segunda-feira, 17 de julho de 2023

Como aprimorar o seu carisma? Segunda parte

 

 


Você pode aprimorar seu carisma fazendo o seguinte: • Sempre mantenha sua credibilidade;

• Seja sincero em todas as suas interações, seja empático;

 • Esteja sempre se conectando com outras pessoas; • Sempre seja autêntico;

 • Mantenha confiança constante e procure não julgar ou agredir.

É uma lista com recomendações óbvias, não é? Como se fosse fácil segui-las...

Mas o autor dá suas dicas.

 Confiança:

 A Convicção É Contagiosa A verdadeira confiança é um estado de espírito. Pessoas carismáticas podem manter confiança em todas as situações, mesmo enfrentando derrotas, contratempos ou resultados imprevisíveis.

Todos temos a tendência de nos sentirmos às vezes impotentes, insuficientes ou inferiores. É quando surge o risco de perder a confiança em si mesmo. Quando você perde a fé em si mesmo ou fracassa na vida, você perde a confiança devido ao medo, que pode ser definido simplesmente como uma dúvida ampliada.

 Meu pitaco. Cara, aqui eu tenho de fazer uma confissão. Eu tenho poucos medos que me assombram, mas sem dúvida o maior deles é perder a confiança em minha capacidade de reagir aos problemas.

 É um fantasma que tem a ver com aquele sabotador interior que todos temos, sempre soprando em nossos ouvidos que não somos tão bons, tão legais, tão competentes, sabe como é?

 Eu brigo com esse cara todo dia, e morro de medo que ele ganhe, fazendo com que eu perca a confiança em meu taco. Isso traz a perspectiva de um abismo escuro, de onde não terei como sair. É por isso que não dou sopa para o azar, continuo me esforçando, treinando e experimentando e criando todo dia.

 Se eu piscar, o lagarto medroso ganha. O medo gera dúvidas e as dúvidas destroem a confiança. Você precisa ter certeza de que a sua confiança é maior do que as suas dúvidas. O que o seu público realmente percebe em você? Você tem medo de exercer confiança e carisma?

O desejo de superar seu medo precisa ser maior do que o medo em si.

Resumindo: sem confiança não há carisma. Aqui estão algumas maneiras adicionais de como você pode evitar a armadilha de parecer excessivamente confiante ou arrogante:

• Sempre receba um retorno ou críticas com o coração aberto; • Passe mais tempo ouvindo do que falando;

• Seja capaz de admitir que você estava errado;

 • Pare de sempre tentar provar que você está certo;

• Faça perguntas para demonstrar a sua preocupação.

 Meu pitaco: você já deve ter percebido que a sociedade mudou enormemente. voce  sabe que essa moçada que representa hoje o maior contingente de trabalhadores do planeta, valoriza demais a transparência. Eles odeiam a hipocrisia, o que é meio contraditório, já que caem na conversa de alguns dos maiores hipócritas da história.

Mas no dia a dia, eles querem lidar com gente verdadeira, que faz o que prega, que fala pela frente o que diz pelas costas, que promete e cumpre, que expressa seus sentimentos.

Isso tudo é uma receita para construir elos de confiança, que sempre são muito frágeis. Você leva anos para construir uma relação de confiança, que pode ser quebrada num gesto, numa atitude, numa palavra.

As pessoas confiam na sua integridade e honestidade diária.

Pense nisso quando pensar em carisma. O adubo para ele é a verdade.

Congruência: Ação Versus Intenção, coerência A congruência abre a porta para a influência e o carisma. Aumenta a sua credibilidade e amabilidade. Você chega à congruência quando a sua mensagem ficar sincronizada com as suas crenças e os seus valores.

Ocorre quando a sua voz, linguagem corporal, palavras e tom de voz ficam todos congruentes e alinhados. Isso ocorre quando você se certifica de que as suas mensagens verbais concordam com as não verbais. Mesmo quando você se sente congruente, você pode não parecer congruente.

 Quer esteja enganando ou não, sendo insincero ou não, você pode dar a impressão de que o é. Uma mentirinha? Uma mentira inocente? Ninguém saberá. Achamos que os outros não percebem.

Não falaram nada sobre não acreditar em você ou em sua mensagem. Uma pequena farsa já funcionou antes e ninguém questionou você. Quem nunca? Pois é.

Mas a maioria das pessoas sente a incongruência e raramente dirá algo a respeito disso. Você pode dar a impressão tanto de ser congruente quanto de ser incongruente. Seus gestos e atitudes correspondem à sua mensagem?

 Meu pitaco. Os tempos da pandemia do coronavírus foram pródigos em derrubar máscaras. Quanta gente não foi pega praticando incongruência? Quem não se lembra do ex-ministro da saúde Mandetta, naquela festa de despedida, quando deixou de lado o discurso de “use máscaras, afaste-se, fique em casa”, para abraçar e beijar seus colegas, numa aglomeração?

Todos podem perceber o comportamento não verbal. Sentimos que algo não está muito certo. Aqui estão algumas coisas que podem desencadear uma impressão de farsa:

 • Contato visual forçado

; • Inclinar-se para trás na cadeira;

 • Coçar seu rosto;

 • Elevar o tom de voz.

. Não olhar nos olhos do ouvinte

 QUALIDADES PRINCIPAIS: O INTERIOR DITA O EXTERIOR Competência: O Que Você Não Sabe Vai Ferir Você.

 Um ingrediente crítico para irradiar carisma e ampliar a sua capacidade de influenciar os outros é ter competência, conhecimento ou perícia abrangentes na área em que os outros esperam que você os tenha.

 A competência consiste no seu conhecimento e capacidade na sua área. A competência vem do aprendizado e experiência ao longo da vida. Ter mais conhecimento ou perícia do que seu público, amplia o seu carisma.

 A paixão é uma coisa ótima de se ter, mas sem a percepção de competência você não consegue irradiar carisma ou influenciar alguém.

 A verdadeira competência é quando você combina sua capacidade, recursos e habilidades.

 Meu pitaco. O termo “competência” vem do Latim competere, que quer dizer lutar, procurar ao mesmo tempo. Vem da junção de com, junto,  que quer dizer disputar, procurar, inquirir.

Muitas pessoas confundem emoção com propósito. As suas emoções mudam constantemente. Quando você tem um propósito verdadeiro, você não apenas atrai mais pessoas e se torna mais influente, mas o seu propósito as impulsiona.

 O propósito faz com que você exale carisma. Você sabe qual é o seu propósito?

 Você quer saber exatamente qual grandiosidade existe dentro de você?

 Você quer ter uma noção melhor sobre o rumo que você deve tomar na vida?

 Pense e medite continuamente sobre essas questões. As respostas podem surgir imediatamente, ou podem levar dias, semanas ou até meses para se revelarem.

 Responda às seguintes perguntas:

• Se você soubesse que teria sucesso – se soubesse que não haveria como falhar – o que faria se tivesse sucesso garantido? O que você tentaria fazer?

 O que você se tornaria?

• Se você pudesse mudar mágica e instantaneamente uma coisa no mundo, o que seria?

O que você mudaria? •

 Imagine que você se tornou financeiramente independente e não tivesse mais que pensar em ganhar dinheiro e pagar as contas.

O que você faria com o seu tempo?

Com o quê você ocuparia o seu dia?

 Meu pitaco: olha, eu escrevi o Ensaio Sobre o Propósito, que está disponível para os assinantes do Café Brasil Premium. Em algum ponto dele eu digo que só percebi qual seria meu propósito quando completei 47 anos de idade.

 Até então eu estava na levada da vida, preocupado com as coisas que preocupam quem está criando filhos, comprando casa, construindo uma carreira. Só a maturidade começou a despertar atenção para outros indicadores que vão muito além do sucesso financeiro ou da escalada na hierarquia social.

 Foi quando percebi que poderia, de alguma forma, tocar o coração e a mente das pessoas. Por isso a recomendação: não tenha pressa em encontrar seu propósito.

 É provável que ele encontre você. Integridade:

 O Caráter Conta A palavra “integridade” vem do latim integritas. Significa pureza, correção, idoneidade e isenção de culpa. Também pode ser definida como a consistência entre os seus valores e ações, entre o que você acredita e o que realmente faz.

 Quando você deseja influenciar os outros e ampliar o seu carisma, você deve irradiar integridade. As pessoas devem saber e sentir que você acredita no que diz e que fará o que diz. Para abordar a sua integridade, é necessário conhecer a si mesmo, conhecer os seus valores e saber exatamente o que você defende.

Ter integridade também faz parte do seu caráter. O caráter é feito de qualidades tais como honestidade, sinceridade e previsibilidade. Um caráter sólido e a integridade são a verdadeira fundação da capacidade de alguém ter sucesso.

Nenhum sucesso será grande ou duradouro se resultar de uma ética duvidosa, ou de motivos e comportamentos questionáveis. Meu pitaco.

– O Caminho para o Caráter, fala-se de como o caráter é fundamental para o sucesso. O que leva a pessoa ao sucesso, seja ela um executivo, um ator, um professor ou um atleta, são suas habilidades.

 Mas uma vez chegando ao topo, o que o mantém lá é o caráter. E diversos exemplos são usados, especialmente o de Mike Tyson, um dos maiores boxeadores da história, com uma carreira fulminante calcada em habilidades excepcionais. Com fama, dinheiro e sucesso, ele cai e termina na prisão por problemas de caráter.

 Outros exemplos existem na história, com jogadores de futebol, políticos e gente importante. Entendido? O que leva você ao sucesso são suas habilidades. O que o mantém lá é seu caráter.

Explorar seus valores aumentará sua paixão, integridade e capacidade de influenciar os outros. Você não pode influenciar ou inspirar os outros se não conhecer seus próprios valores e, portanto, não conseguir compartilhá-los com os outros.

Meu pitaco: a definição de valores indica que valores humanos são valores morais que afetam nossa conduta. Esses valores morais constituem um conjunto de regras estabelecidas para uma convivência saudável dentro de uma sociedade, e podem também ser considerados valores sociais e éticos.

 Todos possuímos nossos próprios valores pessoais e profissionais, que determinarão nossa atitude perante a vida e como nossas escolhas serão feitas.

 E esses valores derivam de princípios. Se você tem como princípio o “faça aos outros o que gostaria que fizessem a você”, é natural que tenha valores também essenciais como respeito, justiça, integridade, verdade, confiança, colaboração, gentileza etc.

 São os princípios que ancoram suas decisões morais. Por exemplo, você pode não aceitar ser colocado em uma situação na qual fará algo que prejudicará a empresa para ampliar seus ganhos pessoais.

Essa atitude vai contra seus princípios, sua bússola moral. Sua consciência o incomodaria, até que você substituísse o valor “lealdade” ou “honestidade” por outro valor mais, digamos flexível.

 Aqui estão algumas dicas para ajudar você a explorar e descobrir seus valores e como viver de acordo com eles:

 • Escreva sua definição de valor;

 • Reserve um tempo para ponderar e refletir sobre as suas verdadeiras crenças;

• Inspire confiança para ser respeitado e valorizado.

• Identifique pessoas que você respeita e defina os valores delas;

• Identifique pessoas na história que você admira e determine se os valores delas são os seus valores;

• Faça tudo o que você diz que vai fazer;

 • Diga a verdade mesmo que isso magoe.

ENTREGA E COMUNICAÇÃO: FALAR COM CONVICÇÃO Habilidades de Apresentação: Educar, Inspirar e Entreter

 As pessoas carismáticas têm excelentes habilidades de comunicação, que cativam, inspiram e prendem seus espectadores. Seja ao telefone, em interações ao vivo, durante apresentações em grupo, em meio a negociações e até mesmo ao enviar mensagens de texto e e-mail, sabem articular sua mensagem e torná-la viva na sua mente.

 Fazem você se sentir como se estivesse assistindo a um filme, criando uma imagem mental tão forte que parece real. Essas habilidades de apresentação têm sido descritas como cheias de energia, entusiasmo e emoção.

 Ponto Cego - Ser capaz de falar ou criar um PowerPoint não significa que você saiba se comunicar, inspirar e apresentar. A maioria das pessoas sente que tem habilidades de comunicação acima da média, mas na verdade têm habilidades de apresentação médias. Esse é o ponto cego.

 A realidade é que elas têm sorte se tiverem habilidades médias de comunicação e habilidades de apresentação abaixo da média. Mas com certeza você pode fazer uma apresentação e ninguém sair da sala ou falar algo negativo, mas você realmente teve carisma?

 As pessoas carismáticas dominaram suas habilidades de apresentação, mas mesmo assim estão constantemente aperfeiçoando-as. Sempre há algo para ajustar, aprender e melhorar.

 Como você descreveria as suas habilidades de apresentação? Dê uma olhada nesta lista de verificação para ver se você está cometendo algum dessas gafes comuns de comunicação:

 • Falar em um tom monótono;

 • Evitar o contato visual;

 • Ficar manipulando coisas e exibir outras manias irritantes;

 • Usar sons e palavras vazias, de hesitação, desnecessária e repetidamente (“ãm”, “tá certo?”, “então...”, “é...”, “Ok?”, “né?”);

• Falta de emoção ou de convicção; • Soar mecânico ou ensaiado;

• Correr com a apresentação;

 • Sobrecarregar os espectadores com excesso de informações; • Exibir nervosismo ou medo.

Meu pitaco. Bem, essa é a minha área. Como palestrante profissional, mergulhei profundamente nesse tema no Ensaio sobre Palestras e Palestrantes, que está publicado no Café Brasil Premium, onde fiz uma grande reflexão sobre o mundo das palestras, do ponto de vista dos contratadores e dos palestrantes.

 Influência: Ajudar os Outros a Se Persuadirem. Carisma e influência andam de mãos dadas. Em outras palavras, carisma é fazer com que os outros façam o que você quer que eles façam e gostem de fazer isso.

As pessoas se sentem desconfortáveis quando se fala sobre influência, mas, assim como o poder, a influência é neutra. A maioria das pessoas entende mal o conceito de persuasão e influência. A influência é geralmente subestimada e subutilizada.

A verdadeira influência não é forçada, tortuosa ou manipuladora. Não se engane: a influência pode ser aprendida.

Entender as teorias de persuasão, motivação e influência criará carisma.

No final das contas, o que qualifica uma pessoa ser chamada de “líder” é sua capacidade de influenciar os outros a mudar seus comportamentos para atingir importantes resultados

Nem todo mundo se transformará num influenciador com “I” maiúsculo, mas todos podem aprender com os métodos e estratégias que os grandes influenciadores usam.

 Os autores assumem o compromisso de explorar um conjunto de princípios e habilidades comuns a muitos influenciadores bem-sucedidos em praticar mudanças rápidas, profundas e duradouras.

 Os autores chamam essa habilidade de criar mudanças no comportamento humano de influência, e as pessoas que a praticam, de influenciadores.

O ponto cego é que a maioria das pessoas exerce influência da maneira errada. Tendem a influenciar os outros como elas mesmas gostam de ser influenciadas, o que é um erro. Você precisa adaptar sua abordagem à pessoa e à situação.

 Ao dominar o carisma, você deve influenciar os outros da maneira que eles desejam ser influenciados. Só porque você está obtendo conformidade no curto prazo não significa que você tenha influência sobre os outros.

As pessoas carismáticas não buscam conformidade de curto prazo, buscam uma influência de longo prazo. No curto prazo é mais fácil, mas funciona apenas quando você está por perto, ao contrário da influência de longo prazo, que funciona não importa onde você está.

 Quando as pessoas tentam persuadir e influenciar, tendem a usar técnicas que são antiquadas e que não funcionam mais.

Certifique-se de remover das suas técnicas de persuasão e influência essas gafes comuns:

 • Ficar muito amigo, muito rápido;

• Vomitar dados – excesso de informações;

• Persuadir as pessoas da maneira que você gostaria de ser persuadido;

 • Usar força ou coerção;

• Táticas de negociação antiquadas e desgastadas;

 • Ganhar a discussão, mas perder a sua capacidade de influenciar.

 CAPACITAR OS OUTROS: COOPERAÇÃO CONTAGIOSA Inspiração: Fortalecer e Energizar.

 Se você não estiver inspirado, não será inspirador. As pessoas carismáticas têm a capacidade de inspirar os outros, de elevar instantaneamente o seu humor, de ajustar suas emoções e aumentar a energia do ambiente.

 Quando você tem a capacidade de inspirar os outros, as pessoas querem crescer e se aprimorar e até superar as suas mais altas expectativas. Se você deseja que seu carisma dure, você precisa confiar na inspiração que está enraizada em suas emoções e visão.

 Quando você irradia inspiração, afasta das pessoas o desespero, inação e culpa. Você lhes dá esperança em si mesmas e no futuro. Você conseguirá liderar e inspirar com o carisma e tendo o futuro em mente.

 Então, como você sabe se inspira os outros? Como você sabe se consegue promover o trabalho em equipe?

 Aqui estão algumas perguntas que ajudam a entender se as pessoas estão inspiradas ou presas à desesperança:

 • Os outros se sentem melhores com si mesmos depois de interagirem com você? Ou se sentem piores?

 • Sabem se você está satisfeito ou grato pelo trabalho deles, ou acham que você não dá importância a isso?

 • Sabem se você realmente se preocupa com eles e os apoiaria, ou acham que são apenas mais um membro da equipe?

• Você ouve e se preocupa com as sugestões e opiniões deles, ou fica na defensiva quando recebe críticas?

Meu pitaco. Tem mais um ponto aqui, que julgo fundamental quando se fala da capacidade de inspirar os outros. Isso traz uma responsabilidade imensa.

 Quando realizei o LíderCast co Amyr Klink, perguntei a ele como se sentia ao pensar que alguém poderia se atirar numa travessia oceânica inspirado por sua história e seus livros e ele disse claramente que se preocupava com isso.

 Afinal, é gente que toma decisões e parte para a ação a partir de um estímulo que nós demos. Sem nosso estímulo, ela provavelmente não agiria. Isso tem uma carga de responsabilidade imensa, que para mim é fundamental.

Sair inspirando os outros sem se sentir responsável por isso é, no mínimo, imprudência.

 Motivação: Acenda o Fogo As pessoas carismáticas fazem com que os outros se motivem visando o longo prazo.

São capazes de ajudar os outros a visualizar metas e fazer com que sintam que conseguem atingi-las. Essa motivação permite que estabeleçam suas próprias metas, solucionem seus próprios desafios, tomem suas próprias decisões, e ainda sintam que fazem parte de uma equipe.

A jornada para atingir metas pode ser longa, difícil, cansativa e frustrante. O seu carisma é o que as move, motiva e anima quando se sentem tristes. Você pode ampliar a motivação e capacitar as pessoas de duas maneiras.

A primeira é o desenvolvimento pessoal, quando você ajuda os outros a usarem suas mentes, aumentar seu conhecimento e aprimorar suas habilidades. Eles desenvolverão um senso de urgência e propósito que os impulsionará mais rápido e mais alto do que antes.

A segunda maneira de motivar e capacitar os outros é fazer com que estabeleçam metas. Vivemos em um mundo onde queremos tudo, agora. Além disso, queremos tudo com o mínimo de esforço.

Como você motiva esse tipo de gente? Uma maneira é entender o poder de estabelecer metas. Poucos realmente sabem como fazê-lo. A chave não é apenas ajudar os outros a estabelecerem e atingirem metas, mas também serem capazes de comunicar exatamente o que cada meta é.

 As pessoas devem dar boas-vindas ao novo desafio e acreditar que podem enfrentá-lo. Também devem saber que você está comprometido com elas e acreditar que conseguem atingir suas metas.

 Bem, já sabemos que a verdadeira motivação não envolve manipular, forçar ou depreciar as pessoas, não é?

O que podemos aplicar agora mesmo no local de trabalho para melhorar e aumentar a motivação dos funcionários?

• Estabelecer expectativas claras e concisas;

 • Mais treinamento e desenvolvimento pessoal;

 • Definir conjuntamente metas entusiasmadoras, porém realistas;

• Limitar o reforço negativo e colegas de trabalho pessimistas;

• Reconhecer e recompensar a melhoria;

 • Garantir que os trabalhadores tenham as ferramentas e os recursos de que precisam.

 Meu pitaco. Aqui o autor toca na responsabilidade da liderança como o condutor do processo de crescimento dos liderados. Em meu curso CAMP, no módulo Liderança, trato da responsabilidade pessoal de cada um em QUERER FAZER, DESENVOLVER HABILIDADE PARA FAZER e SENTIR TESÃO EM FAZER.

E lembro que essas providências são pessoais. Ninguém pode sentir vontade de fazer por você; habilitar-se para fazer por você ou sentir tesão por você.

Isso é decisão pessoal. Mas é responsabilidade da liderança garantir que a pessoa seja colocada na função certa, para que queira fazer.

 Garantir que a pessoa tenha oportunidade de desenvolver suas habilidades para poder fazer.

E garantir um ambiente saudável e positivo, onde possa surgir o prazer de fazer e, consequentemente, o tesão de fazer.

Quem dá essas condições é o líder. Mas que decide fazer é você. Respeito: Dê Para Ter Um carisma de longo prazo tem tudo a ver com valorizar as pessoas. Tem a ver com o respeito que você dá aos outros, o que cria mais carisma e influência. O respeito é viral e altamente contagioso.

Quando o respeito é alto entre duas pessoas ou dentro de um grupo, todos têm mais confiança, ficam mais abertos em relação aos sentimentos e conseguem manter o foco no objetivo.

 Aprenda a construir respeito nos outros. Quanto mais respeito você dá, mais influente você se torna.

 O respeito que você está ganhando é uma combinação de como você se comporta em todos os seus assuntos. Quando você mostra respeito e caráter em todos os seus negócios, as pessoas verão como você trabalha com os outros e falarão sobre isso.

 Também serão capazes de sentir instantaneamente o respeito em você. Meu pitaco. Aqui o autor toca num ponto fundamental. É o jeito que você é quando não está sob os holofotes, que cria nas pessoas a certeza de que você é transparente e verdadeiro.

 Canso de receber a visita de pessoas ao estúdio do Café Brasil, para conversar e assistir as gravações, e todos ficam encantados e dizem: “cara, como você é acessível”. Ora, eu sou só o mesmo que está atrás de um microfone ou na frente dele.

 Mas existe muita gente que não é. Faz papel de legalzinho, mas no privado é um entojo. Isso destrói qualquer ilusão de respeito e, portanto, de carisma.

 É muito comum acontecer com artistas que, por uma razão ou outra, esnobam seus fãs e deixam um rastro de decepção.

Walk the talk é o nome do jogo. Outra palavra que se aplica é “honestidade”. Seja honesto e as outras pessoas confiarão, respeitarão e seguirão você.

 Se você está descobrindo que as pessoas não estão levando você, sua mensagem ou sua empresa a sério, você pode estar vendo uma bandeira vermelha indicando uma falta de respeito.

Porque “nenhum respeito” significa nenhuma influência e definitivamente nenhum carisma. Quanto mais respeito você ganhar, mais sucesso você terá em suas comunicações.

Mas lembre-se: o respeito precisa ser mútuo. Uma vez que você o mostra, você pode tê-lo. E você pode mostrá-lo de várias maneiras. Aqui estão algumas coisas que você pode começar a aplicar quando estiver interagindo com as pessoas:

 • Mantenha-se sempre íntegro;

 • Seja confiável;

• Mostre estabilidade no longo prazo;

• Pratique constantemente suas boas maneiras;

• Seja grato aos outros.

 São recomendações muito óbvias, não é? Mas se você piscar, vai esquecer de tratar cada uma delas como instrumento fundamental para construção de sua imagem e reputação. GATILHOS SUBCONSCIENTES: SÓ PARECE SER CERTO – OU ERRADO

A maioria das pessoas pensa que se dermos aos indivíduos toda a lógica, fatos e dados, as coisas funcionarão a nosso favor. Errado! Temos um lado lógico, mas os estudos mostram que somos extremamente emotivos.

 Nossa mente subconsciente e emoções são fatores que pesam muito em nossas decisões e em como sentimos e tratamos as outras pessoas.

Um gatilho subconsciente é uma sensação que diz: “eu gosto/não gosto dessa pessoa”. Tudo o que você faz ou diz pode desencadear uma resposta (boa ou ruim) nos outros.

 Pode ser a sua escolha de palavras, seu tom de voz, seus gestos ou a sua aparência, mas também pode ser a atmosfera, o efeito da música ou o humor dos espectadores.

 Quando você se tornar carismático, será capaz de ler as pessoas, encontrar padrões em seu comportamento e saber quais emoções você está criando.

O comportamento humano geralmente é previsível, pois todos temos certos gatilhos ou reações instintivas. O carisma de longo prazo depende de conhecer esses gatilhos e saber como funcionam.

Apresentação Verbal: Depende de Como Você Fala Se você soar inseguro e tímido ou arrogante e exigente, sua capacidade de criar carisma vai falhar.

 A sua voz é o seu cartão de visitas: deve exalar confiança, coragem e convicção. As vozes carismáticas têm um volume suave, ênfases variadas, boa articulação e um tom agradável.

Para criar uma apresentação verbal eficaz, você precisa entender os seguintes aspectos críticos do verbal:

1.    Escolha das palavras. As palavras ajudam as pessoas a formar pensamentos, sentimentos e atitudes em relação a uma pessoa ou assunto. Um tamanho não serve para todos.

2.    A escolha das palavras também pode ser essencial para apaziguar situações emocionais difíceis e fazer com que as pessoas aceitem o seu ponto de vista, ampliando o seu carisma.

3.     Ritmo do discurso. Discursos proferidos em um ritmo rápido são classificados como mais influentes e carismáticos do que aqueles apresentados em ritmo lento ou mesmo moderado, porque as pessoas que falam mais rápido parecem ser mais competentes e bem informadas. 3. Palavras vazias. Você provavelmente está usando essas e não sabe. Interjeições como “ãm,” “é...”, “então...” ou até “sabe...”.

Esses tipos de palavras podem destruir sua apresentação, irritar as pessoas, prejudicar sua credibilidade e deixar os ouvintes tensos. Esforce-se para eliminar todos as palavras vazias de suas apresentações verbais.

 4.  Tom e inflexão. Tom é o nível de frequência da sua voz. Um tom baixo tende a mostrar mais força, confiança e segurança. Inflexão é quando você altera o tom de sua voz. Você notará que pessoas influentes usam a inflexão em suas vozes para mostrar confiança e autoridade. Ao final de suas frases, geralmente usam uma inflexão descendente.

 5. Volume. Esse aspecto da fala é fácil de entender, mas é frequentemente abusado. Você tem apenas três opções: muito baixo, muito alto ou correto. Peça a alguém para ficar no fundo da sala para avaliar o seu volume ou pergunte a um amigo ao telefone se o seu volume está bom.

 6. Articulação. Quando você estiver falando com alguém ou fazendo um discurso, articule claramente cada frase e palavra. Uma apresentação clara e coerente irradia congruência. As pessoas estão mais propensas a ser conquistadas pela sua mensagem e sentir o seu carisma quando você for fácil de entender.

7. Silêncio. Uma pausa bem colocada pode chamar a atenção a qualquer momento e com quaisquer espectadores. As pausas permitem que os espectadores se preparem mentalmente para o que você está prestes a dizer e permitem que você enfatize o seu ponto de vista. Quando chegar à pausa, certifique-se de manter seu tom um pouco alto.

Dica A sua voz trabalha a seu favor ou contra você?

A sua voz parece atraente ou convincente? O uso eficaz da variedade vocal captura e prende a atenção das outras pessoas. Se você não gosta da sua voz, respire fundo e encontre uma solução. Muitas pessoas não gostam das suas próprias vozes.

Certifique-se de ouvir aspectos específicos dos quais você não gosta, em vez da reação indiscriminada de não gostar de nada na sua voz. Concentre-se nos aspectos exatos da sua voz que você gostaria de mudar e então faça uma melhoria de cada vez.

Meu pitaco. Bem, eu trabalho com a voz, mas nunca achei que minha voz pudesse ser marcante ou que impressionasse as pessoas. Me ouço frequentemente, revisando os podcasts, e nunca achei nada demais, por isso foi com curiosidade que comecei a receber feedbacks das pessoas elogiando a minha voz, a forma como falo o português claro.

E então passei a acreditar que a minha voz que eu ouço, não é a mesma que as pessoas ouvem. Ou melhor, a minha reação ä minha voz é bem diferente da reação das outras pessoas. No dia que entendi isso, passei a ser menor crítico comigo mesmo, e a curti mais as experiências de passar emoção, seriedade ou humor apenas com a voz. É uma experiência fascinante e que impacta enormemente as pessoas.

Comunicação Não Verbal: Os Gestos Superam as Palavras Para cativar e hipnotizar seus espectadores, as pessoas carismáticas se expressam de maneiras não-verbais positivas. Seus gestos parecem espontâneos, mas são bem planejados e praticados.

Pense no seu corpo como um acessório de palco. Você está contando uma estória e prendendo a atenção dos seus espectadores. Certifique-se de que os seus gestos sejam positivos e pareçam naturais e com sentido.

 As pessoas carismáticas não apenas usam gestos não-verbais da maneira certa, mas também têm a capacidade de ler e interpretar os gestos não-verbais dos outros. Quando você é capaz de ler as pessoas dessa maneira, consegue obter o conhecimento de que precisa para ajustar sua apresentação e a si mesmo com base no que você está lendo.

 Vejamos as diferentes partes do corpo e como diferentes gestos podem ser percebidos como positivos, negativos ou enganadores.

Lembre-se de que você está procurando dois ou três desses gestos não-verbais acontecendo ao mesmo tempo. Um único gesto não-verbal não define exatamente o que está acontecendo.

 Olhos. Certifique-se de que haja luz suficiente para que os espectadores vejam os seus olhos. Quando suspeitar que alguém está tentando enganar, observe se há contato visual diminuído ou forçado, aumento do piscar, pupilas dilatadas.

Mãos. Cerrar as mãos em punho prejudica a sua presença e mensagem e indica raiva, agressão ou tensão. Quando suspeitar que alguém está tentando enganar, observe se há diminuição dos movimentos das mãos, se esconde partes do rosto com as mãos ou se as palmas das mãos ficando suadas.

 Pernas. As pernas de uma pessoa apontando na sua direção geralmente indicam interesse. Ficar batendo o pé no chão significa que a pessoa está querendo que você cale a boca ou é um sinal de tédio.

 Quando suspeitar que alguém está tentando enganar, procure ver se a pessoa cruza e descruza as pernas, balança ou bate os pés no chão ou se mantém os pés debaixo da cadeira.

 Cabeça. Essa é a única parte do corpo que a maioria das pessoas tenta controlar durante uma conversa, porque estão mais conscientes dela. Quando as pessoas ficam nervosas, mais sangue flui para a cabeça e você verá sinais em qualquer parte da cabeça.

 Quando suspeitar que alguém está tentando enganar, procure ver se a pessoa morde os lábios, se boca está seca ou se as orelhas ou nariz ficam vermelhos.

 Corpo. Quando duas pessoas estão conectadas, o movimento aumenta; quando há uma desconexão, o movimento físico será mínimo.

 Quando suspeitar que alguém estiver tentando enganar, procure ver se há um aumento na transpiração, mais movimentos mecânicos e de recuo.

Pratique aprender a ler as pessoas em todas as situações ao longo do dia. Desligue o áudio de um filme ou série para ter uma melhor leitura sobre como interpretar a linguagem corporal.

Fique mais atento aos movimentos do seu próprio corpo e ao seu próprio comportamento não-verbal.

 Meu pitaco. Uma dica de livro que é tão antigo quanto clássico: O Corpo Fala, de Pierre Weil. Da última vez que vi, o livro estava na 74ª edição! O autor tenta desvendar a comunicação não-verbal do corpo humano, primeiramente analisando os princípios subterrâneos que regem e conduzem o corpo.

 A partir desses princípios aparecem as expressões, gestos e atos corporais que, de modos característicos estilizados ou inovadores, expressam sentimentos, concepções, ou posicionamentos internos. O livro é todo ilustrado e é muito divertido, depois de ler cada capítulo, começar a reparar na linguagem não verbal das pessoas.

Aliás, é uma baita ferramenta. Estados Emocionais: Entendendo Emoções e Estados de Espírito As pessoas carismáticas sabem que existe uma linha tênue entre a lógica e a emoção.

 Para influenciar alguém, você precisa ter as duas coisas, mas fique ciente de que as emoções sempre irão se sobrepor à lógica. A lógica tende a ser temporária, enquanto a emoção carregará a sua mensagem para o futuro. A emoção nos inspira a agir, enquanto a lógica justifica essas ações.

 Você pode conseguir formar um argumento lógico, mas precisa entender as emoções se quiser se tornar mais carismático. Sua meta é mudar o estado emocional dos outros, se estiver indo contra você ou mantê-lo, se estiver funcionando a seu favor.

 A sua capacidade de mudar o humor das pessoas e lidar com as emoções é um fator crítico na sua capacidade de manter o carisma.

Postado por Dharmadhannya



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