Mude seus hábitos para a sorte tecer o seu destino ”
O desejo é a força
motivadora que faz o mundo se movimentar; embora em alguns casos não gostemos
de admitir. Olhe à sua volta e veja os efeitos do desejo em cada ação dos
homens, sejam boas ou más.
Questionando estudos da psicologia tradicional que procuram classificar os indivíduos de acordo com rígidas categorias genéticas e comportamentais, Hillman assinala a importância de se buscar o que é singular em cada indivíduo.
”O caráter do homem é seu gênio.”
”O caráter do homem é seu daimon.”
”O caráter do homem é sua divindade guardiã.”
”O caráter do homem é sua porção imortal
e potencialmente divina.”
”O caráter próprio do homem é seu daimon.”
”O caráter do homem é seu destino.”
”Caráter é destino e sorte”
”Para o homem, caráter é destino.”
”Hábito para o homem, Deus.”
Como disse um escritor:
“O desejo incita cada feito, bom ou mau, que fazemos. ” Somos caridosos porque
desejamos revelar nossa angústia interior ao se deparar com o sofrimento; o
desejo de compaixão, o desejo de ser respeitado no mundo ou de assegurar um
lugar cômodo aos que deixamos.
O Brasil está sendo
governado por homens sem caráter, desonestos, insensíveis ao sofrimento humano,
roubam dinheiro da merenda e da escola das crianças, roubam dinheiro da saúde e
o povo morre sem assistência, com fome sem emprego.
O destino de muitos
brasileiros está sendo marcado com a desonestidade dos governantes sem alma, a
Justiça Brasileira agoniza nas mãos dos homens do Mau caráter.
A semente da miséria,
da fome, da violência está sendo plantada no Brasil por quem governa e rouba a
riqueza do povo.
O povo está sendo fusilado nas ruas, as sementes da morte plantadas pelos politicos piratas cresce e mata pessoas inocentes. O crime dos politicos de roubar é um crime que gera crimes piores.
O clime de guerra no Brasil é gerado pelas sementes da ambição de quem governa sedentos de poder e riqueza, o mal tem muitos braços e a violencia nasce da corrupção.
O povo está sendo fusilado nas ruas, as sementes da morte plantadas pelos politicos piratas cresce e mata pessoas inocentes. O crime dos politicos de roubar é um crime que gera crimes piores.
O clime de guerra no Brasil é gerado pelas sementes da ambição de quem governa sedentos de poder e riqueza, o mal tem muitos braços e a violencia nasce da corrupção.
A cultura da
desonestidade está viva no Brasil, semeando sementes do crime em todos os cantos, incentivando os jovens a entrarem para “o
crime que no Brasil compensa”.
Como será o futuro do
Brasil?
Como viverá nossos
jovens sem escola de qualidade, sem emprego?
Quem viver verá...
Que se levante os
homens do Bem, e que a Justiça tenha força dos justos para vencer os vampiros
do sangue dos brasileiros.
Uma familia que o Pai ou a Mãe plantam a semente da desonestidade no caminho irá colher no futuro um lugar na prisão para todos, para a nova geração - o crime, a violencia e a morte.
Esta é a lei...Não há glamour no crime, tudo é uma ilusão...
Uma familia que o Pai ou a Mãe plantam a semente da desonestidade no caminho irá colher no futuro um lugar na prisão para todos, para a nova geração - o crime, a violencia e a morte.
Esta é a lei...Não há glamour no crime, tudo é uma ilusão...
Hilman com a teoria da semente de carvalho que propõe
que cada vida é formada por uma
vocação que é a sua essência, que a leva para um determinado destino. Assim
como o destino de um imenso carvalho já está escrito em sua pequena semente, do
mesmo modo o ser humano traz em si as marcas do que há de desenvolver de acordo
com a sua necessidade.
Esta teoria oferece uma
visão mais libertadora de traumas infantis e discute temas importantes como fatalismo,
caráter, desejo, influências familiares e, acima de tudo, vocação — este
mistério que adormece na essência de cada ser humano.
Ele analisa aquilo que
é verdadeiramente inato no indivíduo. Hillman não considera os seres humanos
vítimas de uma educação familiar ou de heranças genéticas. Também não oferece
um guia milagroso para ”curar” desajustes psíquicos. Em vez disso, ele assinala
a importância de que cada um procure descobrir o seu daimon, aquilo que já trouxe impresso em sua individualidade,
disposto a se desenvolver.
Quanto ao conceito de daimon, não há problema, pois já
aceitamos sua tradução latina de ”gênio
”, que depois transpusemos para termos mais modernos como ”anjo”, ”alma”,
”paradigma”, ”imagem”, ”destino”, ”gêmeo interior”, ”fruto do carvalho”,
”companheiro eterno”, ”protetor”, ”vocação do coração”.
Essa multiplicidade e
essa ambiguidade são inerentes ao próprio daimon
enquanto personificação de um espírito que na psicologia grega era também o
destino da pessoa.
Cada qual carregava seu
destino. O destino era o gênio particular que acompanhava cada indivíduo. Por
isso daimon às vezes é traduzido como
”destino” e às vezes como ”gênio”. Mas nunca como self
Podem até prender-se à pessoa, mas não se
fundem com seu self. Na verdade, este
fruto do carvalho ”nativo” pertence tanto aos ancestrais, à sociedade, à fauna
local, quanto ao indivíduo, e este poder pode ser invocado para a caça e a
colheita, para a inspiração e a saúde da comunidade — para o mundo real.
O daimon no mundo antigo era uma figura de outro mundo, nem humana
nem divina, algo entre essas duas esferas, de uma ”região intermediária” (metaxu), à qual a alma também
pertencia. O daimon era mais uma
realidade física íntima do que um deus.
Era uma figura que podia aparecer num sonho ou
enviar sinais como presságio, palpite ou desejo erótico. Eros também era desta
região intermédia que não era verdadeiramente divina, mas era sempre, em parte,
inumana.
A tradução do fragmento
de Heráclito como ”Caráter é destino” vincula o modo de vida ao desempenho da
pessoa. A interpretação mais simples seria: quem faz um trabalho medíocre tem
um destino medíocre.
Obviamente há outras
interpretações para esta frase. Uns veem Heráclito combatendo as superstições
populares que dão aos daimones toda sorte
de poderes que determinam o destino. -
* Enquanto elemento
formador de palavras, «corresponde ao prefixo ”auto” (por si próprio, de si
mesmo). Enquanto substantivo, é o ”ser” da pessoa, levando em conta seu
caráter, a falta de integridade e de responsabilidade pessoal, sua natureza,
suas habilidades etc. Neste sentido, entre algumas das traduções possíveis,
menciono ”eu” e ”pessoa”.
Shekespeare: ”Está nos
astros / Os astros lá em cima governam nossa situação” (Rei Lear, IV, in, 35). Não, diz Heráclito, não está nas estrelas.
Está em teu caráter. Mas Shakespeare, espertamente, também diz isso: ”O erro,
caro Brutus, não está em nossos astros, / Mas sim em nós mesmos”(Júlio César, I, ii, 139).
Outros extraem do
fragmento um ego transcendental, um espírito mentor ancestral que zela pelos
indivíduos, controlando seu comportamento, como o daimon de Sócrates, que não o deixava agir errado.
Então, diz esta interpretação, seguir o daimon forma o caráter e os bons
hábitos.
O daimon
seriam os traços de caráter que inibem os excessos e o orgulho exagerado, e
mantêm a pessoa fiel ao padrão de sua imagem (seu gênio).
Esses paradigmas
manifestam-se no comportamento da pessoa. Portanto, encontramos o gênio quando
olhamos no espelho de nossa vida. Nossa imagem visível revela nossa verdade
interna, então, quando estamos avaliando o outro, o que vemos é o que temos.
Por conseguinte, é
importantíssimo termos uma visão generosa, senão teremos só aquilo que vemos;
uma visão precisa, para identificar a mistura de traços e não apenas uma massa
indistinta; e uma visão profunda capaz de penetrar a escuridão; do contrário;
seremos enganados.
CARÁTER
E ethos, o primeiro termo do fragmento de Heráclito? Soa para nós
mais ou menos como ”ética”. Isso coloca em ethos,
palavra de origem grega desprovida de qualquer conotação piedosa, toda a
carga moralista da religiosidade judaico-cristã.
Se tentarmos tirar de ethos a idéia de ética, vemos que ethos tem mais o sentido de ”hábito”. Heráclito pode estar dizendo
que ethos é costume.
Você é e será conforme o seu modo de agir. Ê
uma grande ilusão aferrar-se a outro self
que não seja realmente como você é, mesmo que a terapia promova esta grande
ilusão e com ela se beneficie. Em vez disso, o realismo de Heráclito: A pessoa
é como é. ”Como” é o termo crucial que liga a maneira como a vida se comporta à
vocação de sua imagem.
Terá sido Heráclito,
então, o primeiro behaviorista? Estará ele dizendo: ”Mude seus hábitos e você
estará mudando o seu caráter e, assim, seu destino?”. ”Pouco importam as razões
subjacentes.
Acho que Heráclito está
sugerindo muito mais. Este behaviorismo parece por demais obstinado, por demais
protestante, por demais americano e por demais humanista.
Embora Heráclito
associe caráter (ethos) e ética
humana diretamente ao daimon, é o
destino do daimon que passa a nos
interessar. O foco egocêntrico do humanismo nos faz achar que o daimon, tendo nos escolhido para
habitar, interessa-se por nosso destino.
Talvez a tarefa do
homem seja alinhar seu comportamento às intenções dele, agir de acordo com ele,
por ele. O que fazemos na vida afeta nosso coração, nossa alma e interessa ao daimon. Formamos a alma com nosso
comportamento, pois a alma não chega pronta do céu. É apenas imaginada lá, um
projeto incompleto tentando baixar.
O daimon então torna-se a fonte da ética humana, e a vida alegre —
— é a vida que é boa
para o daimon. Não só ele nos abençoa
com seu chamado, iluminando nossas escolhas, palavras e atitudes, mas também
nós o abençoamos com o modo como o seguimos.
Uma vez que ”por trás”
do daimon estão os invisíveis, não é
possível esclarecer nem padronizar a ética que lhe agrada. Bons hábitos para
formar um bom caráter e, portanto, uma “boa” vida não podem estar em harmonia
com princípios de escoteiro.
A ética é, antes,
daimônica e inescrutável, e inclui o caráter de Elias Canetti correndo atrás da
irmã com um machado na mão por causa das palavras e o de Ingmar Bergman
querendo dar uma facada no colega traidor por causa de um fascínio secreto.
Inclui até o caráter
das Sementes Podres. As reivindicações do daimon
nem sempre estão de acordo com a razão, mas seguem uma necessidade
irracional própria. Defeitos trágicos e distúrbios de caráter têm algo de
inumano, como se seguindo ordens invisíveis.
A fonte invisível da
coerência pessoal, que estou chamando de ”hábito”, é chamada de caráter pela
psicologia atual.
Caráter refere-se a estruturas profundas de
personalidade particularmente resistentes a mudanças. Quando são prejudiciais à
sociedade, são chamadas de neuroses (Freud) e distúrbios de caráter,
Estas linhas do destino
difíceis de mudar são como as impressões digitais do daimon, cada estria diferente da outra. A própria palavra ”caráter”
originalmente significava um instrumento para marcar que faz sulcos indeléveis
e deixa traços.
E ”estilo” vem de stilus (latim), um instrumento afiado
para cortar caracteres (letras, por exemplo). Não é de espantar que o estilo
revele caráter e seja tão difícil de mudar. Não é de espantar que os distúrbios
de caráter sejam o cerne do problema dos psicopatas e sociopatas diagnosticados
como tal.
Há algo profunda, estrutural e
caracterologicamente errado ou faltando, se eles são capazes de rir e torturar,
matar sem remorso, trair, enganar, negar sem jamais estremecer.
Assassinos seriais, impostores e
estelionatários, pedófilos obsessivos revelam uma coerência de estilo. Seus
hábitos tendem a se repetir. Em geral, não se corrigem; antes, se retraem,
programados pelo caráter de sua constituição.
Não é, porém, para
diagnosticar psicopatas e seus daimones que
agora focalizamos três eminentes testemunhas do sonho americano como exemplos
de caráter.
O objetivo da digressão
que se segue é destacar uma configuração central, o daimon no ethos de cada
um, e curiosamente semelhante nos três, que nos possibilite compreender o que
em seus hábitos encontra ressonância no povo.
Começar a perceber a
semente original da alma de uma pessoa e ouvi-la pode não ser fácil. Como
reconhecemos sua voz, que sinais ela dá? Antes de tratarmos destas questões,
precisamos nos dar conta de nossa própria surdez, das obstruções que diminuem
nossa audição: o reducionismo, a literalidade, o cientificismo de nosso chamado
senso comum.
Pois é difícil metermos
na cabeça que há mensagens de outras procedências que podem ser mais
importantes para a condução de nossa vida do que as que chegam com a mídia e
Internet, significados que não aparecem logo na tela mas que estão codificados
particularmente nos acontecimentos patologizados dolorosos que talvez sejam a
única forma que os deuses tenham para nos despertar.
Um homem é amável pois
deseja ser amável, porque isso dá a ele uma satisfação em ser assim; outro
homem é cruel pelo mesmo simples motivo.
Um homem faz o seu
serviço porque deseja, ou obtém satisfação cumprindo bem suas tarefas ao invés
de negligenciá-las ou deixando-se levar por desejos mais fracos.
O desejo, ou a
necessidade é o poder de motivação da vontade por trás de todas as ações do ser
humano, é a Lei Natural da Vida. Tudo, desde o átomo ao mônada; do mônada ao
inseto; do inseto ao homem; do homem à natureza, os atos acontecem pela razão
do poder e da força do desejo, do motivo da animação.
Por tudo que foi antes
escrito, à primeira vista, pode parecer que o homem é uma simples máquina,
sujeito ao poder de qualquer desejo vazio que pudesse entrar em sua mente.
Mas isso está longe de
ser verdade. O homem não atua sobre todos os desejos, mas, sim, sobre aquele
mais forte, ou, pela média, os mais fortes.
Então, comece a
cultivar o desejo, a ânsia, a paixão e a necessidade para que tudo isso se
materialize.
Mas, observe sua necessidade. Se viver sempre amargurado, a
necessidade de viver triste, de morrer... tomou conta da sua mente.
Exija que você cultive
as qualidades necessárias para a tarefa, exija que seus quadros mentais se
materializem, exija que os detalhes sejam manifestados assim como tudo, leve em
conta que alguma coisa
melhor surgirá para
tomar lugar de algo que está somente na imaginação; conforme progride o
conhecimento interior, o querer fornecer-lhe-á isso.
Se você quer ser amada,
ame...
Se você quer ser vitorioso,
fique feliz com a vitória do outro, acredite e visualize a sua vitória. Faça
exercício físico é o início...Produza alegria, endorfina com a ginástica.
Se você quer ter
amigos, seja leal, honesta, amiga....
Então deseje
firmemente, confiante e com seriedade. Não seja pouco entusiasmado em seus
pedidos e desejos, reclame, exija tudo que você quer e sinta-se confiante que
isso resolverá com objetividade na sua realidade.
Pense muito no seu
sonho, você tem que aprender a querer com bastante força. Você pode conseguir e
obter muitas coisas, o problema é que boa parte de nós não queremos com força
suficiente, confundimos ânsias vagas com coisas desejadas seriamente; o desejo
exige que ele seja desejado.
Permita desejar e
exigir alguma coisa como deseja uma comida. Isso é só uma dica, certamente
você conseguirá suprir o resto, se está sério e quer trabalhar duro.
O vicio é o pior
desejo, ele é um fogo escuro que queima a área do cérebro da alegria de viver e
“substitui” a alegria de viver pela
alegria (prazer) que a droga oferece no primeiro momento...
O que realmente querem
dizer os “´instrutores” quando incitam matar o desejo inferiores, de morte, de
destruição, naturais ao homem, que criam apego material e degradação moral e
física.
Em relação a isso, nós
podemos dizer que todos os verdadeiros “ instrutores” sabem que mesmo as
melhores coisas não são boas o suficiente para dominar um indivíduo.
"Gerenciar OS
Pensamentos é:
1. Capacitar o "eu", que
representa a nossa capacidade consciente de decidir, para ser ator principal do
teatro da nossa mente. Sair da plateia e dirigir o script da vida.
2. Ser livre para pensar, mas não
escravo dos pensamentos. E ser senhor e não servo dos pensamentos.
3. Governar a construção de
pensamentos que debilitam e bloqueiam a inteligência.
4. É exercer domínio sobre os
pensamentos que produzem transtornos psíquicos.
5. Exercer a liderança de si mesmo
para ser um líder social e profissional.
6. Deixar de ser espectador passivo
das idéias negativas.
7. Não gravitar em torno dos
problemas do passado e nem do futuro.
8. Ter uma mente relaxada,
tranqüila, com pensamentos não agitados.
2. Essa lei da
qualidade de vida é um dos pilares mais importantes de uma vida saudável. O
mundo dos pensamentos pode se tornar uma fonte de deleite ou de terror para o
ser humano.
3. Uma das áreas mais
complexas da psicologia é entender que a construção de pensamentos é multifocal
e não unifocal. De acordo com a teoria da Inteligência Multifocal, isso
significa que não apenas construímos pensamentos porque queremos construí-los
conscientemente, enfim, pela decisão do "eu".
Existe uma rica produção
de pensamentos produzida por três outros fenômenos inconscientes: Gatilho da
Memória {auto checagem}, Fenômeno do Auto fluxo e Janela da Memória.
4. O "eu" é
ou deveria ser o ator principal do teatro da nossa mente e esses três fenômenos
são atores coadjuvantes. O maior desafio do "eu" é sair da plateia e
liderar o palco. Vejamos!" Augusto cury
O que é o desejo?
Deixe-me ver. De acordo com o dicionário Webster, desejo é a vontade natural de
possuir alguma coisa; vontade impaciente de obter ou desfrutar e no sentido
degenerado “vontade excessiva ou mórbida;
luxúria, apetite”, o
termo desejo é muito utilizado, o pensamento coletivo em grande parte o identifica
no sentido mais degenerado da palavra, não utilizando no seu sentido original
e verdadeiro.
Alguns usam a palavra
no sentido de uma vontade ou ânsia indigna, no lugar do seu sentido real:
“aspiração”, “ânsia digna e vontade” etc. Dizer que o desejo é uma aspiração,
uma necessidade sim, isso sim parece ser um desejo.
Querer mudar o
significado da palavra desejo, usando por exemplo “o objetivo louvável” ou
“ambição” não muda a característica essencial da palavra.
Os religiosos são
religiosos porque os desejos da religião são maiores neles do que nas outras
pessoas, porque eles encontram uma alta satisfação na seita do que as demais
que perseguem seus desejos mundanos.
Um homem com moral é
assim porque seus desejos morais são superiores aos imorais; ele obtém uma
satisfação muito elevada seguindo as regras ao invés de quebrá-las.
O desejo incita tudo o
que fazemos de alguma forma, superior ou humildemente. O homem não pode ser um
“sem desejo” e continuar atuando de um jeito qualquer.
Qual é a sua
necessidade? Observe o foco dos seus pensamentos, se você se concentrar na
tristeza, na derrota no passado, você não tem necessidade de ser feliz e sim,
de alimentar a tristeza, apagar a chama da esperança, do entusiasmo.
A depressão altera a
fisiologia emocional e a desesperança assume a mente. Marte na astrologia rege
a força de Vontade e Marte necessita de energia que circula no corpo para que
sua vontade seja ativa. O exercício físico, Yoga, ou dança... é
importante para aquele que está sem entusiasmo, sem forças para viver, e a sua vontade está conectada
com a morte e não com a vida.
O desejo é Eros de
vida, de alegria de amor, de sucesso e o desejo de morte é Thanatos - desejo de morrer, de viver isolado, triste,
sem forças para seguir em frente.
Os vícios, a droga
alteram a motivação, o desejo pela droga, bebida assume a consciência e assim,
o rumo a seguir é o vício, a degradação, a morte.
A média de desejos é o
que constitui a natureza de cada ser, é o caráter. Aqui está o domínio do “eu”!
O homem não tem que ser um escravo de seus desejos, ele tem que afirmar o seu
domínio.
Ele pode controlar,
governar, regular e dirigir seus desejos em qualquer direção que achar
conveniente. Mais além: ele ainda pode criar desejos por uma ação ou vontade,
como veremos a seguir.
Pelo conhecimento das
Leis da Psicologia, ele pode neutralizar os desejos desfavoráveis e forçar o
crescimento e evolução dos desejos mais valiosos; sim, nós podemos praticamente
criar novos desejos no lugar dos que não queremos cultivar, tudo com a força do
querer ajudada pela luz da razão e do juízo.
Não existe nenhum
sentido em tentar escapar do fato de que o desejo é o impulso natural e
universal em relação a algo, seja bom ou mau. Sem desejo, não existem os saltos
de atitude e nada é alcançado.
Mesmo os conhecimentos
mais altos e os objetivos da raça são possíveis apenas quando o vapor do
querer, necessidade é despertado pela chama e o calor do desejo.
O desejo é um instinto
da natureza e o apego deveria ser administrado.
Sabemos que o “desejo”,
“o querer”, “a tendência” ou “pensar em” são apenas nomes diferentes para mesma
manifestação, não se pode matar esse sentimento.
O que é esse “desejar
que, ser atraído por, procurar, inclinar, sentir-se afim” e todo o resto? Sendo
claro e conciso, nada mais é que o desejo mascarado sob estes nomes, para
prosseguir e “matar o desejo” sem “desejar”, fazer isso é como tentar elevar-se
do chão puxando pela gola da sua camisa. Loucura!
Nada está à altura da
alma, nada é tão necessário e importante que supere o seu domínio sobre ela. E
isso que os “instrutores” desejam passar quando pregam que se deve evitar o
“apego”.
Sobre isso os
professores de ocultismo estão completamente certos. O desejo é um mestre
espantoso, como o fogo que varre todas as bases da alma, deixando nada mais que
cinzas ardendo.
Mas também o fogo do
desejo é um esplendido servo que, por seu poder, consegue fabricar o vapor do
querer e executar a ação para que consigamos tudo que queremos neste mundo.
Sem o desejo apropriado
o mundo não teria atividade, não teria ações. Então, não cometa o erro de usar
o desejo mais do que você usaria o fogo, mas, em todo o caso, mantenha o
controle em suas mãos e evite sempre que o controle passe de você para o
desejo.
Através de uma imagem
mental criamos um quadro limpo, distinto mentalmente na nossa imaginação das
coisas somente nomeadas.
Não dê voltas
impaciente quando a palavra imaginação for mencionada. Esta palavra deve lhe
passar uma ideia completamente equivocada do seu real sentido.
A imaginação quer dizer
muito mais do que o simples “emprego ocioso de parte da mente”, como crê muita
gente. Tampouco não é nada muito complexo; a parte imaginária, pode-se assim
dizer, é “a sombra de nosso esforço imaginativo”.
Imaginação é uma coisa
real, uma faculdade da mente, que através dela conseguimos criar moldes ou
matrizes com um padrão de coisas nas quais o querer e o desejo materializam em
um objetivo real.
Aquele que é negativo,
triste, e sem esperança e mantem a chama da vontade fraca, usa a força
emocional negativa da sua imaginação para se manter no escuro com as suas
palavras e com as suas motivações.
Podemos “escolher” ou
ser ”escolhidos” para viver no inferno, os sete pecados capitais revelam a ausência
de Eros, da vida, de amor, da Unidade - atitudes humanas contrárias às leis do Bem, da
integridade. São eles:
1. Luxúria: Perder o
controle da sua vida e se entregar ao apego e valorização extrema aos prazeres
carnais, à sensualidade e sexualidade; desrespeito aos costumes; lascívia. Consequência
degradação moral e existencial. A luxuria é de todos, mas vive só.
2. Gula: não conseguir
controlar o apetite, e a necessidade de comer somente por prazer, em quantidade
superior àquela necessária para o corpo humano. Viver o prazer até morrer...
3. Avareza: Necessidade
incontrolável do apego ao dinheiro de forma exagerada, desejo de adquirir bens
materiais e de acumular riquezas.
Viver na miséria sem
saber...
4. Ira: descontrole
emocional compulsivo, ser levado pela raiva contra alguém, vontade de vingança. Alimentar
a semente do ódio no coração sem esperança de paz.
5. Soberba: necessidade
de ser o melhor, a alienação do egocentrismo que isola com a manifestação de
orgulho e arrogância. Viver no delírio de grandeza da solidão.
6. Vaidade: preocupação
excessiva com o aspecto físico para conquistar a admiração dos outros. Culto a
beleza externa irresponsável.
7. Preguiça:
negligência, irresponsabilidade, ou falta de vontade para o trabalho ou
atividades importantes. Alienação e isolamento da solidão.
O desejo de morrer, de
inércia, de destruição, de fracasso é tão grande quanto a necessidade de viver,
da ação , de solidariedade, de vencer.
Eu tenho prazer em ser
triste e infeliz? ”
É necessário ativa a
área do cérebro que produz alegria e a esperança é um recurso. Se não conseguir
procure ajuda.
Não existe nada criado
pelas mãos ou pela mente do homem que antes não tenha passado por sua
imaginação. A imaginação é o primeiro estágio da criação, seja de castelos ou
de cabanas.
O modelo mental deve
sempre preceder a forma material. Assim é na criação do desejo: antes que você
possa criar um desejo deve-se ter a imagem clara e mental do que você precisa
para desejar.
Você pode achar essa
tarefa de criação do desejo mental um pouco mais difícil do que imaginava
inicialmente. Você encontrará dificuldades quando começar a desenhar cada
quadro que precisa. Mas não desanime, e siga perseverante.
A prática é amiga da
perfeição! Cada vez você formará imagens mentais mais claras e mais distintas,
cada vez mais os detalhes estarão em maior proeminência.
Não se canse a
princípio, e deixe a tarefa para mais tarde, ou para o dia seguinte. Mas nunca
se esqueça que você necessita adquirir prática e ter perseverança para poder
criar, na mente, quadros tão nítidos como se já os tivesse visto.
Como próximo passo,
após ter criado a imagem mental clara sobre tudo que você deseja, comece a
cultivar a sua atenção para cada uma destas partes que compõem a imagem.
A palavra atenção é
derivada do latim “attendere”, que significa “para levar adiante” - esta é a
ideia original e o sentido real desta palavra. Esta é a ideia correta para o
modo que a sua mente deve agir com a imagem mental.
Lembre-se, sempre que
possível, de manter a atenção, de modo que a mente possa ter uma firme
assimilação sobre tudo e fazê-la uma parte
de si, como se a imagem
estivesse sendo marcada em um tablete de cera, que recebe pressão de um molde.
Assim, tendo fixado a
ideia claramente em sua mente, mediante o poder da imaginação e da atenção,
como acabamos de explicar, a imagem torna-se um bem fixo da sua mente.
O homem é o mestre de
sua mente.
“Sim” exceto, é claro,
se algum crítico próximo se opuser: “E verdade, mas já que no caso não é o
desejo que governa o motivo, ele não deve criar mais desejos?
O desejo não é
precedente à ação? ”
Esta é uma questão
razoável, meus bons amigos, todos os ocultistas mais avançados sabem que existe
um ponto no qual o princípio do desejo se matiza e se funde no seu princípio
companheiro, o querer, e, após uma análise mental, manifestaremos o querer ou o
não querer, ao invés de meramente começar a desejar o querer.
Este estado deve ser
experimentado antes que se possa ser entendido, pois as palavras não podem
expressá-lo.
Declaramos que está nas
mãos do homem criar seus próprios desejos, mas ele não deve ser simplesmente o
criador, deve sim ser o idealizador do desejo. Esta declaração é absolutamente
verdadeira e pode ser verificada e comprovada por experimentos recentes e
descobertas da psicologia moderna.
Em vez de o homem ser
uma criatura dos desejos - isto é verdade em alguns casos —, ele pode ser o
mestre e ainda criador deles.
A vontade firme, justa e íntegra controla e administra os desejos.
Pelo conhecimento e
pelo poder do querer conseguimos inverter a ordem ordinária das coisas e,
tirando do lugar o intruso do trono, podemos ocupar então nosso legítimo posto
e logo se fazer obedecer aos nossos mandos. Mas o melhor caminho para o novo
inquilino do trono reorganizar a sua corte é demitir as criaturas censuráveis
da mente e criar outras em seu lugar.
E agora a pergunta é:
como fazer essa troca? Em primeiro lugar, o indivíduo deve pensar
cuidadosamente sobre as tarefas e metas a cumprir, então, usando o juízo
cuidadosamente, julgar, com imparcialidade e impessoalidade até onde seja
possível, o que deve ficar estocado na mente e ver os pontos deficientes, só
assim conseguiremos cumprir com sucesso essa tarefa.
Feita a análise em
detalhe, separa-se o tema claramente dividindo-o em partes muito bem definidas
que nós temos capacidade de enxergar tudo como realmente é e a sua
integralidade.
A seguir, temos que
organizar nosso inventário e ver o que parece necessário para atingir nosso
objetivo, assim, os detalhes aparecerão no progresso do trabalho, dia-a-dia,
mas devemos ater-se ao geral para que tenhamos sucesso em nossa tarefa.
Então, tendo examinada
a tarefa, a natureza do objetivo e as nossas próprias qualificações e defeitos,
logo começamos a criar o desejo, de acordo com o seguinte plano: o primeiro
passo é formá-lo claramente, uma imagem vital mental das qualidades, coisas e
detalhes do objetivo assim como o resultado completo.
Pesquisado e escrito por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação,
desde que seja mencionado a fonte:
Meu blog foi clonado inteiramente,
por isto estou em oração permanente contra ataques.
Os meus textos estão em vários blogs com o nome do impostor
Repassando à Chama Violeta
Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa de Deus,
que chameja o FOGO VIOLETA DA LIBERDADE (TRÊS VEZES) do Espirito Santo através de cada particula de meu ser, e em meu mundo.
Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai minha energia, purificai-me com a pureza, liberdade, amor, e perfeição da Graça da Chama Violeta
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512
Somos Um-a só consciência.
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.
Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel, Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
Direitos Autorais - Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário