quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

A química da Sinergia

 

 Sinergia

Sinergia significa unir mentes e corações na busca contínua e ininterrupta por um determinado objetivo específico, ou melhor, é fazer com que um amontoado de pessoas tenha fé nos mesmos preceitos e convicções, fazendo com que o grupo tenha uma conexão irremovível frente aos alvos propostos e em face às atmosferas anexadamente descortinadas.

 Em outras palavras, é fazer com que as pessoas deem o máximo de suas forças para que a finalidade pensada possa finalmente se perpetuar, buscando tornar o entorno poderoso pela crença que cada integrante têm diante desses fatores intimamente interligados.

Para compreender melhor, pense alusivamente em um grande time de futebol – no campo, todos precisam se unir solidamente para vencerem o jogo: o goleiro precisa demasiadamente do zagueiro para defender suas traves, o atacante depende colossalmente do meia para fazer seus gols e o volante necessita profundamente do lateral para auxiliá-lo fortemente nas marcações.

 Do lado de fora do gramado, o estimado técnico carece da alma flamejante de seus jogadores que precisa ascender transcendentalmente para assimilar com clareza e objetividade tudo o que ele transmitiu exaustivamente nos períodos preparatórios (treinamento, concentração, palestras internas, etc...), fomentando fazer de seu plantel um conjunto homogeneamente integrado aos escopos técnicos e tácticos propostos em sua textura coach.

Portanto, como podemos facilmente inferir, um grupo de futebolistas e seu treinador dependem intrinsecamente um do outro para vencerem seus jogos, levantarem suas taças e comemorarem seus triunfos,

 pois o futebol é um esporte tipicamente coletivo e todos os atletas e coaches precisam pensar especialmente no staff antes de pensarem em si mesmos se quiserem frequentar o pedestal da glória constantemente e duradouramente.

Seguramente, sem ter essa excêntrica e consubstanciada mentalidade, qualquer clube sucumbe e esmorece no decorrer de suas transitadas pelo mapa; 

porquanto o melhor elenco não é aquele que possui a maior técnica ou habilidade, mas sim aquele que aprendeu a valorizar o trabalho em equipe, em seus mais elevados níveis e ramificações.


2. Sinergia.

 O princípio natural de que o todo é maior do que a soma das partes. Em  vez de seguirmos de acordo com  o meu jeito ou o seu, escolhemos o caminho da sinergia para obter resultados maiores e mais produtivos.

 Você e eu, juntos, somos muito maiores do que sozinhos.

Um mais um é igual a dois — exceto em uma situação de sinergia. Por exemplo, se uma máquina conseguir exercer 22,5 toneladas de força por polegada quadrada (PSI, na sigla em inglês) sobre uma barra de ferro, isso irá quebrá-la.

Essa força extra é o que torna possível os motores a jato. O calor e a pressão elevados de um jato derreteriam um metal mais fraco. Mas o aço de cromo-níquel pode suportar temperaturas muito mais altas do que o aço comum.

O mesmo princípio da sinergia é verdadeiro no caso dos seres humanos. Eles podem fazer coisas imprevisíveis juntos tomando por base apenas suas forças individuais.

A música é um exemplo maravilhoso de sinergia humana. Ritmos, melodias, harmonias e estilos individuais se combinam para criar novas texturas, riqueza e profundidade musical.

 Os musicólogos nos informam que,  durante grande parte da história da humanidade, a música foi uma arte de improvisação; as pessoas simplesmente tocavam ou cantavam juntas a qualquer momento. 

Escrever música de uma maneira padronizada é conquista recente. Ainda hoje, algumas das músicas mais interessantes, como o jazz, são improvisos.

Um acorde musical é composto por várias notas tocadas ao mesmo tempo. As notas não perdem seu caráter individual, mas, juntas, criam uma sinergia — uma harmonia — que as notas individuais não conseguem produzir.

 Assim como as notas musicais, as pessoas sinérgicas não perdem suas identidades; elas combinam suas forças com os pontos fortes das outras pessoas para produzir um resultado muito maior do  que qualquer um poderia alcançar sozinho.

Nos esportes, essa característica é chamada de química. Grandes equipes esportivas apreciam a espécie de sinergia, ou de química, que pode derrotar as outras equipes, mesmo aquelas com instalações incríveis e indivíduos mais talentosos, mas que não apresentam sinergia alguma.

Não se pode prever, com base nas habilidades atléticas de cada jogador, como será a performance da equipe. O desempenho de uma grande equipe ultrapassa em muito a soma das habilidades individuais de cada jogador.

O exemplo supremo de sinergia humana é, naturalmente, a família. Toda criança é uma “Terceira Alternativa”, um ser humano distinto, dotado de capacidades que nunca existiram antes e nunca poderão ser duplicadas.

 Tais capacidades não podem ser previstas somando-se as capacidades dos pais. A combinação especial de capacidades humanas naquela criança é única no universo, e seu potencial criativo é exponencialmente grande. O grande Pablo Casals disse: “A criança precisa saber que ela é um milagre, que não houve, desde o início do mundo, e que não haverá, até o fim do mundo, nenhuma outra criança igual a ela.”


A sinergia é a própria essência da família. Cada membro da família contribui com um tempero diferente à mistura. O que acontece quando uma criança sorri para sua mãe é mais do que apenas simbiose — mais do que apenas um reflexo do fato de viverem juntas e tirarem proveito uma da outra.

 Como diz meu amigo Colin Hall, a sinergia pode ser apenas uma outra palavra para o amor.

Inúmeros exemplos  como esses  ilustram o poder da sinergia para transformar o mundo. Mas ela também pode transformar o seu trabalho e a sua vida. Sem sinergia, seu trabalho irá estagnar. Você não vai crescer, e não vai se aprimorar.

 A concorrência no mercado e as mudanças tecnológicas têm se intensificado a tal ponto que, se você não tiver uma mentalidade de sinergia positiva, poderá se tornar obsoleto em seu nicho de mercado. Nenhuma sinergia, nenhum crescimento.

 Você se verá enredado em um círculo vicioso descendente de corte de custos, até que o seu negócio vá à falência. 

Por outro lado, se você desenvolver a mentalidade de sinergia positiva, poderá estar para sempre na vanguarda, em um círculo virtuoso ascendente, em direção ao crescimento e a uma influência maior.

Sinergia acontece como um poderoso resultado ao qual se chega quando dois ou mais seres humanos respeitosos decidem, juntos, ir além de suas ideias preconcebidas para enfrentar um grande desafio. É a paixão, a energia, a habilidade, a emoção de criar um nova realidade, que é muito melhor do que a anterior.

Sinergia não é o mesmo que acordo. Em um acordo, um mais um, na melhor das hipóteses, é igual a um e meio. Todos perdem alguma coisa.

 A sinergia não é apenas a resolução de um conflito. Quando chegamos à sinergia, transcendemos o conflito. Vamos além dele, em direção a algo novo, algo que empolga a todos com novas promessas e transforma o futuro.



A sinergia é melhor do que o meu jeito ou o seu jeito. É o nosso jeito.

Quase ninguém entende a ideia de sinergia. Uma razão para isso é que ela tem sido banalizada pelo uso indevido e generalizado.

 Nos negócios, a palavra “sinergia” muitas vezes é cinicamente usada como um termo mais agradável para fusões ou aquisições realizadas apenas para alavancar o preço das ações.

 De acordo com a minha experiência, se você quiser ver alguém se entusiasmar, basta lançar mão da palavra “sinergia”. Isso porque muitas pessoas nunca experimentaram de fato sequer um grau moderado de sinergia. E, se já ouviram essa palavra, muitas vezes ela foi pronunciada por manipuladores, que distorceram a ideia.

Manifestando o Segredo

Como disse um amigo meu: “Quando ouço a palavra ‘sinergia’ usada por pessoas de terno e gravata, sei que meu fundo de previdência está em perigo.” As pessoas não confiam nessa palavra.

Seus chefes as forçaram a desenvolver uma mentalidade defensiva, acreditando que todas as conversas sobre “sinergia criativa, colaborativa e cooperativa” são apenas um código para “eis aqui uma nova maneira para que possamos explorá-lo”. E mentes que estão na defensiva não podem ser nem criativas nem cooperativas.

No entanto, a sinergia é um milagre. Está à nossa volta, em todos os lugares. É um princípio fundamental no trabalho em todo o mundo natural. As sequoias  entrelaçam suas raízes para se proteger contra os fortes ventos e crescerem a alturas inacreditáveis.

 As algas verdes e os fungos, que se unem pelo líquen, colonizam e prosperam sobre a superfície nua da rocha, onde nada mais poderá crescer.

 As aves, voando em formação em V, podem ir quase duas vezes mais longe do que um pássaro solitário, em função da corrente de ar ascendente criada pelo bater de suas asas.

 Se dois pedaços de madeira forem colocados juntos, eles suportarão um peso exponencialmente maior do que cada peça separadamente.

Minúsculas partículas em uma gota d’água trabalham juntas para criar um floco de neve que é absolutamente distinto de todos os outros flocos de neve. Em todos esses casos, o todo é maior do que a soma das partes.

Existe, também, uma coisa chamada sinergia negativa. Isso acontece quando o círculo vicioso é acelerado por forças emergentes.

 Por exemplo: fumar causa câncer de pulmão. O amianto também causa câncer de pulmão. Se você fuma e respira amianto, suas chances de desenvolver câncer de pulmão são muito maiores do que as duas taxas individuais somadas.


 Se você não está deliberadamente envolvido com a sinergia positiva, pode estar enredado na sinergia negativa.

A sinergia positiva não é gradual. Você pode melhorar um produto por meio de um processo contínuo e estável de aprimoramento, mas não conseguirá inventar um novo produto com esse método.

A sinergia não é apenas a resposta para os conflitos humanos; é também o princípio que subjaz à criação de cada coisa realmente nova no mundo. É a chave para saltos quânticos em produtividade. É a força motriz mental por trás de toda criatividade genuína.

Postado por Dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário