sábado, 19 de março de 2022

A inteligência da criança e a magia da música:

 

 


A inteligência da criança  e a magia da música:

Mente, música e milagres

Um dos maiores benefícios contínuos da educação musical é o delicado balanço do desenvolvimento do sistema sensorial por meio da estimulação simultânea dos sistemas sensoriais aqui previamente mencionados.

Esse tipo de estimulação forma redes de neurônios ricas processando a informação no córtex de associação e resulta na sinestesia, conhecida para os neurocientistas como a capacidade de representar a entrada da atividade de um sistema sensorial em outro sistema sensorial.

Os estudantes que foram ensinados a "ler" corretamente a música, podem "ouvir" as notas que eles "vêm," bem como selecionar o padrão motor apropriado a fim de "tocar" a música.

 Em adição a todos os outros benefícios, esse equilíbrio do desenvolvimento do sistema sensorial resulta numa maior flexibilidade do estudante na sala de aula quando se depara com comunicação apenas com canais limitados (input para só um sistema sensorial) no ambiente de aprendizagem.

A criança educada musicalmente pode se dar bem na aula onde os professores só ensinam falando (somente audição), bem como nas aulas onde os professores simplesmente atribuem leituras (somente visual) ou nas que fazem as crianças executarem tarefas (cinestésico/motor).

Se você tem um filho pequeno em casa, provavelmente já percebeu o quanto ele gosta de ouvir e se movimentar junto com a música. Além de ser divertido e divertido, a música tem benefícios cognitivos para crianças pequenas. Aqui estão algumas razões pelas quais a música é importante.

A música ajuda a desenvolver habilidades de linguagem e alfabetização

Estudos realizados na década de 1990 mostraram que “a exposição à música desde a primeira infância ajuda as crianças a falar com mais clareza [e] desenvolver um vocabulário maior”.

Além disso, de acordo com Susan Hallam, do Instituto de Educação da Universidade de Londres, a fala e a música têm vários sistemas de processamento compartilhados no cérebro. Isso significa que ouvir e cantar músicas pode levar a uma melhora na compreensão da linguagem por parte da criança.

A música ajuda a fortalecer as habilidades motoras

Quando uma criança ouve música, muitas vezes não consegue resistir a bater palmas, pular ou dançar. A exposição à música ajuda seu filho a desenvolver habilidades motoras finas, como equilíbrio e coordenação, e habilidades motoras grossas, como marchar e sentar ereto.

A música pode ajudar seu filho a aprender habilidades matemáticas

Para crianças pequenas, os conceitos matemáticos são simples , focados no reconhecimento de padrões e formas. Mesmo a música mais básica apresenta padrões repetidos em seu ritmo que uma criança pode acompanhar.

Além disso, as crianças podem obter experiência prática na criação de padrões quando executam uma música com instrumentos como um tambor ou xilofone.

A música pode aliviar o estresse


Desde os primeiros dias, as crianças podem ser acalmadas por uma música suave e relaxante. Ouvir sua música favorita pode ajudar seu filho a se sentir energizado e animado, mas também pode ajudá-lo a lidar com situações estressantes.

 De acordo com a educadora de neurociência Dee Joy Coulter, “não há veículo mais alegre e divertido para fornecer treinamento [resiliência] do que a música infantil”.

Todos os pais podem ajudar seus filhos a se exporem à música. Quer você seja ou não musical, você pode incentivar seu filho a cantar, dançar e ouvir música regularmente.

Muitas pré-escolas oferecem programas de música como parte de seu currículo. Além disso, bibliotecas locais, centros recreativos e locais de culto podem ser locais ideais para encontrar experiências musicais para seu filho(a)

Cada nova peça de evidência da neurociência que emerge hoje em dia, conduz para uma conclusão irrefutável: as nossas crianças, muito certamente, serão capazes de ultrapassar os sempre crescentes desafios mentais e emocionais e a vida será melhor conduzida com uma educação musical do que sem.

As crianças que têm educação musical consistentemente, mostram uma maior proficiência em todas as habilidades fundamentais à fundação do que nós chamamos de inteligência.



 A questão na mente dos cientistas nos últimos 30 anos é "a linguagem da música está treinando o cérebro de uma criança para fazer verdadeiramente o quê?" Pesquisas recentes revelaram a abundância de informações nesse tópico. Vamos explorar apenas alguns dos efeitos.

Primeiro, quando uma criança é ensinada a ler música, ela é solicitada a fazer distinções visuais altamente refinadas e espaciais. Ela precisa ser capaz de dizer a diferença entre dois pontos localizadas a poucos milímetros um do outro que se parecem exatamente iguais mas estão sentados em diferentes linhas ou espaço de uma pauta.



 Esse tipo de treinamento cria uma precisão incrível no sistema visual, considerando que a maioria das pessoas perde seus carros no aeroporto ou no estacionamento do shopping onde elas só têm que ser cuidadosas em alguns centenas de metros para voltarem para casa dirigindo e não caminhando.

 Imagine se cada carro no estacionamento fosse da mesma marca, modelo e cor, e você tivesse que identificar o seu carro a bordo de um helicóptero a 300 metros de altura! A leitura de música é parecida com isto, mas não termina aqui.

Uma criança não é solicitada a ler uma linha de padrões de pontos, mas duas, espaçadas aproximadamente de 2 a 5 centímetros. Estas duas linhas de padrões de pontos têm que ser lidas simultaneamente e então convertidas em submodalidades de som pelo córtex auditivo, como a altura do som, o ritmo e o timbre, e finalmente para um padrão motor que precisa trafegar precisamente para a mão esquerda e para a direita, respectivamente.

Muitos leitores proficientes de música também percebem que podem processar, simultaneamente, diversas linhas de informação impressas num livro normal na sua língua nativa, no lugar de lerem uma linha por vez como muitos de nós fazemos.

Isso é semelhante nas pessoas que foram treinadas para ler em hebraico, que é processado pelo cérebro da direita para a esquerda, e mais tarde, descobrem que podem ler um livro em inglês nas duas direções. Uma vez que foi ensinado ao cérebro a função do código de processamento de uma certa maneira, ele tem a capacidade de utilizar a mesma função num contexto diferente.

Assim, esta capacidade pode permanecer invisível por toda a vida do aprendiz até que lhe é mostrado especificamente como usar esta capacidade funcional num novo contexto.

Muitos pais de crianças disléxicas descobrem que seus filhos não se comportam dislexicamente lendo música. Eles ficam surpresos com essa observação. Ainda mais surpresos, quando dentro de menos de um ano de estudos, estes mesmos pais descobrem que a dislexia, bem como outras deficiências de leitura, desapareceu completamente.

Existem muitas razões do porquê o estudo da música e aprender a tocar um instrumento pode ter esse efeito. Quando for ler um código musical, uma criança precisa aprender a se focar numa medida inteira de tempo.

A quantidade de informação em que ela foi treinada a processar numa única olhadela é muitas vezes maior do que o tamanho do segmento da "letra por letra" ou "silaba por silaba" em que ela foi previamente treinada a processar.


A palavra "ave" se torna muito facilmente "eva" quando o olho pode somente processar "letra por letra" ao invés de processar "frase por frase" com o qual os leitores de música se tornam acostumados.

 Ao ler "letra por letra" e tentar se focar em menos do que um degrau do espaço visual de cada vez, um pequeno distúrbio de coordenação dos músculos que controlam o movimento dos olhos pode resultar nas letras de uma palavra serem carregadas para o córtex visual na ordem errada; deste modo mudando "ave" para "eva".

Esse erro não é possível com facilidade depois de anos de leitura musical, que desenvolve a coordenação fina muscular dos olhos e expande o tamanho da área visual a qual o cérebro pode codificar a um simples relance.

Essa é apenas uma das várias razões de porque o estudo de música pode ser tão mágico no condicionamento dos caminhos de processamento da informação no cérebro.

Nenhuma outra linguagem na terra exige distinções mais altamente refinadas a serem feitas simultaneamente nos sistemas visual, auditivo, proprioceptivo, tátil e motor do que a música.

 Essa estimulação simultânea estabelece uma rede rica de caminhos dependentes de atividade na associação de córtex do cérebro. Esses caminhos são responsáveis pela conversão de um tipo de informação sensorial em outro e praticamente subordinado a cada processo funcional do que nós consideramos inteligência, criatividade e pensamento.


Uma melodia suave, um ritmo constante ou música alta têm um efeito em nosso cérebro.


Os seres humanos estão naturalmente predispostos a isso, para criá-lo e desfrutá-lo. Embora seja um campo ainda aberto para estudo, as manifestações da música em nosso sistema nervoso atraem cada vez mais especialistas dispostos a fazê-lo. Mas o mais fascinante provavelmente são os efeitos incríveis que a música pode ter nas crianças.

De acordo com os estudos mais recentes, a música pode ajudar diretamente no desenvolvimento cognitivo, prevenir diversas doenças, mesmo as originadas no cérebro .

Música, mente e coração

Os seres humanos são todos cérebros, portanto, a música afeta todo o nosso corpo.

Grosso modo, cada aspecto musical, tom, ritmo pode ativar diferentes partes do cérebro. Como um todo, a música afeta tudo, desde o córtex externo até os gânglios basais mais internos do nosso cérebro.

Essa estimulação envolve um maior desenvolvimento de nossos neurônios e a liberação de certas substâncias "recompensas", como a dopamina. Também envolve o renascimento de memórias ou o desenvolvimento da fala.

Nosso coração, por exemplo, é modulado automaticamente de acordo com os ritmos que estamos ouvindo. Ritmos mais lentos e silenciosos são o sinal para o resto do corpo relaxar.

 Da mesma forma, quando um ritmo se torna frenético, o cérebro, realimentado, envia sinais para que o corpo fique tenso e pronto. Em suma, música, mente e coração são um trio indivisível que influencia nosso humor, nossa sensação de satisfação e nossas habilidades cognitivas.



Cérebros de bebês

Além disso, em nossa pesquisa, descobrimos que os efeitos da música são especialmente interessantes nos primeiros estágios da vida. Acreditamos, com razão, que os bebês ainda não nascidos são capazes de ouvir música mesmo dentro da barriga da mãe. E isso tem implicações maravilhosas.

Os bebês são capazes de reagir mais cedo à música do que à linguagem verbal e aos sons criados pelos pais. Isso provavelmente se deve a essa predisposição cerebral para captar padrões musicais. Mas que efeito fisiológico tem?

Um estudo recente mostra que ouvir e fazer música desde cedo (entre os três e os cinco anos de idade) melhora as conexões neurais e fortalece os circuitos cerebrais.

 Esse reforço é notado na interligação entre os hemisférios cerebrais e, principalmente, no córtex pré-frontal, que está envolvido no planejamento de comportamentos cognitivamente complexos, na expressão da personalidade, nos processos de tomada de decisão e na adequação do social. comportamento em todos os momentos.

Isso pode ser devido à necessidade de realizar tarefas complexas: ouvir, computar, criar, usar habilidades motoras finas, interpretar sinais e muito mais.

Quando as crianças assistem a concertos de música ou fazem aulas de música, elas têm que realizar uma série de tarefas que envolvem ouvir, entender, manipular, sentir ou até mesmo habilidades sociais. Estes parecem ativar diferentes áreas que podem precisar criar mais conexões entre si por causa dos estímulos que percorrem o cérebro.

Música para prevenção de doenças

Outra hipótese refere-se a várias doenças, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou autismo (TEA). 

Essas patologias são marcadas por algumas características cerebrais como a baixa conexão neuronal entre certas partes do cérebro. Às vezes, esses distúrbios aparecem durante o desenvolvimento da criança.

 Assim, vários especialistas acreditam que fortalecer a conexão neural entre essas partes pode ajudar as crianças a lidar melhor com o ambiente.

 No entanto, devemos esclarecer que ainda não entendemos suficientemente o motivo dessas condições neurológicas, portanto, não sabemos ao certo se os efeitos da música serviriam como terapia ou apenas como auxílio.

No geral, a estimulação musical em crianças parece ser extremamente benéfica. Em geral, reduz visivelmente a dor e o estresse. Talvez afirmar que serve como "vacina" contra doenças dessa natureza seja um exagero, mas é claro que não terá efeitos negativos; em qualquer caso, apenas os positivos.

 E, como descobrimos todos os dias, os efeitos da música ainda são misteriosos, cheios de surpresas e, claro, maravilhosos.

Postado por Dharmadhannya


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