A
mente está em todo lugar e está manifestando todas as coisas. A função da mente
que se manifesta do nosso cérebro é apenas parcial, pois, na verdade, a mente
se encontra em toda parte, preenche o Universo, e essa é a mente
verdadeira, a mente global.
E essa mente global é a Vida de Deus. Essa Vida de Deus se projeta no cérebro de cada pessoa e nele revela o brilho da mente. Essa é a mente individual, e quem projeta nela de modo perfeito a mente global, a Mente de Deus, está com a mente próxima de Deus.
A Mente de Deus se projeta no sistema cerebral, nas experiências da vida da pessoa e, ao se projetar, gera feixes de luz ou se refrata e se manifesta no mundo exterior em forma de função mental.
Por
isso, a mente de cada indivíduo é igualmente projeção da Mente de Deus, mas
possui personalidade, talento e capacidades diferenciadas.
"Os semelhantes se atraem" – esta é a lei que atrai a
felicidade. Diz o budismo que os três mundos (mundo fenomênico) são projeções
da mente, e o cristianismo diz
"Seja-te feito conforme creste"(Mateus 8:13). A seita Konko diz: "A graça está na minha mente", e a seita Kurozumi,
"A
mente do outro é um espelho que reflete a minha mente".
Não há dúvida de que a nossa mente não se encontra no ventre, no peito nem na cabeça. Não se encontra dentro nem fora. Na sutra Vimalakirti consta "A mente não mora dentro, fora, nem no meio". Então, onde se encontra a mente? Ela se encontra em toda parte.
O povo
diz: "Onde há risos, vem a felicidade"; "O marimbondo pica o
rosto de quem chora". Tudo se refere à lei "Os semelhantes se
atraem". Significa que "Quem chora atrai marimbondo" e
"quem sorri atrai felicidade".
Então, a questão de como abrir com eficácia essa "torneira" e fazer jorrar a provisão infinita de Deus torna-se importante para levar uma vida feliz no mundo fenomênico.
Basta
conseguirmos fazer isso com destreza que o mundo onde vivemos será naturalmente
um mundo de provisão infinita, sem doença nem infelicidades, e a Terra será
naturalmente um paraíso.
A Seicho-No-Ie pesquisou a forma como manifestar neste mundo a provisão infinita da felicidade que nos foi concedida por Deus e divulga esse método.
Publicamos isso na coletânea A Verdade da Vida, e os leitores que o colocaram em prática constataram "Realmente, funcionou".
Dentre as provisões infinitas, existem provisão infinita de dinheiro, de trabalho, como também de Vida, de Sabedoria, enfim de todas as espécies. E, como somos filhos de Deus, Ele já nos concedeu tudo. Se conseguimos usufruir ou não isso, depende unicamente do modo de abrir a porta da Imagem Verdadeira.
Para abrir uma porta, é preciso que a chave esteja de acordo com a respectiva fechadura. Há necessidade de a chave e a fechadura serem semelhantes.
Para manifestar concretamente a Imagem Verdadeira da provisão infinita já concedida a nós, é preciso usar a chave que tem a mesma forma da Imagem Verdadeira, ou seja, suscitar pensamentos semelhantes à Imagem Verdadeira.
Por mais que a pessoa use belas palavras, se tem dificuldade financeira ou desarmonia familiar e se seu mundo fenomênico não está em ordem, é prova de que sua mente não tomou a forma da chave que abre a porta da Imagem Verdadeira, ou seja, não alcançou o despertar espiritual.
O budismo se refere à Imagem Verdadeira com o termo Verdade primeira ou Shintai(Verdade absoluta). E usa o termo setai (verdade mundanal) em referência à manifestação no mundo fenomênico da paz e da felicidade, obtendo a cura de doenças e a provisão infinita. Diz-se que se realizou setai quando a Verdade se manifesta na vida de pessoas comuns.
No mundo existem pessoas que consideram nobre apenas a Shintai, a Verdade absoluta, desprezando o segundo nível da Verdade que é a setai. Não obstante, tomam refeições diariamente. E isso faz parte da setai.
Se é possível realizar normalmente a setai, significa que a forma da chave mental está de acordo com as linguetas da fechadura do cofre de tesouros da Imagem Verdadeira.
