quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Mindfulness - evita a depressão





Mindfuness - evita a Depressão

Pesquisamos para mostrar onde a felicidade, a paz e o con­tentamento podem ser encontrados e como você pode redescobri-los. A meditação é uma técnica que pode ser usada para se libertar da ansiedade, do estresse, da infeli­cidade e da exaustão.

 Djalma Pinho diz que  “em suas pesquisas o Dr. Eric Kandel  que afirma que fatores sociais alteram o comportamento por meio da aprendizagem, que desencadeia mudanças genéticas.

Tive recentemente uma experiência com uma das minhas clientes de coaching, Ela chegou ao atendimento muito nervosa, trazida pelo marido.


 Contou que tinha ido ao médico e este havia solicitado um exame de ressonância no cérebro. Ela sofria de ANT (Automatic Negative Thoughts, ou pensamentos negativos au­tomáticos).

 A jovem senhora estava sempre imaginando situações negativas. Dores se transformavam em doenças em seu pensamento, preocupações em certeza de desastres.

 Ao analisar o exame, o médico constatou manchas negras em determinados locais do seu cérebro. As manchas, segundo ele, poderiam progredir para um futuro tumor. Imagine como estava a mente dela.

Tivemos duas sessões, nas quais trabalhei seus pensamentos negativos e crenças limitantes. Além disso, pedi que ela participasse do meu curso "Inteligência e personalidade", que enfatiza o auto- conhecimento. Uma semana após o curso, ela retornou ao médico e refez a ressonância. Pronto: as manchas já não existiam.

O Dr. Daniel Amem, neuropsicólogo americano, já realizou di­versas ressonâncias em pacientes diagnosticados com ANT, e em todos foram encontradas manchas localizadas.

 Isso acontece devido à ausência de atividades neurais — os pensamentos positivos que deveriam estar em rede com alguns pensamentos da pessoa. Como esses pensamentos não são utilizados, os neurônios já não se ativam.

 O cérebro parece entender que aqueles pensamentos positivos, que um dia estiveram lá, não são mais necessários. O caminho escolhido passa, sempre, por aquele determinado pensamento, o negativo.

O fato de o paciente iniciar um processo de reconstrução desses caminhos, de pensamentos positivos, leva o cérebro a reativar a área onde apareciam as manchas, e elas desaparecem.

É importante saber que o nosso comportamento mental afeta não só a saúde do nosso cérebro, mas todo o nosso corpo, até o interior das células”.1 



 Isso comprova que o DNA é mutável, que se transforma o tempo todo e provoca mudanças anatômicas nas conexões celulares do cérebro.

Hoje, com ressonâncias funcionais, é possível observar as varia­ções sinápticas durante as sessões de psicoterapia ou coaching, e mostrar se houve alteração nas conexões do cérebro, avaliando se o processo foi realmente eficaz.

 A meditação é uma técnica propõe é tão simples que pode ser feita por qualquer pessoa. Além de ajudar a resgatar a alegria de viver, ela também impede que as sensações normais de ansiedade, estresse e tristeza se transformem em infelicidade crônica ou até mesmo depressão.



Meditação de um minuto
1.             Sente-se ereto em uma cadeira com encosto reto. Se possível, afaste um pouco as costas do encosto da cadeira para que sua coluna ver­tebral se sustente sozinha. Seus pés podem repousar no chão. Feche os olhos ou abaixe o olhar.

2.             Concentre a atenção em sua respiração enquanto o ar flui para dentro e para fora de seu corpo. Perceba as diferentes sensações geradas por cada inspiração e expiração. Observe a respiração sem esperar que algo de especial aconteça. Não há necessidade de alterar o ritmo natural.

3.             Após alguns instantes, talvez sua mente comece a divagar. Ao se dar conta disso, traga sua atenção de volta à respiração, suavemente. O ato de perceber que sua mente se dispersou e trazê-la de volta sem criticar a si mesmo é central para a prática da meditação da atenção plena.

4.             Sua mente poderá ficar tranquila como um lago - ou não. Ainda que você obtenha uma sensação de absoluta paz, poderá ser apenas fugaz. Caso se sinta irritado ou entediado, perceba que essa sensação tam­bém deve ser fugaz. Seja lá o que aconteça, permita que seja como é.

5.             Após um minuto, abra os olhos devagar e observe o aposento nova­mente.

Uma meditação típica consiste em concentrar toda a atenção na res­piração. Isso permite que você observe os pensamentos surgindo em sua mente e, pouco a pouco, pare de lutar contra eles. 

Ao se concentrar na respiração você percebe que você assume o controle da sua mente, e assim evita a  escuridão da desesperança, o domínio mental de outra pessoa e a invasão psíquica. A meditação diária pode controlar os impulsos agressivos e autodestrutivos.

Se  a sua mente está colorida por pensamentos negativos, voce terá que lutar com a atenção plena para voltar a viver com alegria. a vida é uma luta para todos, e vencem aqueles que resistem sem entrega a luz da chama da esperança do coração.
A depressão "escurece a mente", bloqueia os hormonios da alegria,  e nos afasta da luz da alma, 

 Assim, você começa a perceber que os pensamentos vêm e vão por si próprios, e descobre que você não é seus pensamentos.

 Você pode observá-los enquanto aparecem de repente e enquanto desaparecem como uma bolha de sabão. Ao se dar conta dis­so, fica claro que pensamentos e sensações (mesmo os negativos) são transitórios e que você tem a opção de agir com base neles ou não.

A atenção plena consiste em observar sem criticar e em ser compas­sivo consigo mesmo. Quando a infelicidade e o estresse ocupam sua cabeça, em vez de levá-los para o lado pessoal, você aprende a tratá-los como se fossem apenas nuvens negras e a observá-los com curiosidade enquanto se afastam.

 Em essência, a atenção plena permite que você capte os padrões dos pensamentos negativos, depressivos, de raiva, vingança, inveja antes que eles o lancem em uma espiral descendente. Esse é o início do processo para retomar o controle de sua vida.

Com o tempo, a atenção plena provoca mudanças de longo prazo no estado de humor e nos níveis de felicidade e bem-estar.


 Estudos científicos mostram que a prática da atenção plena não só previne a depressão, como afeta positivamente os padrões cerebrais responsáveis pela ansiedade e pelo estresse do dia a dia, fazendo com que, uma vez instalada, essa con­dição se dissolva com mais facilidade.

A meditação poderá controlar os pensamentos negativos e deprimidos constantes. Evitar acionar o gatilho de pensamentos sem esperança é uma solução e a meditação irá   ajudar a mente a controlar os pensamentos e neutralizar as programações mentais de desalento.

 Outros estudos demonstraram que pessoas que meditam regularmente vão ao médico com menos frequên­cia e passam menos dias no hospital quando são internadas.

 Além disso, a memória melhora, a criatividade aumenta e as reações se tornam mais rápidas (ver quadro sobre os benefícios da meditação a seguir).

Os benefícios da meditação da atenção plena
Estudos mostram que os meditadores regulares são mais felizes e mais satisfeitos do que a média das pessoas. Esses resultados têm uma im­portante repercussão na saúde, já que as emoções positivas estão asso­ciadas a uma vida mais longa e saudável.


A ansiedade, a depressão e a irritabilidade diminuem com sessões re­gulares de meditação. A memória melhora, as reações se tornam mais rápidas e o vigor mental e físico aumenta.

• Estudos feitos no mundo todo comprovam que a prática da meditação reduz os principais indicadores do estresse crônico, incluindo a hiper­tensão.

° A meditação é eficaz também para reduzir o impacto de doenças gra­ves, como dor crônica e câncer, podendo até auxiliar no combate à dependência de drogas e álcool.

° Além disso, pesquisas indicam que a meditação fortalece o sistema imunológico, ajudando a combater resfriados, gripe e outras doenças.
Apesar desses benefícios comprovados, muitas pessoas ainda ficam desconfiadas quando ouvem a palavra “meditação”.

 Assim, antes de avançarmos, seria bom fazer algumas considerações e refutar alguns mitos:

                     A meditação não é uma religião. A atenção plena é apenas um método de treinamento mental. Muitas pessoas que meditam são religiosas, porém inúmeros ateus e agnósticos são meditadores contumazes.

                     Você não precisa se sentar no chão de pernas cruzadas (como nas fo­tos que provavelmente viu nas revistas e na TV), mas pode, se quiser. A maioria das pessoas se senta no chão ou em cadeiras para meditar, mas você pode praticar a atenção plena em qualquer lugar, a qualquer momento: no ônibus, no metrô ou enquanto caminha.

                     Praticar a atenção plena não exige muito tempo, mas é preciso ter paciência e persistência. Muita gente nota que a meditação alivia as pressões cotidianas, liberando tempo para gastar com coisas mais importantes.

A meditação não é complicada. Não tem nada a ver com “sucesso” ou “fracasso”. Mesmo quando sentir dificuldades para meditar, você vai aprender algo valioso sobre o funcionamento da mente e se beneficiar psicologicamente.

A meditação não vai entorpecer sua mente nem impedi-lo de se em­penhar para ter uma carreira brilhante. Também não vai obrigá-lo a adotar uma postura de Poliana diante da vida.

 A meditação não implica aceitar o inaceitável, mas ver o mundo com clareza para ser capaz de tomar atitudes mais sábias para mudar o que precisa ser mu­dado.

A prática da atenção plena ajuda a cultivar uma consciência profunda e compassiva que nos permite avaliar nossas metas e en­contrar o melhor caminho para agir de acordo com nossos verdadei­ros valores.

Este  texto é resultado de uma pesquisa, eu fiz uma adaptação, inspirada nos ensinamentos de vários mestres do assunto.
Postado por Dharmadhannya




Meu blog foi  clonado inteiramente, 
por isto estou em oração permanente contra ataques 

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
  
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.

A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
  AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou
  
psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria

interpretação e uso.
 Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou
 mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário