Os Treinamentos
de Atenção Plena
por Thich
Nhat Hanh e Plum Village
Os Treinamentos
de Atenção Plena são uma das maneiras mais concretas de praticar a atenção
plena. Eles não são sectários e sua natureza é universal. São verdadeiras
práticas de compaixão e compreensão.
Todas as tradições espirituais têm seus
equivalentes aos Cinco Treinamentos de Atenção Plena.
O primeiro treinamento é a prática da escuta
profunda e da fala amorosa para restaurar a comunicação e a reconciliação. O
quinto trata do consumo consciente, para nos ajudar a não trazer toxinas e
venenos para o nosso corpo ou mente.
O segundo
treinamento é praticar a justiça social, a generosidade, não roubar e não
explorar outros seres vivos.
O
terceiro é a prática de comportamento sexual responsável para proteger
indivíduos, casais, famílias e crianças.
O quarto é
proteger a vida, diminuir a violência em si mesmo, na família e na sociedade.
5. Nutrição
e Cura
1.
Amor verdadeiro
Ciente do sofrimento causado pela má conduta sexual, comprometo-me a cultivar a responsabilidade e a aprender maneiras de proteger a segurança e a integridade de indivíduos, casais, famílias e da sociedade.
Sabendo
que o desejo sexual não é amor e que a atividade sexual motivada pela ânsia
sempre prejudica a mim e aos outros, estou determinado a não me envolver em
relações sexuais sem amor verdadeiro e um compromisso profundo e duradouro,
comunicado à minha família e amigos.
Farei
tudo o que estiver ao meu alcance para proteger as crianças do abuso sexual e
evitar que casais e famílias sejam desfeitos pela má conduta sexual.
Percebendo que corpo e mente são um só,
comprometo-me a aprender maneiras adequadas de cuidar da minha energia sexual e
a cultivar a bondade amorosa, a compaixão, a alegria e a inclusão – que são os
quatro elementos básicos do amor verdadeiro – para minha maior felicidade e a
maior felicidade dos outros. Praticando o amor verdadeiro, sabemos que
continuaremos maravilhosamente no futuro.
2.Fala
Amorosa e Escuta Profunda
Consciente
do sofrimento causado pela fala descuidada e pela incapacidade de ouvir os
outros, comprometo-me a cultivar a fala amorosa e a escuta compassiva para
aliviar o sofrimento e promover a reconciliação e a paz em mim e entre outras
pessoas, grupos étnicos e religiosos e nações.
Sabendo
que as palavras podem criar felicidade ou sofrimento, comprometo-me a falar a
verdade, usando palavras que inspirem confiança, alegria e esperança.
Quando a
raiva se manifesta em mim, estou determinado a não falar. Praticarei a
respiração e a caminhada conscientes para reconhecer e olhar profundamente para
a minha raiva.
Sei que
as raízes da raiva podem ser encontradas nas minhas percepções equivocadas e na
minha falta de compreensão do sofrimento em mim e no outro.
Falarei e ouvirei de uma forma que possa
ajudar a mim mesmo e ao outro a transformar o sofrimento e a encontrar a saída
para situações difíceis.
Estou determinado a não espalhar notícias que
não sei se são certas e a não proferir palavras que possam causar divisão ou
discórdia. Praticarei a Diligência Correta para nutrir minha capacidade de
compreensão, amor, alegria e inclusão, e gradualmente transformarei a raiva, a
violência e o medo que estão profundamente enraizados em minha consciência.
3.Nutrição e Cura
Consciente do sofrimento causado pelo consumo desatento, comprometo-me a cultivar a boa saúde, tanto física quanto mental, para mim, minha família e minha sociedade, praticando a alimentação, a bebida e o consumo conscientes.
Praticarei uma análise profunda de como consumo os Quatro Tipos de Nutrientes, a saber, alimentos comestíveis, impressões sensoriais, volição e consciência. Estou determinado a não jogar, nem usar álcool, drogas ou quaisquer outros produtos que contenham toxinas, como certos sites, jogos eletrônicos, programas de TV, filmes, revistas, livros e conversas.
Praticarei o retorno ao momento presente para entrar em contato com os elementos revigorantes, curativos e nutritivos em mim e ao meu redor, não permitindo que arrependimentos e tristezas me arrastem de volta ao passado, nem que ansiedades, medos ou desejos me tirem do momento presente.
Estou determinado a não tentar encobrir a solidão, a ansiedade ou
outros sofrimentos me perdendo no consumo. Contemplarei o interser e consumirei
de uma forma que preserve a paz, a alegria e o bem-estar em meu corpo e
consciência, e no corpo e consciência coletivos de minha família, minha
sociedade e a Terra.
Os Cinco Treinamentos de Atenção Plena representam a visão budista para uma espiritualidade e ética globais. São uma expressão concreta dos ensinamentos do Buda sobre as Quatro Nobres Verdades e o Nobre Caminho Óctuplo, o caminho da compreensão correta e do amor verdadeiro, que conduz à cura, à transformação e à felicidade para nós mesmos e para o mundo.
Praticar os Cinco Treinamentos de Atenção
Plena é cultivar a compreensão do interser, ou Visão Correta, que pode remover
toda discriminação, intolerância, raiva, medo e desespero.
Se
vivermos de acordo com os Cinco Treinamentos de Atenção Plena, já estamos no
caminho de um bodhisattva. Sabendo que estamos nesse caminho, não nos perdemos
em confusão sobre nossa vida no presente ou em medos sobre o futuro.
4.Reverência
pela Vida
Consciente
do sofrimento causado pela destruição da vida, comprometo-me a cultivar a
compreensão do interser e da compaixão, e a aprender maneiras de proteger a
vida de pessoas, animais, plantas e minerais.
Estou
determinado a não matar, a não deixar que outros matem e a não apoiar qualquer
ato de matança no mundo, no meu pensamento ou no meu modo de vida.
Percebendo que ações nocivas surgem da raiva,
do medo, da ganância e da intolerância, que por sua vez advêm do pensamento
dualista e discriminatório, cultivarei a abertura, a não discriminação e o
desapego a opiniões, a fim de transformar a violência, o fanatismo e o
dogmatismo em mim e no mundo.
5.Felicidade
Verdadeira
Consciente
do sofrimento causado pela exploração, injustiça social, roubo e opressão,
comprometo-me a praticar a generosidade em meu pensamento, fala e ação.
Estou
determinado a não roubar e a não possuir nada que deva pertencer a outros; e
compartilharei meu tempo, energia e recursos materiais com aqueles que
precisam.
Praticarei
a observação profunda para ver que a felicidade e o sofrimento dos outros não
estão separados da minha própria felicidade e sofrimento; que a verdadeira
felicidade não é possível sem compreensão e compaixão; e que correr atrás de
riqueza, fama, poder e prazeres sensuais pode trazer muito sofrimento e
desespero.
Estou ciente de que a felicidade depende da
minha atitude mental e não de condições externas, e que posso viver feliz no
momento presente simplesmente lembrando que já tenho condições mais do que
suficientes para ser feliz. Comprometo-me a praticar o Modo de Vida Correto
para que eu possa ajudar a reduzir o sofrimento dos seres vivos na Terra e
parar de contribuir para as mudanças climáticas.
Os Cinco Treinamentos de Atenção Plena baseiam-se nos preceitos desenvolvidos na época do Buda para serem a base da prática para toda a comunidade leiga.
Traduzi esses preceitos para os tempos modernos, porque a atenção plena está na base de cada um deles. Com a atenção plena, estamos cientes do que está acontecendo em nossos corpos, sentimentos, mentes e no mundo, e evitamos causar danos a nós mesmos e aos outros.
A atenção plena nos protege, protege nossas famílias e nossa sociedade. Quando estamos atentos, podemos ver que, ao nos abstermos de fazer uma coisa, podemos impedir que outra aconteça. Chegamos ao nosso próprio insight único.
Não é algo imposto por uma autoridade externa. Praticar os treinamentos de atenção plena, portanto, nos ajuda a ficar mais calmos e concentrados, e traz mais insight e iluminação. – Thich Nhat Hanh.
por Thich Nhat Hanh e Plum Village
Postado por Dharmadhannya
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