72 Expressões do Divino em
Hebraico-Aramaico
Antes de estudar esta seção, precisamos reconhecer que existem mais de 72 Nomes
e Atributos Divinos em hebraico e aramaico. Trata-se de um número especial que
escolhemos para elaborar estas expressões antigas.
Lembre-se que estas palavras são
sagradas e devem ser tratadas com respeito.
De acordo com o estudo do Dr. J.J. Hurtak, Ph.D.
1. ABBA ou ABWOON (hebraico-aramaico):
“Pai”
O Nome íntimo dado ao Divino pelos
estudiosos e sábios que escreviam originalmente em aramaico (a língua franca do
ramo linguístico semítico do Egito à Bacia Indiana e à região da Terra Santa no
Oriente Próximo de 1200 a.C. até 600 d.C.).
O “Pai” pessoal que se invoca para
se libertar da limitação divina. O título que Jesus usava nos Evangelhos para
orar ao Pai Eterno quando estava em íntimo diálogo com Ele no grande plano de
realização do Reino interno que pertence a todos os que creem.
Ó Abwoon, Pai, abre os meus olhos
para que eu veja as maravilhas do Teu Reino interno, pois Teu é o Reino, o
Poder e a Glória neste lado da Criação e em todas as dimensões para sempre.
Amen.
2 ADON OLAM (hebraico): “Senhor de
Eternidade (ou do Universo)”
A expressão de Deus entre as mais
frequentemente citadas nos hinos antigos (Salmo 117:2).
Ó preciosíssimo Senhor, Adon Olam,
que estás nas canções celestiais da criação e existes como o Senhor do
Universo, que o futuro e as descobertas da vida em todo o Universo nos lembrem
que estamos no Plano Divino como o Teu experimento-semente de Vida. Amen.
3 ADONAI (hebraico): “Senhor”
O título utilizado pelos eruditos,
desde os tanaim (antigos instrutores da Torah) e os geonim (sábios acadêmicos)
até os atuais estudiosos ortodoxos que invocam o Senhor dos profetas. Esta
expressão ocorre 432 vezes no texto bíblico dos massoretas.
Eterno e Divino Adonai, que o Teu
Nome Santo seja preservado e usado com grande sabedoria, pois sabemos que o
temor diante do Teu Nome Sagrado é o começo da Sabedoria. Amen.
4 ADONAI ECHAD (hebraico): “O Senhor
é Um”
A afirmação básica da segunda parte
do primeiro mandamento dado por Moisés a Israel. “O Senhor (D’us) é Um”. O
mistério da Divindade como a suprema unidade da Família Divina é afirmado nesta
expressão (Deuteronômio 6:4).
Eterno e Divino Adonai Echad, que o
mistério da Tua Unidade e da Tua Pluralidade sejam compreendidos na educação da
minha alma e na sua ascensão aos mundos superiores. Amen.
5 ADONAI, MELEK (hebraico): “Senhor,
Rei”
A saudação que David usava nos Salmos
para invocar o Divino como o Senhor e Rei Soberano da Criação. O poder
executivo do Rei Divino também é compartilhado como um poder de misericórdia
para com todos os principados e potestades do universo.
Ó Adonai Melek, que a Presença
amorosa, orientadora e impressionante do Teu Reino guie o despertar interno da
minha alma à maravilhosa vastidão e organização do universo físico que é
sustentado pelo Teu Reino de Luz. Amen.
6 ADONAI ‘TSEBAYOTH (hebraico):
“Senhor das Legiões ou Senhor dos Exércitos”
O comando angélico do verdadeiro
Senhor das verdadeiras Legiões dos Céus. A grafia ’Tsebayoth or Sabaoth é
encontrada mais de 200 vezes na Bíblia, nos escritos dos muitos profetas e no
Novo Testamento, em Romanos 9:29 e Tiago 5:4, embora, nestes dois últimos
casos, tenha sido originalmente escrito em grego.
Ó Adonai ’Tsebayoth, que a presença
das Tuas Legiões e a vinda da Tua Hierarquia de Seres Celestiais dos mundos
Superiores manifestem a verdade da Tua Imagem. Que a acessão das Tuas
’Tsebayoth ao Trono desperte as miríades de almas de seres sencientes que
dormem nas ilusões materiais dos mundos físicos. Amen.
7 AIN SOPH (hebraico): “O Ilimitado”
O título supremo para o Infinito de
onde procede toda a criação. A fundação de Tudo no universo.
Ó Ain Soph, Louvado sejas Tu, que
criaste os nossos espíritos antes de este mundo ter vindo à existência, e cuja
Grandiosidade guia todos os mundos futuros através dos Teus filhos e filhas de
Luz. Amen.
8 AL-ILAH (aramaico): O título para
“Deus” usado pelos fiéis que falavam aramaico na época de Jesus
Um dos títulos mais adequados no
Oriente Próximo para Deus quando o aramaico era a língua franca do ramo
linguístico semítico de 1200 a.C. a 600 d.C. No período crucial da criação do
Novo Testamento, esta expressão podia ser ouvida conforme vemos em Romanos
16:26-27, pois a língua original falada por Jesus e os seus discípulos era o
aramaico.
Ó Al-ilah, Bendito e Único Sábio, que
as Tuas bênçãos cósmicas estejam sempre conosco. Louvado sejas pelos profetas e
por Jesus, o Messias. Em todos os Teus Nomes Sagrados, que os mistérios da Tua
natureza e das Tuas manifestações nos sejam revelados. Amen.
9 AL-ILAH RAPHA (aramaico): “Deus de
Cura”
Antiga expressão para a intervenção
dos Poderes Divinos de que toda a humanidade necessita para respirar e viver.
Al-ilah Rapha, Senhor preciosíssimo e
exaltado que Cura, examina o meu corpo e a minha natureza física com o Teu
penetrante Poder de Cura. Que Tu nos Cures de todas as doenças e sofrimentos e
tragas uma restauração de Cura em corpo e espírito a quem eu oro neste momento,
especialmente aos que estão num período de transição. Amen.
10 AL-ILAH SABTAI (aramaico): “Deus
de Descanso”
Antiga expressão para o Descanso ou
Sabbath, aquele local de Paz e Contentamento junto a Deus.
Que Al-ilah Sabtai gere a Paz para
libertar toda inteligência senciente neste universo que aparenta se mover para
o caos. Amen.
11 AL-ILAH SHEMAYA (aramaico): “Deus
Ouve”
Antiga expressão que reconhece a
Presença de Deus nas nossas vidas.
Tu és o verdadeiro Senhor que estás
sempre conosco, Al-ilah Shemaya. Manifesta a Tua presença aqui no meio do mundo
físico e da realidade física para que ele seja transmutado na glória de um
planeta espiritual no universo recém-ascendido. Amen.
12 AMMI SHADDAI (hebraico): “Povo do
Todo-Poderoso”
O título dos amados de Deus gravado
no Povo que conhece os Nomes Sagrados assinalados nas escrituras de Isaías e de
outros profetas. Uma expressão para a interação de Deus com o Povo de Luz,
encontrada nos profetas maiores e menores de Israel.
Ó meu amado Ammi Shaddai, que os
poderes de Shaddai despertem a nossa coroa com a Luz e Esplendor para sentirmos
no nosso meio a Presença do Amoroso Que Tudo Pode. Amen.
13 AMUD HA-ESH (hebraico): “Pilar de
Fogo”
Um aspecto do trabalho do Espírito
Santo através da Luz superluminar que conduz o povo pelo deserto, conforme
observa Êxodo 13:21.
Ó Divino, Tu que és chamado pelos
sábios de Amud Ha-Esh, e que és o nosso Pilar de Fogo, que as forças dos
príncipes da terra e os elementos da natureza destrutiva abram caminho para Ti,
que és a grande libertação e inspiração para toda a vida. Amen.
14 ARIK ANPIN (hebraico): “O da
Grande Face, o Macroprosopo”
Título utilizado pelos místicos
judeus medievais para a Face de Deus emanada na criação humana. Usado pelos
místicos e cabalistas judeus em referência à Face de Deus no universo superior.
Face Divina, Arik Anpin, que o
privilégio de ver além do véu desta vida nos lembre a Imagem que tínhamos antes
de virmos a esta vida. Que a Tua Imagem nos guie através de todas as
dificuldades e dramas à medida que a nossa face reflete imensamente a Tua Face
de Luz. Amen.
15 ’ATTIQ YOMIN (aramaico): “Antigo
de Dias”
A expressão encontrada em Daniel
7:9,13,22, em que o aramaico original é preservado para explicar Aquele que se
assenta no Trono do Divino.
Ó ’Attiq Yomin, que aí estás no Trono
Divino, ajuda-nos a compreender as grandes Maravilhas que vês e a trilhar o
caminho que vislumbras para toda a humanidade. Amen.
16 AVINU MALKEINU (hebraico): Louvor
Pessoal expresso como “Ó Pai, Nosso Rei”
Aqui pedimos ao Divino que permita a
vinda das Bênçãos às nossas vidas e permita o ressoar destas Bênçãos nos nossos
corações ao proclamarmos o Reino, o Amor e a Presença do Divino em torno de
nós.
Amado Avinu Malkeinu, transmite o Teu
Reino e supernatureza junto com toda a Tua Sabedoria para o Esplendor da Raça
Humana. Amen.
17 BE-MIDBAR (hebraico): “No Deserto”
O Nome para o ajuntamento do povo de
Deus e das suas famílias de acordo com os números e a divisão divina da ciência
sagrada, que une as famílias da terra com as do céu. O verdadeiro nome para o
livro de Números.
Ó Be-midbar de vida, temos trilhado o
deserto e invocado O Divino e agora pedimos que nos convoques a um plano e
missão de identidade divina e ao sacerdócio superior de todos os que creem.
Amen.
18 BERESHITH BARA (hebraico): “No
início”
A afirmação da identidade de Deus nas
palavras iniciais da Criação, isto é, as primeiras palavras do livro do Gênesis
como uma afirmação da função Divina dentro de toda a Vida.
Como Bereshith Bara, que estas
primeiras palavras da nossa Criação assinalem para as nossas almas a Divindade
contínua da Vida e o privilégio divino de saber que existe uma criação superior
viva por trás desta criação física. Tu és a Mente Universal, Criador e Redentor
da Imagem. Possamos, como Teus filhos e filhas, ver a evidência de Luz de que
provimos da Tua Evolução Superior e não da evolução inferior da ilusão
material. Amen.
19 B’NAI ELOHIM (hebraico): “Os
Filhos de Deus”
Conforme menciona o Livro de Jó, uma
expressão da família Divina nos mundos espirituais superiores (p. ex., Jó 1:6;
2:1; 38:7).
Que os B’nai Elohim nos guiem e nos
abençoem nas criações recém-nascidas como filhos e filhas aspirantes ao caminho
do Reino futuro, a Jerusalém Celestial. Amen.
20 CHOKMAH (hebraico): “Sabedoria”
A co-participante e co-criadora com o
Divino na formação do mundo, personificada nos textos cristãos cópticos como o
feminino Divino. Parte da quadrinidade superior do Divino unida ao Filho Eterno
(ver especialmente Provérbios para referências bíblicas, p. ex., Provérbios 9).
Ó Divina Chokmah, que eu seja abençoado
com a Tua Sabedoria revelada para que a Tua natureza imanente cultive uma nova
mente com os dons de plenitude e autodespertar, e se desdobrem os mistérios
associados ao Teu EU SOU. Amen.
21 EHYEH AHSHER EHYEH (hebraico): “EU
SOU AQUELE EU SOU” ou “Eu Serei o que Eu Serei”
A profunda revelação de um dos Nomes
de D’s no Êxodo. Conforme Moisés revela, é a afirmação mais elevada que os que
creem podem fazer em associação com o Deus vivo (Êxodo 3:14).
Ó Divino Ehyeh Asher Ehyeh, coroa-me
com Binah, o Entendimento, para que eu expresse na minha vida a Tua Santa
Presença e a natureza imanente da Árvore da Vida. Amen.
22.EL (hebraico):
Deus”Um dos mais antigos nomes tribais de
Deus no Oriente Próximo, expresso no agrupamento das ligas tribais. Pode ser
encontrado mais de 250 vezes no Antigo Testamento (p. ex., Genesis 7:1, 28:3,
35:11; Isaías
9:6; Ezequiel 10:5).
Divino El, a Tua grandiosidade é
insondável. A Tua soberania é a soberania de todos os mundos. Com a Tua mão
direita concede-me a Tua Misericórdia. Sê o meu guia e a minha bênção através
da elevação da minha vida. Amen.
23. EL BRIT (hebraico): “A Aliança”
O acordo vivente entre o Divino e
nós, peregrinos planetários do Divino, que temos recordado as suas expressões
nas expressões fonéticas e musicais das tradições sagradas (Josué 3:3).
El Brit, que a Aliança que Tu
proclamaste aos meus antepassados lembre-me da Tua vitória e das Tuas Legiões
nos mundos superiores, para que eu persevere neste vale de lágrimas até que a
vitória me tire do exílio da minha alma. Amen.
24 EL CHAI (hebraico): “Deus Vivo”
O Deus da Criação Viva que tudo
permeia (Josué 3:10).
Ó El Chai, manifesta a Tua presença
viva e a Tua mensagem de Amor para mim, teu servo humilde neste Teu planeta em
meio a miríades de mundos Teus. Amen.
25 EL ELOHE
ISRAEL (hebraico): “Deus, O Deus de Israel”
A afirmação do povo espiritual de Luz
nesta criação local associado ao altar de Jacó em Shecham, sendo que Israel
significa aquele que luta junto com Deus até a Vitória (Genesis 33:20).
Nos abismos dos Teus Amados, ó El
Elohe Israel, que a Tua carta de Amor ao Teu povo, conhecida como a Sagrada
Escritura, seja vista como um Altar Sagrado para todos os povos de Luz que
representam o Teu Israel Espiritual na terra e nos céus. Amen.
26 EL ELYON (hebraico): “O Deus
Altíssimo”
De acordo com alguns estudiosos,
quando Israel foi levado em cativeiro de Jerusalém à Babilônia, os estudiosos
começaram a enfatizar o nome/natureza de El Elyon porque as leis de Yahweh não
podiam ser praticadas na Babilônia (p. ex., Genesis 14:18; Salmo 9:2; 82:6).
Ó El Elyon, que a Tua presença
celebrada na comunhão entre Abraão na terra e Melchizedek nos céus seja
solenizada de novo no meu trabalho em prol do sacerdócio maior entre céu e
terra. Que Tu me ajudes a superar os espíritos de corrupção da terra. Possamos
lembrar que somos filhos e filhas do Deus Altíssimo. Amen.
27 EL GIBBOR (hebraico): “Deus de
Força” ou “Deus Poderoso”
A afirmação de um Deus na aliança
tribal ou de um Deus que se manifesta para os povos fronteiriços nos desertos,
montanhas e selvas do mundo. O Deus que atua através da sinergia fraterna
manifestada nos rigores da vida (Isaías 10:21; Jeremias 32:18).
Ó Poder Divino que chamamos El
Gibbor, que Tu me ajudes na minha fraqueza a entender os mistérios da mais
ínfima partícula de Luz que expressa a plenitude de um bilhão de sóis, e que
aguarda os Filhos e Filhas que serão os novos Adãos e Evas. Amen.
28 EL RACHMAN (árabe): “Deus
Misericordioso” ou “Deus de Compaixão”
A natureza viva do Deus que ama e
perdoa o Seu povo.
Que o Grande Deus de Misericórdia e
Compaixão, El Rachman, estenda dos Mundos de Emanação aos mundos de forma
física o Amor e Propósito Divinos através do Poder e Majestade das cinco
naturezas reveladas de Deus. Amen.
29 EL ROI (hebraico): “Deus de Visão”
O Deus de Onipotência e Visão
Onidirecional através do Olho Divino (p. ex., Genesis 16:13).
Ó El Roi, que a Tua Visão conceda aos
Teus servos em todas as cidades e países o poder para alcançar a verdadeira
irmandade, vendo através da transparência da vida. Sabemos que a Tua natureza
de percepção viva sonda as profundezas da psique e as alturas de todos os
Cosmos. Amen.
30 EL SALI (hebraico): “Deus da Minha
Rocha”
A Força do Divino que nos mantém ao
longo de todos os testes e tribulações (Salmo 42:10).
Que a Divindade eterna, que purifica
e manifesta vida como El Sali torne-se uma fortaleza para toda a criação de
modo que um caminho de pura Luz consiga preparar o caminho para todos os seres
que queiram ascender ao Teu Trono glorioso. Amen.
31 EL SHADDAI (hebraico): “O Senhor
Deus Todo-Poderoso”
O título usado pelo anjo do Senhor
quando apareceu para Abraão, demonstrando a Natureza manifestada de Deus à
medida que Ele se evidenciava a Abraão (Genesis 17:1; Êxodo 6:3; Salmo 68:14).
Divino El Shaddai, Todo-Poderoso, Tu
nos escolheste antes da fundação do mundo para que, com Amor, fôssemos santos e
sem mácula diante d’Ele. Amen.
32 ELI, ELI, (hebraico): “Meu Deus,
Meu Deus”
As últimas palavras na cruz
pronunciadas por Jesus, no seu sacrifício supremo como lição viva de unicidade
com o Corpo de Ressurreição (Marcos 15:34; Salmo 22:1).
Divino Eli, Eli, que o Teu Nome abra
os céus para receber o meu corpo fora da cruz de espaço e tempo. Que o Corpo
Eterno da Filiação Divina seja ativado na minha vida perecível. Amen.
33 ELOHA SHAMAYYIM (hebraico): “O
Deus dos Céus”
Um título próprio para a Liderança
gloriosa sobre os céus e os céus inferiores, e para Aquele que é o Organizador
e Sustentador da Criação (Esdras 5:11).
Que o Eloha Shamayyim nos lembre do
governo espiritual que guarda e rege o comportamento honesto das nossas vidas e
o nosso compromisso espiritual com o caminho superior da vida. Amen.
34 ELOHIM (hebraico): “Os Deuses” ou
“Divindade”
O primeiro título para Deus nos
textos da Torah, no Livro de Gênesis. A majestade plural da Divindade revelada
em Gênesis, mesmo antes de a expressão Yahweh ser usada, mostrando uma
pluralidade de excelência majestosa. Este título aparece mais de 2.500 vezes no
Antigo Testamento e 32 vezes em Genesis 1 (p. ex., Genesis 1:1; Salmo 68:1).
Ó Divino Elohim, com a Tua Mão
Esquerda protege-me e liberta-me como o Criador do qual emerge toda a vida. Que
a Tua Glória seja Louvada para Sempre. Amen.
35 ELOHIM ‘TSEBAYOTH (hebraico):
”Deus como as Legiões ou os Exércitos”
Uma expressão que descreve a Mão
exterior da Divindade no Universo. Um título de excelência usado para a
exteriorização da Hierarquia, usado pelos místicos judeus (Salmo 80:7,14).
Que Elohim Tsebayoth, as Forças
gloriosas das Legiões da Mão Direita, ajudem a proteger e a libertar a minha
vida das forças inferiores que não se encontram na Imagem Divina. Amen.
36 ESH OLAM (hebraico): “A Chama
Eterna”
A chama que queima no Templo de Jerusalém
como sinal da Presença Eterna. Uma expressão da Luz Eterna que queima diante da
celebração do Divino em todos os templos do Universo.
Que Esh Olam esteja sempre diante de
mim para que tudo o que eu toque sinta a chama de Yah e das Legiões. Amen.
37 GEDULAH (hebraico):
“Grandiosidade” ou “Magnitude”
Uma expressão do enorme Poder de Deus
revelado pelos escritores e instrutores místicos, usada em orações e afirmações
que reconhecem a Onisciência Divina (1 Crônicas 29:11).
Que a Presença poderosa, orientadora
e amorosa de Gedulah continue a nutrir, iluminar e fortalecer os nossos
corações e espíritos, sempre. Amen.
38 HA-EL HA GADOL (hebraico): “O
Grande Deus”
O atributo do Eterno Poder Soberano
de Deus observado em todo o Universo.
Ó Ha-El Ha Gadol, desperta em mim a
missão imanente desta vida: amá-Lo, Senhor, com todo o meu coração, força e
mente, e amar os meus semelhantes como a mim mesmo, seguindo o Teu exemplo.
Amen.
39 HA-EL HA’KADOSH (hebraico): “O
Santo Deus”
Uma expressão usada em orações ao
Divino, da forma como os profetas do Antigo e Novo Testamento O exaltavam. A
pronunciação do “Santo” mostra um reconhecimento das Obras Divinas de Retidão
(Isaías 5:16).
Que o Santo Deus seja exaltado diante
de toda inteligência celestial como Ha-El Ha’Kadosh pois Ele se posiciona nos
céus superiores como o Doador dos ensinamentos vivos da Torah Or, a Escritura
de Luz, a todos os mundos, visíveis e invisíveis. Amen.
40 HA EMET (hebraico): “A Verdade”
Um atributo do Divino como
qualificador da Realidade da Vida – do que é real tanto aqui quanto nos céus, e
do que é bom e perdura por toda a eternidade (Salmo 33:4).
Que a Tua Verdade, Ha Emet, nos
lembre do plano superior de criação por trás da forma física da criação. Amen.
41 HA GO’EL (hebraico): “O Redentor”
Um aspecto da Intervenção Divina
através do Deus Provedor. Deus Libertador da Criação nos mundos físicos.
Que o Redentor Supremo, Ha Go’El,
traga Vitória sobre a luta e a agitação da vida em todas as frentes. Que as
radiações se estendam de modo infinito e ilimitado para animar inúmeros mundos.
Amen.
42 HA SHEM (hebraico): “O [Grande]
Nome”
O Nome Divino usado pelos fiéis
ortodoxos para cumprir as palavras de Êxodo 20:7 e para o humano afirmar a
natureza interna do Divino. Ele tem sido utilizado pelos místicos hebreus como
substituto para o Tetragrama.
Que o Ha Shem ajude a curar as
divisões dos povos adâmicos e eles sejam preparados para o trabalho do Cristo
Eterno. Amen.
43 HA TIKVA (hebraico): “A Esperança”
Esta afirmação do Divino gera um
propósito e insight superiores para um comprometimento com o plano da vida.
(Esta expressão é utilizada em todo o livro de Jó, p. ex., Jó 14:19).
Que Ha Tikva, a Esperança do Deus
Amoroso das nações, estenda ao mundo a fartura do trabalho glorioso por
intermédio dos que Te amam e cultivam os dons e insights advindos dos Teus
Nomes Santos. Amen.
44 HAYMANOOTHA (aramaico):
“Fidelidade”
O Nome do Deus Vivo que é fiel ao
Povo de Luz. Na Escritura hebraica, a palavra significa firmeza ou fidelidade.
Usada no Novo Testamento, a palavra assume o significado de fé, credo, crença.
Ela vem do radical aramaico, Amen, que significa firmar.
Deus Amoroso de Fidelidade, que sonda
a minha alma, que a minha alma busque a Ti e que o meu espírito se deleite em
Ti, que me deste lábios para anunciar o Teu louvor. Amen.
45 JESHURUN (hebraico): “O Íntegro”
Um nome poético para Israel, usado pelos
poetas eruditos do antigo Israel (Deuteronômio 32:15; 33:5, 26; Isaías 44:2).
Por retidão, venha ajuda e
fortalecimento a Jeshurun, os amados de Luz, um povo remanescente de glória em
todos os povos, que vence o mundo de confusão histórica e o poder dos sentidos
e propósitos efêmeros. Amen.
46 KETHER KADMON (hebraico): “A Coroa
Primordial”
O atributo da Mente Divina de Deus. A
saudação divina usada pelo povo de Deus para a Fonte de toda a Sabedoria no
experimento da humanidade.
Kether Kadmon, coroa-me com
Sabedoria, Luz e Entendimento, e manifesta a mais alta Honra e Energia Divina
ao meu corpo, como templo do Entendimento. Que eu receba a Força para os
desafios da vida. Amen.
47 KISSEI KAVOD (hebraico): “O Trono
Glorioso”
O Trono representa o governo
espiritual como a verdadeira base para o governo do universo multidimensional,
o local do Deus do Deus dos Deuses (Jr 17:12).
Que o Trono de Deus, o glorioso
Kissei Kavod, revele aos fiéis despertos os inúmeros integrantes da Família
Divina que vive em unidade nos mundos superiores. Que a paciência e
longanimidade do Pai Divino e da Mãe Divina nos guiem no visível e invisível.
Amen.
48 KODOISH, KODOISH, KODOISH ADONAI
’TSEBAYOTH (hebraico): “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus das Legiões”
A saudação divina (associada ao
triplo Kedushah) da Divindade de acordo com As Chaves de Enoch® (Chave 305).
”Santo, Santo, Santo” ou o Sanctus é uma saudação para cumprimentar e discernir
os verdadeiros anjos em relação aos falsos anjos e mestres que não têm o Amor
Divino dentro de si. A pronúncia tradicional é Kodosh ou Kadosh, mas As Chaves
de Enoch® inseriram um “i” no Kodoish como uma vibração adicional (Isaías 6:3
e, em grego, Apocalipse 4:8).
Que a saudação sagrada Kodoish,
Kodoish, Kodoish nos ajude a discernir os poderes do universo e nos conduza ao
recebimento e renovação da plenitude da vida junto ao Deus Vivo em todos os
universos. Amen.
49 MARIAH (aramaico): “Senhor Deus”
Na Peshitta aramaica, esta era a
“expressão” usada para Deus. O termo aramaico para Senhor vem de Mara, que
significa senhor ou mestre. Quando Jesus foi chamado pelo povo de “meu Senhor”,
a palavra aramaica era Mar (Mateus 8:2; 22:44-45). O termo Mariah-Senhor
substituía a palavra hebraica YHWH (Yahweh), referindo-se ao SENHOR Deus
apenas, mas em algumas passagens o Messias é chamado Mariah (como em Mateus
22:45) por ser ele o Senhor mais alto entre os homens. Os estudiosos aramaicos
compreendiam que DEUS é o Senhor do Messias.
Que a ressonância do Nome Sagrado
Mariah nos lembre que “amaremos o Senhor, nosso Deus, com todo o nosso coração,
o nosso ser, a nossa força e a nossa mente”. Ó Mariah, com estas palavras
realiza-se a natureza do Teu trabalho na forma do Messias imanente, e o Teu
trabalho na forma do Filho Eterno na Mão Direita de YHWH se torna uma realidade
para o nosso imitatio Dei. Manifestemos a devoção, a grandeza e a bravura
espirituais necessárias para trabalharmos com a Mão Direita de Deus. Amen.
50 MAYIM HAYIM (hebraico): “As Águas
Vivas”
Um atributo divino da Divindade e uma
metáfora para a Fonte de toda energia e glória criadoras (Cântico de Salomão
4:15).
Que os Mayim Hayim, as Águas vivas,
fluam através de nós, revigorando todas as moléculas e células do nosso corpo
como as Águas Vivas da Vida. Amen.
51 MESHIAH o MSHECHA
(hebraico-aramaico): “Messias”, “o Ungido” ou “o Consagrado”
O termo “Messias” é um título e não
um nome próprio. O Libertador do povo de Deus de acordo com as escrituras,
designado a libertar Israel no plano cósmico de avanço da raça adâmica rumo à
cidadania ativa de participação no Reino do Divino (Êxodo 28:41; Levítico
4:3,5,16; 1 Samuel 2:10,35; 1 Reis 19:16).
Que a visão Messiânica de libertação
me ajude a me tornar ungido ou Crístico para a elevação da consciência do povo
de Luz em todo o mundo até o dia de graduação aos mundos superiores. Amen.
52 ’OSE SHALOM (hebraico): “Criador
da Paz” ou “O Pacificador”
Aquele que, de fato, consegue
transformar a agressão da humanidade em Amor Divino, e ajuda a erguer a
humanidade, sendo esta a razão para o Kaddish dizer estas palavras, concluindo
com a esperança de que o Divino estabeleça a Paz na vida das pessoas e no mundo
inteiro.
Que ’Ose Shalom ajude a selar e
preservar a Paz que ultrapassa todo o entendimento humano para a Missão Divina
da Vida. Amen.
53 ROKEB BA-ARABOT (hebraico): “O
Transeunte sobre as esferas ou passagens superiores”
O Divino deslocando-se sobre as
regiões superiores da criação e pelas dimensões da eternidade (Salmo 68:4).
Que o Rokeb Ba-arabot que transita
pelas nuvens e rege as hiperdimensões de glória manifeste, como O Amado, grande
revelação às nações do mundo e dê aos que buscam conhecer a abertura dos céus o
testemunho do poder de revelação dentro dos Nomes. Amen.
54 RUACH HA KOIDESH (hebraico): “O
Espírito Santo”
O Espírito Infinito de Deus que é
Santo e se expressa como uma parte central do Poder da Trindade para Todo o
Universo. Esta expressão também está associada a Hagios Pneuma em grego (p.
ex., Lucas 11:13; Efésios 1:13; 4:30; Isaías 63:10-11).
Que os maravilhosos poderes do Ruach
Ha Koidesh santifiquem e vivam em nós como o Confortador Divino e o Suplicante
de Fé. Amen.
55 SABAOTH HA MALKA (hebraico)
“Rainha do Sabbath”
O divino como o aspecto feminino da
Divindade. Uma expressão dada à Contraparte Divina do Pai da Criação.
Que a Rainha do Sabbath ative a
natureza do fulgor interno, composta de inúmeras centelhas que levam a forma da
veste nupcial de poderes amorosos ao influxo da Vontade Suprema procedente do
lado feminino do Divino. Amen.
56 SAR SHALOM (hebraico): “O Príncipe
da Paz”
O Libertador designado a libertar
Israel (Isaías 9:6).
Que o Príncipe da Paz, Sar Shalom, o
Salvador, Maravilhoso Conselheiro, Poderoso e Eterno, realize a verdadeira
Libertação e Paz interna e ajude os que lutam para entender o significado do
veículo-diamante neste mundo de forma ilusória. Amen.
57 SHEKINAH (hebraico): “A Presença
Divina”
A Glória Divina manifestada ao povo
santo de YHWH onde quer que A Presença seja sentida.
Ó Shekinah, sejamos abençoados neste
mundo com a Dispensação dos Dons do Espírito Santo. Sejamos regenerados três
vezes: uma vez no corpo, uma vez na mente e uma vez no espírito. Amen.
58 SHEM HAMEFORASH (hebraico): ”O
Nome Divino Inefável”
O Tetragrama que não é pronunciado
para ser mantido Sagrado.
Que o Shem HaMeforash abençoe e reja
a criação humana em todos os mistérios internos da vida, protegendo a futura
evolução do DNA. Amen.
59 SHEMA ISRAEL (hebraico): “Ouve, ó
Israel”
A mais sublime oração de Israel,
encontrada no fundamento de Deuteronômio 6:4.
Ó Shema Yisrael, que o chamado
sagrado para subirmos à Terra Natal nos eleve ao nível mais alto de
entendimento do chamado que nos é feito para a vibração Divina do Eterno e para
a música das esferas que nutre a Paz do universo. Amen.
60 SHEMOTH (hebraico): “Nomes”
Esta expressão é o nome hebraico do
livro de “Êxodo”, que ofereceu o Programa Divino de Libertação. O título se
deve a uma das três palavras na frase inicial do segundo livro da Torah.
Ó Divino Eterno, que o Êxodo Divino
com a Tua Intervenção dos Shemoth nos prepare para o êxodo cósmico deste mundo
rumo aos mundos superiores da Casa de Muitas Moradas. Amen.
61 URIM-THUMMIM (hebraico): “As Luzes
e os Poderes”
Os instrumentos sacramentais do
sacerdócio superior para a comunicação parafísica (Êxodo 28:30; Levítico 8:8;
Deuteronômio 33:8; Esdras 2:63; Neemias 7:65; Urim apenas: Números 27:21; 1
Samuel 28:6).
Que os poderes imanentes dos Urim e
Thummim abram a natureza interna da vida aos grandes poderes do sacerdócio
superior do Universo. Amen.
62 VAY-YIK-RA (hebraico): “O Chamado”
Esta expressão é o nome hebraico para
o livro de “Levítico” ser usado pelo sacerdócio que entende o poder da oração e
a convocação à Santidade, como a primeira palavra do livro.
Que a Lei Divina, na expressão de Vay-Yik-Ra,
nos leve ao caminho de santidade e nos purifique das limitações deste mundo e
das realidades sombrias do cosmo inferior. Amen.
63 YAHWEH (hebraico): “O Nome
Revelado do Divino”
O Nome do Deus Eterno é encontrado
mais de 6.800 vezes no Antigo Testamento e é empregado pela primeira vez em
Genesis 2:4. Nas escrituras, é empregado com o artigo definido “o” pela
primeira vez após Enoch ter andado com Deus.
Ó Eterno Deus Vivo, Yahweh, sem
início nem fim, que Tu estejas sempre comigo na partilha do Teu Nome Revelado
da verdadeira natureza da Parceria Divina. Que o poder e as permutações do Teu
Nome Sagrado guie as nossas vidas como guiaste a diáspora do Teu povo no
Universo nos éons anteriores ao planeta Terra. Amen.
64 YAHWEH ELOHIM (hebraico): “Deus
Criador” ou “Senhor Deus”
Em Gênesis 2:4 esta expressão é
fornecida para juntar a natureza do Divino revelada em Gênesis 1 com a do Deus
Pessoal revelado em Gênesis 2 (p. ex., Juízes 5:3; Isaías 17:6; Salmo 59:5).
Nos Teus Nomes Revelados da
verdadeira Divindade Vivente, Yahweh Elohim, que o Teu Nome glorioso nos
acompanhe de universo em universo e faça de nós verdadeiros filhos e filhas de
Luz. Amen.
65 YAHWEH ROI (hebraico): “O Senhor é
o meu Pastor”
Esta expressão revela o Divino como o
Senhor que cuida de nós por toda a eternidade (Salmo 23:1).
Ó Yahweh Roi, desperta como o
veículo-joia de corpo, mente e espírito no trabalho da Torah Or. Amén.
66 YAHWEH SHALOM (hebraico): “A Paz
de Yahweh”
Esta expressão que reconhece que o
Divino é Paz é percebida na forma da Pomba, usada para elevar a criação (Juízes
6:24).
Ó Deus Amoroso, Yahweh Shalom, dá-nos
a “Paz que ultrapassa todo entendimento humano” e, como o Eterno Sacrossanto,
exalta no nosso coração o Amor que tens por nós. Ó Divino de Paz Eterna, eleva
o nosso coração para podermos ver em meio ao turbilhão das galáxias a Paz
prevalecer através da Lei e da Palavra vindas de Ti, o verdadeiro Deus Vivo de
Paz Eterna e a Celebração da Vida. Amen.
67 YIGDAL ELOHIM CHAI (hebraico):
“Seja Exaltado O Deus Vivo”
O título usado para a oração e o
louvor da natureza superior e ampliada do Deus Vivo existente em todos os
universos.
Em todas as orações e meditações, que
as palavras dos meus lábios exaltem Yidgal Elohim Chai. Seja concedido um
grande discernimento ao exaltarmos o Deus Vivo que se ergue diante de todos os
deuses e senhores da criação como a Essência Divina orientadora anterior a
todos os mundos planetários físicos. Amen.
68 YOD HE VAU HE (hebraico): “O
Tetragrama”
As Letras Sagradas do Nome Divino
como a base do trabalho Divino de As Chaves de Enoch® bem como dos sábios de
todos os séculos.
Que as quatro letras sagradas
Yod-He-Vo-He, o projeto da Vida Divina no Adão físico, esteja sobre as nossas
frontes no frescor e alegria do projeto despertado da supernatureza.
Santificado seja o Teu Santo Nome. Amen.
69 YOSHUA YAHWEH (hebraico): “O
Ungido do Nome de Yahweh”
Esta expressão significa “Bendito
seja Yoshua, o Libertador que vem no Nome do Divino”. É uma confissão do reconhecimento
do Trabalho de União da Redenção entre o Pai e o Filho, a Atribuição
Messiânica.
Divino Filho Eterno, gerado do Pai
como Yoshua Yahweh, que o Teu trabalho abençoado de Graça e Amor seja conhecido
no reino da humanidade. Que o Teu Nome seja exaltado conforme dizemos ao longo
das eras: Bendito seja Yoshua que vem no nome de Yahweh. Amen.
70 YOTZER HA’ADAM (hebraico): “O
Criador de Adam”
O primeiro homem reunido das
formas-pensamento do Divino nos mundos superiores, que emanou no pó deste
mundo. Esta é a segunda de sete bênçãos recitadas no fim da celebração
tradicional do casamento hebraico.
Ó Yotzer Ha-Adam, Divino Criador
Eterno da semente adâmica, que seja sempre lembrada a Imagem da Humanidade em
Adam, e que a imagem e semelhança desta vida vieram dos níveis mais altos da
Tua Mente e da Tua Imagem. Amen.
71 YOTZER MEOROT (hebraico): “O
Criador dos Luminares”
A Mente Divina como Criadora dos
mundos superiores.
Ó Yotzer Meorot, Criador vivo e
exaltado dos Luminares, possamos contemplar a Tua obra na vastidão do Teu
esplendor no turbilhão dos sistemas estelares de glória. Amen.
72 ZEIR ANPIN (hebraico): “O da Face
Pequena, o Microprosopo”
A Face mais próxima de Deus no
universo físico, segundo os místicos judeus.
Face Amada e Radiante revelada aos
santos, que a Tua Face, Zeir Anpin, seja um testemunho da Vida Eterna. Que a
Glória da Tua face nos lembre o grande Amor e a Beleza da Tua natureza sublime
viva dentro da nossa imagem e do nosso destino como a Tua Semente Celestial em
forma humana. Que o encontro da Tua Presença, face a face, venha através do Teu
Nome Santo YHWH. Amen.
Este estudo tem relação com O Livro
do Conhecimento: As Chaves de Enoch® e é apresentado como um estudo ecumênico.
Os termos aqui listados vêm de referências bíblicas e não devem ser confundidos
com outros trabalhos do Dr. J.J. Hurtak nem com os de vários outros autores.
Por não haver somente uma referência ou listagem tradicional, é possível
encontrar uma variedade de 72 Nomes e Expressões Divinas. Portanto, cada lista
é única e deve ser respeitada enquanto trabalho acadêmico.
Postado por Dharmadhannya
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