domingo, 6 de maio de 2018

A Força da Força de vontade







A maioria de vocês sabe por experiências reais na vida diária que nós temos dentro de nosso organismo aquilo que chamamos”segundo-fôlego”. 

Nós temos feito algumas tarefas físicas, e depois de um tempo nos encontramos”ofegantes”, que significa com dificuldade de respirar, então nós temos a tendência a parar e descansar nossos corpos ofegantes. 

Mas também nós descobrimos por experiência que se nós nos empenharmos na tarefa o sentimento de cansaço físico irá desaparecer e nós iremos desenvolver o que é chamado de nosso”segundo fôlego”.

Agora exatamente o que é este segundo fôlego, é um problema que tem faz tempo deixado perplexos os fisiologistas, e mesmo hoje eles não têm sido capazes de nos entregar uma boa suposição, no que se refere à causa deste fenômeno. 

Parece ser um fresco início conseguido através da abertura de nossa reserva de energia vital - poder físico latente guardado para estas emergências.

 Todas as pessoas que têm praticado atletismo sabem muito bem os detalhes deste fenômeno físico peculiar - é na verdade bem firmemente provado para se admitir qualquer dúvida.

E, como é sempre o caso, o exame mostra um curioso paralelo entre o trabalho da Natureza no plano mental e no plano físico. Como existe um”segundo - fôlego” físico, também existe uma reserva mental de força ou energia latente que nós podemos puxar e assim conseguir um novo começo.

 O fenômeno relativo ao”segundo - fôlego” físico, como notamos acima, é quase exatamente repetido por certos fenômenos mentais. Nós podemos estar exaustos enquanto estamos fazendo um pouco de tedioso trabalho mental, e nós começamos a sentir que estamos”esgotados” quando surpresa !

 Algo novo entra e novamente estamos revigorados cheios de um”segundo-fôlego” mental fazendo nosso trabalho com leveza, vigor e entusiasmo excedendo e muito o esforço original. Nós mergulhamos numa fonte fresca, ou suprimento de energia mental.


A maioria de nós tem pouca ou nenhuma noção desta reserva de energias mental e forças contidas em nosso ser, nós damos um empurrão em nosso costumeiro andar, pensando que nós estamos fazendo o nosso melhor e conseguindo da vida tudo o que ela pode nos dar, pensamos que estamos nos expressando com toda a nossa capacidade.


Mas nós estamos vivendo apenas no estado mental do primeiro fôlego, e atrás de nossa mentalidade de trabalho existem reservas de maravilhosa energia mental e poder - faculdades adormecidas - poder latente - esperando pelo comando mágico da Vontade a fim de ser acordado para agir e se expressar. 

Nós somos seres muito maiores do que nós imaginamos - nós somos gigantes de poder, se nós apenas soubéssemos disto. Muitos de nós são como jovens elefantes que permitem ser comandados por homens fracos, e colocados no seu passo, sem noção da força poderosa e o poder contido em seus organismos.

 nós dissemos o que existe lá nas remotas regiões acima ou abaixo do plano da consciência comum.

 E que nestes planos mentais escondidos, existem possibilidades nunca mencionadas - a matéria prima para poderosas tarefas mentais e aperfeiçoamento -as baterias de reserva de maravilhosos talentos.


O problema conosco é que nós não percebemos a existência destas habilidades. Nós pensamos que nós somos meramente o que nós manifestamos na nossa rotina. O outro problema é que nós não temos tido incentivo para agir, nós temos falta de

interesse de fazer grandes coisas, nós não temos desejado forte o bastante. Este”desejar forte o bastante” é o grande poder que incita a vida. Desejo é o fogo que faz subir o vapor da vontade. Sem incentivo - e isto significa desejo - nós não realizamos nada.

Dando o máximo, sério, queimando de desejo ardente como uma força que anima - o maior incentivo para entrar em ação, e nós estaremos habilitados a acordar este”segundo - fôlego” mental - sim ‘ terceiro, quarto e quinto fôlegos’ - explorando um plano de poder interior depois de outro, até que comece a operar milagres mentais.

Nós nos admiramos com as grandes conquistas dos grandes homens em todos os caminhos da vida, e estamos aptos a nos desculpar pela triste lembrança de que estas pessoas parecem” ter isto nelas” enquanto nós não temos. Bobagem, todos nós temos isto dentro de nós para fazer coisas cem vezes maiores do que nós estamos fazendo.

O problema não é tão grande quanto nós estamos fazendo com que ele seja.

O problema não é falta de poder e de material mental, mas é falta de desejo e interesse, e incentivo para colocar em atividade estes maravilhosos armazéns de poder dinâmico dentro de nossa mentalidade - nós falhamos ao chamar nossa disposição interna, e que é como todos os outros poderes e forças naturais,de nervosismo e 

ansiedade a ser manifestada e expressada. sim é isso que nós dissemos” ansiedade e nervosismo”, porque todas as forças naturais, encurraladas numa condição estática parecem estar queimando de desejo de se manifestar e de se expressar como uma atividade fluente e dinâmica.

 Isto parece ser uma lei da vida e da natureza.
A natureza e tudo nela parece estar ansiosa por expressão ativa. Vocês já não ficaram surpresos com vocês mesmos algumas

vezes, quando debaixo de um pouquinho mais de pressão mais alta e incentivo Algo dentro de vocês parece quebrar as correntes e facilmente carregar vocês para a agitação do trabalho ativo?

 Vocês já não conseguiram desempenhar tarefas sob o stress de uma súbita necessidade urgente, que vocês achariam impossível a sangue frio? Vocês já não deram conta de tudo enquanto vocês”se aqueciam” para a tarefa, onde normalmente teriam andado em círculos fazendo nada, em circunstâncias normais?

Seriedade e entusiasmo são dois grandes fatores para fazer operar as forças latentes, e os poderes adormecidos da mente. Mas não se deve parar e esperar até que você se insira numa forma de fervor ante as energias que desabrocham.

Você pode mediante um cuidadoso treino da vontade - ou melhor, mediante um cuidadoso treino de uso de sua própria vontade conseguir controlar seu acelerador mental, a fim de que você empurre-o até o fim e ligue sua cabeça a pleno vapor toda vez que for necessário;

 e uma vez que você tenha dominado isto, você irá descobrir, que você não está mais cansado quando está correndo sob total pressão, do que fica quando está rastejando - isto é um dos Segredos do Sucesso.

Para muitas pessoas o termo”A Vontade”, não significa nada mais que meramente uma lealdade firme à mente, querendo Determinação e Fixação de Motivo. Para outros significa algo como Desejo.




Para outros, significa”o poder da escolha”, etc. Mas para os ocultistas, esta vontade é algo mais que estas coisas, significa um poder vital, uma força ativa da mente capaz de dominar e mandar nas outras faculdades mentais, bem como se projetar através dos órgãos mentais do indivíduo e afetar os outros através do seu campo de influência. E é neste sentido que nós usamos a palavra”Vontade” nesta lição.

Nós não desejamos levar o leitor aos domínios pessimistas da metafísica, ou mesmo aos iluminados mas árduos caminhos da psicologia cientifica, mas nós devemos colocá-lo a par do fato da existência desta coisa que nós chamamos força de vontade, e sua relação com o”Eu”.

De todas as faculdades ou poderes mentais, a da Vontade é a que mais se aproxima do”Eu” ou Ego da pessoa. É a espada do poder colocada na mão do Ego. Alguém pode se divorciar em pensamento de outras faculdades mentais e estados, mas quando ele pensa no
“Eu” ele é levado a pensar nisto como tendo aquele poder que nós chamamos de Vontade.

 A vontade é um poder primário e original do”Eu” que está sempre com ele até o final. É a força com a qual ele domina (ou deveria dominar) seu reino mental e físico - o poder pelo qual sua individualidade se manifesta no mundo exterior.

 O Desejo é a grande força motriz que incita a Vontade a agir na vida. Como nós temos mostrado a você, a ação da Vontade sem a força motriz do Desejo é algo impensável, e sendo assim ocorre que a cultura e o direcionamento correto do Desejo leva consigo o canal de expressão e manifestação da Vontade.

Você cultiva certos Desejos, de forma que a Vontade irá fluir por estes canais. Cultivando o Desejo por certas linhas, você está fazendo canais pelos quais a vontade irá fluir em sua corrida pela expressão e manifestação.


 Então certifique- se de mapear seus canais do Desejo claramente, fazendo as apropriadas Imagens Mentais do que você quer - certifique- se e faça os canais do Desejo profundos e claramente cortados pela força da atenção e da auto sugestão repetidas.

A história está cheia de exemplos de homens que desenvolveram o uso da Vontade. Nós dizemos”desenvolveu o uso” ao invés de”desenvolveu a Vontade” porque o homem não desenvolve sua Vontade - sua Vontade está sempre lá pronta para ser usada - um

homem desenvolve sua habilidade para usar a Vontade - aperfeiçoa-se no seu uso. Nós temos freqüentemente usado a seguinte ilustração, e não temos sido capazes de melhora-la:

“O homem é como um carrinho, com o mastro elevado de sua mente alcançando o fio da Vontade. Através deste fio está fluindo a corrente da Força de Vontade que explora e desce para sua mente, e pela qual ele está apto a se mover, e agir e manifestar poder.

 Mas o poder está sempre no Fio, e seu desenvolvimento consiste na habilidade de elevar o mastro até o Fio e assim explorar esta energia. Se você levar esta idéia na sua mente, você será capaz de aplicar, esta verdade mais facilmente na sua vida cotidiana.

Um grande promotor de canetas de ferro, e de materiais para indústria de eletrônicos, possui esta qualidade em alto grau. Tem sido dito dele que :”Ele tinha de começar com, uma forte poderosa, quase irresistível Vontade ; a quem quer que fosse e o que quer que fosse que ele se opusesse, ele com certeza venceria no final.”

 Buxton disse :”Quanto mais eu vivo mais certo eu estou de que a grande diferença entre os homens, entre o fraco e o poderoso, o grande e o insignificante, é Energia - Invencível Determinação - um propósito uma vez fixado, e a Vitória ou Morte.

Esta qualidade irá fazer qualquer coisa que pode ser feita neste mundo e nem talentos, nem oportunidades, irão fazer de uma criatura de duas pernas um homem sem ela. Nesta última citação e na que a precedeu, a idéia de persistência e determinação é identificada com sendo muito semelhante a Vontade.

 E elas são muito semelhantes a idéia do que a Vontade deveria ser. rápida e prontamente contra a tarefa a ser realizada, exatamente como uma talhadeira de ferro é segurada firmemente contra o objeto que está no torno, até que o trabalho tenha sido terminado.

Não é a mera Determinação ou Persistência que faz o trabalho - estas seriam sem valor a não ser que a Vontade estivesse ali para fazer o corte e moldar. Mas ainda assim, existe um duplo aspecto da Vontade aqui - A Vontade numa fase faz o trabalho, enquanto na outra força a mente a resistir a tarefa.

 Então em certo sentido a Vontade é o poder e a Determinação e a persistência, bem como a força que faz o trabalho - a lâmina de corte da talhadeira, bem como a mão firme que a segura para que ela faça o trabalho.

Simpson tem dito :” Um Desejo apaixonado, e uma vontade incansável podem realizar coisas impossíveis, ou o que parecia ser assim, para o frio e débil. ”

Disraeli disse :”Eu cheguei através de longa meditação a convicção de que um ser humano com um propósito estabelecido deve completa-lo, e nada pode resistir a uma vontade que irá delimitar até mesmo a existência através de seu preenchimento”

 Foster diz:” É maravilhoso como mesmo as casualidades da vida parecem se dobrar ao espírito que não se dobra a eles, e sucumbir a uma posição subserviente a que elas deveriam, na sua primeira tendência aparente, ameaça a frustrar.

Quando um espírito firme e decidido é reconhecido, é curioso ver como o espaço em volta de um homem clareia e dá a ele espaço e liberdade”

Mitchell tem dito :” Resolução é o que faz um homem se manifestar, não resolução fraca, não determinação bruta, não propósito errante - mas aquela Vontade forte e infatigável que pisa nas dificuldades e perigo, como um menino pisa nas duras terras congeladas do inverno, as quais enternecem seus olhos e cérebro com uma orgulhosa pulsação através do intangível. 

A Vontade faz dos homens gigantes”Então levante aquele mastro mental do carrinho, e toque o fio vivo da Vontade.
 Robert Abraham 
Postado por Dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário