sábado, 16 de março de 2019

Jesus envia o Espirito Santo





Jesus promete o Espírito Santo

PREPARAÇÃO
Coloque numa posição confortável. Faço silêncio interior e exterior. Respiro lentamente. Tomo consciência de que estou na presença do Senhor da minha vida.

Refrão meditativo: "Onde reina o amor, fraterno amor. Onde reina o amor, Deus aí está".

Oração Espírito Santo
Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho!
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar

aquilo que devo dizer,
como eu devo dizê-lo,
aquilo que devo calar,

aquilo que devo escrever,
como eu devo agir,
aquilo que devo fazer,

para procurar a Vossa glória, o bem das

 almas e minha própria santificação.

Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.
Ó Maria, Templo do Espírito Santo, ensinai-me a ser fiel àquele que habita em meu coração.


LEITURA: O que diz o Texto?
Proclamação da Palavra na Bíblia - Jo 14,15-21. Leia com atenção e saboreie as palavras ou versículos que mais lhe chamaram atenção.
Evangelho - Jo 14,15-21

Eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Defensor.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,15-21
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

Se me amais, guardareis os meus mandamentos,
e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor,
para que permaneça sempre convosco:

o Espírito da Verdade,
que o mundo não é capaz de receber,
porque não o vê nem o conhece.

Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós
e estará dentro de vós.
Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós.

Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá,
mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis.
Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai
e vós em mim e eu em vós.

Quem acolheu os meus mandamentos
 e os observa, esse me ama.

Ora, quem me ama, será amado por meu Pai,
e eu o amarei e me manifestarei a ele.
Palavra da Salvação.

MEDITAÇÃO:  O que o texto diz para mim, para nós hoje?
A vida e a missão de Jesus tem como base o amor e a misericórdia. É portanto, o caminho que Ele traça para todos os seus seguidores:

 "Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco. Jesus está indo para o Pai, o mundo não mais o vê, mas em nossa vida de cristãos, realiza-se a presença de seu amor, através do Espírito Santo.

 É o evangelho da promessa, da esperança: O espírito Santo, o "Paráclito" (defensor/consolador) dos (as) seguidores(as) de Jesus. 

Jesus mesmo tinha sido o Paráclito de seus discípulos, mas agora envia seu Espírito para que seja presença interior e companhia.

 Quem se deixa amar por Ele nunca se sente só diante dos desafios da vida. E a Sua presença nos impele a fazer o mesmo que Ele fez no comprometimento com o amor e a justiça.

ORAÇÃO: O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Converse com Deus seguindo os sentimentos que sugiram durante a meditação. Agradeça a presença amorosa de Deus em sua vida e os sinais que Ele realiza através do Espirito Santo que habita em seu interior.

CONTEMPLAÇÃO: Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Quais os apelos surgiram a partir da minha experiência de encontro com a Palavra? Quais as marcas do amor misericordioso de Jesus você é chamado(a) a deixar no ambiente em que você convive?
BÊNÇÃO:

Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém
(Nm 6, 24-27)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário