A Energia vital – o Ki
e o Hara
Meu objetivo principal
ao estudar o tema era fazer com que as
pessoas experimentassem a essência do que significa estar vivo, encontrar o seu
centro, o Tao, sentir o Ki circular, entrar em contato com a consciência corporal,
aterrar a energia dos dispersos, impulsivos que lidam com dificuldade com o
mundo material e com projetos de vida para o futuro; e assim verificassem, por
si mesmas, os conceitos profundos da medicina oriental.
Compreender esses conceitos é muito importante, as crianças
agitadas hiperativas, explosivas deveriam fazer exercícios de Chi Kun para
controlar sua energia. Possivelmente são futuros guerreiros que devem ser
preparados na infância. Eu pesquisei sobre o tema e encontrei aqui no site
Saindo da Matrix . Muito bom...
“KI – e o Hara – Energia Vital”
Kanji Ki, na sua forma obsoleta. Na China é chamado Chi ou
Qi. No Japão é chamado Ki. Podemos definir o Ki como Força Vital, ou Essência
vital da pessoa, que também está presente em animais, plantas, e todos os seres
vivos.
Na filosofia chinesa, originalmente, Chi era aquilo que
diferenciava as coisas com vida das coisas sem vida. Com o desenvolvimento
dessa filosofia, o conceito de Chi foi ampliando, cada vez mais, sua gama de
significados e aplicações. Por isso desenvolveu-se o trio Jing, Chi, Shen:
Essência, substância, e energia espiritual. Assim, pode-se
dizer que o corpo físico (Jing) contém o Chi (que poderia ser um campo elétrico
ligando o físico ao espiritual) e que o Chi contém o espírito, que é sem forma
e intangível.
Note que o Chi é a
ponte entre matéria e espírito, mais ou menos como o conceito de perispírito no
Espiritismo. Outro conceito é que o Chi seria o "material" básico do
qual todas as coisas são feitas.
As diferenças não
seriam que algumas coisas tinham Chi e outras não, mas sim um princípio (Li; em
japonês, Ri) que determinava como o Chi estava organizado e funcionava (similar
à metafísica grega de forma/matéria).
Podemos detalhar ainda mais o Chi em quatro tipos:
1º) Yuan Chi - Chi original, verdadeiro. É o mais importante
para o corpo, pois é formado pelo Chi essencial, inato, produzido a partir dos
alimentos pelo Estômago e pelo Baço/Pâncreas, e também pela inalação do ar
límpido (ver Prana). É a força motriz para as atividades vitais do corpo.
2º) Zhong Chi - Chi principal. Constitui a força motora que
promove a respiração do Pulmão e circulação do sangue e do coração. A voz e a
respiração, a temperatura e a capacidade de movimento do corpo estão relacionadas
com esse Chi, que se obtém principalmente do ar.
3º) Yong Chi - Chi da nutrição. Produzido a partir da água e
dos alimentos, está distribuído nos vasos sanguíneos, realizando o papel de
nutrição.
4º) Wei Chi - Chi defensivo ou protetor. Produzido
principalmente pelo estômago e pelo baço/pâncreas, esse Chi é a parte mais
forte convertida a partir de alimentos, e possui a característica de ser ágil e
rápido nos movimentos.
Ele está livre do controle da corrente sanguínea, circulando
livremente por todo o corpo, até mesmo exteriormente pela pele. As funções de
Wei Chi são defender a superfície corpórea contra fatores patogênicos exógenos,
controlar o abrir e fechar dos poros cutâneos, regular a temperatura, umedecer
e dar brilho à pele e aos pêlos.
A insuficiência de Chi no estômago, baço e pâncreas pode
levar o paciente a sentir frio e facilidade em apresentar secreção pulmonar.
A origem etimológica do ideograma (Kanji) Ki é o Chi tradicional chinês, que representa o
arroz emanando de si o vapor enquanto cozinha.
É interessante,
porque a energia vital da pessoa pode ser vista por um sensitivo como a aura
(em diferentes cores) que rodeia seu corpo, como aquela fumacinha que sai dos
Cavaleiros do Zodíaco quando eles "queimam o Cosmo" (só não devemos
confundir com o (de)efeito óptico que todos nós temos de ver um contorno difuso
em torno das pessoas).
Também é interessante notar que no dicionário há 31
significados associados ao ideograma, os mais comumente usados sendo ar, sopro,
essência, espírito, coração, éter, atmosfera, temperamento, sabor, etc,
enquanto "energia", tão comumente associado a Ki no ocidente, tem
outro ideograma e nome: "Seiryoku".
A atuação do Ki e seu efeito na atividade imunológica
recentemente começou a ser estudado em laboratório, quando o Dr. Tsuyoshi
Ohnishi, do Philadelphia Biomedical Research Institute, procurou obter
evidências científicas objetivas da existência ou não do "efeitos Ki"
inibindo o crescimento de células cancerígenas.
Foram usadas células
cultivadas de fígado humano com câncer, HepG2, separada em três grupos com a
mesma contagem de células. Um especialista japonês em Ki emitiu sua energia
através dos dedos sobre as vasilhas de um grupo por 5 minutos e 10 minutos em
outro, deixando um grupo sem exposição alguma.
Após 24 horas, foram
feitas novas contagem de células e estudo de proteínas. Foi percebido que o
número de células cancerígenas nos grupos expostos ao Ki era muito menor do que
o do grupo não-exposto, na faixa de 30.3% e 40.6% (com 5 a 10 minutos de
exposição ao Ki, respectivamente).
E a quantidade de proteína por célula era muito maior nos
grupos expostos ao Ki, na faixa de 38.8% e 62.9% (5 e 10 min, respectivamente).
Como todos os grupos tinham o mesmo número de células no
início do experimento, a diferença entre os dois se deu por conta do
"Efeito Ki". Os resultados foram significantes estatisticamente.
HARA
Hara significa literalmente "barriga". É na região
abdominal onde o Ki se acumula, mas o ponto central de onde esta energia flui
para todo o corpo é conhecido por Tanden (em japonês) ou Tan t'ien, que
significa literalmente "área vermelha", um ponto 6cm (três dedos)
atrás e abaixo do umbigo. É nesse ponto que os praticantes de Kempô/Karatê ou
do Tai Chi Chuan se concentram quando fazem as suas técnicas.
É fechando o períneo
e contraindo o cócix que se fecha um circuito de energia (para não deixá-la
escapar, nas meditações Taoístas) e assim unir os canais ímpares Jen Mu e Tu
Mu, fazendo assim a órbita Microcósmica no interior do corpo.
Sendo estes dois
canais intensificados (energizados) os demais meridianos são também
intensificados (os dois canais ímpares influem nos outros canais pares, na
acupuntura).
Com a prática dessa técnica de retenção do Ki, pode-se fazer
uma brincadeira que é usada em demonstrações de artes marciais, quando uma
pessoa normalmente magra é levantada facilmente por outra mais forte;
mas quando essa mesma
pessoa se concentra e direciona seu Ki para baixo, "enraíza" no chão
e aparentemente dobra de peso, só sendo levantada novamente com grande esforço
físico.
Na verdade o que
ocorre o seguinte: quando alguém tenta nos levantar e concentramos no Tantien,
nós dirigimos - mentalmente - o nosso Ki para baixo, para os pés e para a
terra.
Assim, a força do
nosso adversário é direcionada para baixo pela força do nosso fluxo - da nossa
energia indo para baixo - então o nosso adversário está nos
"empurrando" para baixo e não para cima, como ele pensa que está.
Para ele superar este fluxo terá que desprender bem mais
energia do que o necessário para nos levantar do solo. É um redirecionamento da
força do oponente (a base do Aikidô).
Uma outra técnica que todos podem fazer diariamente para
aumentar gradativamente o Ki é o Resshu Gamae, uma técnica de centralização de
energia.
Você assume essa
postura aí do desenho, com os joelhos levemente flexionados, como se estivesse
abraçando o tronco de uma grande árvore. As palmas das mãos espalmadas, viradas
para dentro, e cujos dedos apontam um para o outro, sem se tocar.
Comece fazendo isso por 5 minutos ao dia, por 15 dias.
Depois passe para 10 min. ao dia por mais 15 dias, e depois 20 min. por mais 15
dias (ufa!). Depois disso você já pode sair por aí soltando Hadouken, Leigan,
etc.
No Japão, diz-se que os mestres em caligrafia, espada,
cerimônia do chá ou artes marciais "atuam a partir do Hara", ou seja,
não precisam de esforço para fazê-lo (algo próximo ao nosso "saber de
cor").
Professores budistas orientam seus estudantes a centrar suas
mentes no Tanden, que ajuda a manter sob controle os pensamentos e as emoções.
"Atuar a partir do Tanden" no budismo é o equivalente ao estado de
Samadhi.
NA MEDICINA CHINESA
O Tan t'ien está no centro do corpo. Os taoístas acreditavam
que no útero o feto humano recebe um tipo especial de Ki pelo cordão umbilical.
Era o chamado "Ki pré-natal", que circulava
livremente em sua órbita bem como em todos os 32 meridianos de energia. Depois
do nascimento e com o passar do tempo este Ki perde seu controle sobre o corpo,
não circula mais livremente, os meridianos ficam bloqueados e resultam em
desequilíbrios emocionais, doenças físicas e fragilidade, na velhice.
Por outro lado, Tan t'ien é o nome dado aos três principais
centros de energia localizados no eixo interno de nosso corpo:
1º) Tan t'ien Superior - Localizado atrás do ponto médio
entre as sobrancelhas - Hipófise.
2º) Tan t'ien Médio - Localizado na região do Plexo -
Coração.
3º) Tan t'ien Inferior - Localizado três dedos abaixo do
umbigo.
É esse último ao qual nos referimos aqui, também chamado
"Mar de Energia". Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, estando
cheio o reservatório, ele transborda para os oito vasos energéticos
("vasos maravilhosos") e posteriormente flui para os doze canais
(meridianos), cada um dos quais associados a órgãos específicos.
Dessa forma o Ki circula por todo o corpo ao longo de canais
(muitas vezes seguindo um percurso paralelo ao sistema cardiovascular),
animando toda a matéria viva de nosso ser.
O Tan t'ien, portanto, é claramente a base de todo o sistema
energético. Mas os órgãos de vital importância para o corpo, na medicina
chinesa, são os rins (Shen), pois eles que regulam o armazenamento e distribuição
de Chi para o corpo.
Sabedor disso (de alguma forma), os sacerdotes das diversas
religiões usam uma cinta, faixa ou corda exatamente nesta altura (notem que não
é uma questão estética, já que ela fica um pouco acima da cintura). Lutadores
de artes marciais também costumam amarrar uma larga faixa bem apertada nesse
local, para ativar e evitar dispersão da energia.
A importância parece
estar no judaísmo, também, pois no velho testamento os Salmos fazem várias
referências ao coração e rins.
E no ritual de
iniciação ao Zoroastrismo o sacerdote pega três cordões, que simbolizam a
essência filosófica dessa religião: boas palavras, bons pensamentos e boas
ações. O iniciado beija as cordas, que são então levadas à altura da fronte (ou
terceiro olho) e é então amarrado na cintura do iniciado, na altura dos rins,
simbolizando um comprometimento com essas três bases Zoroástricas de uma forma
muito parecida com o judaísmo, que usa um Tefilin no braço e na cabeça para
simbolizar que se está intimamente "atado" a Deus.
NO HINDUÍSMO
Na índia, o Hara é conhecido como o Swadhistana (Morada do
Prazer), em sânscrito, ou Chakra sexual (sacro), no Brasil.
Na verdade, a função
desse chakra ultrapassa em muito a função genital. Ele também controla as vias
urinárias e as gônadas (glândulas endócrinas: testículos no homem; ovários na
mulher) e é responsável pela vitalização do feto em formação (função essa que
divide com o chacra básico).
Aliás, a ligação desse dois chakras é estreita demais. Isso
se deve ao fato de que parte da energia Kundalini é veiculada do básico para
dentro do chakra sacro. É por esse fator que alguns tibetanos consideram esses
dois chakras como um único centro.
Devido à sua intensa atuação energética na área genital, o
chakra sacro normalmente é suprimido por várias doutrinas espiritualistas
ocidentais, muito presas à condicionamentos antigos sobre sexualidade.
Muitas delas colocam
o chakra esplênico (que fica na altura do baço) em seu lugar. O motivo disso é
simplesmente o tabu em relação à questão sexual.
Já os orientais não
sofreram a repressão sexual imposta aqui no Ocidente pelo Cristianismo, daí não
hesitaram em classificar o chakra sexual como um dos principais centros de
força do campo energético, enquanto consideram o chakra do baço apenas como um
centro de força secundário.
Osho nos fala, no livro The Golden Future, sobre a prática
de reter o Ki ao "fechar o Hara":
Nosso valoroso combatente Kuwabara, do desenho Yuyu Hakusho,
coloca uma faixa para proteger os rins, fechar o Hara e elevar seu Ki para
enfrentar o Torneio das Trevas.
"O Hara é o centro por onde a vida deixa o corpo. É o
centro da morte. A palavra Hara é Japonesa; eis porque no Japão, suicídio é
chamado de Harakiri.
O centro localiza-se
a duas polegadas abaixo do umbigo. Isso é muito importante, e quase todo mundo
já o sentiu. Porém, só no Japão eles se aprofundaram em suas implicações.
O Hara está muito próximo do centro sexual. Se você não se
elevar em direção aos centros mais altos, em direção ao sétimo centro que está
na sua cabeça, se você permanecer por toda sua vida no centro sexual, bem ao
lado do centro do sexo está o Hara, e quando sua vida acabar, o Hara será o
centro por onde sua energia da vida sairá do corpo.
Energia transbordando no centro do sexo é perigoso, porque
ela pode começar a ser liberada pelo Hara. E se ela começar a sair pelo Hara,
ficará mais difícil conduzi-la para cima.
Então eu tinha lhe dito para manter sua energia dentro e não
para ser tão expressivo: Segure-a dentro! Eu só queria que o centro do Hara,
que estava se abrindo e que poderia ser muito perigoso, ficasse completamente
fechado.
Você seguiu isso, e você se tornou uma pessoa totalmente
diferente. Agora quando lhe vejo, não posso acreditar na expressividade que
tinha visto antes.
Agora você está centrado e sua energia está se movendo na
direção correta para os centros mais elevados. Está quase no quarto centro, que
é o centro do amor e que é um centro muito equilibrado. Três centros estão
abaixo e três centros estão acima dele.
Por causa desses sete centros, a Índia nunca deu importância
ao Hara. O Hara não está na linha; está apenas ao lado do centro do sexo. O
centro sexual é o centro da vida e o Hara é o centro da morte.
Excitação demais,
muito descentramento, lançar demasiada energia por todo o lugar é perigoso
porque isso leva sua energia em direção ao Hara.
E uma vez que a rota
é criada, fica mais difícil mover-se para cima. O Hara situa-se paralelo ao
centro sexual, assim a energia pode se mover muito facilmente. O Hara deve ser
mantido fechado.
Eis porque eu lhe disse para ficar mais centrado, para
segurar seus sentimentos dentro, e para trazer a energia para seu Hara.
Se você puder manter seu Hara controlando conscientemente
suas energias, este não as permite sair. Você começa a sentir uma tremenda
gravidade, uma estabilidade, um centramento, o que é uma necessidade básica
para que a energia se eleve.
Seu centro do Hara tem tanta energia que, se ela for
corretamente direcionada, a iluminação não é um lugar distante.
Portanto, essas são minhas duas sugestões: mantenha-se tão
centrado quanto possível. Não se perturbe com coisas pequenas: alguém está
zangado, alguém lhe insulta e você fica pensando nisso por horas.
Toda sua noite fica perturbada porque alguém disse alguma
coisa... Se o Hara puder segurar mais energia, assim, naturalmente essa imensa
energia começa a subir.
Há somente uma certa
capacidade no Hara, e toda energia que se move para cima move-se através do
Hara; mas o Hara deve estar bem fechado.
Então uma coisa é que o Hara deve permanecer fechado.
A segunda coisa é que você deve trabalhar sempre pelos
centros mais elevados. Por exemplo, se você fica zangado com muita frequência
você deve meditar mais sobre a raiva, para que essa raiva desapareça e essa
energia se transforme em compaixão.
Se você é um homem
que a tudo odeia, então você deve se concentrar no ódio; medite sobre o ódio, e
essa mesma energia se transforma em amor. Prossiga movendo-se para cima, pense
sempre nos degraus mais altos, para que você possa alcançar o ponto mais
elevado de seu ser. E não deve haver nenhum vazamento no centro do Hara.
Não deve ser permitido que a energia se mova através do
Hara. Uma pessoa cuja energia começa através do Hara, você pode detectar muito
facilmente. Por exemplo, existem pessoas com quem você irá se sentir sufocado,
com quem você irá sentir como se elas estivessem sugando sua energia.
Você descobrirá isso,
depois que elas vão embora, você relaxa e fica à vontade, embora essas pessoas
não estivessem fazendo nada de errado a você.
Você também encontrará o tipo oposto de pessoas, cujo
encontro lhe torna alegre, mais saudável. Se você estiver triste, sua tristeza
desaparece; se você estiver zangado, sua raiva desaparece.
Essas são as pessoas
cujas energias está se movendo para os centros mais elevados. A energia delas
afeta a sua energia. Estamos continuamente afetando uns aos outros. E o homem
cônscio, escolhe amigos e companhias que elevam sua energia.
Um ponto está bem claro. Existem pessoas que lhe sugam,
evite-as! É melhor ser claro quanto a isso, diga adeus a elas. Não há
necessidade de sofrer, porque são perigosas; elas também podem abrir o seu
Hara. O Hara delas está aberto, eis a razão de criarem tal sentimento de sugação
em você.
A psicologia ainda não percebeu isso, mas é muito importante
que pessoas psicologicamente doentes não deviam ficar juntas.
E isso é o que está
ocorrendo por todo o mundo. Pessoas psicologicamente doentes são colocadas
juntas em instituições psiquiátricas. Elas já são psicologicamente doentes e
vocês as estão colocando numa companhia que irá arrastar a energia delas mais
para baixo ainda.
Mesmo os médicos que trabalham com doentes mentais já deram
indicações suficientes disso. Mais psicanalistas cometem suicídio do que
qualquer outra profissão, mais psicanalistas enlouquecem do que qualquer outra
profissão.
E todo psicanalista de vez em quando precisa ser tratado por
algum outro psicanalista. O que acontece com esses coitados? Cercado de pessoas
psicologicamente doentes, eles são continuamente sugados, e eles não têm a
menor idéia de como fechar o Hara delas.
Existem métodos, técnicas para fechar o Hara, assim como há
métodos para a meditação, para mover a energia para cima. O melhor e mais simples
método é: tente permanecer tão centrado em sua vida quanto possível.
As pessoas não podem
sequer sentar em silêncio, elas ficam mudando de posição. Elas não podem deitar
silenciosamente, por toda à noite elas ficam agitadas e revirando-se.
Você fez bem. Basta continuar o que você está fazendo,
acumulando sua energia dentro de você mesmo. A acumulação de energia
automaticamente a faz subir. E quando ela ficar mais elevada você irá se sentir
em paz, mais amoroso, mais alegre, compartilhando, mais compassivo, mais
criativo.
Não está muito longe o dia quando você irá se sentir repleto
de luz, e com o sentimento de ter chegado de volta em casa."
Texto do site:
você poderá gostar de:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/2012/03/hara-chakras-equilibrio.html
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