terça-feira, 18 de junho de 2019

Beterraba - Benefícios para sua saúde





A Beterraba rica em vitaminas e é boa para memoria...
A beterraba vermelha é conhecida por ser muito saudável. Elas estão carregadas de vitaminas e fibras. Além disso, as beterrabas vermelhas estão carregadas com minerais como ferro, potássio e cobre, que são indispensáveis.

 A parte verde da beterraba, que muitas vezes é ignorada, também é muito saudável. As folhas da beterraba incluem vitamina K e cálcio (bom para ossos fortes e dentes saudáveis).

Mas o que você realmente repara? O que realmente pode acontecer com o seu corpo se você comer beterraba todos os dias? você pode ler todos os efeitos positivos que a ingestão de beterraba todos os dias tem em seu corpo.  agora!

1.    DIMINUI A PRESSÃO ARTERIAL
Sua pressão arterial pode às vezes subir. Certamente, se você tem um trabalho que exige o máximo de você, sua pressão arterial nem sempre permanecerá em um nível saudável. Mas o que você pode fazer sobre isso?

 Muito simples: beterraba! A pesquisa mostra que beber suco de beterraba pode reduzir sua pressão arterial dentro de 4 semanas. Mesmo uma pequena quantidade, 250 ml (ou 1 copo) por dia pode ter um efeito positivo na sua pressão arterial.

 Isto é devido à presença de nitratos, que são convertidos pelo corpo em óxido de nitrogênio. Isso por si só não é bom para a pressão arterial, mas durante esse processo os vasos sanguíneos se expandem, o que reduz a pressão arterial.


2.    BETERRABA AJUDA A PREVENIR O CÂNCER
De acordo com um estudo da Universidade de Howard, a beterraba tem o potencial de ajudar a prevenir o câncer de mama e próstata.

 Outro estudo da mesma universidade estabeleceu uma ligação entre a ingestão de beterraba vermelha e um risco reduzido de câncer de pulmão e pele. E tem havido inúmeros estudos que mostraram os efeitos anticâncer da beterraba. Este grande benefício de saúde é devido à presença de betaína na beterraba. Esta substância parece reduzir significativamente a divisão celular das células cancerígenas.


3.    BETERRABA É BOA PARA O FÍGADO
A presença de cálcio, betaína, vitaminas do complexo B, ferro e antioxidantes fazem da beterraba um dos melhores tipos de alimentos para o fígado.

 Além disso, as beterrabas vermelhas também diluem a bílis, facilitando o fluxo dentro do intestino delgado e do fígado, o que torna o fígado ainda mais saudável.

Além disso, o zinco e o cobre encontrados na beterraba garantem que as células do fígado sejam mais resistentes ao chamado “estresse oxidativo”. Esta condição pode causar danos ao seu DNA.

Estudos têm mostrado que a beterraba ajuda no metabolismo muscular mais eficientemente, para que você possa se exercitar mais tempo.
 Por exemplo, houve um estudo de homens com idades entre 19 e 38 anos, e os homens que bebiam meio litro de suco de beterraba todos os dias podiam dar um ciclo 16% mais longo do que os homens que não tinham suco de beterraba.

Mais uma vez, este efeito é devido aos nitratos. Segundo os cientistas, os nitratos da beterraba garantem melhora na circulação sanguínea e nos níveis hormonais.

 O que, por sua vez, garante que você consegue mais energia. Outro estudo concluiu que os corredores, em média, correm mais rápido (cerca de 41 segundos em 5 quilômetros) se tivessem comido beterraba.



4.    A beterraba pode ser muito boa para o seu cérebro.
 Os nitratos contidos nas beterrabas são, como discutido anteriormente, convertidos em óxido nítrico. Esta substância garante que as células do cérebro se comunicam entre si, melhorando assim a saúde do seu cérebro.
 Os nitratos também garantem melhor fluxo sanguíneo para o cérebro. Outro estudo mostrou que o suco de beterraba pode ter um efeito preventivo contra a doença de Alzheimer.

5.    BETERRABA É BOA PARA O FÍGADO
A presença de cálcio, betaína, vitaminas do complexo B, ferro e antioxidantes fazem da beterraba um dos melhores tipos de alimentos para o fígado. Além disso, as beterrabas vermelhas também diluem a bílis, facilitando o fluxo dentro do intestino delgado e do fígado, o que torna o fígado ainda mais saudável. 

Além disso, o zinco e o cobre encontrados na beterraba garantem que as células do fígado sejam mais resistentes ao chamado “estresse oxidativo”. Esta condição pode causar danos ao seu DNA.

6.    A BETERRABA LHE DÁ MAIS ENERGIA
Estudos têm mostrado que a beterraba ajuda no metabolismo muscular mais eficientemente, para que você possa se exercitar mais tempo.
Por exemplo, houve um estudo de homens com idades entre 19 e 38 anos, e os homens que bebiam meio litro de suco de beterraba todos os dias podiam dar um ciclo 16% mais longo do que os homens que não tinham suco de beterraba.

 Mais uma vez, este efeito é devido aos nitratos. Segundo os cientistas, os nitratos da beterraba garantem melhora na circulação sanguínea e nos níveis hormonais. O que, por sua vez, garante que você consegue mais energia. Outro estudo concluiu que os corredores, em média, correm mais rápido (cerca de 41 segundos em 5 quilômetros) se tivessem comido beterraba.

7.    A beterraba pode ser muito boa para o seu cérebro.
 Os nitratos contidos nas beterrabas são, como discutido anteriormente, convertidos em óxido nítrico. Esta substância garante que as células do cérebro se comunicam entre si, melhorando assim a saúde do seu cérebro. Os nitratos também garantem melhor fluxo sanguíneo para o cérebro. Outro estudo mostrou que o suco de beterraba pode ter um efeito preventivo contra a doença de Alzheimer.

8.    A BETERRABA GARANTE MELHOR DIGESTÃO
Se você come beterraba regularmente, você garante que seu sistema digestivo funciona melhor. Segundo a pesquisa, a beterraba também pode ajudar no tratamento de certas doenças relacionadas ao sistema digestivo e ao sangue.

 De fato, a beterraba tem desempenhado um papel muito importante na saúde do estômago por milhares de anos. Os romanos as usaram, entre outras coisas, para remediar bloqueios e outras queixas semelhantes. Além disso, as beterrabas vermelhas também estão repletas de fibras, de modo que os movimentos intestinais são ajudados e, assim, o sistema digestivo se torna ainda mais saudável.

9.    A BETERRABA AJUDA NA PERDA DE PESO
A beterraba vermelha é ideal por vários motivos, se você quiser perder alguns quilos. Primeiro: o sabor. A beterraba vermelha é naturalmente doce, então você pode usar a beterraba vermelha como substituto do açúcar. E essa é uma ideia inteligente, porque, em vários estudos, o açúcar tem sido associado à obesidade e ao excesso de peso. 

Além disso, como mencionado anteriormente, a beterraba é rica em fibras. Como resultado, seus movimentos intestinais são mais regulares, você queima mais calorias (porque seu corpo tem que trabalhar mais para processar a fibra) e você está cheio mais tempo.

10.GARANTE UMA PELE MAIS SAUDÁVEL
Com as beterrabas, as pessoas só pensam nas raízes, mas as folhas das beterrabas vermelhas também são muito saudáveis. As folhas contêm, entre outras coisas, vitamina A, caroteno e vários antioxidantes. Isso lhe dá uma pele mais saudável e pode até prevenir rugas. Outro benefício é que você obtém uma membrana mucosa saudável ao redor da pele, o que garante uma melhor proteção. Além disso, as raízes das beterrabas previnem o câncer de pele.

11. PREVINE A PERDA ÓSSEA
Foi mencionado várias vezes, o óxido nítrico que é produzido durante o processamento de nitratos, que estão presentes na beterraba. De acordo com um estudo japonês, este óxido nítrico pode prevenir vários problemas de saúde.

 A descalcificação óssea é uma delas. Além disso, a beterraba vermelha é rica em sílica, um mineral que o corpo precisa para fazer bom uso do cálcio ingerido, dando-lhe ossos mais fortes. Há também muita vitamina K na beterraba.

 A vitamina K não é importante apenas para a coagulação do sangue, mas também há indicações crescentes de que a vitamina K também desempenha um papel na produção óssea.

A beterraba é encontrada na forma de uma raiz, rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1,B2, B5 C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganes. Ela é ideal na luta contra a anemia, pois possui um alto teor férreo. Ela também deve ser consumida por quem apresenta problemas de fraqueza dentária e inflamação na gengiva.

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Amarantaceae
Gênero: Beta

O sódio evita o desperdício de líquidos do organismo, enquanto o potássio confere a necessária potência muscular; o zinco é essencial para a manutenção da tessitura do cérebro; o magnésio é requerido pela estrutura óssea e equilibra as funções dos músculos e dos nervos.

A vitamina C detém um alto potencial antioxidante, mas vários estudiosos afirmam que sua eficácia no organismo humano só é atingida quando a beterraba é consumida no seu estado natural. O açúcar deste vegetal é extraído da sua parte branca, ao passo que a fração consumível está contida na porção avermelhada.
Das folhas da beterraba são elaborados cataplasmas, com o acréscimo de uma pequena quantidade de gordura. Neste formato ela age como uma substância refrigerante nas feridas da epiderme e em processos inflamatórios em geral. Sob a forma de caldo, resultante da fervura deste vegetal, ela combate pedras localizadas na bexiga; para tanto ele deve ser consumido três vezes ao dia.

Esta planta é muito indicada também para quem apresenta distúrbios no baço no fígado e no intestino atuando como laxante. Ela é comestível tanto crua quanto cozida. Gastronomicamente ela é utilizada para a elaboração de sucos, saladas, bolos, refogados e omeletes.

A beterraba em seu estado ideal apresenta cores bem condensadas, casca plana, sem asperezas, a folhagem lustrosa, de preferência no tamanho médio ou pequeno. Desta forma sabe-se que ela é bem recente. Para alcançar um cozimento melhor, é recomendável preservar 3 centímetros do talo e não extrair sua base.

Assim este vegetal conservará sua parte líquida e revelará ao paladar uma impressão mais pronunciada e aos olhos uma aparência mais intensa. 
Mesclada à laranja na elaboração dos sucos, é particularmente saborosa; também é consumida frita, como se fosse uma batata. Ela pode também ser batida com leite, na forma de vitamina; ou ser misturada com outros legumes na produção de uma sopa. É comum encontrá-la nas saladas.

O melhor período de produção da beterraba é de agosto a fevereiro. Cem gramas desta planta detêm 42 calorias. Suas folhas podem ser consumidas na elaboração de uma espécie particular de verdura; elas oferecem pelo menos 38 calorias.

Fontes:
https://www.infoescola.com
http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/beterrabaorientacao.htm
http://www2.petrobras.com.br/meio_ambiente/portugues/posters/posters/verduras/beterraba.htm


Postado por dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário