Bálsamo • Usos e benefícios
O uso externo é eficaz para o tratamento de:
- Aftas: sozinho ou com óleo de oliva, o bálsamo deve ser aplicado várias vezes ao dia.
- Alergias: deixar o local umedecido
- com o bálsamo da vida.
- Amigdalite e dores de garganta: unido ao óleo de oliva e argila, deve ser aplicado na garganta.
- Assaduras: umedecer o local da assadura com bálsamo da vida e óleo de oliva.
- Arranhões: aplicar constantemente o bálsamo para manter umedecido.
- Calos: umedecer com bálsamo da vida e óleo de oliva.
- Dor de cabeça: com algodão, aplicar e manter a testa umedecida com o bálsamo.
- Dor de dente: aplicar com um algodão o bálsamo com óleo de oliva e massagear o local.
- Feridas: umedecer sempre que possível com bálsamo da vida.
- Frieiras: aplicar bálsamo com óleo de oliva.
- Picadas de insetos: umedecer sempre que possível o local da picada.
- Pancadas: fazer compressas de bálsamo com sal grosso.
O uso interno é aplicável nas seguintes situações:
- Amigdalite, anemia, asma, bronquite depressão, cólicas menstruais, diarréias, dor de cabeça, miomas e infecção urinária: 30 gotas, três vezes ao dia.
- Diabetes: 10 gotas, três vezes ao dia, junto com infusão de nogueira, alcachofra, dente de leão, zedoária ou insulina vegetal.
- Digestão lenta: 10 gotas, beber meia hora antes e meia hora depois das refeições.
- Gastrite: 10 gotas, três vezes ao dia. Tomar com infusão de erva Macaé, espinheira santa, zedoária ou guaçatonga.
- Gengivite: 10 gotas, três vezes ao dia, bochechando antes de engolir.
- Vômitos: 10 gotas, quando houver o sintoma.
Escrito por Natália Petrin
https://www.beneficiosdasplantas.com.br
Benefícios do bálsamo são cientificamente comprovados
Saúde da pele
O óleo que é extraído a partir do caule do bálsamo possui efeito hidratante, auxilia a nutrir e reparar a pele e contribui em relação à regeneração da pele, renovação celular, eliminação de manchas e suavização de linhas de expressão.
No entanto, antes de utilizar o Sedum dendroideum para esses benefícios, recomendamos que você converse com o seu dermatologista.
https://www.mundoboaforma.com.br
https://www.ecycle.com.br/6365-balsamo
O bálsamo, cientificamente chamado de Sedum dendroideum, é uma planta suculenta muito conhecida por suas propriedades medicinais e por seu uso como planta ornamental.
Trata dores e inflamações
De acordo com um estudo publicado pela revista Elsevier, os glicosídeos de kaempferol presentes no bálsamo podem ser os responsáveis pelo uso medicinal da planta. O estudo testou os efeitos da substância em ratos e concluiu que o bálsamopossui propriedades contra dores e inflamações.
Tem potencial antidiabético
Um estudo publicado pela International Union of Biochemistry and Molecular Biologyavaliou o potencial antidiabético de um extrato de folhas de bálsamo em ratos.
A conclusão do estudo mostrou que um tipo de flavonóide presente no bálsamoreduziu a glicemia em camundongos diabéticos (depois de duas horas após o consumo) em 52, 53 e 61%. Isso porque a substância foi capaz de estimular a utilização de glicose pelo fígado. O que significa que o extrato de bálsamo tem potencial antidiabético.
Trata distúrbios gástricos
O suco fresco das folhas de bálsamo tem sido muito utilizado na medicina tradicional brasileira para o tratamento de distúrbios gástricos e inflamatórios. Um estudo publicado pela revista
Elsevier avaliou as propriedades contra dores e anti-inflamatórias do bálsamo e concluiu que quatro glicosídeos de kaempferol reduziram dores e inflamações. O que indica que o bálsamo pode ajudar a aliviar as dores gástricas.
Como usar o bálsamo
O uso do bálsamo depende do tipo de tratamento desejado, podendo ser utilizado externa ou internamente. Para uso externo, o bálsamo pode ser macerado e, para uso interno, ingerido.
Para uso externo, macere folhas de bálsamo até sumirem, formando um aspecto pastoso. Aplique sobre a área afetada.
O bálsamo também pode ser ingerido cru, como salada ou como chá. Para aproveitar melhor seus benefícios, é recomendado ingerir o bálsamo na forma crua e pela manhã, como primeiro alimento.
Para fazer o chá de bálsamo, faça a infusão de seis folhas em água fervente (com o fogo já desligado) durante 15 minutos.
Contra indicações
O bálsamo não possui nenhuma contraindicação apontada pelos nutricionistas e estudiosos, já que se trata de uma opção de remédio natural.
Mas é melhor não consumir mais de 10 folhas por dia, já que o excesso pode causar desconforto intestinal ou até diarreia. (Além disso, vale lembrar que o consumo exagerado de qualquer coisa, ainda que natural, pode causar reações adversas)
Além disso, antes de usar a planta como aliada para tratar qualquer condição de saúde, o ideal é consultar sua médica ou médico de confiança. O uso do bálsamo não substitui o tratamento clínico indicado, podendo servir apenas como complemento.
No caso de pessoas que usam qualquer tipo de medicamento, também é importante conversar com o profissional que acompanha seu quadro para se certificar de que não existem riscos de interação entre a planta e os remédios que você toma.
• www.greenme.com
• Indicações e benefícios do Bálsamo
• Diversos são os benefícios do bálsamo. Entre os resultados mais comuns observados após o consumo regular desta planta, podemos citar o tratamento de machucados, feridas derivadas da gangrena, úlcera, diabetes, epilepsia, queimaduras, bronquite, frieiras e etc. As formas de ingestão ou aplicação serão vistas adiante com mais detalhes.
• Como usar o bálsamo
• Pomada de bálsamo
• Para aproveitar os benefícios externos do bálsamo, será necessário o preparo de uma pomada e/ou creme.
• Para preparar a pomada ou creme de bálsamo, pegamos algumas folhas (cerca de 3-4) e as colocamos em um pequeno recipiente, sendo o mais ideal um pilão bem limpo. Em seguida, utilizamos o macerador ou apetrecho do pilão para pressionar as folhas com força razoável. Faz-se isso até que as folhas comecem a tomar aspecto pastoso e não vejamos mais folhas inteiras.
• Com a pomada de bálsamo pronta, poderemos tirar proveito de seus benefícios externos. Basta aplicarmos certa quantidade da pomada de bálsamo sobre a área desejada.
Esta pomada, retomando, poderá ser utilizada para aliviar queimaduras, feridas (oriundas da gangrena), pequenos machucados e até mesmo frieiras. Recomenda-se aplicar a pomada uma vez ao dia, após o banho noturno e antes de se deitar.
Salada de bálsamo ou chá de bálsamo
• Para que o bálsamo possa trazer benefícios internos ao nosso organismo, devemos obrigatoriamente consumi-lo como alimento ou líquido.
Utilizá-lo como salada é muito simples, sendo necessário apenas algumas folhas bem limpas junto ao resto da refeição. O mais recomendado é que seja ingerido sozinho, durante a manhã na quebra de jejum, ou seja, como primeiro alimento. É recomendada também uma segunda ingestão cerca de uma hora antes de se deitar.
• O chá de bálsamo também é muito simples de fazer, bastando apenas a infusão de 3-4 folhas em água fervente por cerca de 5 minutos, e depois mais 5 minutos com o fogo desligado. Deve ser tomado ao menos duas vezes ao dia.
• Tanto a salada quanto o chá serão muito eficientes e trarão fantásticos benefícios no tratamento de úlceras, problemas dos aparelhos respiratório e urinário, diabetes, bronquites e até mesmo epilepsia.
• Note que embora tais resultados sejam cientificamente observados, não se deixa de ser necessário consultar um médico ou nutricionista sob nenhuma hipótese antes da ingestão desta planta.
Este deve ser ingerido cru em forma de suco ou chá (que pode ser sonsumido com as folhas frescas ou secas). Além disso, ele também pode ser usado externamente em forma de emplastro, ou o óleo (tirado de forma direta do talo da planta)
.A maior parte dos estudiosos profissionais mencionam que a melhor forma de consumir o bálsamo, é cru, basta separar as folhas, lavar muito bem e comê-las. Porém, se você preferir usá-lo de outros jeitos, pode usar como referência, as recomendações abaixo:
• Curiosidades do bálsamo
• Por se tratar de uma planta milenar, o bálsamo também é citado várias vezes na Bíblia, o livro sagrado dos cristãos. Como exemplo, no livro de Jeremias o profeta teria perguntado com tristeza se não havia nenhum bálsamo de Gileade naquele momento, fazendo menção às suas propriedades curativas.
O bálsamo se desenvolve bem em solos arenosos, enriquecidos com húmus e que recebam sol pleno ou meia sombra. Ele demanda regas semanais durante o verão e a primavera, e mensais durante o outono e o inverno.
Por ser uma suculenta, o bálsamo é sensível ao encharcamento e muito resistente à seca, tolerando também geadas. O bálsamo pode ser plantando por estaquia dos ramos e folhas e por brotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário