se preparar para começar o dia, visualize um gran­de leão satisfeito, espreguiçando-se e rugindo. Levante e abra bem os braços, com as palmas das mãos para a fren­te. Alongue-se. Respire. Mergulhe no seu dia.

Seja como o lótus, abrindo seu coração para sorver o sol da manhã.

Você é capaz de amar sem interferir?

Quando estiver em meio ao caos, esteja ciente de que ele vai passar - então relaxe, respire e simplesmente aceite-o.

Saiba que você é merecedor de graças. Receba cada dá­diva com gratidão e alegria.

KOAN: Aonde você irá após a morte?

Deseje ser surpreendido.

Meditação DE EQUANIMIDADE: Que todos aceite­mos as coisas como elas são. Que permaneçamos sere­mos em meio às mudanças.



Quanto mais você medita, mais entra em contato con­sigo mesmo. Ao inspirar, sinta-se contente. Ao expirar, sinta-se contente.

Nada nem ninguém pode abalar minha harmonia interior Divina.

Feche os olhos e caminhe no escuro.

Envie “metta” (amor, bondade, boa vontade, benevolência) a si mesmo.

 Sente-se em silêncio e observe com atenção o aspecto de seu corpo ou de sua mente do qual se sente mais afastado. Sinta-o e conforte-o com afeto e aceitação. Você pode dizer a seguinte frase (ou qualquer outra que lhe ocorra de maneira natural): “Que eu possa aceitar isto.

 Que eu esteja repleto de bondade amorosa em relação a isto. Que Eu possa usar esta experiência para a prosperidade de todos.”

Dedique alguns momentos contemplando algo pelo qual sinta especial gratidão. Em seguida remova os detalhes dessa experiência e concentre-se apenas na essência que restou.

Gratidão atrai gratidão e plenitude.

Deixe que essa essência preencha seu corpo e alas­tre-se por todo o seu ser. Permita que ela conduza sua vida.

Meditação não é uma fuga da vida. Use sua consciência para viver com prazer.

Olhe. Fique quieto e, de fato, veja.

Observe se sua mente está quieta ou se pensamentos começam a fluir. São pensamentos criativos ou críticos? Você aceita o mundo como ele é ou está de alguma forma insatisfeito?

Se controla sua mente, você controla a sua vida, o leme do seu barco existencial.

Devemos encontrar a perfeita existência através da exis­tência imperfeita. - SHUNRYU SUZUKI; MENTE ZEN, MENTE DE PRINCIPIANTE

Retorne à respiração toda vez que a mente começar a vagar.

Esteja atento e deixe as coisas seguirem seu curso. Assim sua mente se tornará plácida como um lago na floresta. Toda espécie de animal virá beber em seu lago, e você verá claramente a natureza de todas as coisas.

 Verá muitas coisas estranhas e muitas coisas maravilhosas, mas perma­necerá plácido. Essa é a felicidade de Buda.

E melhor conquistar a si próprio do que vencer milhares de batalhas. A vitória é sua, e ela não pode lhe ser tomada.

Exercite seu olfato. Pegue algo que queira explorar - uma flor, folhas de chá, biscoitos de gengibre - e aproxime-o do nariz.

Perceba as variações no aroma conforme, dele, você vai se impregnando. Perceba as sensações no seu corpo enquanto inspira e expira. Fique atento às fragrâncias à sua volta.

Gestos de amor produzem frutos de amor.

AFIRMAÇÃO: Eu repouso na tranquilidade e na graça. Eu estou calmo, satisfeito e feliz. Eu me refugio em meu âmago sereno da harmonia divina

Ao fim do dia, procure a serenidade subjacente a tudo. Antes de ir para a cama, faça uma lista de dez coisas que o deixaram feliz.

KOAN: Monte um búfalo enquanto caminha.

Lembre-se da Regra de Ouro.

Crie seu mundo particular durante a meditação. Dê a ele uma aura de proteção, tornando-o calmo, centrado, silencioso e estável. Leve-o consigo após a meditação.

MaNTRA: Om Sri Durgayai Namah.

Treine sua mente para não focar naquela única coisa ruim, mas sim nas outras nove coisas boas e atraia felicidade, amor e amizade.

Quanto mais preocupado você estiver com a felicidade dos outros, você se identifica com a felicidade, e assim mais fortalecerá sua própria felicidade. Pense apenas no bem do outro; não espere nada em retribuição.

A inveja nos torna carente e nos afasta da felicidade universal.

Faça respirações lentas e profundas enquanto estiver ao telefone, dirigindo ou simplesmente aguardando al­guém.

Medite com música. Ponha uma bela melodia para tocar e ouça cada nota com plena atenção, e procure a harmonia  na sua mente.

Ao inspirar harmonia, esteja consciente de todo o seu corpo. Ao expirar, harmonia esteja consciente de todo o seu corpo.

KOAN: Aquilo que é, é o que?

Busque um “porto seguro” cm sua consciência.


Praticar a plena atenção e a bondade amorosa ajuda-nos a compreender que todas a coisas merecem cuidado - que ao tratar todas as coisas com benevolência você está tratando a si próprio com benevolência.

Toda manhã, reflita sobre maneiras de dedicar seu dia ao bem de todos os seres vivos.

Veja se é capaz de abandonar tudo por um instante.

Se você achar que está sendo paranoico ou tomando algo como pessoal, questione sua lógica. Estão mesmo tentan­do atingi-lo? Ou simplesmente não têm consciência dos seus sentimentos?

Quando sentir raiva, experimente esta meditação: Inspi­rando, aplaco a minha raiva. Expirando, me livro e controlo a minha raiva.

KOAN: O que é compreender a impermanência?

Faça uma coisa de cada vez.

Ao começar a comer, repare na textura e no sabor do alimento. Coma devagar e com atenção.

Ao longo do dia, tente transmitir bondade amorosa para estranhos c conhecidos. Perceba a diferença entre a sensa­ção de isolamento e a sensação de conexão de sua prática.

Esteja ao mesmo tempo consciente de onde está, para onde vai e de seu destino.

Imagine que o modo como você caminha pela vida é o modo como caminhará pela eternidade. Pense em como quer viver para sempre e comece a viver dessa forma já.

MANTRA DE BÊNÇÃO DOS PÊS: Om Kray Tsa Rabina Hum Uri Svaha. "

Acorde mais cedo e dedique algum tempo ao silêncio. Use isso para aprimorar a atenção.

KOAN: Mais amor traz mais compreensão.

Permita que desmoronem seus preconceitos sobre si pró­prio, sua vida e tudo mais.

Cada passo deve ser considerado um evento especial por si só.

Este talvez seja o melhor momento de sua vida.

Toda vez que escovar os dentes e enxaguar a boca, lem­bre-se de sempre falar de forma pura e amorosa. Dê aos seus pensamentos urna chance de se acomodarem.

Se não lhe pertence, abandone.

A sílaba om é um tom de baixa ressonância muito apaziguador e protetor. Quando estiver se sentindo estressado, concen­tre-se na respiração e repita o mantra a cada exalação.

Postado por dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário