domingo, 30 de junho de 2024

“A maior vitória é aquela que não requer batalha.

 



1. “A maior vitória é aquela que não requer batalha. 

Assim, podemos saber que há cinco elementos essenciais para a vitória:

 (1) Vencerá aquele que sabe quando lutar e quando não lutar; (2) vencerá aquele que sabe como lidar com forças superiores e inferiores; (3) vencerá aquele cujo exército é animado pelo mesmo espírito em todas as suas fileiras;

(4) vencerá aquele que, preparado, espera para enfrentar o inimigo desprevenido; (5) vencerá aquele que tem capacidade militar e não é interferido pelo soberano.”

2. “Existem cinco falhas perigosas que podem afetar um general: (1) Imprudência, que leva à destruição; (2) covardia, que leva à captura; (3) temperamento precipitado, que pode ser provocado por insultos; (4) uma delicadeza de honra sensível à vergonha; (5) solicitude excessiva para com seus homens, o que o expõe a preocupações e problemas.”

3. “Os guerreiros vitoriosos vencem primeiro e depois vão para a guerra, enquanto os guerreiros derrotados vão primeiro para a guerra e depois procuram vencer.”

4. “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você conhece a si mesmo, mas não ao inimigo, para cada vitória conquistada você também sofrerá uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, você sucumbirá em todas as batalhas.”

5. “A maior vitória é aquela que não requer batalha.”

6. “A rapidez é a essência da guerra.”

7. "Até a melhor espada mergulhada em água salgada acabará enferrujando."

8. "A arte da guerra é de vital importância para o Estado. É uma questão de vida ou morte, um caminho para a segurança ou para a ruína. Portanto, é um assunto de investigação que não pode ser negligenciado de forma alguma."

9. “Não há nenhum caso de uma nação que tenha se beneficiado de uma guerra prolongada.”

10. “Não existem mais do que cinco notas musicais, mas as combinações destas cinco dão origem a mais melodias do que alguma vez se pode ouvir. Não existem mais do que cinco cores primárias, mas quando combinadas produzem mais matizes do que jamais foram vistos. Não existem mais do que cinco sabores fundamentais, mas combinações deles produzem mais sabores do que jamais se pode provar.”

11. “Quem deseja lutar deve primeiro calcular o custo.”

12. “Você tem que acreditar em si mesmo.”

13. “Construa uma ponte dourada para seu oponente recuar.”

14. “Pode-se saber como conquistar sem ser capaz de fazê-lo.”

15. “O que os antigos chamavam de lutador inteligente é aquele que não apenas vence, mas se destaca em vencer com facilidade.”

16. “O guerreiro sábio evita a batalha.”

17. “Todo o segredo reside em confundir o inimigo, para que ele não consiga compreender a nossa real intenção.”


18. “Uma marca de um grande soldado é que ele luta em seus próprios termos ou então não luta.”

19. "Se a mente estiver disposta, a carne poderá continuar sem muitas coisas."

20. “Aquele que é prudente e fica à espreita de um inimigo que não o é, será vitorioso.”

21. "A raiva pode, com o tempo, mudar para alegria; a irritação pode ser substituída pelo contentamento. Mas um reino que uma vez foi destruído nunca mais pode voltar a existir; nem os mortos podem ser trazidos de volta à vida."


22. “Há estradas que não devem ser seguidas, exércitos que não devem ser atacados, cidades que não devem ser sitiadas, posições que não devem ser contestadas, ordens do soberano que não devem ser obedecidas.”

23. “O ataque é o segredo da defesa; a defesa é o planejamento de um ataque.”

“A maior vitória é aquela que não requer batalha.

24. “Grandes resultados podem ser alcançados com pequenas forças.”

25. “As oportunidades se multiplicam à medida que são aproveitadas.”

26. "Se for rápido, sobrevivo. Se não for rápido, estou perdido. Isto é a morte."

27. “A proteção contra a derrota está em nossas próprias mãos, mas a oportunidade de derrotar o inimigo é fornecida pelo próprio inimigo.”

28. "Bravura sem premeditação faz com que o homem lute cega e desesperadamente como um touro louco. Tal oponente não deve ser enfrentado com força bruta, mas pode ser atraído para uma emboscada e morto."

29. "As rodas da justiça giram lentamente, mas giram bem."

30. "Nunca se aventure, nunca ganhe!"

31. "O estrategista habilidoso pode ser comparado ao shuai-jan. Agora, o shuai-jan é uma cobra encontrada nas montanhas Ch'ang . Golpeie sua cabeça e você será atacado por sua cauda; ataque sua cauda, ​​e você será atacado pela cabeça e pela cauda;

32. “É fácil amar o seu amigo, mas às vezes a lição mais difícil de aprender é amar o seu inimigo.”

33. "Esteja onde seu inimigo não está."

34. “Quem não conhece os males da guerra não pode apreciar seus benefícios.”

35. “Na batalha, não há mais do que dois métodos de ataque: o direto e o indireto; no entanto, esses dois, em combinação, dão origem a uma série infinita de manobras.”

36. “Planeje o que é difícil enquanto é fácil, faça o que é ótimo enquanto é pequeno.”

37. “A oportunidade de derrotar o inimigo é fornecida pelo próprio inimigo.”


38. "A presciência não pode ser obtida de fantasmas e espíritos, não pode ser obtida por analogia, não pode ser descoberta por cálculo. Ela deve ser obtida de pessoas, pessoas que conhecem as condições do inimigo."

39. “Se você lutar com todas as suas forças, há uma chance de vida; enquanto a morte é certa se você se apegar ao seu canto.”

40. “Não engula a isca oferecida pelo inimigo. Não interfira com um exército que está retornando para casa.”

Citações de liderança de Sun Tzu

41. “Não podemos fazer alianças até que estejamos familiarizados com os desígnios dos nossos vizinhos.”

42. “Quando a perspectiva for brilhante, traga-a diante dos olhos deles; mas não lhes diga nada quando a situação for sombria.”

43. “As piores calamidades que acometem um exército surgem da hesitação.”

44. "Se houver distúrbios no acampamento, a autoridade do general é fraca."

45. “Portanto, aquele general é hábil no ataque cujo oponente não sabe o que defender; e ele é hábil na defesa cujo oponente não sabe o que atacar.”

46. ​​Aqueles que são hábeis em fazer o inimigo se mover o fazem criando uma situação à qual ele deve se conformar; eles o atraem com algo que ele certamente pegará e, com iscas de lucro ostensivo, o aguardam com força.

47. “A energia pode ser comparada ao dobramento de uma besta; a decisão, ao disparo de um gatilho.”

48. "Quando seu exército cruzar a fronteira, você deve queimar seus barcos e pontes, para deixar claro a todos que você não tem nenhum desejo de voltar para casa."

49. "Quando alguém trata as pessoas com benevolência, justiça e retidão, e deposita confiança nelas, o exército estará unido em mente e todos ficarão felizes em servir seus líderes."

50. “Pensa e delibera antes de tomar uma atitude.”

51. “As recompensas por um bom serviço não devem ser adiadas um único dia.”

52. "Comece agarrando algo que seu oponente valoriza; então ele será receptivo à sua vontade."

53. “Se as palavras de comando não forem claras e distintas, se as ordens não forem completamente compreendidas, então o general é o culpado. Mas, se as ordens forem claras e os soldados, mesmo assim, desobedecerem, então a culpa é dos seus oficiais.”

54. “Se suas forças estão unidas, separe-as.”

55. “Não se mova a menos que veja uma vantagem; não use suas tropas a menos que haja algo a ser ganho; não lute a menos que a posição seja crítica.”

56. “O general que avança sem cobiçar a fama e recua sem temer a desgraça, cujo único pensamento é proteger o seu país e prestar bons serviços ao seu soberano, é a joia do reino.”

57. "Somente o governante esclarecido e o general sábio usarão a mais alta inteligência do exército para fins de espionagem, e assim alcançarão grandes resultados."

58. “Se os soldados forem punidos antes de se apegarem a você, eles não se mostrarão submissos; e, a menos que seja submisso, será praticamente inútil. Se, quando os soldados se apegarem a você, as punições não forem aplicadas, elas ainda o serão.”

59. “Convença seu inimigo de que ele ganhará muito pouco atacando você; isso diminuirá seu entusiasmo.”

60. “Lutar e vencer em todas as nossas batalhas não é excelência suprema; a excelência suprema consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar.”

61. "Que seus planos sejam sombrios e impenetráveis ​​como a noite, e quando você se mover, caia como um raio."

62. “Toda a guerra é baseada no engano. Portanto, quando somos capazes de atacar, devemos parecer incapazes; quando estiver longe, devemos fazê-lo acreditar que estamos perto.”


63. "Se seu oponente for temperamental, procure irritá-lo. Finja ser fraco, para que ele possa se tornar arrogante. Se ele estiver descansando, não lhe dê descanso. Se suas forças estiverem unidas, separe-as. Se soberano e súdito estiverem de acordo, coloque divisão entre eles. Ataque-o onde ele não estiver preparado, apareça onde você não é esperado."

64. "Para conhecer seu inimigo, você deve se tornar seu inimigo."

65. "Vencerá aquele que sabe quando lutar e quando não lutar. “No meio do caos, também há oportunidades.”

66. "Trate seus homens como trataria seus filhos amados. E eles o seguirão até o vale mais profundo."

67. “Quando o inimigo estiver relaxado, faça-o trabalhar. Quando estiver cheio, deixe-o passar fome. Quando estiver acomodado, faça-o se mover.”

68. “Portanto, na guerra, o caminho é evitar o que é forte e atacar o que é fraco.”

69. "Conquistar cem vitórias em cem batalhas não é o cúmulo da habilidade. Subjugar o inimigo sem lutar é o cúmulo da habilidade."

70. "Seja extremamente sutil até o ponto da ausência de forma. Seja extremamente misterioso até o ponto da ausência de som. Assim, você pode ser o diretor do destino do oponente.”

71. “Assim, o perito em batalha move o inimigo, e não é movido por ele.”

72. “A água molda seu curso de acordo com a natureza do solo sobre o qual flui; o soldado trabalha sua vitória em relação ao inimigo que está enfrentando.”

73. “A arte suprema da guerra é subjugar o inimigo sem lutar.”

74. “Pareça fraco quando estiver forte e forte quando estiver fraco.”

 Sun Tzu

Postado por Dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário