Quanto mais atento se estiver ao
acontecimento, aberto aos outros, em comunicação consigo mesmo, mais
possibilidades se terão de realizar ao máximo a própria natureza divina. Um
homem feliz não é espírito superficial, é consciente, antenado e íntegro.
O cerebro possui áreas que ativadas determinam nosso comportamento. Se estamos confusos, deprimidos e irritados ativamos a área das emoções, e nossos pensamentos definem o "stress" e a ativação das emoções... e o nosso lugar no mundo material, mental e espiritual
Ao praticar o mindfulness (atenção plena no aqui e no agora) estamos no plano mental superior da mente, ativando o contato com a Divina Presença ou nossa Alma e expandimos nossa consciência e conectamos com o plano mental que nos une com a alegria, a felicidade, o amor, o sucesso.
Durante
semana, pratique os seguintes exercícios em seis dos próximos sete dias:
1.
Meditação na
Posição Sentada (ou Meditação na Posição Sentada nos dias 1, 3 e 5 e Caminhar
Consciente ou Movimento Consciente nos dias 2, 4 e 6)
. Caminhar
Consciente
A atenção plena da respiração é o fio que nos liga com a mente superior. O universo respira com a Unidade e a consciência da respiração é a consciência da Luz da Unidade.
Em
cada dia desta semana, pratique a meditação na posição sentada guiada (Meditação na Posição Sentada); de
acordo com as instruções a seguir:
Meditação
na Posição Sentada: Atenção Plena da Respiração, do Corpo, dos Sons, dos
Pensamentos e Percepção Indiferenciada
1.
Pratique a
atenção plena da respiração e do corpo como descrita antes (páginas 100-101),
até se sentir razoavelmente acomodado.
2.
Deixe que o
foco da sua atenção se desloque das sensações no seu corpo para a audição. Leve
a atenção para os ouvidos e depois deixe que a percepção se abra e se expanda a
fim de que haja uma receptividade aos sons quando eles surgirem, sempre que
surgirem.
3.
Não há
necessidade de buscar sons ou prestar atenção a sons particulares.
Em
vez disso, da melhor maneira possível, sem fazer esforço, apenas abra a sua
percepção para que ela fique receptiva aos sons vindos de todas as direções
quando eles surgirem — sons próximos, distantes, sons que estão na sua frente,
atrás de você, do lado, em cima ou embaixo.
Abra-se
a todo um espaço de som à sua volta. Conscientize-se de sons óbvios e de sons
mais sutis, do espaço entre os sons, conscientize-se do silêncio.
4.
Da melhor
maneira possível, sem esforço, conscientize-se dos sons apenas como sensações.
Quando você constatar que está pensando a respeito dos sons,
reconecte-se, da melhor forma, com a percepção direta das qualidades
sensoriais deles (padrões de altura, timbre, intensidade e duração), e não com
o significado ou as implicações deles.
5.
Sempre ao
notar que a sua atenção não está mais concentrada nos sons no momento, reconheça
delicadamente para onde a sua mente se deslocou e depois volte a ajustar de
modo suave a atenção a fim de que ela focalize os sons à medida que eles surgirem
e passarem de um momento a outro.
6.
A atenção
plena do som pode ser, por si só, uma prática
muito valiosa, uma maneira de expandir a consciência e
conferir a ela uma qualidade mais aberta e espaçosa, quer ou
não a prática seja precedida pela percepção das
sensações do corpo ou seguida, como aqui, pela percepção dos pensamentos.
7.
Quando
estiver pronto, abandone a percepção dos sons e atribua um novo foco à sua atenção,
a fim de que seus objetos sejam agora eventos na mente. Você concentrou a
atenção em quaisquer sons que surgissem, notando quando eles surgiam,
se
desenvolviam e se extinguiam; agora, da melhor maneira que você puder, sem
esforço, leve a atenção, da mesma maneira, para os pensamentos que surgem na
sua mente
— reparando quando os pensamentos surgem, concentrando a atenção
neles quando eles atravessam o espaço da sua mente e, com o tempo, desaparecem.
Não há necessidade de tentar fazer os pensamentos virem ou irem embora.
Deixe simplesmente
que eles surjam de forma natural, do mesmo modo como você se relacionou com os
sons que surgiam e iam embora.
8.
Algumas
pessoas consideram proveitoso levar a atenção para os pensamentos na mente da
mesma maneira que fariam se os pensamentos fossem projetados em uma tela de
cinema. Você se senta, olhando para a tela, esperando o surgimento de um
pensamento ou uma imagem.
Quando isso acontece, você presta atenção ao
pensamento enquanto ele está ali “na tela”, e depois o abandona quando ele vai
embora.
Alternativamente, você poderia achar proveitoso ver os pensamentos como
nuvens ou pássaros se movendo pelo céu vasto e espaçoso ou como folhas que se
deslocam em um riacho, levadas pela correnteza.
9.
Se quaisquer
pensamentos forem acompanhados por sentimentos ou emoções intensos, agradáveis
ou desagradáveis, registre da melhor maneira, sem se esforçar, a “carga emocional”
e a intensidade deles e deixe simplesmente que eles sejam como já são.
10.
Se, em
qualquer momento, você sentir que a sua mente perdeu o foco e ficou dispersa,
ou que ela é repetidamente arrastada para o drama dos seus pensamentos e da sua
imaginação, talvez seja interessante você reparar de que modo isso está
afetando o seu corpo.
Não raro, quando não gostamos do que está acontecendo,
temos uma sensação de contração ou rigidez no rosto, nos ombros ou no tronco,
bem como a sensação de querer “afastar” os nossos pensamentos e sentimentos.
Verifique se você nota alguma dessas coisas acontecendo quando surgem alguns
sentimentos intensos. Depois, uma vez que você tenha notado isso, veja se é
possível retornar à respiração e à uma sensação do seu corpo como um todo,
sentado e respirando, e use esse foco para fixar e estabilizar a sua atenção.
11.
Em
determinado ponto, talvez você queira explorar a possibilidade de abandonar
qualquer objeto particular de atenção, como a respiração, os sons ou
pensamentos, e deixar o campo da consciência ficar aberto ao que quer que surja
na paisagem da sua mente, do seu corpo e do mundo.
Isso, às vezes, é chamado de
“percepção indiferenciada”. Verifique se é possível apenas repousar na própria
consciência, conhecendo, sem esforço, o que quer que surja de momento a
momento. Isso poderá incluir a respiração, sensações do corpo, sons,
pensamentos ou sentimentos.
Apenas fique sentado, completamente desperto, sem
se deter em nada, sem procurar por nada, sem ter outra coisa em mente além de
uma vigilância incorporada.
12.
Quando
estiver pronto para encerrar a meditação, você poderá, talvez, retornar por
alguns minutos à simples prática da atenção consciente da respiração.
Cada vez que você
começar essa prática, lembre a si mesmo de prestar atenção nas experiências de
aversão:
• Aproxime-se de quaisquer sentimentos,
sensações ou pensamentos inquietantes ou desagra¬dáveis e repare como você está
reagindo a eles, especialmente no corpo.
° Veja se você pode,
pouco a pouco, vir a reconhecer os efeitos da aversão. Qual é a sensação da
aversão? Onde e como você a sente no corpo? Que efeito ela tem nos seus
pensamentos?
• Qual é a “marca registrada da sua
aversão” (o padrão característico das sensações do corpo por meio dos quais
você reconhece que a aversão está presente?
0 A medida que você
passar a conhecer a aversão, verifique se é proveitoso dizer efetivamente para
si mesmo
“Aqui está a aversão”'sempre que você notar que ela está surgindo.
• Anote, dia a dia, as suas observações nos
espaços fornecidos.
Primeiro dia: quando
você se deparou com pensamentos, sentimentos ou sensações desagradá¬veis, em
que parte do corpo as sensações eram mais intensas?
O que mais você notou durante a meditação?
O que mais você notou durante a meditação?
Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação,
desde que seja mencionado a fonte:
Agora
Repassando a chama Violeta
Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa de Deus,
que chameja o Fogo da Chama Violeta (TRÊS VEZES) através de
cada particula de meu ser, e em meu mundo.
Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai
minha energia, purificai-me com a pureza, harmonia, amor,
liberdade e perfeição da Graça da Chama Violeta
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.
Coloque a mão no seu coração
e sinta o fogo do amor Divino da sua Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.
Eu mereço ser feliz.
eu mereço amar e ser amada.
Eu mereço ter milhões amigos.
Eu mereço a prosperidade da vida.
Eu mereço o trabalho que me dá sucesso e riqueza.
Envie este amor para o seu lar, para a sua vida,
para tudo e para todos.
Eu sou a Fonte.
Passe para frente com o seu amor à Chama violeta da Cura,
Purificação e da Liberação.
Meus Blogs
Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!
Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel, Samuel.
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.
Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a fonte
das obras utilizadas em estudos.
Direitos Autorais - Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.
A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou
psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso.
Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou
mental. Consulte sempre seu médico.
Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.
Este texto é resultado de uma pesquisa, eu fiz uma adaptação, inspirada nos ensinamentos de vários mestres do assunto.
Pesquisado por Dharmadhannya
Este texto é resultado de uma pesquisa é uma compilação inspirado em vários Mestres do assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário