Os melhores alimentos para aumentar a
imunidade
As frutas vermelhas são a melhor coisa para se comer na prevenção de doenças, de acordo com o chefe do Laboratório de Pesquisa Botânica Bioativa .
Esses superpoderes vêm de sua capacidade de aumentar os níveis de células assassinas naturais - uma parte vital de nossa equipe de sistema imunológico, que funcionam como uma resposta de ação rápida contra células infectadas por vírus e células cancerosas - bem como seus potentes antioxidantes que combatem o estresse oxidativo e inflamação.
Frutas e vegetais coloridos costumam ser mais saudáveis porque contêm esses pigmentos antioxidantes. O betacaroteno, por exemplo, dá às cenouras e à batata-doce sua tonalidade laranja, enquanto o licopeno torna os tomates vermelhos e a antocianina torna os mirtilos azuis. -
Como funcionam esses antioxidantes então? Bem, os antioxidantes nas plantas são o que evitam que os alimentos se oxidem (basicamente, apareçam) e podem fazer o mesmo dentro de nossos corpos. Qualquer estresse oxidativo em nossos corpos pode resultar em danos celulares, então acredita-se que comer alimentos que contenham muitos antioxidantes pode retardar esse processo oxidativo.
E se você está preocupado com o açúcar nas frutas, observe que a frutose (o açúcar que você encontra nas frutas) é pré-embalada com fibras, antioxidantes e fitonutrientes. Eles parecem anular quaisquer efeitos adversos - especialmente, a fibra, que tem um efeito de gelificação em nosso estômago e intestino delgado que retarda a liberação de açúcares e o rebote resultante do ácido graxo livre.
Brócolis
A maior exposição de nosso corpo ao
mundo exterior é através do revestimento de nossos intestinos. Ele é
extremamente fino, então nosso corpo pode absorver nutrientes dos alimentos
através dele. Mas, como a camada é tão fina, é crucial que tenhamos um bom
mecanismo de defesa para evitar que os patógenos também se infiltrem.
É aí que entra um tipo de glóbulos brancos chamados linfócitos intraepiteliais. Essas células servem como a primeira linha de defesa intestinal contra patógenos, ajudando a reparar a fina parede intestinal. E, felizmente, vegetais crucíferos como brócolis, couve, couve-flor, repolho e couve de Bruxelas estão repletos de compostos que ajudam a manter a população desses destruidores de patógenos.
Além do mais, apenas ter esses vegetais em nosso intestino funciona como um sinal para manter nosso corpo promovendo a função imunológica intestinal normal. E não são apenas os patógenos que estão atacando aqui.
Além de ser um dos alimentos que melhoram o sistema imunológico, os vegetais crucíferos também têm o potencial de nos proteger contra os poluentes aos quais estamos expostos no meio ambiente.
No entanto, tenha em mente que os fitonutrientes dos efeitos positivos das frutas e vegetais nos protegem apenas por algumas horas. Isso significa que é crucial comer frutas e vegetais ao longo do dia , todos os dias - para manter nossa defesa contra patógenos.
Couve
Somando-se ao já substancial crédito
de reforço imunológico do vegetal verde, um estudo da Universidade Ehime, no
Japão, descobriu que a couve, especificamente, tinha um efeito imunoestimulador
substancial. Quando ingerida, a couve estimula a produção de imunoglobulina A
pelo corpo, um anticorpo que desempenha um papel crucial na função imunológica
das membranas mucosas.
O estudo também mostrou que comer couve fervida continuamente por meia hora foi ainda mais eficaz em estimular a produção de imunoglobulina A do que consumi-la crua.
kiwi
Outra prova de que tudo o que é verde
tem um efeito positivo no sistema imunológico é o kiwi. Como prova, um estudo
da Universidade Massey, na Nova Zelândia, alimentou ao acaso 66 crianças com
duas porções de kiwi ou uma banana durante um período de 4 semanas.
Os resultados descobriram que comer kiwi parecia reduzir o risco das crianças de contrair sintomas de resfriado ou gripe pela metade em comparação com aqueles que comeram bananas.
Outro estudo semelhante analisou idosos que sofriam de infecções do trato respiratório superior. Mais uma vez, aqueles que comeram kiwi em comparação com bananas sofreram cerca de 5 dias a menos durante o período de 4 semanas.
Surpreendentemente, porém, o kiwi também é o terceiro alérgeno alimentar mais comum , então alguns podem ter que ignorar os poderes de aumento imunológico das frutas cabeludas para outros nesta lista.
Alimentos que aumentam o sistema imunológico
Alho
Um pesadelo para os vampiros, mas uma
dádiva de Deus para o seu sistema imunológico, o alho é rico no composto
alicina , que se converte em compostos de enxofre dentro do corpo. Esses
compostos então aumentam a resposta de combate de alguns glóbulos brancos, cuja
função é destruir os patógenos.
O alho também demonstrou suprimir a inflamação ao mesmo tempo em que aumenta a atividade das células assassinas naturais - que é o que nosso corpo usa para eliminar as células que foram atacadas por patógenos.
Posto à prova contra o resfriado comum, um estudo cego controlado por placebo procurou provar que um suplemento de alho pode ajudar a prevenir doenças virais.
Aqueles que comeram o alho aleatoriamente parecem ter sofrido cerca de 60% menos resfriados, enquanto 70% tiveram menos dias em que foram afetados. O estudo passou a mostrar que não apenas eles tiveram menos resfriados, mas também pareceram se recuperar mais rapidamente.
As melhores vitaminas para aumentar a imunidade
Vitamina C
Quando se trata de alimentos que
aumentam o sistema imunológico, comer uma grande variedade de frutas e vegetais
fornecerá a maioria das vitaminas e minerais de que seu corpo precisa para
funcionar de maneira ideal. Mas em momentos como este, acompanhar a ingestão de
vitamina C pode ser extremamente útil.
A vitamina apoia as respostas imunológicas e promove a produção de linfócitos e fagócitos, que são tipos de glóbulos brancos que nos ajudam a combater doenças.
Infelizmente, nosso corpo não consegue produzir sua própria vitamina C, por isso é crucial ingerir o máximo possível de vitamina C contendo frutas e vegetais.
Procure comer mais laranjas e toranjas ou esprema um limão fresco na água. Você também pode complementar esse consumo com um suplemento de vitamina C (embora a ingestão de vitamina através da alimentação seja sempre preferível).
alimentos que aumentam o sistema imunológico
Zinco
O zinco é crucial para o corpo em
geral; desempenhando um papel fundamental na digestão, regulação hormonal e crescimento
e reparação muscular.
Adicionar um suplemento de zinco também pode ser útil agora, pois o mineral é crucial para a função da célula imunológica e sinalização celular, enquanto uma deficiência de zinco pode levar a uma resposta imunológica enfraquecida. Estudos também mostram que a ingestão de zinco pode reduzir a duração do resfriado comum em até um terço.
Vitamina D
A vitamina D é abundante no início da
primavera. Sua pele produz vitamina D quando exposta ao sol, e este D
ensolarado tem se mostrado importante como um facilitador imunológico e melhora
nossa resistência a patógenos .
Se você está morando em um lugar com muito espaço ao ar livre e pode sair de casa, então é uma ótima ideia pegar um pouco de sol. No entanto, evite o sol do meio-dia, quando os raios ultravioleta são mais fortes, e minimize o tempo ao sol para cerca de 15 minutos.
Se sair de casa não for uma opção, mais uma vez, você pode tomar um suplemento de vitamina D para ajudá-lo a obter os benefícios. Força da vida.
Postado por Dharmadhannya
Nenhum comentário:
Postar um comentário