sábado, 9 de abril de 2022

A vida é a escola da alma

 



                                    

DEUS REVELA A VERDADE

A vida terrena é a escola da alma

Para nós, seres humanos, viver na face da Terra é estar numa academia de treinamento da alma. A nossa alma veio de Deus e, portanto, somos filhos de Deus. Ela guarda consigo Iodas as virtudes, a começar pelo bem e belo infinitos. Essas vir­tudes, porém, estão armazenadas no âmago do nosso eu fenomênico, ou seja, na mossa essência, que é a Imagem Verdadeira, e são invisíveis aos olhos carnais.

Os recursos naturais que se encontram no subsolo só se manifestam sobre a superfície da terra quando são escavados e retirados. De modo similar, as virtudes da alma só se manifes­tam em forma visível aos olhos carnais e só são passíveis de serem sentidas mentalmente se reveladas através do aprimora­mento espiritual.

 A vida terrena é uma academia onde realiza­mos esse auto aprimoramento, e as experiências da vida são os esmeris que nos pulem; ou, se compararmos a Terra a uma esco­la, são as diversas disciplinas.

Para aprender o idioma inglês é preciso começar pelo abc. Adquirindo sólido conhecimento das lições básicas, simples e fáceis, o desenvolvimento posterior será mais rápido.

 Da mesma forma, para aprimorarmos a nossa alma na “escola” chamada vida terrena, devemos ir resolvendo, com toda honestidade e seriedade, os pequeninos incidentes do cotidiano que são facil­mente solucionados por qualquer pessoa. 

Devemos viver agra­decendo aos mais insignificantes acontecimentos, cientes de que são dádivas de Deus. Nansen afirmou: “O caminho da iluminação está nos sentimentos do cotidiano”.

O nosso ambiente se iluminará se acendermos a luz da nossa alma

Primeiramente, devemos aprender a iluminar o nosso lar. O lar é a academia da alma mais próxima de nós.

Se o ambiente do seu lar não é radioso e feliz, você, que conheceu a Verdade, deve em primeiro lugar mudar a si mesmo. O seu ambiente reflete a sua postura mental, o seu modo de viver. Se acender uma lâmpada, o arredor dela ficará iluminado. 



Lâmpada de luminosidade fraca só  ilumina em volta dela. Quanto mais forte for a luminosidade de uma lâmpada, maior será a distância que ela irá iluminar. Pode ser que você não con­siga tornar-se, logo de início, uma luz intensa que ilumina toda a humanidade, mas não será tão difícil a tarefa de iluminar o próprio lar.

 É necessário que você seja, antes de tudo, uma luz a iluminar seu próprio ambiente. Acenda a luz da sua alma. Se sua alma se iluminar, é natural que o ambiente onde vive também se torne iluminado.

Como acender a luz da sua alma

Então, de que forma se acende a luz da alma?

Em você se alojou a Vida de Deus e se tornou sua Vida. A luz, portanto, já existe no seu interior. Ela já está acesa, mas as nuvens da ilusão embaçam o “vidro da janela da mente”, impedindo a sua manifestação. 

Para eliminar essas nuvens da ilusão é preciso lavar o vidro da janela da mente com um forte “detergente” chamado Verdade. Aproveitando as pequeninas oportunidades durante o dia, mentalize inúmeras vezes o seguinte: 

“O homem é filho de Deus. O Amor de Deus preenche o meu lar, a minha vida.” 

Desse modo, você sentirá que seu marido (ou sua esposa), seus filhos e as demais pessoas que trabalham em seu lar são filhos de Deus e, segundo a intensidade desse sentimen­to, as nuvens da ilusão irão se dissipando.

 E, à medida que a sua luz de filho de Deus se tornar mais clara, a luz divina que está no íntimo de todos os familiares brilhará com mais esplendor. O lar será, assim como é, o paraíso.

Trabalhe junto com Deus

Qualquer que seja o serviço ou o empreendimento, execu­te-o com tranquilidade, mentalizando: “Deus está comigo e realiza esta tarefa”. 

Não pense em realizá-lo com a sua própria força, afobando-se e esforçando-se em vão, pois poderá aconte­cer a você o mesmo que a um estudante que fica nervoso na hora da prova e não consegue lembrar-se do que estudou ou a um cantor em início de carreira que começa a tremer no palco e não consegue cantar como deve, isto é, você não conseguirá manifestar plenamente a força que possui.

 Se trabalhar com a mente natural e serena, tal qual o planeta Terra, que gira em silêncio, conseguirá realizar com a máxima eficiência um traba­lho da melhor qualidade.


Inicie o dia em companhia de Deus

Hoje, você deve iniciar o dia em companhia de Deus. Para isso, é preciso começar o dia orando. Se tiver um oratório em casa, vá diante dele, junte as mãos, faça reverência a Deus e, compenetradamente, mentalize repetidas vezes:

 “Viverei o dia de hoje conforme a Sua vontade. Oriente-me com Sua Sabedo­ria”. Termine a oração quando se sentir no estado mentalizado e inicie o dia com a mente confiante e alegre, na certeza de que está com Deus.

