sábado, 20 de maio de 2023

O segredo do ar que respiramos e a saúde.

 




                                       O segredo do ar que respiramos e a saúde.

RANAYAMA: A RESPIRAÇÃO DA VIDA E O CONTROLE DA MENTE

A vida começa com a primeira inspiração e se prolonga até a última exalação!

Exercícios Preparatórios Para a Respiração Completa

Para iniciar a respiração completa e começar a aumentar o fluxo de prana que circula seu corpo e, consequentemente, começar a aumentar sua energia e vitalidade é importante ter como primeiro passo, (antes de ensinar tembém os pranayamas), ensinar conscientização da respiração, em todas as suas etapas, conhecendo todos os músculos e órgãos envolvidos no movimento de respiração, trazendo mais autocontrole e consciência dos movimentos.

No mecanismo respiratório o músculo que separa o tórax do abdômen é o diafragma, e desempenha papel relevantíssimo nesse processo, funcionando como uma membrana.  

respiração abdominal - Respiração Completa: Fonte de Energia e Vitalidade!

 Ao se deitar de barriga para cima pode-se observar o ritmo respiratório e o funcionamento do diafragma.

Quando desce, inflando o abdômen, arrasta consigo a base do pulmão, aumentando o vazio interno deste, o que produz a sucção do ar. Isso é a inspiração. Na expiração ocorre o contrário: o diafragma retorna a sua posição inicial, reerguendo-se.

Esse movimento natural do diafragma vai se perdendo conforme respiramos de maneira apenas superficial, com a parte alta do peito, e não com o abdômen.

Em outras palavras é como se o diafragma morresse aos poucos, tornando a musculatura da parede abdominal paralisada e perdendo a sustentação das vísceras, que caem formando uma barriguinha proeminente e facilitando o acúmulo de gordura nessa região.

Esse fenômeno é conhecido como visceroptose e foi descrito pelo professor Hermógenes em seu livro  Autoperfeição com Hatha Yoga ( um clássico  sobre saúde e qualidade de vida).

Segundo ele a respiração diafragmática é a única maneira de se corrigir essa moléstia, conferindo mais saúde aos órgãos internos e às glândulas dessa região, pois ela, além de aumentar nossa capacidade respiratória e regularizar nossas funções intestinais, realiza uma massagem natural nessa região específica do corpo. 

Ativação do diafragma

Trata-se de exercício puramente mecânico.

Ou seja, neste exercício ainda não nos preocupamos propriamente com a respiração.

Sentado ou em pé, tendo previamente esvaziado os pulmões, movimente a barriga para diante e para trás sob a ação do diafragma. Desde este primeiro exercício você deve habituar-se a manter sua atenção no que está fazendo.

Comece com um minuto no primeiro dia e vá acrescentando um nos dias subsequentes até atingir cinco.

Mais importante, não use de violência, pois poderá vir a sentir alguma dor, a qual deverá passar com o repouso. Evite a prática se o estômago estiver cheio. Para maior facilidade, de pé, incline o tronco um pouco para frente, apoiando as mãos nas coxas, um pouco acima dos joelhos.

prana FEAT - Pranayama: A Respiração da Vida e o Controle da Mente

 Limpeza do pulmão

O pulmão é como uma esponja que se deve embeber, não de água, como a esponja comum, mas de ar. A cada inspiração se enche de ar, que depois será lançado fora, quando os músculos respiratórios se relaxarem na expiração.

Geralmente, tanto a inspiração como a expiração não são feitas com todo o pulmão, mas apenas com um terço.

Assim, a esponja só funciona numa sua terça parte.

Que acontece com o restante? Uma coisa bem nociva: boa quantidade de ar fica estagnada, sem renovação, sujeita portanto a deteriorar-se e deteriorar o próprio pulmão e, portanto, toda a saúde.

Portanto precisamos aprender esta prática higiênica tão pouco conhecida e tão útil, qual seja a de expulsar do pulmão o ar residual e fermentado. Aprendemos a espremer ao máximo a “esponja”.

Portanto, suponhamos que você já aprendeu a movimentar o diafragma.  Agora expulse todo o ar, ajude com uma pequena tosse e complete puxando aquele músculo para cima e comprimindo a musculatura abdominal, o que será conseguido com o encolher ao máximo o abdômen, como que desejando encostar o umbigo às costas. É prudente lembrar que isso não deve ser feito de estômago cheio.

 Fases da respiração

Feito os exercícios acima estamos agora mais conscientes e preparados para conhecer as fases da respiração em si, que são 3, descritas a seguir.

 Fase 1: A respiração Abdominal ou Diafragmática

 

Mindfulness P18 Breath ftr 1024x640 - Respiração Completa: Fonte de Energia e Vitalidade!

 deite-se em śavāsana (postura de realxamento) ou, se preferir, permaneça sentado com a coluna reta;

  1. Relaxe seu corpo e coloque a mão direita sobre o abdômen e a esquerda sobre o centro do peito;
  2. Comece a observar sua respiração e a movimentação natural das suas mãos. Quando inspira o que acontece com elas? E quando expira? Vá se conhecendo e se conectando com seu corpo;
  3. Aos poucos, perceba e faça com que o seu abdômen expanda para cima na inalação e se recolha para baixo na exalação.
  4. Permaneça pelo tempo que for confortável, aumentando gradualmente com a prática.

 

exercicio respiracao min - Respiração Completa: Fonte de Energia e Vitalidade!

 

Essa respiração é calmante, relaxante e sedante.

Ela atua nos nossos centros de energia inferiores, baixando os níveis de ansiedade, apaziguando emoções e a mente como um todo. Ao realizar esta respiração abdominal de modo consciente é possível observar que, aos poucos, o ritmo da respiração se alonga e torna-se semelhante à respiração do sono profundo. 

No entanto, se você está acostumado com uma respiração superficial pela parte alta do peito provavelmente sentira um pouco de dificuldade nesse movimento, pois realiza a movimentação contrária: quando inala o abdômen se recolhe e quando exalam o abdômen expande. O contrário do que queremos aqui.

Então vá se acostumando e habituando com essa nova forma de respirar, que lhe trará muitos benefícios, e aos poucos ficará mais natural, espontâneo e relaxante para você.

Essa região retém aproximadamente 60% da capacidade pulmonar do nosso sistema respiratório. Somente fazendo essa respiração já ocorrerá uma nova percepção da respiração e assimilação de prana no seu corpo, lhe trazendo mais energia.

 

Fase 2: A respiração Torácica, Média ou Intercostal

 

movimentos respiratc3b3rios - Respiração Completa: Fonte de Energia e Vitalidade!

 Deite-se em śavāsana ou sente-se numa posição de meditação;

  1. Observe a sua respiração natural por algum tempo, procurando manter o corpo estável na postura;
  2. Deixe de fazer a respiração anterior, abdominal, e comece a inspirar através de uma suave expansão da caixa torácica, verá que as costelas que estão se movimentando agora;
  3. Leve o ar exclusivamente para esta parte média dos pulmões e observe que as costelas se afastam (inspiração) expandindo ao máximo toda esta região intercostal. Na expiração sentimos que as costelas se aproximam novamente;
  4. Perceba o movimento das costelas expandindo para as laterais na inspiração e recolhendo na expiração;
  5. Respire com consciência pelas costelas, relaxando bem o peito e sem utilizar o abdômen.
  6. Perceba a respiração fluir e mantenha-se consciente de todo o corpo.
  7. Permaneça pelo tempo que for confortável, aumentando gradualmente com a prática.

 

Esta respiração média expande e fortalece os músculos do tórax abrindo o peito, fortalecendo também os músculos que sustentam a coluna dorsal, favorecendo uma postura correta.

Quando estamos com sentimentos de timidez, medo e falta de autoconfiança nosso peito se fecha, a coluna dorsal se curva ligeiramente e não respiramos com a plena capacidade dessa região.

Isso porque ela atua nos centros de energia (chakras) do plexo solar e do cardíaco, mantendo uma relação direta com esses sentimentos. Uma respiração plena nessa região abre-nos para sentimentos de destemor, de iniciativa, de determinação, de autoconfiança, de receptividade, de doação e de amor universal.

Essa região retém aproximadamente 25% da nossa capacidade pulmonar quando realizada plenamente.

 Fase 3: A respiração Alta, ou Subclavicular 

pulmao3partes - Respiração Completa: Fonte de Energia e Vitalidade!

 Deite-se em śavāsana ou sente-se numa posição de meditação;

  1. Observe a sua respiração natural por algum tempo, procurando manter o corpo estável na postura;
  2. Leve suas mãos para a região logo abaixo das clavículas;
  3. Faça primeiramente a respiração torácica por alguns segundos.
  4. Então quando o tórax estiver completamente expandido, inspire um pouco mais, até que essa expansão seja sentida na parte superior do peito, percebendo as clavículas se moverem sutilmente.
  5. Ao conduzir o ar para esta região alta dos pulmões observamos que os ombros sobem um pouco em direção às orelhas na inspiração;
  6. Ao exalar, sinta as clavículas se moverem para baixo e depois perceba a caixa torácica completamente relaxada;
  7. Evite qualquer tensão no pescoço ou nos ombros.
  8. Permaneça respirando dessa maneira por um período, com consciência corporal e atenção plena nos movimentos.

Esta respiração é um pouco mais difícil de ser percebida isoladamente quando se está começando a tomar consciência dos três níveis de respiração dos pulmões.

No entanto ela é a respiração que geralmente fazemos no dia a dia, mais alta e superficial. Usada também em situações de estresse e ansiedade, por serem mais curtas, já que o espaço dos pulmões nesta região é menor.

Ela trabalha a região da garganta ativando a glândula da tireoide, fortalecendo os músculos do pescoço e beneficiando a audição e a voz. Do ponto de vista energético atua diretamente no chakra laríngeo, no centro da garganta, desenvolvendo a criatividade e a expressão.

Essa região retém aproximadamente 15% da nossa capacidade pulmonar quando realizada plenamente.

 

Adhama Pranayama: Respiração Completa

Agora que conhecemos e praticamos cada uma das fases da nossa respiração podemos realizar a respiração completa, respiração yogue, ou ainda Adhama Pranayama, que é a junção das três fases anteriores de forma plena e consciente. 

 

9493946 6Ugwe - Respiração Completa: Fonte de Energia e Vitalidade!

 Deite-se em śavāsana ou sente-se numa posição de meditação;

  1. Observe a sua respiração natural por algum tempo, procurando manter o corpo estável e relaxado;
  2. Inspire suave e profundamente e sinta o abdômen expandir lentamente;
  3. Em seguida, ao final da expansão do abdômen, sinta as costelas expandirem para os lados suavemente e sem esforço;
  4. Quando as costelas e parte do tórax deixarem de expandir, sinta a elevação sutil das clavículas e da parte alta do peito;
  5. Depois da inalação, sinta a exalação começar de cima, retornando as clavículas à posição anterior, relaxando o tórax e a parte alta das costas;
  6. Posteriormente sentindo as costelas retornando à posição natural;
  7. E por último, o abdômen se recolhendo em direção à coluna;
  8. O movimento deve ser sentido de modo contínuo, num fluxo unitário, numa respiração unificada.

A respiração deve fluir sempre livre de tensões e esforço demasiado. Nunca force seu corpo a movimentos que ela não está acostumado a fazer. Vá sentindo e tomando consciência de cada movimento individualmente e aos poucos a respiração completa fica mais fácil e fluirá naturalmente.

O que é realmente essencial na expiração é que a eliminação do ar seja realizada conscientemente, percebendo-se os três níveis dos pulmões e esvaziando-os totalmente.

Portanto é fundamental estar consciente do movimento ondular da respiração completa e realizá-la na capacidade plena dos pulmões, tanto na inspiração preenchendo-os completamente, como na expiração esvaziando-os totalmente.

A respiração completa nos permite uma respiração ampla e é calmante, revitalizante e tonificante. Seus benefícios são inúmeros:

 

Efeitos fisiológicos:

  • Desenvolve e tonifica todo o aparelho respiratório;
  • Massageia o coração, rejuvenescendo-o e estimulando-o;
  • Evita a prisão de ventre;
  • Equilibra o sistema endócrino e vitaliza o sistema nervoso;
  • Melhora o funcionamento do estômago, vesícula, pâncreas, baço, rins e fígado;
  • melhora a qualidade do sangue pela maior eliminação do gás carbônico e absorção de oxigênio, beneficiando portanto o estado de todos os órgãos e tecidos, desenvolvendo sensivelmente a resistência e a defesa orgânica, aumentando notavelmente a energia.

Efeitos psicológicos:

  • Aumenta em muito a energia psíquica;
  • Desenvolve autoconfiança, autodomínio e entusiasmo para viver;
  • Tranquilização da mente;
  • Purificação dos nadis;
  • Ativação dos chakras;
  • Proporciona melhora nas qualidades psicológicas  não só como decorrência dos efeitos fisiológicos, mas porque proporciona uma assimilação maior de prana com mais completo aproveitamento de suas riquíssimas possibilidades.

 

Dentre todos os benefícios citados gostaria de destacar a importância do último item, a absorção maior de prana.

Ou seja, com a respiração completa estamos captando, além de oxigênio, a energia prânica, que é a energia que move o Universo. Tanto mais prana ingerimos quanto maior for a pureza destes elementos.

Ao tomar a posição para o exercício, esteja convencido de que vai harmonizar-se com a Fonte de Vida, com o Alento Cósmico, que tudo mantém. 

 Não pense como o homem comum que respirar é somente oxigenar o sangue. É muito mais que isso. É pranificar-se. Prof. Hermógenes)  

Energizando-se com Prana 

No início concentre-se mais nos movimentos mecânicos musculares acima descritos, e em realiza-los de forma correta e espontaneamente.

Dominada essa fase, comece a se concentrar no prana e nos benefícios que uma respiração ampla e completa lhe proporcionará. Durante a inspiração, visualize que é invadido/preenchido por milhões de bolhinhas luminescentes e luminosas de energia cósmica (prana) que lhe trarão benefícios mentais, psíquicos e fisiológicos; sinta-se como bebendo na fonte da vida.

 

PRANA BREATH1a 3 extended 590 x 306 - Respiração Completa: Fonte de Energia e Vitalidade!

 Terminada a inspiração, visualize todo aquele prana se espalhando pelo corpo, fixando-se em toda a parte dele, em cada órgão, músculo, tecido e células. Preenchendo tudo com vida, energia, saúde e luz… vivificando tudo.

Ao expirar, visualize saindo do seu corpo também, juntamente com o ar, toda forma de impureza, fraqueza, bloqueios, doenças, dores, energias negativas e toda causa de sofrimento e inferioridade, aliviando-se assim do que exista de prejudicial em sua unidade psicossomática.

Depois disso sinta, ao fazer a respiração completa que você capta juntamente com o oxigênio essa energia prânica e experimente o bem-estar ao mentalizá-la nutrindo e harmonizando todo o seu Ser.

 Em conclusão, é por tudo isso que a respiração completa é considerada a respiração do rejuvenescimento e da vida. Com ela restabelecemos a saúde, a vitalidade e a energia física, e atingimos serenidade emocional e clareza mental.

Agora que você conhece as fases da respiração completa está preparado, tanto fisicamente quanto psicologicamente, para iniciar os pranayamas em si e aumentar ainda mais esse poder que nos foi conferido ao respirarmos.

Mas lembre-se Neste tipo de respiração todo abuso é perigoso. Qualquer exagero deve ser evitado. Os melhores resultados são alcançados pelos que seguem o caminho da moderação, da suavidade e da correta atitude mental.

Seja perseverante e sensato!

Mas fique atento, se notar excitação nervosa, é sinal de que esta errando em algo. Deve então parar e, enquanto relaxa, realizar algumas respirações abdominais. Depois volte e reinicie a prática.

Uma dica legal é praticar um pouco todas as manhãs, assim, além de exercitar sempre no mesmo horário, garantirá uma boa dose extra de energia e motivação para o seu dia. 

Pranayama

 é um dos oito passos do Yoga, filosofia Hindu que atualmente se difundiu pelo mundo todo. São mais usados na linha clássica de Hatha Yoga, e na modalidade Kundalini Yoga mas em outras modalidades também.

Suas principais obras são Os Yogas Sutras de patanjali e hatha  yoga pradipika, onde, além de outros conceitos, se explica sobre o que são e como praticar os Pranayamas.

 Mas o que são Pranayamas?

 Do sânscrito: “Prana” – Força vital, energia da vida; “Yama” – controle, disciplina.

Então podemos definir pranayama como o controle ou regulação da energia vital (prana) por meio da respiração.


“Como as folhas que arejam a árvore e fornecem nutrientes para que seu crescimento seja saudável, também o pranayama alimenta e areja as células, os nervos, os órgãos, a inteligência e a consciência do sistema humano. […]

Prana é energia. Ayama é criação, distribuição e manutenção.

Pranayamas é a ciência da respiração, que leva à criação, distribuição e manutenção da energia vital.” B.K.S. Iyengar.

Portanto Pranayama é a ciência da respiração; o eixo em torno do qual gira a roda da vida. O nosso prana deve ser controlado lenta e progressivamente, segundo a capacidade e as limitações físicas de cada um.

Prana nosso combustível Universal  

respiração profunda  - Pranayama: A Respiração da Vida e o Controle da Mente

 

Como já foi dito, o prana é a energia vital que nos mantém vivos, e o qual adquirimos, entre outras formas, através da respiração.

Mas é preciso lembrar que existem dois “níveis” de prana: o Cósmico e o Individual.

Prana Cósmico

prana Cósmico é abrangente e está em todas as formas de energia que existem: a matéria e seus elementos (éter, ar, fogo, água e terrae as forças elementais da natureza (luz, calor, magnetismo, eletricidade, gravidade) são suas expressões tangíveis. Porém ele abrange toda a energia do universo.

 Prana Individual

prana Individual é o substrato energético que forma o nosso corpo tangível, regulador de todas as funções orgânicas e físicas. É encontrado em todas as formas de vida, dos minerais aos seres humanos. O volume de prana que circula dentro do corpo determina o grau de vitalidade de cada indivíduo.

No entanto, apesar de o prana estar presente em todas as matérias, ele não é matéria. É a energia que anima a matéria.

Mais importante: devemos saber que adquirimos esse prana individual através da luz e do calor do sol; da nossa alimentação; da água; e principalmente do ar que respiramos.

Ou seja, essa energia vital circula no corpo por uma rede extensa e complexa com 72 mil canais astrais de energia, as nadis, que não apenas permeiam todas as partes do corpo, como também criam um vasto campo de energia ao seu redor, a aura.

Dentro da anatomia sutil desses 72 mil canais astrais de energia existe o canal principal chamado sushumna, que corresponde à coluna vertebral e outros 2 que a permeiam, que são:

Ida 

Correspondente à narina esquerda, é negativo e também chamado de nadi Lunar; traz a energia lunar refrescante; sua qualidade é a mental (lado direito do cérebro); energia Yin feminina.

Pingala

Corresponde à narina direita, é positivo e também chamado de nadi Solar; traz a energia solar quente; sua qualidade é a física (lado esquerdo do cérebro); energia Yang masculina. 

Screen Shot 2018 05 14 at 7.39.23 am 289x300 - Pranayama: A Respiração da Vida e o Controle da Mente

 Sendo assim, Ida e pingala correspondem ao equilíbrio energético que buscamos atingir para que a vida flua de forma correta. Os dois se entrelaçam em torno de Sushumna em pontos específicos, que correspondem aos 7 chacras principais do nosso corpo.

 

nadis e chacras - Pranayama: A Respiração da Vida e o Controle da Mente

 Estas correntes de força de Ida, Pingala e Sushumna operam alternadamente.

Pode se determinar a corrente que esta fluindo em dado momento observando o fluxo da respiração nas narinas. Se a narina esquerda tiver um fluxo maior de ar, então está predominando o funcionamento de  Ida, se o fluxo é maior na na narina direita, então predomina o funcionamento de Pingala, se o fluxo é igual então é Sushumna nadi que funciona.

Quando sua energia flui predominantemente pela narina direita (pingala) observa-se uma energia vital mais ativa, propícia à trabalhos físicos, melhor digestão, mente permanece mais extrovertida e o corpo gera mais calor.

Já quando flui mais pela narina esquerda (ida) tem-se energia predominantemente mental, mente mais introvertida e propícia a se envolver melhor com trabalhos mentais, pensamentos, organização e concentração melhor. 

O fluxo dessas correntes energéticas determina nosso estado de energia e consequentemente todas as atividades que fazemos. Podem ser alternadas e controladas através da vontade e certas técnicas yoguis, como Padadirasana e pranayama.

 

Como está a sua respiração?

respiração saude emocções e1463404401884 400x231 - Pranayama: A Respiração da Vida e o Controle da Mente

 

B.K.S. Iyengar, um dos mais respeitados professores e propagadores do Yoga no mundo, em seu livro Luz Sobre o Yoga diz que a vida não é medida pela quantidade de dias, mas sim pelo número de respirações.

Portanto devemos seguir um padrão rítmico apropriado de respiração lenta e profundaEsse ritmo fortalecerá o sistema respiratório, acalmará o sistema nervoso e abrandará a ansiedade. À medida que os desejos e a ansiedade diminuem, a mente ficará livre e se tornará um veículo adequado para a concentração.

Para esclarecer, acontece que a maioria das pessoas respira de forma superficial e insuficiente, utilizando apenas uma ínfima parte da capacidade pulmonar e vital.

Isso porque respiramos de forma automática e sem consciência na maior parte do nosso dia e da nossa vida. É uma forma bastante precária e limitada de respirar e viver, se considerarmos o potencial que temos para desenvolver de saúde, vitalidade e resistência.

Concluímos, com isso, que nossa respiração está intimamente relacionada com nosso estado emocional e energia vital. Cada emoção nos remete a um tipo específico de respiração (ou um ritmo). Quando estamos ansiosos, com medo ou inseguros respiramos de forma mais curta e rápida; já quando nos sentimos seguros e confiantes respiramos mais profunda e ritmadamente.

Isso mostra que um controle respiratório com as técnicas de pranayamas (e as outras que o Yoga ensina) será benéfico para modificar e controlar nossa mente e nossas emoções, o que irá interferir positivamente nas relações afetivas, no desempenho profissional e na qualidade de vida.               

                                                           Respirar é viver!
                                        Então Respirar bem implica viver melhor,

Logo, respirar com plenitude significa existir plenamente!

 Benefícios de Praticar Pranayamas regularmente

pranic healing energy - Pranayama: A Respiração da Vida e o Controle da Mente

Os exercícios respiratórios (pranayamas) nos reensinam a respirar de forma mais atenta e eficiente, nos tornando conscientes da energia que advém desse ato, dos músculos e órgãos envolvidos e nos ensina como conduzir esse prana e utilizá-lo para nosso benefício e evolução pessoal. Alguns benefícios são:

  • Redução do estresse;
  • Cria uma mente estável e mais controlada;
  • Aumenta os níveis de oxigenação na corrente sanguínea e no corpo em geral, auxiliando no melhor funcionamento das funções vitais;
  • Mais saúde física, mental e emocional;
  • Purifica os tecidos do corpo;
  • Melhora a digestão;
  • Melhora o humor;
  • Promove uma limpeza nos pulmões;
  • Melhora o sistema linfático;
  • Deixa a pele mais bonita, saudável e brilhante;
  • Reduz a depressão e a ansiedade;
  • Traz clareza mental;
  • Estimula nossa circulação e o fluxo de energia;
  • Melhora o sistema imunológico.

Porém, os respiratórios do Yoga vão muito além, pois através deles tomamos consciência de que a energia vital que compõe nosso corpo é a mesma que configura e movimenta o Universo, mostrando-nos outra dimensão de nós mesmos.

Além disso é uma prática recomendadíssima para praticantes de esportes, pois amplia a capacidade pulmonar e melhora a resistência do praticante, ajudando também no aumento da consciência corporal e na velocidade de resposta do corpo e mente diante as exigências físicas.

 Também para o canto, teatro ou qualquer outra atividade na qual seja imprescindível uma voz clara, limpa e melodiosa, predicados que dependem de uma respiração bem aplicada.

 Quem pode praticar os Pranayamas?

 Na verdade deveríamos falar em quem NÃO pode praticar haha.

Os pranayamas podem e devem ser praticados por todos como forma de se manter mais atento e presente no dia a dia, mais calmo, controlado e com maior domínio sobre sua mente e emoções. 

É indicado pra qualquer um que se comprometa realmente com sua elevação espiritual e pessoal, devendo ser, contudo, levado a sério e com responsabilidade, pois a prática incorreta pode trazer alguns transtornos como soluços, gases, asma, tosse, catarro, dores de cabeça, nos olhos e ouvidos, e irritação nervosa.

 O Controle da Mente!

mente - Pranayama: A Respiração da Vida e o Controle da Mente

 B.K.S. Iyengar faz uma comparação da mente com uma carruagem puxada por dois vigorosos cavalos. Um deles representa a respiração e o outro representa os desejos. Quando a respiração prevalece, os desejos são controlados, os sentidos são refreados e a mente é acalmada. Quando o desejo prevalece a respiração se descontrola e a mente fica agitada e perturbada.

Por isso devemos buscar o domínio da ciência da respiração e, por meio de seu controle e regulação, controlar nossa mente e aquietar seu constante movimento.

Claro que esses benefícios são adquiridos com a prática e com o tempo, de acordo com cada pessoa, seus limites e particularidades.

O ar que respiramos nas noites claras e geladas está cheio de átomos que carregam a atmosfera com vitalidade e poder, e uma longa caminhada na neve limpa o sistema de germes estranhos ao corpo. Os esportes de inverno nos ensinam o valor disso; pois esses átomos acumulam e absorvem rapidamente a umidade onde os átomos de uma natureza inferior são coletados e lhes dão força e vitalidade.

É necessário preparar nossas mentes para a pureza de pensamento e ação ao aspirar. Sente-se quieto, respire normalmente, para esse tipo de pensamento, e assim atraia átomos com tais qualidades. Ao pensar, respiramos átomos da natureza de nosso pensamento, e nosso sangue é uma réplica exata destes. No futuro, os cientistas medirão e pesarão nossos pensamentos, também descobrirão a natureza e a energia que dirigem nossa corrente sanguínea.

Não percebemos que inalamos diferentes tipos de ar e que o corpo físico é um imã altamente sensível às correntes diurnas e noturnas alternadas da Terra. Atraímos átomos com características distintas; naturezas semelhantes atraem átomos semelhantes, e não sabemos que ao pensar atraímos átomos que nos envolvem em sua vibração. 

Também inalamos uma poeira de matéria em decomposição, cujos organismos nos perturbariam muito se vistos ao microscópio, que infligem aos nossos átomos operários suas doenças e pecados.

O tipo de comida que comemos também atrai condições semelhantes que podem empobrecer e tornar nossa corrente sanguínea impura e, assim, nos impedir de responder à vibração mais elevada que a corrente da força vital derrama em nós. O sangue puro de um Yogi permite que ele atraia átomos puros que lhe dão uma energia que o sangue impuro rejeitaria.

É por isso que um corpo saudável, bem como um ambiente mental e físico saudável são importantes. Substâncias deterioradas que infestam o sangue devem ser erradicadas antes que os assentos internos do governo possam ser abertos.

Muitas pessoas não se importam com o que comem e bebem ou com a falta de ventilação dos quartos em que vivem. Eles devem alterar imediatamente esses hábitos quando adotam essa prática.

                      Quando analisamos a atmosfera deste mundo depois de retornarmos de um vôo mental, descobrimos que ela possui uma qualidade muito desagradável e fétida; particularmente em áreas congestionadas, e muitas vezes me pergunto como esses Seres de esplendor e luz devem se sentir quando visitam o aluno e sentem essa fumaça e atmosfera insalubres.

Às vezes, quando um aluno está viajando mentalmente com um professor para um local a fim de evitar que algo aconteça ali, ele é solicitado a analisar o odor; pois, ao distinguir o odor, ele pode dizer que tipo de doença infesta o local.

                                    A Respiração e Fluxo Sanguíneo                                                               


Uma corrente sanguínea normal representa        a Respiração e Fluxo Sanguíneo a atividade de uma mente normal; embora muitas vezes seja infligido por doenças e preocupações. Podemos discernir na atmosfera de uma pessoa a natureza exata da energia em sua corrente sanguínea e podemos sistematizá-la ao registrar as radiações de sua aura mental.

Os cientistas descobriram muitas propriedades diferentes no sangue, mas ainda não mediram as substâncias atômicas que permitem que a corrente sanguínea opere sob a orientação do átomo Nous. A atmosfera deste átomo será localizada por eles com o tempo. Ainda não podemos medi-lo por meios mecânicos, nem observar o átomo Nous girando em seu centro.

O sangue determina nosso crescimento e relacionamento interior. Quando analisamos isso por sua radiação, descobrimos que não há duas pessoas semelhantes e que as partículas de matéria na aura nos dão a tônica do valor real do aluno.

           Quando um estudante está intimamente relacionado, ele carrega uma atmosfera que mesmo a mente insensível reconhece por sua limpeza, e podemos clarividentemente dizer a posição de uma pessoa na Natureza pelo brilho de sua aura. Essa clarividência é considerada anormal pelo mundo; mas isso pode ser facilmente desenvolvido por alguém cuja mente está limpa e busca pureza de pensamento e ação.

Alguém com este dom pode dá-lo a outro que esteja em harmonia com ele. Quando ele energiza seu terceiro olho, a vibração dele entra no ventrículo esquerdo de seu coração e aqui, o átomo Nous percebendo essas ondas, procura descobrir o que o chamou para a mente objetiva. Ao analisar os pensamentos e aspirações do buscador, ele envia seus átomos à glândula Pineal para desenvolvê-los. Assim, este átomo é o verdadeiro instrumento que pode despertar um centro atrofiado.

Novamente sentimos a necessidade de lembrar ao aluno sobre seu desenvolvimento físico, pois este é um dos segredos do Yoga, também que ele deve se unir ao seu átomo Mestre e aumentar seu poder de respirar em seu sistema aqueles átomos mais altamente desenvolvidos, que então tornem-se Supervisores dos átomos que constroem o corpo físico.

Como os anatomistas sabem, o sangue mais puro é enviado diretamente para o trato seminal; mas eles não sabem que é dirigido pelo átomo Nous. No entanto, o melhor sangue é impuro em comparação com o sangue de um Yogi; embora o sangue normal esteja lentamente mudando para uma vibração mais elevada.

Muitas vezes ouvimos o termo “aristocracia de sangue azul”. Para o ocultista, isso significa que muita endogamia e dissipação trouxeram impurezas ao sangue ancestral e enfraqueceram sua constituição.

Quando a força solar é evocada, nosso sangue tem as qualidades da luz do sol e do vigor e, com o tempo, se assemelhará a um fluxo límpido de energia vitalizadora.

Quando entramos em nosso sistema secundário, nossa pressão sanguínea arterial aumenta; isto é: quando respiramos nossos átomos Aspirantes, eles forçam o sangue para áreas até então não afetadas, e estas respondem construindo suas estruturas. O homem normal não pode fazer isso como faz o Yogi, que intensifica a pressão ao praticar e une as correntes Solar e Lunar em uma energia.

 Isso dá à mente impressões pensativas de natureza profunda e destrói as correntes lentas. As células sanguíneas tornam-se vitais para suprir esses recém-abertos territórios do corpo. Isso desenvolve o corpo físico em outro estado de consciência, na medida em que é impelido a assumir uma energia positiva mais direta e promover o crescimento de sua natureza menos dominante.

Essa mudança não é física, mas de natureza atômica e gasosa que adere às paredes das artérias e energiza o sangue. O átomo de Transformação direciona essa energia para células nervosas fracas e traz vida a elas. É assim que a corrente sanguínea nos auxilia; abre nossos centros principais e erradica as impurezas.

A pressão atômica dentro da corrente sanguínea não significa um aumento da pressão dentro das artérias, mas um aumento de energia entre os átomos, e essa maior energia erradica as forças destrutivas dentro do corpo.

Respiração da Transformação

APÓS o aluno ter inalado em seu sistema os Átomos Aspirantes, ele começa outro tipo de respiração para atrair átomos de uma voltagem mais alta conhecida como Átomos de Transformação. Estes irão completar o Escudo de Prata que todos têm em embrião, embora poucos raramente se desenvolvam e tragam à manifestação consciente.

O primeiro exercício é aspirar ao Íntimo - pois os átomos de Transformação são de Sua natureza e os átomos Construtores da mente-corpo, como os átomos Aspirantes são do corpo físico - inspirando pela narina direita e expirando pela esquerda; depois inalar pela narina esquerda e exalar pela direita.

Essa respiração alternada traz as correntes Solar e Lunar em oposição, e a oposição, sendo a lei oculta da atração, faz com que essas duas correntes tragam para o campo magnético do nariz esses átomos de Transformação de proteção e segurança.

 Com o tempo, esse tipo de respiração forma uma grade ou tela nasal na entrada de nossas narinas – uma massa rotativa de átomos que oscila alternadamente da direita para a esquerda – e rejeita os átomos impuros e detritos que inalamos naturalmente, permitindo apenas a entrada desses átomos. que possuem as qualidades do Íntimo e dos estados superiores de energia atômica. 

Esse filtro nasal é facilmente percebido e sentido quando formado; pois tem a tendência de nos fazer levantar as narinas quando está em operação. Com o tempo, também desenvolvemos o poder que os selvagens primitivos possuem de sentir as coisas por meio de rápidas respirações quando entramos na atmosfera de qualquer pessoa e “sentimos seu cheiro”, quanto à sua posição nas densidades da matéria ao seu redor e, assim, reconhecemos suas qualidades.

 O aluno também pode sentir o odor emitido pelos fluidos astrais de pessoas desencarnadas, e pode sentir entidades e classificar seus status sem usar a clarividência.

Prática para o equilibrio e a harmonia interior

Sente-se ereto com o queixo para dentro e o peito para a frente. Mãos descansando naturalmente nas coxas, com as palmas voltadas para cima e os dedos indicadores e polegares se encontrando para formar um círculo. Será necessário primeiro pressionar o dedo médio contra qualquer narina ao mudar a cada respiração. 

Mais tarde, os polegares e indicadores devem ser mantidos fechados durante o exercício. Ao final da sexta respiração, retenha-o facilmente e aspire buscar a aprovação do Íntimo para este novo empreendimento. 

Procure escutar, sentir uma atmosfera atômica interior e registrar as impressões que ela reflete na mente. Depois que a grade da tela é formada, e isso deve ser fácil, o aluno não deve gastar mais de cinco minutos neste exercício no início; então ele deve aumentar a duração da prática. Seja natural e alerta, e não se esforce ou se esgote enquanto faz isso. 

Depois de ter completado seu exercício, aspire e anote as impressões que receber. Com o tempo, você deve receber uma frase curta que deve memorizar e repetir constantemente antes de praticar; pois este é um mantra secreto que o Íntimo revelará ao aluno sincero, e não deve ser dito a ninguém. É um bem precioso e não será revelado ao buscador até que ele tenha desenvolvido sua grade nasal.

Após cada prática, o aluno deve limpar seu cérebro. Isso é feito ajoelhando-se e colocando as palmas das mãos no chão com os polegares se tocando, depois colocando a testa nas costas das mãos. Isso lava as células cerebrais de suas impurezas.

 O aluno mais jovem deve aprender a apoiar-se na parte de trás dos ombros e apoiar o corpo na posição vertical. Isso drenará as impurezas do trato digestivo e liberará as glândulas.

O Átomo Nous


Uma rosa tem muitas pétalas, mas poucas respiram o perfume do seu coração. Portanto, busque o Íntimo para que sua fragrância adoce e cure a mente.

No ventrículo esquerdo do coração repousa o átomo principal: esse modelo minúsculo ao qual o corpo físico deve eventualmente se conformar em seu progresso. Este é um corpo giratório que vive dentro de sua própria atmosfera e é chamado de Mestre Construtor; pois tem a seu cargo todos os princípios construtivos do nosso corpo físico. Como um general no comando, possui exércitos de construtores atômicos e engenheiros que executam suas instruções. Estes são os Átomos Aspirantes que buscam o Íntimo como nós. Este Mestre Construtor tem sua equipe de superintendentes que muitas vezes sacrificam suas próprias realizações para aqueles abaixo deles em desenvolvimento.

Nossa primeira prática é atrair a atenção desse Mestre Construtor ou átomo Nous pelo uso desses átomos Aspirantes que nos sintonizam com sua inteligência.

O organismo físico é como um país estrangeiro para esses átomos voluntários cuja tarefa é sintonizar-se com suas maiores possibilidades espirituais.

O Mestre Construtor repousa no sangue mais puro do coração em autoridade absoluta sobre os átomos que lhe obedecem. Essa corrente sanguínea pode exercer pressão sobre esses trabalhadores e, assim, estimulá-los a uma maior atividade. O aumento da pressão exige maior resistência deles, pois o corpo deve ser reparado independentemente dos desejos do trabalhador.

Essa miríade de obreiros - a quem não damos atenção nem ajudamos - muitas vezes são desencorajados e aparentemente desamparados por causa de nossos excessos de estimulantes e trabalho. O aluno pode encorajá-los todas as manhãs com este exercício: respire fundo, fique de pé sobre as solas dos pés, dê um tapinha na ponta do fígado - o Robin Goodfellow do Yogi - e envie amor e encorajamento enquanto faz isso. O centro nervoso neste ponto é vitalizado por nosso pensamento e amor; pois ali está a sede da imaginação, e uma imaginação saudável produz um corpo saudável.

Esses átomos respeitam uma mente honesta; pois a desonestidade em nossos negócios inflige desordem em sua atmosfera e eles nos evitam se possível. Assim, apenas a aspiração pura pode nos contatar com sua consciência. Eles também trazem as influências do Íntimo para nossas mentes iludidas aprisionadas nas miragens deste mundo.

Não alimente o ódio, a inveja, a depressão, pensamentos negativos de derrota, solidão, carência, o seu coração livre de energias negativas pode expandir sua aura na direção da vida, do amor da prosperidade.

Entre o homem e a Natureza existe um vasto vazio sobre o qual poucos passaram, e muitos artistas chineses nos mostraram essas grandes concepções que tratam das realidades elementares que unem a mente à consciência da Natureza.

Foi o átomo Nous ou Mestre Construtor que respondeu ao chamado da Realidade quando solicitado a servir e encarnar nas camadas inferiores do mundo antes da chegada do sol à mente.

O corpo físico apenas parece sólido. Quando visto de dentro, parece um envelope gasoso e é uma tela protetora para o Íntimo, impedindo a invasão de substâncias estranhas, semelhantes a germes. A penetração de nossos próprios pensamentos pode infligir grandes sofrimentos a esses trabalhadores atômicos e fiéis dentro de nós, se esses pensamentos forem intensos de ódio, malícia ou inveja; pois essas qualidades são muito mais destrutivas do que imaginamos.

Nossa educação nos ensina a pensar externamente. Isso impede que nossas mentes pensem interiormente. O que acreditamos ser nossos próprios pensamentos não surgem de nosso Íntimo e, portanto, não são de nossa própria Verdade individual.

O átomo Nous nunca exigirá nada que seja mau de nós. Pelo contrário, irá sugerir apenas as coisas que serão úteis para o nosso desenvolvimento interior. Seu trabalho é nos libertar de nossa escravidão neste mundo de ilusão. E como somos os arquitetos de nosso próprio destino, cabe a nós decidir.

À medida que o estudante se desenvolve, ele entra em contato com aqueles períodos em que o homem estava envolto em uma atmosfera cheia de sabedoria divina, e ele novamente se lembra do plano que havia determinado a realizar neste mundo antes de encarnar - um plano esquecido quando ele desceu à matéria densa deste mundo. .

Naqueles tempos antigos sabíamos que éramos compostos de átomos possuindo diferentes qualidades, e ainda estamos rodeados por um poderoso escudo protetor em cuja consciência devemos entrar novamente.

Quando recebemos iluminação durante nossa prática, ajudamos nossos átomos, dando-lhes a mesma aspiração e ajuda que recebemos. Somente quando imersos em nossos próprios planos interiores percebemos a dor e a miséria que causamos aos trabalhadores do átomo Nous; pois revivemos seus sofrimentos e determinamos que no futuro manteremos uma mente sã e normal em um corpo limpo e saudável.

Quando o Mestre Construtor ou átomo Nous deixa o corpo, o corpo se desintegra. O átomo Nous deseja estabelecer leis que farão com que as nações do mundo sejam uma só.

O homem hoje está apenas quatro sétimos desenvolvido; mas quando o átomo Nous e seus trabalhadores respondem às nossas práticas, somos ensinados a estimular várias divisões do corpo aparentemente atrofiadas pelo desuso.

O corpo é composto de dois tipos de átomos: bons e maus. Através deles revivemos o bem e o mal de nossas vidas passadas.

Os átomos se assemelham a seus donos, e aqueles cujos átomos são firmes e sólidos têm corpos fortes; aqueles com átomos fracos têm corpos fracos.

Quando entramos em nossos estados intermediários, desenvolvemos nossos sentidos ocultos de percepção e nos tornamos conscientes das inteligências desencarnadas, e devemos ter cuidado para não confundir nossas intuições com suas comunicações. Para saber as diferenças entre a voz verdadeira e a falsa devemos sentir uma vibração que nos traga uma sensação de vitória e quietude: como o fim de um grande pronunciamento.

Nossas inclinações para estarmos alertas e saudáveis ​​nos darão a constante reverência dos átomos Aspirantes; portanto, não devemos comer alimentos impuros e ser moderados em nossos estimulantes.

O aumento da pressão sanguínea é responsável por apetites e desejos anormais e estimula nossas naturezas inferiores a atividades maiores, opondo-se à nossa entrada em nossos mundos interiores. Essa pressão destrói os nervos que fazem com que as células do cérebro abram e fechem.

 À medida que respiramos, esses nervos abrem as células para a energia que passa pelo corpo e, se forem fechados por pressão anormal de esforço súbito, isso aumenta os centros inferiores para um maior estado de alerta e atividade e fecha os mundos internos do aluno e impede ele de receber suas instruções.

Portanto, devemos usar um método pelo qual possamos desligar as influências de nossa natureza inferior. No coração há uma pequena válvula que abre e desliga as interrupções dos assentos inferiores da consciência. 

Mais tarde, lentamente, percebemos que o Íntimo usa um sistema de canais de irrigação por onde flui a bela substância que fertilizará nosso crescimento e compreensão de nossas próprias posses.

Não apenas respiramos com nossos pulmões, mas cada célula cerebral é fornecida com o que analisamos como passagens pulmonares que coletam átomos para nos impressionar com sua inteligência.

Átomos aspirantes são frequentemente imersos em substâncias que destroem suas comunicações com o átomo Nous, e são os átomos indolentes que fazem isso acontecer.

Nossas mentes são coletoras de atmosferas decadentes do passado repletas da impureza que gera o gosto pela guerra e outros grandes vícios. Em nossa prática, essas condições decadentes darão lugar a uma força solar que as queimará. Este fogo destruirá aqueles parasitas que infligiram seus fardos sobre nós e nos limpará para que nossas verdadeiras mentes se manifestem.

a

 Imagine-se dentro de um grande pilar de Chama Violeta, que começa sob seus pés e se estende acima da cabeça. Veja o fogo violeta atravessando seu corpo físico, curando órgãos, transmutando as causas de doenças e transformando a energia escura em luz e regeneração.


Decreto do Tubo de Luz
Presença do EU SOU tão amada,
Sela-me no Tubo de Luz
Da chama dos Mestres Ascensos
Em nome de Deus agora invocada.
Que ele liberte o meu templo
De toda discórdia que me é enviada.
A Chama Violeta invoco agora
Para todo desejo consumir,
E arder pela Liberdade
Até no seu fogo me fundir. (3x)

Ao longo da história, um Salvador do Mundo apareceu no final ou no início de uma era, e quando pudermos ler nossos próprios livros internos de lembranças, saberemos que iluminação cada professor trouxe para nós e para o mundo; também que eles podiam fazer milagres através das manipulações mágicas dos sons das vogais, e que seu trabalho era sintonizar o homem com as vibrações mais altas liberadas por esses átomos.

Em todas as vidas, tivemos o mesmo átomo Nous e, em algumas vidas, obedecemos às suas instruções.

O mundo pensa que quando um homem se torna um Yogi e entra em retiro, ele desperdiça sua vida. É verdade que ele pode ser conhecido apenas por alguns, mas o Yogi genuíno tem seu lugar no desenvolvimento da humanidade, e seu poder aumenta à medida que ele se afasta da atmosfera do mundo que mantém a humanidade prisioneira. Ele possui grande poder e manipula as ondas de pensamento da humanidade como o músico manipula seu teclado.

À medida que o estudante passa pelos planos astral e mental em sua jornada interior, muitos dos seres subnormais que povoam essas regiões – alguns terrestres – frequentemente escutam seus pensamentos e se esforçam para perturbar e distorcer sua mente.

Os Átomos Aspirantes nos ajudam a trazer à luz a energia latente dentro de nós: aquela força adormecida próxima ao centro do nosso umbigo que nos liberta da escravidão. Essa força — semelhante à eletricidade estática — é evocada, dirigida ao trato espinhal e abre nossos grandes centros ou escolas ocultos; pois no sistema nervoso central está a inteligência solar de nosso universo em miniatura, onde o homem pode obter unidade com a Realidade.

Ficamos então sob a direção de um poderoso fluxo de inteligência que nos ajuda a sair de nossos corpos e obter informações sem recorrer a métodos normais. Se formos observadores, podemos esquadrinhar o horizonte de todos os esforços e nos acostumarmos a habitar interiormente, independentemente do conhecimento do mundo, e participar daquele alimento interior que rejeitamos externamente.

Em nosso sistema central encontramos certos átomos que representam a consciência dos grandes líderes da humanidade. Esses átomos formam uma estrutura atômica de onde de vez em quando descemos para as atmosferas densas de nossos corpos e nos contatamos com aquelas inteligências atômicas que seguiram seus ensinamentos. Eles também piscarão diante de nós a tela móvel de nossas experiências passadas.

 E novamente virá sobre o aluno o que ele já havia sofrido: sentimentos de ter sido conquistado e de ter vencido. Ele almejará, depois de ter testemunhado suas boas e más ações, viver de modo que não mais habitem dentro dele aqueles átomos que "se rebelaram contra seu Senhor".

Nenhum grande administrador jamais usou os padrões de sua época; em vez disso, ele criou ideais e usou sua imaginação para provocar mudanças progressivas em sua civilização.

As nações tiveram períodos de esclarecimento em que o valor moral do indivíduo era considerado um bem nacional. Os gregos entenderam esse ideal.

Os órgãos de geração são de grande importância nestes ensinamentos; pois seu poder criativo não é apenas para o sexo, mas também para a criação de padrões ideais por meio do uso da imaginação.

A poderosa energia que entra em nós tem várias vertentes, e cada uma delas vibra uma divisão diferente do sistema nervoso.

Quando vistos internamente, esses centros irradiam diferentes ondas de luz, como carvões brilhando em uma noite escura.

A energia do nosso sistema central nos mantém acordados; mas quando dormimos ele também descansa, e outra forma de energia toma seu lugar. Isso é semelhante a um engenheiro revisando o maquinário depois que os operários foram embora; pois esta energia repara os tecidos danificados e destrói tudo o que é de natureza insalubre. Quando despertamos, ele para de funcionar e as forças atômicas anteriores retomam suas tarefas.

As inteligências governantes de cada colônia atômica resistem com todas as suas forças a qualquer influência externa que tente mudar sua atitude umas para com as outras.

É preciso estar sempre alerta para qualquer mensagem vinda do átomo Nous; e há um velho ditado hermético: "Fique alerta para a voz de seu Mestre, assim como ele está atento para a sua."

Quando podemos responder ao Íntimo, podemos remediar males passados, viver vidas mais profundas e nobres e ser iniciados nos Mistérios Menores.

Postado por Dharmadhannya

https://meblymandalas.com/pranayama-a-respiracao-da-vida-e-o-controle-da-mente/

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário