Feng Shui - Cura do ambiente interno
Ao entrar no
ambiente, primeiro percorra cada parte do imóvel para depois observar a relação
entre eles. Comece, é claro, pelo começo.
•
Casa: Observe o portão (se houver), seu estado de conservação, o tamanho em
relação à casa, a pintura, o número da casa, se está visível ou não.
•
Apartamento: Observe o aspecto geral do prédio: conservação, decoração do hall,
existência e aspecto dos elevadores. Apesar dessas observações serem importantes,
pois sao a primeira impressão obtida antes de se chegar ao apartamento, por
serem de propriedade coletiva, sua importância é diminuída.
•
Casa: Observe o traçado do portão até a porta principal. O caminho é reto?
Levemente sinuoso? Acentuadamente sinuoso? Tem escada? E reta, íngreme?
Observe a iluminação
externa. As lâmpadas são insuficientes para iluminar bem o caminho à noite? Há
jardins? Eles são iluminados à noite? Há piscina? Qual é a sua posição em
relação à porta de entrada? Qual o seu formato? E iluminada à noite?!...
Há garagem? Qual
a sua posição (direita/esquerda)em relação à porta de entrada? Observe se fica
em nível inferior à porta de entrada.
•
Apartamento: Observe o hall de entrada, o corredor do andar: é muito
comprido, reto e tem muitas portas? Como é a iluminação do andar? Como é (se é
que existe) a decoração, o que existe em frente, ou ao lado da porta? Qual é o
estado da porta? A sua porta se destaca das outras (dos vizinhos)? Como?
Entrando em
casa
O primeiro ponto
a ser observado, tanto numa casa quanto num apartamento, é o vestíbulo.
É claro que nos apartamentos essa parte é sempre a mais problemática por uma
questão de espaço físico. No feng shui o vestíbulo é a garganta —
se ela for muito exígua, apertada, o “alimento” energético passará com
dificuldade e será digerido com dificuldade. Então, observe quanto ao
vestíbulo:
1.
Se é mal iluminado.
2.
Se tem teto rebaixado e pouco
espaço de circulação, dando uma sensação de “encarceramento”.
3.
O que está logo a sua frente
quando passa pela porta principal. Qual é a primeira impressão? Que tipo de
decoração existe? Tem espelho? De que tamanho? Tem quadro (tela, pôster)? O que
ele retrata, qual a sensação que passa?
4.
Seu estado geral. Tem tapete?
Em que estado está?
É comum, no
entanto, algumas casas e apartamentos não terem esse vestíbulo. Então, ao
entrar, você já está na sala. Observe: Se olhando bem em frente* você vê uma
janela ou um “janelão”.
Se nessa peça
vamos encontrar coexistindo a “sala de jantar”, a “sala de visitas” ou “sala de
estar” e a “sala de televisão”. As aspas se devem ao fato de os três ambientes
terem características próprias (como veremos adiante) e exigirem seu espaço
próprio.
Mas, com o aumento da população, a
densificação urbana, os espaços escacearam e desapareceram. Sem dúvida, essa
“promiscuidade” entre ambientes é fator de estresse e desequilíbrio energético
para os habitantes desses espaços.
De certa forma, isso representa um retrocesso
a um período do passado no qual os indivíduos habitavam um espaço único onde
cozinhavam, comiam, recebiam, dormiam e trabalhavam. Mas, mesmo nesses tempos
primitivos, a intuição dos nossos antepassados colocava o banheiro fora da
casa.
Voltando à sala,
se você tem um único espaço onde coexistem sala de jantar, sala de estar e sala
de televisão (ou somente duas), deve observar:
1.
Se a mesa de jantar tem a
dimensão e o formato adequado ao espaço que ocupa.
2.
Se a mesa de jantar está
próxima ou distante da porta da cozinha; próxima ou distante da porta de
entrada.
3.
Se os sofás e cadeiras estão
dispostos de forma a facilitar não só o fluxo do ch’i mas também a passagem das
pessoas. Há sofá de costas para a porta de entrada?
4.
Se a televisão está distante
ou fora do alcance visual de quem está comendo à mesa, ou não.
5.
Onde a iluminação é mais
intensa. E direta? Indireta?/
6.
Se existem móveis e objetos em
grande quantidade, que dificultam o trânsito pela sala./
Caso você tenha
sala de estar (living-room) separada da sala de jantar, observe o
seguinte:
1.
A disposição dos sofás e
poltronas (ou cadeiras ou outros móveis) está formando um d (Figura 13) em
relação à porta de entrada?/
2.
A existência dos “vilões”
clássicos estruturais: vigas laterais ou de teto, escadas,
degraus de solo, colunas quadradas, cantos em ângulo de
menos de 90°. /
3.
A existência dos “vilões” clássicos conjunturais: racha- duras nas
paredes, tacos soltos ou faltando, pintura descascada ou deteriorada, lâmpadas
queimadas, mobília deteriorada, móveis deslocados de sua posição e/ou função,
tapetes deteriorados e/ou colocados em desarmonia uns com os outros e com o
ambiente./
4.
A relação entre a porta de
entrada e a janela da frente, caso se trate de apartamento.
5.
Obras de arte e sua mensagem;
existência de ícones pessoais (bandeiras de clube, insígnias de partidos
políticos, símbolos religiosos etc.).
A sala de
jantar. Observe principalmente:
1. A mesa onde
se fazem as refeições fica próxima à cozinha ?/
2. A mesa está
dimensionada de acordo com o espaço da sala? O número de cadeiras é
proporcional às dimensões da mesa? As cadeiras podem ser movimentadas com
facilidade?/
3. A iluminação
é agradável, ilumina o suficiente, é muito fraca, muito intensa?/
4.A decoração
(quadros, esculturas etc.) é condizente com o tipo de atividade principal que
lá se realiza?/
5.. Há vigas de
teto sobre a mesa, ou vigas laterais pronunciadas apontando para as costas de
algum comensal?/
6.
A cadeira do dono da casa (ou
da dona) está de costas para a porta de entrada ou para a porta do banheiro ou
lavabo?/
7.
Há equilíbrio entre os
elementos (ouros, paus, copas e espadas)?/
A sala de
televisão ou sala íntima. Não vamos detalhar esses
aposentos, em primeiro lugar por não serem comuns na maioria das residências e,
em segundo, porque neles se aplicam os princípios gerais detalhados adiante./
Atenção - O corredor - Observe principalmente:
1. Iluminação.
2. Largura e comprimento.
3. Teto
rebaixado.
4. A existência
de muitas portas.
5. Em qual
estrutura o corredor terminará.
O quarto
do casal. Analise principalmente:
1. Posição da
cama: a) em relação à porta do quarto (para onde “apontam” os pés de quem está
deitado); b) em relação à “linha” porta-janela; c) em relação à porta do
banheiro (quando há)./
2. A existência dos vilões
clássicos tanto estruturais quanto conjunturais.
3.
Iluminação./
4.
Ponto de vista antes de
dormir: o. que os olhos vêem antes de se fecharem para dormir./
5.
Criado-mudo (mesinha de
cabeceira): o que há sobre ele? Altura; luz; simetria.
6.
Decoração do quarto: quadros,
esculturas etc./
7.
Aparelhos eletroeletrônicos:
quantidade, atividade, posição em relação à cama.
8.
Existência de móveis ou objetos
deslocados de sua função/posição original. Ex.: cadeira da sala de jantar usada
para amparar roupas ou outros objetos./
9.
Harmonia entre os quatro
elementos.
10.
Janelas: tipo de abertura,
para onde abre (qual a visão da janela), tamanho./
Quarto de
crianças (de 6 meses a 7 anos). Examine principalmente:
1.
A cor predominante do
aposento.
2.
A posição da cama em relação à
porta e à janela.
3.
Janela, cortina e também tipo
de abertura e para onde abre./
4.
Equilíbrio entre itens
excitantes-yang (brinquedos, cores, instrumentos sonoros, ilustrações,
mobiles) e itens repousantes-yin (almofadas, cortinas, luzes tênues, tapetes,
cores, formas arredondadas).
5.
Existência de vigas de teto
sobre a cama, quinas de móveis, estantes ou parede, dirigidas para a cabeça
(quando em posição horizontal no- sono) ou para qualquer parte do corpo./
6.
Existência de escadas que se
projetem sobre berço ou caminha, ou estruturas de teto que desçam obliquamente
sobre o berço./
Robert Goldkorn
Depois
segue a parte 3 do texto.
Este texto está
livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
dharmadhannyael.blogspot.com.br
Este espaço está
protegido pelos Arcanjo Miguel Rafael,
Uriel, e Gabriel.
Os anjos lutam no meu lugar
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