EU SOU LUZ!
EU SOU Luz, Luz resplandecente,
Luz radiante, Luz intensificada.
Deus consome a minha escuridão
Transmutando-a em Luz.
Hoje EU SOU um foco do Sol Central.
Através de mim corre um rio de
cristal,
Uma fonte vivente de Luz
Que não pode ser corrompida
Por pensamentos e sentimentos
humanos.
EU SOU um posto avançado do Divino.
A escuridão que se serviu de mim é
consumida
Pelo poderoso rio de Luz que EU SOU.
EU SOU, EU SOU, EU SOU Luz.
Eu vivo, eu vivo, eu vivo na Luz.
EU SOU a mais completa dimensão da
Luz.
EU SOU a mais pura intenção da Luz.
EU SOU Luz, Luz, Luz
Inundando o mundo onde quer que eu
vá,
Abençoando, fortalecendo e anunciando
O propósito do reino dos Céus.
Ao visualizardes o resplendor cósmico
do fogo branco em redor do vosso ser, não vos importeis com os erros do
pensamento que possam ter-se infiltrado na consciência ao longo dos anos.
Não
deixeis que a vossa concentração se pouse em nenhuma qualidade ou situação
negativa. Não permitais que a atenção se fixe nas vossas supostas imperfeições.
Pensai antes naquilo que a luz pode fazer por vós.
Reparai que até o vosso
corpo físico pode transformar-se, que os vínculos da saúde podem ser
fortalecidos no corpo, na mente e no espírito! Experimentai este exercício, por
muito simples que possa parecer, e sabei que muitos seres ascensos o praticarão
convosco.
Todas as
minhas vestes estou mudando
Pelo
esplendor do novo dia
Com o Sol
do entendimento
Todo o
meu ser resplandece
EU SOU a
Luz interior e exterior
A Luz do
EU SOU envolve tudo
Inunda-me,
liberta-me, glorifica-me,
Sela-me,
cura-me, purifica-me!
Até que
transfigurado me descreva:
Estou
brilhando como o Filho
Estou
brilhando como o Sol
Eu Sou Luz!
Eu Sou
Mestre Ascenso Kuthumi
Olhe firme para esta luz depois,
fechando os olhos, tente senti-la dentro de você, entre as sobrancelhas.
Deste ponto, deixe-a crescer
no rumo do lótus do seu coração, iluminando o trajeto que fizer.
Quando ela entrar no coração,
no ponto central do peito, visualize as pétalas do botão de lótus, uma a uma,
se abrindo, e que cada pensamento, sentimento, emoção e impulso está se banhando
na Luz que remove as trevas.
Imagine que a Luz se faz mais ampla, maior e mais refulgente.
Penetra os membros e, assim,
eles já não podem se ocupar com atividades sombrias, perversas, suspeitas.
Tornaram-se agora
instrumentos da Luz, isto é, do Amor, e você está consciente disso.
A luz enche a língua.
Falsidade, calúnia,
jactância, maledicência desaparecem.
Chega aos ouvidos.
Todos os desejos maus que os
infestam e infectam são destruídos pela radiosa Luz da Sabedoria e da Virtude.
Os ouvidos estão isentos de
puerilidade e de veneno.
Que sua cabeça fique
carregada de Luz.
Todos os pensamentos viciados
e perversos desaparecem, por serem comensais das trevas. Imagine que a Luz em
você cada vez mais se intensifica; e isso, real e exatamente acontecerá.
Deixe-a expandir-se em sua
volta, envolvendo-o em Sua refulgência de Amor: deixe-as alargar-se a partir de
você em esferas cada vez mais amplas, alcançando e envolvendo seus parentes
mais próximos, seus entes amados, seus amigos, seus companheiros, e também
estranhos, inimigos e rivais – os homens todos do mundo, todos os seres da
criação inteira.
Faça isto sem falhar, todos
os dias, tanto quanto desfrute a meditação; faça-o de forma profunda e
sistemática.
Hora certamente virá em que
você não mais curtirá pensamentos sombrios e maus, não mais nutrirá planos
negros e sinistros nem mais terá apetites por alimentos e bebidas intoxicantes,
não mais manipulará coisas feias e inferiores, não mais padecerá tendência à
infâmia e injúria, nem formulará maus desígnios.
Você estará então no Reino
Divino, e gozará a Paz que transcende o alcance das palavras.
Permaneça nessa emoção,
testemunhando a Luz, sendo Luz por toda parte e para todos.
Se estiver acostumado a
adorar Deus em uma das suas Formas, visualize-A nesta Luz.
Deus é Luz; Luz é Deus.
Quando Luz encontra Luz, tudo
é Luz.
Fronteiras não existem entre
a sua Luz e a Luz d’Ele.
Elas se completam.
Elas se fundem.
”QUEM SOU EU?
KO-HAM EU SOU DEUS... SO-HAM
“Um trabalho especial de concentração não
implica ser parte da meditação.
A concentração já está em
vigor onde quer que a mente, a inteligência e os sentidos sejam usados.
Sem ela, você não poderia
sequer andar.
Não necessita prática
especial.
Está abaixo dos sentidos.
A meditação está acima dos
sentidos.
Entre a concentração e a
meditação, como uma separação entre as duas, está a contemplação.
Da concentração para a
contemplação e então, depois, meditação.
Enquanto o indivíduo pensa,
'Eu estou meditando', isso é a mente, e não é meditação. Se o indivíduo sabe
que está meditando, ele não está meditando.”
“A meditação, como descrita
por Swami, é a estrada real, o caminho fácil.
Por que se preocupar com outras
práticas?
Para que a meditação seja
efetiva, deve haver uma prática constante, sem pressa e sem preocupação.
Com a prática constante, a
pessoa se torna calma e o estado de meditação acontece naturalmente.
Pensar de outra maneira é
debilidade.
O sucesso é garantido.
Invoque a Deus, Ele oajudará.
Ele responderá e Ele próprio
será o seu Guru.
ele o guiará.
Ele estará sempre ao seu
lado.
Pense Deus, veja Deus, ouça
Deus, coma Deus, beba Deus, ame Deus.
Esse é o caminho fácil, a estrada
real para sua Meta de romper a ignorância e alcançar a Realização de sua
natureza verdadeira, que é una com Deus.”
“Sentar-se ereto é
importante.
Entre a nona e a
décima-segunda vértebra reside a força vital.
Se a espinha dorsal é ferida
nessa altura, a paralisia ocorre.
Se o corpo estiver em posição
ereta, como se ele estivesse fixado a um poste reto, a força vital poderá se
elevar através do corpo ereto e dar uma intensa concentração à mente.
além do mais, assim como um para-raios
atado ao telhado de um prédio atrai o raio, de modo semelhante um corpo ereto
transforma-se num condutor, por assim dizer, para que o poder divino entre no
templo do seu corpo e lhe dê forças para empreender sua tarefa e alcançar sua
meta.
Um outro exemplo: o poder
divino está sempre aqui, como os sinais de rádio.
Mas, para ouvir a música no
rádio, deve-se ter uma antena.
Além disso, se o sintonizador
não estiver adequadamente ajustado, haverá algum som, mas nenhuma música.
De maneira semelhante, o
poder divino, que está sempre presente, poderá fluir para dentro de você sea
meditação for correta e se o corpo estiver ereto.”
“Não é prático tentar se
concentrar naquilo que não tem forma.
Concentrar-se no Jyoti (luz -
chamada vela) é uma ilustração.
O objeto de concentração pode
ser o som, a forma, o Jyoti, etc.
Precisa ser algo concreto.
Não é fácil fixar a mente no
abstrato.
Por que uma luz?
Se vocês pegarem uma porção de
areia muitas vezes seguidas, a areia, da qual essa porção é retirada, se
esgotará com o tempo.
Se cada um tirar água de um
tanque, o tanque secará.
Mas milhares de pessoas podem
tomar a chama de uma vela para acender suas velas, e a chama em nada diminuirá.
Recorde-se também de que
meditar cedo, pela manhã, é melhor.
A mente está quieta e não há
a pressão das responsabilidades.
Para a prática de meditação a
hora é importante, e a mais indicada é chamada Brahma muhurtha.
Você terá de escolher a Forma
que lhe aprouver para sobre ela meditar durante o período chamado Brahma
muhurtha, que vai das 3:00 às 6:00.
Você terá de meditar sempre à
mesma hora todos os dias.”
“A primeira prática
espiritual que se deve adotar é o cultivo do silêncio interior, para acabar com
o diálogo ininterrupto com a mente.
Deixe a mente descansar
durante algum tempo.
Não projete nela detalhes
irrelevantes, ou a polua com emanações de inveja e avareza.
Cada idéia que acolhemos,
tanto boa quanto ruim, fica impressa na mente.
Um elemento de fraqueza e inconstância
é, assim, introduzido na mente.
Mantenha a mente calma e
limpa.
Não a agite, todo momento,
por meio de seu diálogo incessante”
“Nunca use palavras
desagradáveis contra os outros.
Tais palavras nunca deveriam
macular sua língua.
Lembre-se de que há Deus
dentro do seu coração, assim como nos corações de todos ao seu redor.
Ele vê e ouve tudo. Quando
você usa palavras rudes, cruéis, iradas e desagradáveis contra os outros, o
Deus em você e na outra pessoa é machucado.
A língua é uma ferramenta que
pode prejudicar você e também os outros.
Então, seja muito cuidadoso;
use-a somente para seu bem e para o bem dosoutros.
O melhor meio de usá-la é
falando palavras bondosas, repetindo o Nome de Deus e cantando Sua Glória”
“Vocês não devem nunca se
deixar emaranhar na rede desse mundo e de seus problemas. Tentem
escapar para o ar mais puro
do espírito sempre que puderem, levando o nome do Senhor em sua língua.
Das 24 horas do dia, tirem 6
para as suas necessidades individuais, 6 para o serviço aos outros, 6 para o
sono e 6 para repousar na Presença do Senhor.
Essas seis horas dotarão
vocês com a força do aço.
Aqueles que desejam fixar-se
na Divindade devem buscar a solidão, praticar a meditação (Dhyana) e a
repetição do nome de Deus (Japa) em horários específicos, adquirir capacidade
de foco através dessas práticas e sempre engajar-se em ações pela prosperidade
de todos os seres.
Essas práticas devem ser
sempre empregadas na realização do trabalho sem preocupação por seus frutos”
“O elemento mais importante
na existência humana é o pensamento firme.
Assim como são os
pensamentos, é a fala.
Assim como é a fala, são as
ações.
A harmonia desses três levará
à experiência da Divindade.
As palavras saem do coração.
Elas devem estar cheias de
compaixão.
O coração é a morada da
compaixão e a fonte do amor.
Assim, tudo aquilo que emana
do coração deve estar repleto de amor.
Esse amor deve expressar-se
na fala.
O fluxo de amor na fala deve encontrar
expressão concreta na ação.
A retidão reside no seu
coração.
Está na sua conduta, nos seus
pensamentos, nas suas palavras e ações.
Quando os impulsos nascidos
do coração são expressos em palavras, isso é Verdade.
Colocar em prática tais
palavras que brotam da pureza é retidão. Amor em ação é retidão.
Amor na fala é verdade.
Amor em pensamento é paz.
Amor emcompreensão é
não-violência.
Percebam que Deus está em
todos e pratiquem a não-violência”
“Seja grato ao Senhor que lhe
deu o Tempo, assim como a ação para preenchê-lo.
Ele lhe deu oalimento, assim
como a fome para saboreá-lo.
Mas isso não o autoriza a se
envolver em ação sem terdiscernimento.
Quando constrói uma casa,
você instala uma porta na frente, para deixar todos quesão bem-vindos entrar e
manter do lado de fora aqueles que não são.
Você não mantém as portas
abertas para todos entrarem como e quando quiserem. Igualmente, examine os
impulsos e os motivosque entram em sua mente; mantenha de fora o degradante, o
humilhante, o pernicioso.
Vocês devemsempre lembrar-se
de dois grandes princípios - trabalho e adoração - e segui-los em cada minuto
desuas vidas.
Em qualquer tarefa que
assumam, dêem o melhor de si.
Façam seu dever da
melhorforma e para a mais alta satisfação de todos os envolvidos”
“O mundo inteiro sofre hoje
de desordem e violência porque as pessoas perderam a fé no Ser Interior
(Atma-Vishvasa).
Elas promovem o apego ao
corpo e ignoram o Espírito.
Isso está errado. Considerem
o que quer que façam como um trabalhode Deus.
Isso pode ser aplicado a todo
ato corriqueiro da vida diária, seja varrero chão, cozinhar ou cortar vegetais.
Cada uma dessas ações pode
sertransformada em um exercício espiritual pelo espírito no qual a ealizam.
Instalem o Divino em seus
corações e cumpram seus deveres com devoção ededicação”
Om Sai Ram !!!
Meditação à luz Divina...
Ensinamentos de Sai Baba
Você combina a meditação no
Deus-com-Forma com a meditação da Luz, ou Deus-sem-forma.
“Se você estiver adorando Deus em
qualquer Forma, tente visualizar a Forma em uma Luz todo-penetrante. Pois Luz é
Deus e Deus é Luz”.
Após concentrar-se por tempo na forma
amada no centro da luz tremulante, você pode deixar a Forma fundir-se na Luz,
enquanto lembra que Deus não está confinado a uma forma, e é realmente melhor
representado por uma luz clara e pura.
Embora a forma desapareça, a luz será
ela própria tingida com a Excelência Divina que era sentida na Forma: Amor,
Alegria, Poder, Verdade e Paz. A Luz Divina não é impessoal.
Se os iniciantes acharem que a meditação no Nome e na Forma não combina com eles, existe um outro tipo que pode ser usado. Sai Baba a chamava de “a forma efetiva e universal” de meditação.
Após assumir a postura correta e relaxar o corpo, olhe firmemente para a chama de uma lamparina ou de uma vela à sua frente.
A chama deve estar bastante calma. Compreenda-a como o símbolo da Luz Divina que brilha infinitamente. É a glória dourada de Deus que se irradia através de todos os átomos da criação.
Ela é, portanto, um objetivo muito apropriado para meditação. Para começar, olhe por tanto tempo quanto puder, ou por tanto tempo quanto quiser, para a brilhante chama, concentrando-se em sua forma e seus profundos significados simbólicos.
Depois, suavemente, feche os olhos e visualize a chama dentro de você, entre as sobrancelhas.
Então, “deixe a Luz ir até o lótus de seu coração, iluminando o caminho. Quando ela penetrar nele, imagine as pétalas do coração se abrindo uma a uma, banhando cada pensamento, sentimento ou emoção na Luz, e assim removendo toda a escuridão deles”.
Agora, imagine essa Luz pura indo para todas as partes de seu corpo. No início isto será simplesmente um exercício de imaginação, mas com o tempo você verá a Luz real penetrando em cada célula de seu corpo, em cada esquina de sua mente. A Luz irá purificar e harmonizar todo o seu ser.
Mas não guarde a Luz para você. “Deixe-a expandir-se em círculos que se ampliam continuamente, envolvendo seus amados, amigos e companheiros, e também, seus inimigos e rivais, na verdade, todos os homens e mulheres onde quer que estejam, todos os seres vivos, o mundo inteiro”. Assim, você se tornará uno com a Luz Divina que tudo envolve.
Qualquer que seja o tipo de meditação
usado, quando terminá-lo não levante subitamente. Você estava em um estado
alterado de consciência, e é melhor retornar vagarosa, gradual e
descansadamente. Então, abra suas pálpebras, levante lentamente e volte às suas
tarefas normais.
Durante os seus afazeres, traga à
memória, de tempos em tempos, a alegria e a nova consciência experimentada
através da meditação. Esta alegria e consciência devem mudar sua atitude para
com as pessoas e situações.
“Meditação sem compaixão é uma negação da religião.
Espiritualidade sem amor é um exercício de futilidade. Seus pensamentos,
palavras e obras devem ser inspirados por puro e desinteressado amor”.
Em outras palavras, a meditação não é
algo para ser executado durante meia hora mais ou menos e depois esquecida. Ela
é algo que deveria impregnar sua vida diária, trazendo um constante senso de
unidade e de amor por toda a vida e governando suas ações de acordo com isso.
Embora você não possa passar todo o seu tempo na jornada interior, deixe que a
vida interior ilumine e dirija a vida exterior.
Aliás, Sai Baba frequentemente
ressaltava que esta técnica que chamamos de meditação não é a mesma usada para
a concentração. É importante lembrar isso qualquer que seja a técnica
escolhida.
Concentração é o exercício preliminar à meditação. Contudo, quando
você entra na meditação em si, você fica em um estado de consciência relaxado,
mas alerta. Alguns adequadamente compararam isso com o sentar em um quarto
silencioso sozinho.
Você não está esperando que nada aconteça, mas você está
alerta caso aconteça algo. Se alguém entrar no quarto imaginado poderá ser
através de qualquer uma das várias portas. Portanto, você não se concentra em
nenhuma entrada; você simplesmente espera em total quietude.
Quando, durante esta quietude mental,
você se esquece de que está meditando, é então quando você realmente começa a
meditar. Ter expectativas, tentar causar algum resultado, frustrará o
resultado. As experiências elevadas, supra-sensuais ou espirituais são sempre
algo “dado”. Podemos apenas nos preparar para recebê-las.
Com o tempo e a prática, a meditação
irá se fundir em samadhi, que é sua culminância e meta. “Samadhi é o oceano
para o qual toda sadhana (práticas espirituais) corre. Qualquer traço de Nome
ou Forma desaparece neste oceano... Existe apenas o Ser, nada além, isto é
samadhi. Se houver algo a mais, então não é samadhi”.
A totalidade da vida do buscador deve
ser empregada em uma campanha de aproximação a Deus.
Nesta campanha, um período
regular de meditação, usando técnicas testadas para derrubar as barreiras entre
nós e Ele, é uma grande ajuda. Sessões de meditação não são algo separado, e
sim pontos altos da vida espiritual.
Diferentes grupos religiosos,
filosóficos e espirituais transmitem diferentes técnicas de meditação, e o
próprio Sai Baba ensinou outros métodos para estudantes mais avançados. Mas
eles são todos construídos com base nos mesmos princípios básicos de Raja Yoga
para alcançar samadhi.
Todos eles impõem postura correta, controle do corpo,
dos sentidos, da mente e firme concentração da atenção, levando aos estados de
além-pensamento da meditação e samadhi.
O método de meditação de Sai Baba é
devocional, elevando o coração e a consciência através da inspiração do amor.
Suas técnicas são, portanto, muito adequadas para todos os que estão no caminho
de bhakti, e particularmente para aqueles que estão no Caminho Sai, que coloca
bhakti, ou devoção, em primeiro lugar.
Não são apenas todos os métodos de
meditação que são iguais em propósito e em princípios básicos; o mesmo pode ser
dito de todas as religiões. Religião, pela derivação de seu nome (re, volta e
legare, ligar), visa tornar a ligar o homem a Deus.
Quaisquer que sejam suas
práticas externas, rituais e credos, o propósito interior de toda religião,
como sua filha a meditação, é nos levar de volta a Deus e nos unir novamente
com a Fonte Divina.
Sai Baba constantemente ensinava esta
grande unidade interior de todas as religiões. “Existe apenas uma religião”,
dizia ele, “a religião do coração, a religião do Amor”. Ele diz que Deus é como
o ourives comprando imagens religiosas e estatuetas.
Qualquer que seja a
figura, Krishna, Cristo, Shiva, Buda, ou outro, o ourives paga apenas pelo
preço do ouro em cada uma. O ourives não liga nem um pouco para as figuras
religiosas em si.
Do mesmo modo, “Deus pesa o que está em nossos corações, não
importa se seguimos esta ou aquela Forma, este ou aquele professor, esta ou
aquela fé. É a qualidade de nossos corações que importa”.
A jornada exterior da vida, guiadas
pelas lâmpadas Sai do amor, verdade, dever e paz, encontra ajuda e inspiração
em regulares expedições ao longo de uma jornada interior, feita através da
oração e da meditação.
Tanto a meditação quanto a oração são tentativas de
comungar diretamente com Deus, ou com nosso Ser mais elevado, como quer que
prefiramos considerá-lo. A oração sendo verbal, é mais fácil.
E quando sincera,
eleva a consciência acima do ego mundano, e é efetiva. A meditação
transcendendo os obstáculos da mente, nos aproxima do Ser Divino, transformando
nosso caráter e nossa vida. Tanto a oração quanto a meditação devem ser
praticadas regularmente.
Não podemos
conhecer Deus sem antes conhecer a nós mesmos. Portanto, devemos cavar bem
fundo até nosso próprio centro a fim de alcançar o centro de Deus em Sua
grandeza, que é o objetivo da meditação.
Devemos cavar através da consciência
do ego, através do amontoado de sujeira e desejos egoístas, através das vielas
da mente. Isto parece uma grande operação, e, na verdade, o é!
Mas não é
impossível, pois existe um conhecimento testado e experimentado com relação a isto.
Tudo que precisamos é de vontade, paciência, determinação para dar uma justa
chance a nós mesmos.
“Inicialmente, guarde alguns minutos
para ela todos os dias, e depois vá estendendo o tempo na medida em que sentir
a bênção que estiver recebendo”.
A postura para meditação deve ser
confortável, estável e relaxada enquanto sentado em posição vertical, ou sobre
uma esteira ou uma cadeira de encosto reto. Se você ficar de pé, você ficará
cansado muito rápido; se deitar, provavelmente irá dormir.
Mesmo assim, algumas
pessoas meditam com sucesso de pé ou deitadas de bruços. Mas nenhuma das duas
posições é aconselhada como uma regra geral.
Após ter se certificado primeiro de
que o corpo está completamente relaxado em uma postura ereta, o próximo passo é
retirar a atenção do campo dos sentidos, que geralmente mantém os pensamentos
saltando de um lado para o outro como macacos em uma árvore.
Fechando as
pálpebras suavemente, você pode lidar com o sentido da visão. Mas alguns dos
outros sentidos não são tão fáceis de serem bloqueados, como o próprio olho da
mente, com seu contínuo curso de imagens.
Uma boa maneira de superar as
distrações dos sentidos e da mente é recitar interiormente uma mantra (ou
verso) sobre a glória de Deus. Ao concentrar-se inteiramente nisto (e em seu
significado), nas profundezas da mente, você eleva sua consciência a um nível
muito mais alto, e as distrações mundanas desaparecem.
Ao invés do mantra, um nome de Deus
pode ser utilizado. Esta prática é chamada japam. Ao repetir o Nome, qualquer
nome querido ao coração, desenhe diante do olho da mente a forma que ele
representa.
“Quando sua mente se afastar da figura leve-a ao Nome. Deixe-a
ficar nesta ou naquela doçura. Caminhando desta forma, ela pode ser facilmente
domesticada.
A figura imaginária que você desenhou será transformada em uma
Figura Emocional querida ao coração e será fixada na memória.
Gradualmente ela
se tornará uma visão verdadeira, visto que o Senhor assume a Forma a fim de
atender seu desejo. Esta é a melhor forma de dhyana (meditação) para
iniciantes”.
Sai Baba acrescentou, que caso não
consiga se concentrar muito tempo de início, não se desencoraje. Para ele, era
como aprender a andar de bicicleta. No começo encontramos grandes dificuldades
em manter nosso equilíbrio, mas depois de praticar podemos vencer essas
dificuldades facilmente, mesmo através de ruas de tráfego intenso.
Então, da
mesma forma, a prática irá possibilitar que possamos manter a concentração
necessária para a meditação nas situações mais difíceis. E por longos períodos.
Portanto, o segredo é manter uma prática regular.
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