 Desse modo, você viverá esse dia recebendo a orientação de Deus e tudo lhe correrá bem. Ao orar, deixe em sua frente um caderno e, se logo após a oração, tiver alguma idéia, anote-a para mais tarde poder lembrar-se dela.

Não se abale com calúnias e críticas

Você viverá a partir de agora consciente de que está com Deus e não ficará abalado nem mal-humorado ao ser alvo de ca­lúnias, críticas ou distorções. Não pensará em se justificar ou contestar, preocupado com esses falatórios.

 Se alguém o criticar ou disser coisas sem fundamento a seu respeito, não guarde ódio nem rancor dele. Em vez de se zangar, mentalize: “Ele é filho de Deus. De agora em diante, jamais terá opiniões equivocadas a meu respeito. 

As nuvens que cobrem a verdade desaparecerão naturalmente”. Quando desponta o “Sol” da Imagem Verdadeira, desaparece a névoa do equívoco e tudo fica iluminado.

 Mentali­ze repetidamente: “Sempre concentro meu pensamento em Deus para fazer brilhar a perfeição da minha Imagem Verdadeira”.

Nas transformações se encontra a oportunidade

O mundo fenomênico é um estádio onde se treina a alma. As pessoas podem ser comparadas aos atletas que jogam beise­bol, rúgbi ou voleibol. 

A cada jogada, a bola é lançada para pon­tos diferentes e os jogadores se movimentam mudando constan­temente de lugar. Não permanecem um só segundo na mesma situação. Assim é também a nossa vida fenomênica. 

Não per­manecemos um só segundo na mesma situação. Por isso, mesmo que agora estejamos em desvantagem, poderemos reverter a situação, marcando, no jogo seguinte, mais pontos que o adver­sário. 

Não precisamos encarar com pessimismo o fato de o mun­do estar em constante transformação. A transitoriedade do mundo fenomênico indica que surgem oportunidades a todo instante.

Sabedoria para viver em conformidade com a correnteza

Viver acompanhando a correnteza é uma sabedoria da Vi­da. Se procurarmos alcançar a outra margem nadando contra a correnteza, além de desperdiçar energia, poderemos nos afogar, perdendo o controle do corpo antes de chegarmos ao destino. 

A sabedoria da Vida consiste em chegar rapidamente à outra mar­gem utilizando com habilidade a força da correnteza, sem ser arrastado por ela.

É preciso saber para que lado se dirige a humanidade, para não fracassarmos na vida, tal como aquele que foi para o alto-mar e naufragou por desconhecer o curso da corrente marítima.

Poema “A luz extingue a treva”

Criança pequena tem medo do escuro.

Mas, na verdade, não existe nada temível.

Acendendo a luz, a treva se apaga.

Não adianta dizer ‘Não tenha medo do escuro” e não acender a luz.

Será difícil para a criança superar esse medo.

A Humanidade é criança ainda,

ela precisa de luz, necessita da luz da Verdade.

E você não é um dos que

possuem a luz da Verdade?



No mundo desconhecido existem infinitos tesouros

Seja alegre, manifeste coragem, você não tem nada para temer.

Você não é filho de Deus dotado de capacidade infinita?

Não tema o mundo desconhecido, pois o mundo desconhecido é como o subsolo que contém muitos tesouros.

Se você escavar o mundo desconhecido com coragem, encontrará infinitos tesouros resplandecentes.

O diamante mais precioso geralmente se encontra

 no subsolo de um vale profundo.

Deus oferece os tesouros mais valiosos somente àquele que, com coragem, per se vera até o fim.

Poema para transformar todas as dificuldades com nutrientes da alma

Todas as experiências, todas as provações, todos os fardos, todos os sofrimentos, as tristezas, as humilhações, são desígnios de Deus para fortalecer a alma.

Por mais amargos que sejam, nutrem a sua alma;

não há nada que não seja nutriente para fortalecer a sua alma.

Porque o estômago da sua alma

é extremamente forte, é capaz de digerir qualquer rocha de dificuldade, transformando-a em sangue e carne da sua alma.

Valorize o “aqui e agora”

Deus necessita de você.

Por isso o colocou na Terra.

O local onde você está agora, é o posto designado por Deus.

Você é uma pessoa que deve ocupar uma posição mais elevada, mas precisa começar tudo do início.

Se não der o primeiro passo, não poderá dar o segundo, o terceiro, o quarto, o quinto..., e não progredirá.

Por isso dê o primeiro passo, com coragem. Avance com passos vigorosos.

O importante é o começo.

Se der o primeiro passo na direção certa, basta prosseguir que chegará ao objetivo.

“Aqui e agora” é o seu posto atual.

Não descuide do seu posto.

Tome o “aqui e agora” como ponto de partida, e dê o primeiro passo, com coragem.

É para isso que Deus enviou você para esse local.

Postado por Dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário