sexta-feira, 20 de julho de 2018

MEDITAÇÃO CENTRADA NO CORAÇÃO





MEDITAÇÃO CENTRADA NO CORAÇÃO

Algum dia, após termos dominado os ventos, as ondas, as marés e a gravidade, subordinaremos as energias do amor. Então, peta segunda vez na história do mundo, a humanidade terá descoberto o fogo.
— Teilhard de Chardin

As seguintes meditações centradas no coração são tecidas a partir de muitos temas. Nelas você reconhecerá elementos das meditações concentrada, conscienciosa, reflexiva e criativa. 

Reunimos todos esses elementos aqui para ajudá-lo a se conscientizar dos muitos métodos existentes para despertar o amor e a compaixão que nascem da sabedoria do relacionamento profundo.

Tanto os ensinamentos antigos quanto a moderna pesquisa médica concordam que uma das rotas mais rápidas e diretas para restabelecer harmonia e equilíbrio na vida é o cultivo da gratidão e do reconhecimento.

No momento em que você passa de um estado mental de negatividade de escuridão, ou julgamento para um de reconhecimento e luz da consciência efeitos imediatos ocorrem em diversos níveis do seu ser: as funções cerebrais tornam-se mais equilibradas, harmônicas e dóceis;


o coração começa a bater em um ritmo muito mais coerente e harmoniosocom a Unidade; e modificações bioquímicas acionam um conjunto de saudáveis reações equilibrantes por todo o corpo.

Entre os meios de cura dos povos indígenas, o poder restaurador da gratidão era bem compreendido. Um coração cheio de gratidão produz ações e orações que completam o círculo formado pela dádiva oferecida a nós, o recebedor da dádiva ( Graça) e sua fonte sagrada.

Ofertar orações de agradecimento é um gesto de regozijo pela descoberta das muitas dádivas que a vida nos proporciona. Eis uma prática que muitas vezes ensinamos como um meio de coabitar a gratidão e o agradecimento:

Sentando-se sossegadamente, mude em direção a um equilíbrio dinâmico, com alguns minutos de respiração conscienciosa. Traga à mente alguém por quem se sente profundamente agradecido.

Enquanto inspira, sinta essa pessoa no coração. Expirando, deixe que sua sincera gratidão brilhe profunda e intensamente para ela e através dela.

Continue pelo tempo que quiser, deixando cada respiração levar ao coração um ente querido, um amigo, alguém que foi generoso com você, alguém que o está ensinando a ter paciência ou como perdoar.

 Deixe cada respiração brilhar do fundo do seu ser através das profundezas do ser deles, para iluminar suas vidas com seu amor. Sentindo no coração seus olhos, ouvidos, mãos e inteligência, abençoe-os com seu amor, gratidão de modo semelhante, com o brilho sincero do seu reconhecimento.

 Reúna no coração quem ou o que quer que surja na mente, um de cada vez ou todos de uma vez. Sentindo essas muitas dádivas no coração, complete e afirme o círculo com gratidão, assegurando que o fluxo de bênçãos na sua vida e no universo será contínuo.



MEDITAÇÃO DO PERDÃO

Enquanto desenvolvemos a prática da meditação, nos tornamos naturalmente mais conscientes do que está ocorrendo na mente. Compreendemos melhor o que sentimos e por quê.

 Começamos a desvelar as discrepâncias em nossas vidas e a entrar em contato com as feridas e mágoas de antigos relacionamentos. Lentamente, somos capazes de desfazer mal-entendidos e curar velhas feridas.

A meditação do perdão é um meio maravilhoso para curar a dor de antigas mágoas que bloqueiam o coração e nos impedem de ter autoconfiança e de sentir amor por nós e pelos outros.
 O perdão é o segredo para abrirmos o coração, para aprendermos com as lições dolorosas do passado de modo a adentrarmos o futuro desobstruídos.

Comece sentando-se sossegadamente, relaxando o corpo e focalizando a mente com a respiração. Deixe as memórias, as imagens e as emoções flutuarem livremente, independentemente de quão dolorosas sejam — coisas que você fez, disse e pensou, pelas quais não se perdoou.
Diga para si, de coração: “Eu me perdoo por tudo que possa ter feito no passado, intencionalmente ou sem querer, por meio de ações, palavras e pensamentos, que me causou dor. Já sofri o bastante!

Aprendi e cresci, e agora estou pronto para abrir o coração a mim. Que eu possa ser feliz, que eu possa ser livre da confusão, que eu conheça o trabalho de compreender verdadeiramente a mim, os outros e o mundo.

 Que eu venha a conhecer minha inteireza e totalidade e ajudar os outros a fazerem o mesmo.”

Agora, no espaço à sua frente, imagine uma pessoa que você ama e a quem deseja perdoar ou de cujo perdão você necessita. De seu coração para o dele, comunique diretamente essa intenção:

 “De todo coração, eu o perdoo por tudo que você possa ter feito, intencionalmente ou sem intenção, por suas ações, palavras ou pensamentos, que me causou dor.

 Eu o perdoo e peço que me perdoe por tudo que possa ter feito, intencionalmente ou sem intenção, por minhas ações, palavras ou pensamentos, que lhe causou dor. Por favor me perdoe.

 Que você seja feliz, livre e jovial. Que ambos possamos abrir nossos corações e mentes para nos encontrarmos no amor e na compreensão, enquanto crescemos em nossa inteireza.”

Imagine que essa mensagem é recebida e aceita e afirme o sentimento de cura entre vocês. Deixe a imagem dessa pessoa se fundir no espaço.

Agora, no espaço à sua frente, imagine alguém em relação a quem sente muito ressentimento ou negatividade. De modo decidido, e de coração para coração, comunique a essência do seguinte:

 “De coração, eu o perdoo por tudo que você possa ter feito, intencionalmente ou sem intenção, que me causou dor. Eu o perdoo pelas ações, palavras e pensamentos que você manifestou de sua dor, confusão, insensibilidade e medo.

 Eu o perdoo e peço que me perdoe pela maneira pela qual, intencionalmente ou sem intenção, fechei meu coração a você. Peço perdão por tê-lo feito sofrer. Que você possa feliz. Que você possa livrar-se do sofrimento e da confusão.

 Que possamos abrir nossos corações e mentes para nos encontrarmos no amor e na compreensão, enquanto crescemos em nossa inteireza.”

 Imagine que essa mensagem foi recebida e aceita e afirme que a cura ocorreu dentro de você e entre vocês dois. Depois deixe a imagem se fundir no espaço.

Agora pense nas incontáveis pessoas para quem você fechou o coração. Lembre como você se sentiu e o que fez quando certas pessoas o trataram mal, lhe falaram asperamente, pegaram a “sua” vaga do carro, formaram uma fila enorme à sua frente, ad. infinitum...

 Pense em quantas pessoas você magoou de alguma maneira por suas ações, palavras e pensamentos conscientes ou inconscientes. Quantas vezes não foi você quem maltratou os outros, que aumentou a fila, que falou asperamente?

Imagine esses incontáveis seres diante de você. De seu coração para o deles, produza a essência do seguinte:

 “Eu os perdoo por tudo que vocês fizeram, intencionalmente ou sem intenção, que me fez sofrer. Eu os perdoo e peço que me perdoem por tudo que fiz, intencionalmente ou sem intenção, que os machucou.

 Que você, eu e todos nós possamos criar os motivos para felicidade em nossas vidas. Que possamos suplantar e transformar as causas de nosso sofrimento.

 Que todos possamos vir a conhecer a alegria de verdadeiramente compreender e vivenciar nosso inter-relacionamento. Que possamos abrir nossos corações e mentes uns para os outros e nos encontrar em harmonia.”

Repita essa meditação reflexiva com a frequência que desejar. Ao término, imagine e sinta, tão vivida e inteiramente quanto puder, que você de fato liberou toda culpa e reprovação em relação a si mesmo. Nesse presente momento, permita-se sentir perdão e uma aceitação paciente de suas ações passadas.


Postado por Dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário