quarta-feira, 24 de junho de 2015

Prosperidade: A Substância Espiritual






Prosperidade: A Substância Espiritual
 a base fundamental do universo

LIÇÃO UM
Fique em paz e mergulhe na grande fonte. Veja com os olhos da fé, e perceba que o mundo inteiro está preenchido com a Divina Substância. Veja-a cair sobre você como flocos de ouro e prata, e afirme com convicção:

“Jesus Cristo está aqui, levantando-me para a Sua consciência da Substância onipresente de Deus, toda provedora e toda poderosa, e minha prosperidade é garantida".

"Tenho fé ilimitada na Substância Espiritual aumentando e multiplicando-se em minha palavra”.

O que é a Mente Divina? O que é o homem, e como ele está conectado com as ideias Divinas?

A Mente Divina é a primeira e única realidade. Quando nós incorporarmos as ideias que formam está mente em unidade com a nossa mente, e perseverarmos nessas ideias, uma poderosa força eclodirá de dentro de nós.

Então teremos uma base para o corpo espiritual, o corpo que não foi feito por mãos, eternamente nos céus. Quando é estabelecido o organismo espiritual, em consciência, sua força e potência são transmitidas para o corpo visível e todas as coisas nas quais tocarmos em nosso mundo.

É isso o que Paulo disse: “tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mal e, depois de terdes vencido tudo, permaneceis inabaláveis”. O que foi no passado manifesto nos nossos assuntos ainda permanece aqui.


 É a mesma Substância que os manifestou e que pode ser usada de maneira diferente. Mesmo que possa parecer existir falta material, há uma abundância da Substância para todos. Estamos no meio disso.

 Como peixes, poderíamos perguntar: “Onde está a água?" Quando vivemos, movemo-nos e temos o nosso ser nela. Está na água, no ar em todos os lugares, abundante e gloriosa.

 Pegue esse pensamento e mantenha-o. Recuse-se a ser abalado, a partir de sua firmeza espiritual, e em meio à prosperidade de Deus, a sua abundância e suprimento começarão a fluir do éter e se tornarão mais e mais presentes em seus assuntos.

Jesus estava tão carregado da Substância Espiritual, que quando a mulher tocou suas vestes, virtude de cura fluiu dele e ela foi curada. Havia milhares de pessoas na multidão, mas apenas a mulher que tinha fé conseguiu tal feito.

Já tinha sido estabelecido na consciência dela, e ela sabia que as necessidades dela seriam atendidas se ela pudesse fazer o contato. Nisso há uma lição para nós: sabemos que a força está presente em todos os lugares, para que a vejamos no mundo material.

 Um grande avião quando decola do aeroporto, move-se lentamente no início, mas quando ela ganha ímpeto acelera na pista como um raio. Assim é com a força espiritual.

 Começa às vezes com um pensamento muito pequeno, toma impulso e torna-se eventualmente uma ideia poderosa.

 Cada um de nós pode reforçar seu domínio sobre o pensamento da Substância Divina, até que ela se torne uma ideia poderosa, a consciência de suprimento manifestando-se como abundância em todos os nossos assuntos.

Enquanto você mantiver a Substância em sua mente, você a tornará permanente e duradoura. Perceba a sua unidade com ela. Você é unificado com a Substância viva, que é Deus, sua autossuficiência.
Desta Substância você foi criado; nela você vive e move-se e têm seu ser; por isso, você é suprido e próspero.

A Substância Espiritual é firme, inalterável e duradoura. Ela não flutua com a bolsa de valores. Não diminui em “tempos difíceis" nem aumentar em “bons tempos".

 Ela não pode ser acumulada para uma futura deficiência de suprimento. Não se esgota quando repartida para atender às necessidades de outros. É sempre a mesma, constante, abundante, livremente circulante e disponível.

A Substância Espiritual é uma coisa viva, não uma acumulação inanimada de pão que não satisfaz a fome, e nem de água que não consegue saciar a sede. É viver a pão e água viva, e quem se alimenta da Substância de Deus nunca têm fome ou sede.

 A Substância é uma coisa permanente, e não um depósito bancário que pode ser retirado, nem uma fortuna que pode ser perdida. É um princípio infalível que é tão certo no seu funcionamento como as leis da matemática.

 O ser humano não pode ser separado de seu suprimento, tanto quanto a vida não pode esgotar sua fonte. Assim como Deus permeia o universo, e a vida permeia todas as células de nosso corpo, também a Substância flui livremente através do homem, livre de todos os limites ou qualificações.

Quais serão os resultados sociais e econômicos de uma consciência de prosperidade generalizada em toda a raça?

Temos um espírito de prosperidade na nova era que ainda está em seu amanhecer. Este princípio da Substância universal será conhecido, agirá por conta e não haverá lugar para falta. O suprimento vai ser mais equalizado.

 Não vai haver milhões de alqueires de trigo armazenado em armazéns de mofo enquanto pessoas passam fome.

 Não haverá nenhuma superprodução, subconsumo ou outras desigualdades de suprimento, e a Substância de Deus será conhecida e usada por todos. Homens não irão acumular fortunas em um dia e perdê-la no outro.

Isto é uma utopia impraticável? A resposta depende de você. Assim que você reconhecer individualmente a Substância onipresente e colocar sua fé nela, você poderá olhar para os outros ao seu redor a fazer o mesmo.

“Um pouco de fermento faz levedar toda a massa do pão", e mesmo uma única vida que testemunhar a verdade sobre a lei da prosperidade acelerará a consciência de toda a Comunidade.

Para quem quer que seja, e para o que quer que precise, você poderá demonstrar a lei. Se seus pensamentos estão confusos, acalme-os e saiba que você é uno com a Substância e com a lei da manifestação. Diga com convicção: Eu sou forte, imutável Substância do espírito.

Isso abrirá a porta de sua mente para um fluxo de ideias cheias da Substância. Como elas chegam, use-as livremente. Não hesite ou duvide que tragam resultados. 

Eles são ideias de Deus dadas a você em resposta à sua oração e para suprir suas necessidades. Elas são parte da Substância, inteligente, amorosa e ansiosa para manifestar-se e atender a sua necessidade.

Deus é a fonte de um poderoso fluxo de Substância, e você é um afluente do fluxo, um canal de expressão. Abençoar a Substância aumenta o seu fluxo. Se o seu suprimento de dinheiro é baixo, ou se sua bolsa parece vazia, pegue-a em suas mãos e abençoe-a.

 Veja-a cheia da Substância pronta para se tornar manifesta. Enquanto você prepara suas refeições abençoe o alimento com o pensamento da Substância Espiritual. Quando você se veste, abençoe seus vestuários e perceba que você está constantemente sendo vestido com a Substância de Deus.

 Não centralize seu pensamento sobre si mesmo, seus interesses, seus ganhos ou perdas, mas perceba a natureza universal da Substância. Quanto mais consciente você se torna da presença da Substância viva, mais ela se manifestará para você e mais rico será o bem comum de todos.

Não aceita as minhas palavras como verdade, teste a lei. A realização dos outros não irá garantir o seu suprimento. Você deve se tornar consciente dela por si mesmo. Identifique-se com a Substância até você torná-la sua; e ela vai mudar suas finanças, destruir seus medos, cessar com suas preocupações, e em breve você vai começar a se alegrar com as recompensas sempre presentes de Deus.

....Que grande mudança nos métodos de produção e distribuição estão prestes a acontecer? Como isso afetará a nossa prosperidade?

O discernimento espiritual revela que estamos agora no amanhecer de uma nova era, que os velhos métodos de suprimento e ajuda estão sendo rapidamente superados, e que novos métodos estão esperando para serem descobertos. Nas relações comerciais do futuro, o homem não será um escravo do dinheiro.

As necessidades diárias da humanidade serão supridas de maneira que, até o momento, não são imaginadas pela maioria das pessoas. Nós devemos servir pela alegria de servir, e a prosperidade fluirá para nós e através de nós, em rios de abundância.

O suprimento e a ajuda, que o amor e o zelo colocaram em movimento, não são ainda largamente usados pelo homem, mas aqueles que testaram o seu poder de suprimento são imensamente gratos.

O poder dinâmico da Mente Superior no homem tem sido esporadicamente exibido por homens e mulheres de todas as nações. Geralmente está relacionado com algum rito religioso em que prevalecem a autoridade sacerdotal e o mistério.

O chamado “rebanho comum" é mantido na escuridão em relação à fonte do poder sobre-humano dos adeptos ocultos e homens santos. Mas temos visto uma “grande luz" descoberta por cientistas e físicos de que o átomo esconde energias eletrônicas cujo arranjo matemático determina o caráter de todos os elementos fundamentais da natureza.

Esta descoberta não apenas desestruturou a ciência baseada na antiga teoria mecânica atômica, mas também tem dado aos cristãos metafísicos uma nova compreensão da dinâmica do espírito.

Qual é o éter da ciência e da metafísica? Em que medida o homem tem desenhado nele, e quais são as suas possibilidades?

A ciência agora postula o espaço, ao invés da matéria, como fonte da vida. Isso significa que o ar está repleto de forças dinâmicas que aguardam para que a humanidade as compreendam e as utilizem, e que estas energias invisíveis e onipresentes possuem potencialidades muito além de nossa concepção mais exaltada.

O que nos foi ensinado sobre as glórias do céu, empalidece na insignificância quando comparado às glórias dos raios radiantes, popularmente conhecidos como “éter".

As ondas de rádio, invisíveis e presentes em todos os lugares, são apenas uma mera sugestão de um poder inteligente que penetra e permeia todos os germes viventes, visíveis e invisíveis.

O fato é que a maior descoberta de todas as eras é a da física, e que todas as coisas aparentemente têm sua origem no éter invisível, intangível. O que Jesus ensinou tão profundamente em símbolos sobre as riquezas do Reino dos céus está agora sendo provado.

O que Jesus demonstrou em relação ao Reino do éter?
De acordo com o grego, a língua em que o novo testamento chegou até nós, Jesus não usou a palavra céu, mas sim céus em seus ensinamentos. Ele não estava falando das glórias de algum lugar distante chamado “céu", mas foi revelando as propriedades do “céu" ao nosso redor, chamado “éter" e “espaço" pelos físicos.

Ele ensinou não só a sua dinâmica, mas também seu caráter inteligente e disse que a entidade que governa está dentro do homem: “O Reino de Deus está dentro de ti”. Ele não só descreveu o Reino dos céus em numerosas parábolas, mas fez dele sua grande realização e o objeto maior da existência humana.

Ele também o definiu como meta do homem e alcançou-o, mostrando assim que seu ensino é tão prático como é verdadeiro.
Qual é a fonte de todo o bem material, de acordo com a ciência? E de acordo com Jesus?

Os cientistas dizem-nos que o éter está carregado com eletricidade, magnetismo, raios de luz, raios-x, raios cósmicos e outras radiações dinâmicas; que são a fonte de toda vida, luz, calor, energia, gravitação, atração e repulsão; em suma, que são a essência interdependente de tudo que existe no Universo.

Ou seja, a ciência dá ao éter todas as atrações do céu sem o dizer diretamente. Jesus abordou o assunto quando ele disse a seus seguidores que segundo Sua Palavra Deus irá nos vestir e nos alimentar. “Buscai primeiro o Reino e sua justiça; e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

A ciência diz que as partículas elétricas que invadem de luz nossa atmosfera terrestre também são uma fonte de Substância e matéria. Jesus disse que ele era a Substância e o pão que veio do céu. Quando nossa civilização começará realmente a se adequar e usar este poderoso oceano de Substância e vida?

Qual é a maneira mais simples e mais segura de se apoderar do éter?
Está Substância inesgotável, está disponível em todos os momentos e em todos os lugares para aqueles que aprendem a colocar e se apossar dela na consciência. A maneira mais simples, mais curta e mais direta de fazer isto foi explicada quando Jesus disse:

“não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.”

Quando sabemos que certas ideias potentes existem nas expressões invisíveis da mente, chamadas pela ciência de “éter" e “espaço" e que nos foram fornecidas com a mente para lançarmos mão delas, é fácil colocar a lei em ação através do pensamento, das palavras e dos atos.
"Existe uma maré nos assuntos dos homens;

“que, tomadas com o dilúvio, leva à fortuna,” "
disse Shakespeare. Esse dilúvio nos espera no espaço cósmico, no Paraíso de Deus.

A partir deste ponto de vista, explique por que a substancia nunca pode se esgotar.

Por que Deus dá ao justo e ao injusto da mesma forma?
A Substância Espiritual da qual vem toda a riqueza visível nunca se esgota. Está com você o tempo todo e responde à sua fé e as suas exigências. Ela não é afetada pela nossa conversa ignorante de tempos difíceis, embora sejamos afetados porque nossos pensamentos e palavras regem nossa manifestação.

O recurso infalível está sempre pronto para se dar. Ele não tem escolha; Ele deve dar, é a sua natureza. Despeje sua palavra vivente de fé na Substância onipresente, e você vai prosperar ainda que todos os bancos do mundo fechem suas portas.

Mire a grande energia do seu pensamento em direção a ideias de “abundância", e você terá muito, independente do que os homens digam ou façam com você.

Como é a verdade sobre o éter pode nos ajudar a melhor compreender a natureza de Deus como um Ser puro ou Espírito?

Deus é a Substância. Mas se por esta afirmação, queremos dizer que Deus é matéria, uma coisa de tempo ou condição, então devemos dizer que Deus é insubstancial. Deus é a essência intangível do que o homem tem formado e chamado de matéria.

A matéria é uma limitação mental dessa Substância Divina cujo caráter essencial e inerente é manifesto em toda a expressão de vida.

A Substância de Deus pode ser concebida como energia de Deus, ou a luz do espírito, e “Deus disse, haja luz, e houve luz”. Isto está em harmonia com as conclusões de alguns dos físicos.

Sir James Jeans diz, em “O misterioso universo", “a tendência da física moderna é resolver o universo, todo material, em ondas e nada mais do que ondas. Essas ondas são de dois tipos: as ondas engarrafadas, que chamamos de matéria e as ondas desengarrafadas, que chamamos de radiação, ou luz.
O processo de aniquilação da matéria é meramente desengarrafar a energia de onda aprisionada e torná-la livre para viajar através do espaço”.
O Espírito não é matéria. O Espírito não é pessoa. A fim de perceber a essência do ser nós devemos descartar de nossa mente todo o pensamento de que Deus está de alguma forma circunscrita ou tem qualquer uma das limitações que nós associamos com coisas ou pessoas que tenham forma.

“Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há, nem figura alguma do que está em cima nos céus, ou embaixo”.

Deus é a Substância, não matéria, porque a matéria é fixa, enquanto Deus não tem forma. A Substância de Deus encontra-se atrás da matéria e da forma.

É à base de toda forma, e não entra em qualquer forma como uma finalidade. A Substância não pode ser vista, tocada, provada ou cheirada, ainda é mais substancial do que a matéria, por isso é a substancialidade única no universo. Sua natureza é de auxilio e de única realidade.

O que é simbolizado pelo ouro e pela prata? Por que eles são preciosos?
Jó diz, “o todo-poderoso será tua defesa, e terás muita prata”. Isto se refere à Substância universal. Prata e ouro são manifestações de uma Substância presente em todos os lugares e são usados como símbolos para isso. Lew Wallace, em “Ben-Hur", refere-se ao Reino como “ouro batido".
Sem dúvida, você em sua própria experiência já sentiu esta Substância presente em todos os lugares, em seu silêncio, quando parecia ouro ou flocos de neve caindo sobre você. Esta foi a primeira manifestação desde o estouro da Substância universal em sua consciência.

Qual é a atividade tríplice que a substância toma antes de tornar-se manifesta como material?

A Substância é primeira dada à mente e quando ela se torna manifesta passa a ter uma tríplice atividade. Mantendo a Substância na mente e trazendo-a a manifestação, demos o passo mais importante. Fazemos isto acordo com o nosso decreto.

“Decretaras tu algum negócio, e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos”. Nós sempre estamos decretando, às vezes conscientemente, muitas vezes inconscientemente, e com cada pensamento e palavra estamos aumentando ou diminuindo a tríplice atividade da Substância.

A resultante manifestação está de acordo com o nosso pensamento;
“Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele”.
Se a substância é onipresente e homem pode controlar sua manifestação, por que o homem sofre de carência e limitação?

Não há nenhuma escassez no ar que você respira. Há uma abundância de ar, mas se você fecha seus pulmões e se recusa a respirar, você não vai inspirá-lo e pode sufocar-se por falta de ar.

Quando você reconhece a presença de abundância de ar e abre seus pulmões para respirar profundamente, você recebe uma maior inspiração. Isto é exatamente o que você deve fazer com sua mente em relação à Substância.

Há uma autossuficiência de todas as coisas, assim como existe uma autossuficiência de ar.

A única falta é a nossa própria falta de apropriação. Temos de procurar o Reino de Deus e nos apropriarmos dele antes que as outras coisas nos sejam acrescentadas em plenitude.


Explique o ensinamento de Jesus que fala sobre a dificuldade de um homem rico de entrar no reino dos céus.

Há um reino de abundância de todas as coisas, e pode ser encontrado por aqueles que procuram e estão dispostos a cumprir as suas leis. Jesus disse que é difícil para um homem rico entrar no Reino dos céus. Isso não significa que é difícil por causa de sua riqueza, e mesmo para o pobre não é mais rápido, e não é mais fácil também.

Não é dinheiro, mas os pensamentos deles sobre dinheiro e abundância, a origem, propriedade e uso que eles fazem dele é que pode mantê-los fora do Reino.
 Os pensamentos dos homens sobre dinheiro são os mesmos pensamentos relativos a todos os bens que eles possuem.

 Eles acreditam que só porque as coisas vêm do trabalho e esforço deles, eles podem reivindicar e controla-las como propriedade individual, e; podem acumulá-las independentemente de quanto os outros possam estar precisando delas.

 É o egoísmo que os mantêm fora do Reino. A mesma crença prevalece entre pobres e ricos, e mesmo se as duas classes, subitamente, mudarem de lugar, as desigualdades de riqueza não poderão ser remediadas. Apenas com uma mudança fundamental no pensamento sobre riqueza, escassez e abundância, isto poderia ser feito.

O que se entende por "direitos de propriedade" e sobre o direito de riqueza? Que erro está implícito nesta doutrina? A quem pertencem essas ideias?

Antes que haja qualquer mudança social ou econômica fundamental, todos devem começar a entender a sua relação com Deus e com o outro, como herdeiros comuns do recurso universal que é suficiente para todos.

Devem também mudar um pouco de suas ideias errôneas sobre seus “direitos". Eles devem aprender que eles não podem reter tudo aquilo que pertence a Deus sem sofrer os efeitos desse sequestro.
 Por sua vez, uma pessoa pobre não tem força concentrada da sua fé, mas na necessidade em coisas materiais e acorrentado a sua alma por elas.

 Aqueles que são ricos nas coisas deste mundo estão, por sua dependência dessas coisas, vinculando-se a coisas materiais e estão em escuridão material.

Quais são algumas das "grandes posses" que devemos nos livrar antes de podermos entrar no reino de consciência?

Todos os pensamentos de posse pessoal devem ser descartados de nossa cabeça antes que os homens possam adentrar na realização do fornecimento invisível.

 Eles não podem possuir dinheiro, casas ou terrenos egoisticamente, porque eles não podem possuir as ideias universais que mantem esses símbolos.

 Ele pode possuir seu símbolo material por pouco tempo no plano dos fenômenos, mas não as riquezas que “nem a ferrugem consome, e onde os ladrões não minam nem roubam”.

Depois de reconhecer a existência, potencialidade e disponibilidade da substância universal, qual é o próximo passo na manifestação?

Os homens possuem como objetos de valor, sua educação, comércio, capacidade ou talento intelectual. Ministros do Evangelho possuem estudo, eloquência e se orgulham desses bens espirituais.

Ainda assim, tudo isso são fardos que devem ser descartados antes de eles possam entrar no Reino dos céus. O Santo que está inflado com sua Santa bondade deve livrar-se dessa vaidade antes de entrar.

 Quem é ambicioso para fazer o bem e se sobressair sobre seus companheiros, deve perder essa ambição e desejo antes que ele possa contemplar o rosto do Pai.

A Substância existe no reino das ideias e é poderosa quando manipulada por alguém que esteja familiarizado com suas características. Os ignorantes abrem as “válvulas” da mente e deixam que as ideias fluam, para um reino com o qual eles nada têm em comum.

E assim, as ideias poderosas da Substância tornam-se condensadas em pensamentos de tempo e espaço, cuja ignorância acredita serem estas necessárias para sua fruição. Assim, a energia é perdida e uma temporada escassa, de semear e colher, é inaugurada para atender as demandas do mundo.

A mente que acredita em possessões pessoais, limita a ideia toda. O mundo de Deus é um mundo de resultados que sequencialmente responde a pedidos.

 É neste reino que o homem encontra a sua verdadeira casa. O trabalho cessa para aquele que encontrou este reino interior. O suprimento Divino é trazido sem esforço: O desejo é ter satisfação.


Esta é a segunda etapa da manifestação para quem se dedicou totalmente a orientação Divina. Ele imediatamente entra em uma experiência mais fácil e mais feliz do que aquela que o mundo oferece, quando ele se convence a seguir apenas o bem.

Charles Fillmore

Postado Por  Dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário