segunda-feira, 10 de junho de 2019

Como lidar com a enxaqueca - dor de cabeça


Resultado de imagem para migraines

Como lidar com a enxaqueca - dor de cabeça

Se você está tendo dores de cabeça regulares ou outros sintomas suspeitos de serem enxaqueca, é importante consultar um médico e obter um diagnóstico adequado.1 O neurologista é o médico especializado em tratar distúrbios e doenças do cérebro, medula espinhal, nervos e músculos, incluindo a enxaqueca.

De acordo com a Sociedade Internacional de Dores de Cabeça, podem ser utilizados alguns critérios para o diagnóstico da enxaqueca sem aura ou com aura.

 Outros exames para o diagnóstico da enxaqueca
Outros exames podem ou não ser realizados para excluir outras causas para as crises de dor de cabeça, como:2,3

Ressonância magnética
Tomografia computadorizada
Exame de sangue e urina
Raio x sinusal
Eletroencefalograma
Exame óptico
Punção lombar

Quando você for consultar um médico para falar sobre suas dores de cabeça, você deve dar informações bastante detalhadas sobre seus ataques. Portanto, manter um diário sobre as crises de enxaqueca pode ser muito útil para ajudar a ter um diagnóstico adequado, e consequentemente um melhor tratamento.2
  

O diagnóstico adequado pode excluir a presença de uma doença mais grave e ajudá-lo a ter um melhor tratamento. Caso você seja diagnosticado com enxaqueca, o tratamento poderá ajudar a prevenir a ocorrência de alguns ataques e controlar os sintomas com mais eficácia.1

Passo a passo do diagnóstico da enxaqueca
O diagnóstico da enxaqueca é considerado um diagnóstico de exclusão. Isso significa que, para diagnosticar a enxaqueca, outras possíveis causas dos sintomas devem ser descartadas ou excluídas.2

Geralmente, o seu clínico geral pode fazer o diagnóstico, e você também pode consultar um médico especializado no tratamento de dores de cabeça (neurologista).
 O médico irá realizar o diagnóstico com base no seu histórico médico, sintomas e um exame físico e neurológico.

3 Ele procurará saber sobre as características das dores de cabeça (por exemplo, com que frequência elas acontecem, quão severa é a dor, quais sintomas acompanham), qual o efeito que as dores de cabeça têm nas suas atividades cotidianas e se existe história de dores de cabeça na família.1,2

Como lidar com enxaquecas no trabalho

A enxaqueca é a última coisa que você precisa no meio de um dia atarefado no trabalho. Uma vez que a dor aguda se instala, pode ser insuportável, especialmente quando é intensificada por estresse, fadiga, luzes brilhantes e ruídos altos que são comuns no escritório.

É muitas vezes acompanhada de náuseas, vômitos e extrema sensibilidade à luz e ao som. Ataques de enxaqueca podem durar horas a dias, e a dor pode ser tão grave que interfere com suas atividades diárias.

Uma enxaqueca pode causar dor intensa latejante ou uma sensação de pulsação, geralmente em um lado da cabeça.

Para algumas pessoas, um sintoma de aviso conhecido como aura ocorre antes ou com a dor de cabeça. Uma aura pode incluir distúrbios visuais, como flashes de luz ou pontos cegos, ou outros distúrbios, como formigamento em um lado do rosto ou em um braço ou perna e dificuldade para falar.

Durante uma enxaqueca, os nervos hiperativos são ativados e enviam sinais de dor ao cérebro.

Não está claro por que esses nervos são ativados, mas os pesquisadores acreditam que existe um "centro de dor" da enxaqueca de onde esses impulsos vêm. O resultado é o inchaço dos vasos sanguíneos perto das terminações nervosas, o que resulta em dor.

As enxaquecas, que geralmente começam na infância, na adolescência ou no início da idade adulta, podem progredir em quatro estágios: pródromo, aura, ataque e pós-drome. Nem todo mundo que tem enxaqueca passa por todos os estágios.

Quais são os sinais ou grupo de sintomas que pode indicar o início de uma enxaqueca antes que sintomas específicos surjam.

Um ou dois dias antes de uma enxaqueca, você pode notar mudanças sutis que alertam para uma enxaqueca futura, incluindo:

Prisão de ventre
Mudanças de humor, da depressão à euforia
Desejos de comida
Rigidez do pescoço
Aumento da sede e micção
Bocejo freqüente

Aura
Para algumas pessoas, a aura pode ocorrer antes ou durante a enxaqueca. Auras são sintomas reversíveis do sistema nervoso. Eles são geralmente visuais, mas também podem incluir outros distúrbios. Cada sintoma geralmente começa gradualmente, acumula-se por vários minutos e dura de 20 a 60 minutos.

Exemplos de aura de enxaqueca incluem:
Fenômenos visuais, como ver várias formas, pontos brilhantes ou flashes de luz
Perda de visão
Sensações de alfinetes e agulhas em um braço ou perna
Fraqueza ou dormência na face ou em um lado do corpo
Dificuldade em falar
Ouvir ruídos ou música
Contrações incontroláveis ​​ou outros movimentos

Ataque
Uma enxaqueca geralmente dura de quatro a 72 horas se não for tratada. Quantas vezes a enxaqueca ocorre varia de pessoa para pessoa. Enxaquecas podem ocorrer raramente ou atacar várias vezes por mês.
Durante uma enxaqueca, você pode ter:

Dor geralmente em um lado da sua cabeça, 
mas muitas vezes em ambos os lados
Dor que lateja ou pulsa
Sensibilidade à luz, som e às vezes cheirar e tocar
Náusea e vomito

Pós-Crise
Depois de um ataque de enxaqueca, você pode se sentir exausto, confuso e desmaiado por até um dia. Algumas pessoas relatam sentir-se entusiasmadas. O movimento súbito da cabeça pode trazer a dor novamente brevemente.

Quando ver um médico
As enxaquecas são frequentemente não diagnosticadas e não tratadas. Se você costuma ter sinais e sintomas de enxaqueca, mantenha um registro dos seus ataques e como os tratou. 

Em seguida, marque uma consulta com seu
 médico para discutir suas dores de cabeça.
Mesmo se você tiver um histórico de dores de cabeça, consulte seu médico se o padrão mudar ou se suas dores de cabeça parecerem diferentes.

Consulte o seu médico imediatamente ou dirija-se à sala de emergência se tiver algum dos seguintes sinais e sintomas, o que pode indicar um problema médico mais grave:

Uma dor de cabeça severa e abrupta como um trovão
Dor de cabeça com febre, rigidez no pescoço, confusão mental, convulsões, visão dupla, fraqueza, dormência ou dificuldade para falar
Dor de cabeça após um ferimento na cabeça, especialmente se a dor de cabeça piora

Uma dor de cabeça crônica que é pior depois de tossir, esforço, esforço ou um movimento súbito
Nova dor de cabeça após os 50 anos

A enxaqueca é uma dor de cabeça latejante que muitas vezes acontece com os sofredores em uma base recorrente.
Normalmente afeta um lado da cabeça e pode ser acompa
nhado por náuseas e visão perturbada. Enxaquecas são agravadas pela atividade física, luz ou som. A dor dura tipicamente de 4 horas a 3 dias.

Quem fica com enxaqueca?
As mulheres são três vezes mais propensas a sentir enxaqueca do que os homens.

Prevenção
A melhor maneira de gerenciar enxaquecas é preveni-las. Aqui estão algumas dicas sobre como pará-los antes de começarem no trabalho:
Mantenha-se hidratado e não pule as refeições

Beba água e coma regularmente. Níveis de açúcar no sangue flutuantes podem desencadear enxaquecas. Reduzir a cafeína também pode ajudar a prevenir a desidratação.

Tome nota do que você come
Certos alimentos como chocolate, carnes processadas, adoçantes e queijo têm sido associados a enxaquecas. Tente limitar a quantidade desses alimentos que você come ou evite-os, se possível.
Durma o suficiente

Dormir por pelo menos 7-8 horas por noite é vital para equilibrar os níveis de estresse e funcionar bem ao longo do dia.

Arranje tempo para se desestressar com exercícios e meditação
Relaxamento através da meditação pode ajudar a aliviar as preocupações constantes do trabalho. Descontraia-se com ioga,  ou tai chi para se exercitar enquanto relaxa o corpo.

Reduzir a quantidade de tensão no pescoço, ombros e costas pode fazer uma enorme diferença no alívio da tensão. Comece fazendo pequenas alterações na posição de sua cadeira ou mesa, certificando-se de que você está sentado confortavelmente e verificando a altura da tela do computador em que está trabalhando. 

https://www.saude.novartis.com.br
Postado por Dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário