sábado, 20 de outubro de 2018

Como criar uma nova mentalidade








MANEIRAS DE SE SOLTAR DO CONDICIONAMENTO PASSADO
por: Deepak Chopra
Como criar uma nova mentalidade

“Não podemos nos tornar o que precisamos ser, permanecendo o que somos.” - Oprah

Decidir-se por deixar um hábito doentio para trás e criar uma nova mudança de estilo de vida é um gesto otimista, mas muitas vezes nossas formas antigas e insalubres voltam a aparecer. O motivo? Esses velhos hábitos estão enraizados em uma velha mentalidade. Embora pareça incrivelmente ambicioso mudar toda a mentalidade, na realidade isso é mais fácil do que apenas fazer um ou dois ajustes pessoais porque uma nova mentalidade abre caminho para uma ampla gama de mudanças na vida.

Qual é a sua mentalidade agora? Nenhum de nós pode dizer com sinceridade. Uma mentalidade é como uma cosmovisão. É a lente através da qual você vê a vida. Um processo de filtragem silenciosa está acontecendo.

 Nós permitimos certas experiências e censuramos os outros. Quando ouvimos alguém expressar uma opinião, filtramos através de sim, não, talvez, e daí? antes de realmente ouvi-lo. Seu cérebro foi programado e condicionado durante anos para filtrar a realidade; ficamos presos em uma maneira de operar. Se permanecermos nesse modo para sempre, negaremos um chamado humano básico: evoluir.

Quando os velhos modos de ser se desdobraram, não pode haver mudança criativa sem esforço consciente. Aqui estão cinco técnicas de reprogramação que limparão sua mente e também mudarão sua mentalidade.


Rejeite seu antigo eu


A maioria das pessoas permite que as crenças, opiniões, gostos e desgostos apareçam por padrão. Em qualquer situação, o pensamento deles não está centrado no presente, mas é uma relíquia do passado. O eu que originou o pensamento antigo não existe mais.

 Então, quando você se encontra tendo uma reação negativa, e você pode ver que essa reação é uma reação a você (por exemplo, ficar com raiva, sentindo-se ansiosa, fechando o que é novo e desconhecido), simplesmente pare por um segundo e silenciosamente repita seguindo mantra: "Eu não sou mais essa pessoa."

Deixe esse pensamento penetrar, depois abra-se para a situação que está se desdobrando em tempo presente real. Seu verdadeiro eu está sempre aqui e agora.



Rejeitar atitudes padrão

A maioria de nós reagiu a milhares de situações ao longo da vida que deixaram uma impressão. Chame-os de impressões psicológicas ou impressões cármicas; a terminologia não importa. 

Em ambos os casos, o resultado é o mesmo. Uma impressão é como um microchip que envia a mesma mensagem repetidamente. Isso nos faz responder da mesma forma várias vezes também, o que é o oposto de ser real e presente.

Quanto mais rápida for sua resposta, mais você deverá rejeitá-la como um mecanismo padrão. Simplesmente ver isso ajudará a desprogramar o cérebro. O mesmo cérebro que ficou impresso pode ser limpo novamente - basta um pouco de autoconsciência.



Ouça as pessoas que você não escuta

Quando você fecha alguém, você está censurando a realidade. Grandes tomadores de decisão aparecem do lado de fora para serem muito decididos e sinceros. Mas isso disfarça como eles realmente chegam a uma decisão, que envolve um período de busca.

 Enquanto pesquisam, abrem suas mentes para todos os tipos de informação, espalhando a rede o máximo possível. Em outras palavras, os grandes tomadores de decisão fazem o oposto de censurar a realidade.

Tente ouvir as pessoas que você está excluindo, seja qual for o motivo original. Todos nós podemos dizer quando estamos sendo excluídos, e todos nós temos a mesma reação. Nós nos ressentimos, e não temos motivação para ajudar essa pessoa. 

Veja-se como uma espécie de caixa de entrada humana, permitindo que tantos pontos de vista quanto você possa entrar em sua paisagem mental. Uma mentalidade rígida é logo derretida dessa maneira.



Favorecer Consciência Expandida

Consciência não é fácil de definir, e você pode passar a sua vida prestando pouca atenção a ela. Mas todo dia é sobre ter experiências; toda experiência requer um experimentador; e todo experimentador está usando sua consciência para enfrentar os desafios da vida. Não importa o que esteja acontecendo, a consciência determina o resultado.

O que você quer cultivar é a consciência expandida. Se você não sabe o que isso significa, você certamente experimentou o oposto: consciência restrita. Como um movimento defensivo, nós contratamos nossas mentes devido ao medo e à ameaça. 

Recuamos quando nos sentimos inseguros e vulneráveis. Somos avessos ao desconhecido e aos riscos potenciais que nos esperam lá. Estes são todos os sintomas da consciência restrita. Esteja consciente de quando você sente essas coisas, respire fundo e relaxe.

 Deixe sua mente se acostumar com a situação em vez de contrair - isso é tudo que a consciência expandida precisa ser. A meditação é uma excelente maneira de promover esse estado de ser.



Encontre o caminho da menor ação

Na física, a lei da menor ação afirma que a natureza favorece o caminho mais curto para alcançar um resultado. Uma bola de tênis cai na terra em uma curva simples, não um arabescos. Uma flecha voa diretamente para o alvo. Água ferve a 212 graus F. Se a natureza é sempre tão eficiente, usando o mínimo de esforço e energia quanto possível, por que complicamos nossas vidas? A combinação de estresse, luta e sofrimento desnecessário é o resultado de uma mentalidade que não vê outra maneira de viver.

Mas sempre houve outro caminho, conforme apontado pelas tradições de sabedoria do mundo. Olhe para eles, e você encontrará algumas proposições surpreendentes, incluindo as seguintes: A vida nunca foi feita para ser uma luta. 

Quando você encontra a profundidade silenciosa de sua mente, alguns problemas se dissolvem automaticamente enquanto outros apresentam novas soluções. Seu eu superior, com quem você se aproxima cada meditação, é real e só quer o melhor para você. Uma vida alinhada com as leis da natureza não é apenas mais fácil; Ela traz amor, criatividade e felicidade como nosso direito de primogenitura.

Todas essas coisas valem a pena explorar, eu acho. Eles me guiam pessoalmente e, por uma longa experiência, sei que as mentalidades - que podem parecer prisões - podem ser transformadas na porta da liberdade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário