Inteligência Emocional
Empatia é, em sua forma mais simples,
a consciência dos sentimentos e emoções de outras pessoas. É um elemento-chave
da Inteligência Emocional, o elo entre o eu e os outros, porque é como nós, como
indivíduos, entendemos o que os outros estão experimentando como se
estivéssemos sentindo nós mesmos.
A empatia vai muito além da simpatia,
que pode ser considerada 'sentir' alguém, “se colocar no lugar do outro,
emocionalmente”. Simpatia, ao contrário, é “sentir com” aquela pessoa, através
do uso da imaginação.
Algumas definições de empatia
Empatia é o poder de entrar na personalidade de outra pessoa e vivenciar imaginativamente suas experiências.
________________________________________
"[Empatia é] a consciência dos sentimentos, necessidades e preocupações dos outros. " Daniel Goleman, em Trabalhando com Inteligência Emocional
________________________________________
"Eu chamo de religioso aquele
que entende o sofrimento dos outros. "
Mahatma Gandhi
________________________________________
"A empatia é intuitiva, mas também é algo em que você pode trabalhar intelectualmente. " Tim Minchin
Daniel Goleman, autor do livro
Inteligência Emocional , diz que a empatia é basicamente a capacidade de
entender as emoções dos outros. Ele também, no entanto, observa que, em um
nível mais profundo, trata-se de definir, entender e reagir às preocupações e
necessidades subjacentes às respostas e reações emocionais dos outros.
A empatia é uma habilidade que pode
ser desenvolvida e, como acontece com a maioria das habilidades interpessoais,
a empatia (em algum nível) vem naturalmente para a maioria das pessoas.
________________________________________
Elementos de empatia
Daniel Goleman identificou cinco
elementos-chave da empatia.
1. Entendendo
os outros
2. Desenvolvendo
outros
3. Ter
uma orientação de serviço
4. Aproveitando
a diversidade
5. Consciência
política
Empatia, simpatia e compaixão
Há uma distinção importante entre
empatia, simpatia e compaixão.
Tanto a compaixão quanto a simpatia
são sobre sentir por alguém: ver sua angústia e perceber que está sofrendo. A
compaixão assumiu um elemento de ação que carece de simpatia, mas a raiz das
palavras é a mesma.
A empatia, por outro lado, é
experimentar esses sentimentos por si mesmo, como se você fosse essa pessoa,
através do poder da imaginação.
Três tipos de empatia
Os psicólogos identificaram três
tipos de empatia: empatia cognitiva, empatia emocional e empatia compassiva.
A empatia cognitiva é entender os
pensamentos e emoções de alguém, em um sentido muito racional, em vez de
emocional.
A empatia emocional também é
conhecida como contágio emocional e é 'capturar' os sentimentos de outra
pessoa, de modo que você literalmente os sente também.
Empatia compassiva é entender os
sentimentos de alguém e tomar as medidas apropriadas para ajudar.
Empatia
Pode nem sempre ser fácil, ou mesmo
possível, ter empatia com os outros, mas, por meio de boas habilidades pessoais
e alguma imaginação, podemos trabalhar em direção a sentimentos mais empáticos.
Pesquisas sugerem que indivíduos que
podem ter empatia desfrutam de melhores relacionamentos com os outros e maior
bem-estar ao longo da vida.
Acho que deveríamos falar mais sobre
nosso déficit de empatia - a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro;
ver o mundo através dos olhos daqueles que são diferentes de nós - a criança
que está com fome, o metalúrgico que foi demitido, a família que perdeu toda a
vida que construiu juntos quando a tempestade chegou à cidade.
Quando você pensa assim, quando você escolhe ampliar seu âmbito de preocupação e empatia com a situação dos outros, sejam eles amigos íntimos ou estranhos distantes; torna-se mais difícil não agir; mais difícil não ajudar. Barrack Obama - 2006
Talvez seja isso que a maioria das
pessoas entende por 'empatia': nas palavras de Goleman, “sentir os sentimentos
e perspectivas dos outros e ter um interesse ativo em suas preocupações”. Quem
faz isso:
• Sintonize
em sinais emocionais. Eles ouvem bem e também prestam atenção à comunicação não
verbal, captando sinais sutis quase inconscientemente.
• Mostre
sensibilidade e compreenda as perspectivas dos outros.
Nunca critique um homem até ter
andado uma milha em seus sapatos.
Provérbio do índio americano
São capazes de ajudar outras pessoas
com base em sua compreensão das necessidades e sentimentos dessas pessoas.
Todas essas são habilidades que podem
ser desenvolvidas, mas somente se você desejar fazê-lo. Algumas pessoas podem
desligar suas antenas emocionais para evitar serem inundadas pelos sentimentos
dos outros.
Por exemplo, houve uma série de
escândalos no Serviço Nacional de Saúde no Reino Unido, onde enfermeiros e
médicos foram acusados de não se importarem com os pacientes. Pode ser que
estivessem tão superexpostos às necessidades dos pacientes, sem apoio adequado,
que se fecharam, por medo de não conseguirem lidar.
2. Desenvolvendo outros
Desenvolver os outros significa agir
de acordo com suas necessidades e preocupações e ajudá-los a desenvolver todo o
seu potencial. Pessoas com habilidades nesta área geralmente:
Recompense e elogie as pessoas por
seus pontos fortes e realizações e forneça feedback construtivo projetado para
se concentrar em como melhorar.
Oferecer apoio e coaching para ajudar
os outros a desenvolver todo o seu potencial.
Incentive tarefas de alongamento que
ajudarão suas equipes a se desenvolverem.
Procure principalmente Motivar Outros
, Criar um Ambiente Motivacional e Habilidades Eficazes de Trabalho em Equipe .
Voltada principalmente para situações
de trabalho, ter uma orientação para o serviço significa colocar as
necessidades dos clientes em primeiro lugar e procurar formas de melhorar a sua
satisfação e fidelização.
As pessoas que adotam essa abordagem
“se esforçam mais” pelos clientes. Eles entenderão genuinamente as necessidades
dos clientes e farão de tudo para ajudar a atendê-las.
Desta forma, eles podem se tornar um
'conselheiro de confiança' para os clientes, desenvolvendo um relacionamento de
longo prazo entre o cliente e a organização. Isso pode acontecer em qualquer
setor e em qualquer situação.
Existem muitas situações fora do trabalho que exigem que ajudemos os outros de alguma forma, onde colocar suas necessidades no centro do palco pode nos permitir ver a situação de maneira diferente e talvez oferecer suporte e assistência mais úteis.
4. Aproveitando a Diversidade
Alavancar a diversidade significa ser
capaz de criar e desenvolver oportunidades através de diferentes tipos de
pessoas, reconhecendo e celebrando que todos trazemos algo diferente para a
mesa.
Aproveitar a diversidade não
significa tratar todos exatamente da mesma maneira, mas adaptar a maneira como
interage com os outros para atender às necessidades e sentimentos deles.
Pessoas com essa habilidade respeitam
e se relacionam bem com todos, independentemente de sua formação. Como regra
geral, eles veem a diversidade como uma oportunidade, entendendo que equipes
diversas trabalham muito melhor do que equipes mais homogêneas
As pessoas que são boas em alavancar
a diversidade também desafiam a intolerância, o preconceito e os estereótipos
quando a veem, criando uma atmosfera de respeito a todos.
Os perigos dos estereótipos
Claude Steele, psicólogo da
Universidade de Stanford, fez uma série de testes sobre estereótipos. Ele pediu
a dois grupos de homens e mulheres que fizessem um teste de matemática. O
primeiro grupo foi informado de que os homens geralmente se saíam melhor em
tais testes do que as mulheres. O segundo grupo não foi informado de nada.
No primeiro grupo, onde as pessoas foram lembradas sobre o estereótipo, os homens tiveram um desempenho significativamente melhor do que as mulheres. Não houve diferença no segundo grupo.
Steele sugeriu que ser lembrado do
estereótipo ativava centros emocionais no cérebro, resultando em ansiedade
entre as mulheres, o que afetava seu desempenho. Isso mostra como os
estereótipos podem ser perigosos e como eles podem ter um efeito muito real no
desempenho.
5. Consciência Política
Muitas pessoas veem as habilidades
'políticas' como manipuladoras, mas no melhor sentido, 'política' significa
sentir e responder às tendências emocionais e relações de poder de um grupo.
A consciência política pode ajudar os
indivíduos a navegar nas relações organizacionais de forma eficaz,
permitindo-lhes alcançar onde outros podem ter falhado anteriormente.
Carisma
Carisma é a qualidade de ser capaz de atrair, encantar e influenciar as pessoas ao seu redor. Geralmente é fácil identificar quando alguém é carismático. No entanto, muitas vezes é muito mais difícil dizer exatamente quais habilidades ou qualidades essas pessoas têm que outras pessoas menos carismáticas não têm.
Para tornar as coisas mais
complicadas, existem diferentes tipos de pessoas carismáticas. Alguns podem ser
mais quietos, talvez confiando mais em seu charme pessoal do que em suas
palavras para influenciar os outros. Outros são comunicadores apaixonados,
varrendo a todos com seu entusiasmo.
Em última análise, o carisma é o
resultado de uma excelente comunicação e habilidades interpessoais. Assim, é
possível desenvolver e melhorar o seu carisma.
Definindo Carisma
Pesquisadores da Universidade de
Toronto realizaram um estudo em larga escala sobre carisma, envolvendo mais de
1.000 pessoas.
Eles descobriram que o carisma
consiste em uma mistura do que chamaram de 'afabilidade ' e 'influência '.
• A
influência foi definida como capacidade de liderança e força de 'presença'.
• Afabilidade
foi definida como ser acessível e agradável.
Acontece que é possível quantificar o
carisma (ver box). Parece também que os níveis de carisma auto avaliados são
surpreendentemente precisos quando comparados com as avaliações de outras
pessoas.
Quantificando Carisma
Avalie-se em uma escala de um a cinco
(onde cinco é alto) em relação a estas sete afirmações:
Eu sou alguém que…
1. …tem
uma presença em uma sala
2. …tem
a capacidade de influenciar as pessoas
3. …sabe
como liderar um grupo
4. …faz
as pessoas se sentirem confortáveis
5. …sorri
para as pessoas com frequência
6. …pode
se dar bem com qualquer um
7... voce é empático e solidário.
Desenvolvendo Influência
As declarações usadas para avaliar o
carisma mostram que a influência geralmente tem três partes principais:
• presença,
• capacidade
de influenciar e
• capacidade
de liderar.
A presença é talvez o mais difícil de
definir e definir. No entanto, pode-se dizer que aqueles com presença
geralmente são confiantes e acreditam em si mesmos, e também são otimistas e
resilientes diante de contratempos.
Pessoas carismáticas são pessoas
confiantes – ou pelo menos têm a capacidade de parecer confiantes.
Estar confiante para se comunicar em
uma variedade de situações, individualmente, em grupos e na frente do público é
uma habilidade com a qual muitas pessoas lutam.
Uma pessoa carismática pode não
apenas parecer confiante na comunicação, mas também pode ajudar os outros a
sentirem confiança, auxiliando e aprimorando o processo de comunicação.
As pessoas carismáticas são confiantes de
maneira positiva, sem serem arrogantes ou egoístas, não falam mal dos outros, não criticam publicamente.
Assim como a confiança, as pessoas carismáticas são, ou têm a capacidade de parecer, otimistas.
Isso significa que eles tentam ver o
melhor em outras pessoas, situações e eventos. Eles geralmente permanecem
alegres e se recuperam dos contratempos, porque têm boa resiliência.
resiliência . As pessoas carismáticas inspiram confiança, têm a capacidade de encorajar os outros a
ver as coisas como elas, assim podem entusiasmar e permitir que os outros se
sintam mais otimistas.
O pensamento positivo
O pensamento
positivo e o otimismo podem ser forças poderosas para uma negociação
bem-sucedida e solução de problemas.
As pessoas carismáticas também têm
muito boas habilidades de persuasão e influência. Eles muitas vezes podem fazer
as pessoas quererem o que elas querem e uni-las em uma causa comum.
Essa habilidade pode ser usada tanto
para o bem quanto para o mal. Líderes carismáticos podem influenciar e
encorajar seus seguidores a fazer coisas que podem até parecer impossíveis.
Eles podem motivar as pessoas a fazer
trabalhos difíceis. Um trapaceiro carismático de confiança, no entanto, pode
ser capaz de usar suas habilidades para ganhar a confiança e o respeito de suas
vítimas antes de extorquir dinheiro ou outros objetos de valor.
A característica final classificada como parte de 'influência' é que as pessoas carismáticas costumam ter muito boas habilidades de liderança .
Eles podem ser vistos como ' líderes naturais ', embora muitas vezes tenham passado anos aprimorando suas habilidades para fazer a liderança parecer fácil.
Eles são capazes de usar uma
variedade de estilos de liderança de acordo com as circunstâncias e aqueles que
estão liderando. Eles também são geralmente muito bons em desenvolver e
comunicar uma visão convincente ; suas habilidades gerais de comunicação são
muitas vezes extremamente fortes.
Desenvolvendo Afabilidade
As principais áreas de afabilidade são a capacidade de se dar bem com as pessoas, sorrir com frequência – e genuinamente – e ser capaz de fazer as pessoas se sentirem confortáveis. Talvez o elemento mais importante disso seja uma boa inteligência emocional .
A capacidade de parecer confiante e/ou otimista se você não estiver requer uma certa quantidade de 'atuação'. Exige que você esteja no comando de suas emoções.
Você também precisa ser capaz de
aproveitar suas próprias emoções e as dos outros positivamente para alcançar o
que deseja.
As pessoas carismáticas são muito boas em mostrar suas verdadeiras emoções quando isso funciona a seu favor. Eles geralmente também são bons em mascarar ou agir de uma maneira que faça os outros acreditarem no que veem.
A analogia de um cisne nadando é útil neste
exemplo, calmo e sereno na superfície, mas com muita atividade oculta fora da
vista do observador casual.
As pessoas carismáticas são
interessantes: outras querem ouvir o que elas têm a dizer.
Isso ocorre em parte porque eles têm
coisas interessantes a dizer – como uma visão convincente – e em parte pela
maneira como se comunicam.
Eles costumam ser bons contadores de histórias, com uma maneira envolvente ao falar e explicar. Eles são capazes de comunicar sua mensagem de forma clara e concisa, sendo sérios e injetando humor quando apropriado para manter seu público atento e focado.
Quando estão em situações individuais ou em pequenos grupos, as pessoas carismáticas usarão uma linguagem corporal aberta e descontraída, incluindo muito contato visual.
Eles
observarão o feedback de seu público e esclarecerão sua posição de acordo.
Quando em grupos maiores ou fazendo uma apresentação para outras pessoas, a
linguagem corporal será mais exagerada na tentativa de incluir todos.
As pessoas carismáticas também estão interessadas: elas realmente querem ouvir o que os outros têm a dizer.
Eles são propensos a fazer perguntas
abertas para ajudá-los a entender os pontos de vista, opiniões e sentimentos
dos outros e, devido à sua capacidade de fazer os outros se sentirem à vontade,
muitas vezes obterão respostas honestas e sinceras. Pessoas carismáticas tendem
a ser empáticas e atenciosas com os outros, lembrando detalhes de conversas
anteriores e, portanto, ganhando respeito e confiança.
Pessoas carismáticas são boas em construir relacionamento com os outros
Um sorriso sincero, manter contato
visual, ser educado e cortês é uma maneira muito eficaz de atrair as pessoas
para o seu lado. As pessoas são muito mais propensas a fazer coisas por você se
forem bem tratadas e você for legal com elas.
________________________________________
Um pensamento final
Ser carismático envolve comunicar-se
dinamicamente, com paixão e entusiasmo, ao mesmo tempo em que exibe uma
linguagem corporal positiva. Envolve pensar positivamente, ter otimismo e
autoconfiança, e também ser persuasivo e construir o respeito e a confiança dos
outros.
Todos nós podemos aprender a ser mais
carismáticos desenvolvendo nossas habilidades interpessoais por meio da
compreensão e da prática. Lembre-se, porém, que por mais carismático que você
seja, você ainda não será capaz de agradar a todas as pessoas o tempo todo – e
nem deve tentar.
Postado por dharmadhannya
Nenhum comentário:
Postar um comentário