Mesmo que alguém convenceu os pais com argumentos, se esquecer-se do dever filial, causar incômodo a eles e achar isso algo natural, como também não ter dinheiro para pagar as contas, é prova de que a chave da mente não está de acordo com a fechadura da porta da Imagem Verdadeira.
Todos nós, seres humanos, somos filhos de Deus no âmbito da Imagem Verdadeira e donos do cofre da provisão infinita na qualidade de herdeiros do infinitamente rico Deus.
Apesar
disso, se não conseguimos abrir esse cofre, significa que ainda não nos
tornamos pessoas adultas e independentes.
A realização da setai consiste em como conseguir manifestar neste mundo a provisão infinita e, para isso, a chave que abre o cofre da provisão infinita deve ter a forma adequada.
Por isso, o monge zen-budista Jyoshu disse: "Após a refeição, lave a tigela que usou". Não se pode admitir a postura de quem está sendo sustentado pelos ensinamentos e deixa a tigela do pai suja de areia, alegando que já está se sustentando sozinho.
O budismo expressa a realização da setai com as palavras: "Os três mundos são projeções da mente".
Na Sutra Avatamska consta: "A mente é semelhante a um hábil desenhista. Nada há que possa criar. Tudo se cria desenhando-o na mente". Isso se refere a setai, ao mundo fenomênico que se transforma.
Estou falando do ensinamento budista, mas em todas as religiões existem a Shintai (Verdade absoluta) e a setai (verdade mundanal / relativa). Quando se apreende a Shintai, realiza-se naturalmente a setai.
Existe a expressão "Höni jinen" que expressa o aspecto da Shintai (Verdade) se revelando de modo natural no mundo fenomênico. É um erro pensar que Shintai e setai são duas coisas distintas.
Quando se desperta para a Shintai, ordena-se naturalmente a setai. Não há necessidade de repudiar a parte de setai, ou seja, as graças fenomênicas, dizendo que isso é crendice ou fé interesseira.
Existem muitas pessoas que repudiam a busca de benefícios fenomênicos através da religião, mas é fato que, na vida prática, todos os homens anseiam por esses benefícios.
Acordamos de manhã e lavamos o rosto – isso já significa que já estamos usufruindo dos benefícios deste mundo. Depois, tomamos uma refeição. Isso também é um benefício mundanal. Fazemos as necessidades fisiológicas, e isso não deixa de ser um benefício fenomênico.
Assim, estamos todos os dias usufruindo esses benefícios. É a Verdade que se manifesta e lava o rosto, toma a refeição e faz a necessidade fisiológica. Tudo é manifestação da Grande Verdade que preenche o Universo.
Sendo tudo manifestação da própria Verdade, diz-se Höni Jinen. O fato de o pé de chorão ser verde, e a flor, vermelha, também é manifestação da Grande Verdade.
Afirmando isso, pode haver quem pergunte: "Faz parte também da Grande Verdade o inadimplente ou o ingrato que desonra o benfeitor?". A resposta é negativa, pois essas atitudes seriam manifestações da pequena verdade.
Algo foi reduzido da Grande Verdade. Não sendo manifestação natural da própria Verdade, mas uma manifestação imperfeita, onde a Verdade está sendo ocultada pela ilusão, é uma atitude incorreta.
Uma vida iluminada deve ser aquela em que a Verdade absoluta e a Verdade mundanal estejam firmemente unidas, como se fossem o verso e o anverso de uma moeda.
Se a vida da pessoa não está manifestando a própria Verdade, estando a setai firmemente colada no verso da Shintai, significa que ela está ocultando a Verdade em alguma parte e encobrindo a Imagem Verdadeira.
Se da torneira não sai muita água, apesar de a água estar vindo de um reservatório inesgotável, é porque a pessoa não a abriu de modo suficiente.
De modo similar, na vida dessa pessoa há alguma parte que não está aberta totalmente. A Seicho-No-Ie ensina a maneira de abrir corretamente essa torneira do reservatório inesgotável de água.
(Do
livro: A Verdade da Vida, volume 36, pp. 15-20)
A coleta de relatos de experiência constitui ciência
Na Seicho-No-Ie costuma-se realizar relatos de experiência, ou seja, os adeptos
que leram o livro A Verdade da Vida, por mim escrita, apreendem a
Verdade absoluta (Shintai), passam a manifestar naturalmente essa
Verdade na vida prática e narram oralmente o resultado obtido.
Como já afirmei anteriormente, toda ciência é produto do acúmulo de
experiências. Não é possível existir ciência se não houver o registro das
experiências realizadas por um cientista no seu laboratório.
A descoberta da gravitação universal por Newton também foi possível graças à experiência que ele teve observando a queda de uma maçã. Se essa experiência fosse exclusivamente de Newton, a conclusão dele poderia ser falsa, mas outras pessoas também observaram o fato de corpos materiais sempre caírem e tornaram público o relatório de suas experiências.
E como todas as pessoas apresentaram relatórios semelhantes, a ciência estabeleceu que realmente existe a gravitação universal. Aliás, os corpos materiais nem sempre caem. Há exceções, pois materiais muito leves ou minúsculos como o pó sobem. E esse é um fato que tem a devida explicação. Em todo caso, a gravitação universal foi confirmada.
Nem todas as pessoas que leram A Verdade da Vida curaram-se
das doenças. Há casos em que não ocorre a cura. Contudo, uma vez que existem
inúmeros relatos de curas comprovadas de doenças, o fato da ocorrência de cura
pela leitura de A Verdade da Vida deve ser confirmado, da
mesma forma que, apesar de haverem materiais como o algodão e a poeira que
sobem ao invés de caírem, foi confirmado, por princípio, que os corpos
materiais caem.
Pode ser que haja entre os leitores alguém que não queira relatar sua
experiência, achando seu caso insignificante, apesar de ter recebido graças e
estar agradecido por isso.
Entretanto, a coleta de registro de experiências oferece fatos científicos de suma importância que comprovam a Verdade experienciada no "laboratório da vida", em que a pessoa que apreendeu a Shintai, ou seja, a Verdade absoluta, realizou de tal modo a setai (manifestação da Verdade na vida prática).
Se é valioso o registro da experiência em que se obteve água ao juntar oxigênio e hidrogênio, é bem mais importante a apresentação de relato de experiência em que se obteve determinado resultado quando se acrescentou ao homem a Imagem Verdadeira da Vida.
"Deus é a fonte da provisão infinita"
Sendo eu filho de Deus, terei provisão infinita"
Quando
você acreditar "Deus é a fonte da provisão infinita, e, sendo eu filho de
Deus, terei provisão infinita" e assim agir, essa crença sintonizará com a
Mente imanente no universo e, tal qual ondas de rádio, entrará em contato com a
mente de alguém conhecido deste mundo.
"A tua fé te curou" – isso também é consequência da crença.
No caso relatado pelo sr. Ishibashi, quando ele passou a pensar "Deus é
provisão infinita", suscitou na mente de um amigo seu o desejo de dar-lhe
500 ienes como pagamento por sua colaboração na compilação de dados para o
registro da história da terra natal dele.
Então, onde se encontra a origem dessa mente? Não se encontra na mente de A nem de B. A Mente imanente no Universo, que liga a mente de A com a de B, serve de veículo, de intermediário, e vai se comunicando em forma de onda.
Diz-se que Shinran afirmou: "Se pensa que está sozinho, pense que está em
dois. Essa outra pessoa é Shinran". Na Verdade, essa outra pessoa não é
Shinran, mas a Mente imanente no Universo. Quando pensamos,
pensamos junto com a Mente imanente no Universo.
Tanto a força da Meditação Shinsokan quanto a oração são
forças do nosso pensamento, e dizemos que captamos ondas espirituais de
luz.
A maneira como funciona isso já foi comprovada por meio dos resultados obtidos pela cura a distância que efetuamos a numerosas pessoas, como também se manifestou em forma de um misterioso acontecimento na batalha de Shangai* (relato registrado no volume 3 de A Verdade da Vida) e como função criadora da provisão infinita experienciada pelo sr. Ishibashi.
A provisão infinita já nos foi dada, a todos nós, e está aqui, bem perto de
nós. Basta abrirmos a "torneira". O primeiro procedimento para
abrirmos essa "torneira" é utilizarmos a força do pensamento.
Compreendendo a Shintai ordena-se a setai; compreendendo a Verdade, recebemos graças neste mundo. Receber graças não é fruto de crendice nem de heresia. É fato que acompanha o verdadeiro despertar
O mundo
fenomênico é projeção da imagem desenhada na mente
Se, por meio das experiências dos leitores, for comprovado que, ao tomar
ciência clara da provisão infinita de Deus, a pessoa ordena naturalmente os
seus atos, passa a merecer a simpatia dos demais e tem no mundo material a
manifestação da provisão infinita, isso passará a ser uma comprovação
científica.
Não
significa que uma conclusão científica deva se limitar apenas a registros de
experiências de algo visível, de coisas materiais. Mesmo se tratando de
componentes invisíveis, de componentes mentais, quando forem acumuladas
experiências e descoberta uma lei imutável regendo-os, conclui-se que é uma lei
da ciência mental.
A Seicho-No-Ie denomina essa lei da ciência mental de lei mental.
Usando termos religiosos, essa lei é expressa com as palavras de Sakyamuni
Diz-se doença ao estado em que a Vida não está atuando de modo perfeito. Se a
Vida passar a se manifestar no mundo econômico de modo perfeito, sem qualquer
defeito, desaparecerão as deficiências financeiras, ou seja, a pobreza.
Se eu afirmo que a mente se torna plenamente livre, pode haver quem diga
"Onde está essa mente? Gostaria de pegar essa mente e fazer com que ela
trabalhe livremente".
Pode ser que os senhores estejam pensando que a mente se encontra dentro da nossa cabeça e digam: "A cabeça fica ruim quando enfraquece a atuação da mente";
Entretanto, se nos restringirmos a esse pensamento, não encontraremos explicação para o caso ocorrido com o sr. Ishibashi. Para que casos desse gênero tenham uma explicação lógica, é preciso libertar-nos do conceito materialista de que a mente seja produto da atuação química no cérebro humano.
Como abrir a Porta da Felicidade
Isso é o mesmo que um feixe de luz solar se manifestar de diversas cores conforme o ângulo da refração do prisma, porque difere a dispersão dessa luz. A função mental de cada indivíduo pode ser comparada a um feixe de luz incolor do Sol que se manifesta em diversas cores, formando um arco-íris, quando incide através do prisma.
Todos sabem, porém, que a origem das sete cores do arco-íris está no sol, e não no prisma. Do mesmo modo, a fonte da mente individual que se manifesta em diversas formas está na Mente imanente no céu e na terra, ou seja, na Mente de Deus, e não no cérebro de cada indivíduo. O cérebro individual apenas traspassa, refrata e reflete a mente global.
Portanto, a Mente imanente do Universo, a mente global ainda não
dividida em indivíduos, não se encontra nem dentro nem fora do nosso corpo.
Ele não recebeu a provisão infinita porque escreveu essas palavras numa
grande folha de papel. O tamanho da folha de papel não entra em questão.
Apenas, no caso dele, a intensidade da conscientização se refletiu nesse ato e fez com que ele escrevesse "Provisão infinita" numa folha de papel e colasse na parede.
Deus é provisão infinita"
Agora há pouco, o sr. Ishibashi relatou uma misteriosa ocorrência em sua vida, dizendo que, ao escrever numa pequena folha de papel o seu próprio nome acompanhado de "Provisão infinita", recebeu pouco dinheiro, mas ao escrever isso numa grande folha de papel recebeu grande soma de dinheiro.
Ouvindo isso, poderão pensar que o ato de escrever um pedido acrescentando o próprio nome seja a fonte da provisão infinita, mas não se trata disso.
"Onde está a mente?" – este é o maior enigma religioso, e ainda não houve quem indicasse com exatidão onde se encontra a mente. O médico, sem dúvida, reconhece que a função mental se manifesta do cérebro.
Antigamente, as pessoas achavam que a mente se encontrava no ventre e
praticavam o seppuku (prática de suicídio cortando a barriga)
para demonstrar que possuíam a mente pura.
Com o passar do tempo, o local onde se encontra a mente veio se elevando e começaram a dizer "Tudo está no meu peito". Ultimamente, do peito subiu para a cabeça, e concluíram que a mente se encontra na cabeça.
Entretanto, se a mente não se encontra nem mesmo na cabeça, deduz-se que não
está em parte alguma do corpo carnal, e sim no céu, no espaço". Masaharu Taniguchi
Postado por Dharmadhannya
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