segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Ordem e abundancia na sua casa - Feng shui

 


                                                   

Feng shui: aprenda como deixar as boas energias fluírem em sua casa

Caminho aberto para a harmonia: quem não quer prosperidade, saúde, sucesso e abundância? A técnica chinesa de harmonização de ambientes veio de encontro a essas expectativas

Por Reportagem: Liliane Oraggio

Quem não quer prosperidade, saúde, proteção, sucesso e abundância? A técnica chinesa de harmonização de ambientes veio de encontro a essas expectativas e, por isso, aprofunda suas raízes no Ocidente.

. Não demorou para que o ba-guá, os sinos de vento, os cristais, os ideogramas e outros símbolos orientais fossem bem recebidos nas casas brasileiras, transformando a morada em lugar capaz de atrair as melhores vibrações.

 A posição dos móveis, as cores e as formas são elementos fundamentais na criação de ambientes que provocam uma inexplicável sensação de bem-estar.

Abaixo, vamos fazer uma viagem pelas principais escolas do feng shui chinês a Escola do Chapéu Negro, a Escola da Forma e a Escola da Bússola, da harmonização à brasileira e do vastu shastra, que vem da Índia.

Para ver a teoria na prática, conheça a aplicação do feng shui da tradicional Escola do Chapéu Negro neste apartamento de 350 m².

Basta alinhar o guá do trabalho à porta de entrada para saber a quais área...

  A história da conquista do Ocidente

O primeiro passo para praticar esse feng shui ocidentalizado é alinhar o ba-guá (clique na imagem acima para vê-la com detalhes) à porta de entrada da casa.

 Esse gráfico tem oito áreas, os guás, que relacionam os ambientes aos vários aspectos da vida: trabalho, espiritualidade, família e saúde, prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade e filhos, amigos e benfeitores. 


O ba-guá pode ser sobreposto à planta da casa toda ou em cada ambiente separadamente. A cada guá, são relacionados cores, formas, trigramas do I Ching, aromas e objetos específicos, que ajudam a abrir caminho para as boas energias. 

Os procedimentos de harmonização são chamados de curas. Além de escolher objetos e cores e reposicionar os móveis, no feng shui a intenção tem um papel importante, pois ajuda a colocar foco no que desejamos atrair para nossa vida, diz a especialista Alessia Colombo, que estudou com o mestre Thomas Lin Yun.

 Ordem e abundância

 Um princípio básico do feng shui diz que a sujeira e a desordem afugentam as boas vibrações. Arrumar gavetas e papéis, se desfazer de coisas que não usa há mais de dois anos e consertar objetos quebrados são atitudes eficientes.

 Além disso, quando se está arrumando a casa, emoções e ideias também ficam mais claras, diz a especialista Mariângela Pagano. Ela acredita que o feng shui é uma filosofia de vida que inclui fazer boas ações anonimamente e doar tempo e dinheiro para as pessoas menos favorecidas.

As curas mais comuns

Ambientes-chave A Escola do Chapéu Negro considera que, se o fluxo de energia da casa ficar bloqueado, a vida não vai para a frente. Mesmo se não fizer as curas ou não harmonizar a casa inteira, passe o mouse sobre os círculos abaixo e siga estas instruções.

Carlos Campoy

Para saber mais: Feng Shui  Decoração de Interiores, de Sara Rossbach e Mestre Lin Yun, Editora Ediouro.

 Escola da Forma


Como tudo começou

s primeiros conhecimentos do feng shui foram organizados na Escola da Forma. Baseada no taoísmo, ela considera que tudo é composto dos cinco elementos da natureza e a cada um deles corresponde uma forma: água, forma sinuosa; terra, quadrado; fogo, triângulo; metal, círculo ou esfera; madeira, retângulo ou linha reta. 

A escola também ensina a interação entre esses elementos em ciclos de criação ou destruição (veja gráfico acima). Clique aqui para ler a explicação detalhada do arquiteto Carlo Solano.

 A Escola da Forma considera cinco pontos fundamentais para a escolha de uma casa:

A localização, levando em conta o entorno

Os materiais empregados na construção

O conforto térmico e acústico

A qualidade do ar

A forma da edificação dos ambientes

Para saber mais: O livro do Feng Shui Como Criar um Ambiente Mais Saudável em Casa, de mestre Lam Kam Chuen, Editora Manole.

 Escola da Bússola


 Talvez o ensinamento mais acessível da Escola da Bússola seja o reconhecimento dos cinco animais em ao lado para compreender as relações). Eles protegem as quatro direções e o centro, que podem ajudar a harmonizar a casa ou qualquer ambiente, ressalta Alessia. Veja a prática em uma sala de estar:

A frente deve se abrir para algo amplo, uma vista bonita, uma imagem da fênix, ou o olhar deve ser direcionado para algo de forma triangular ou cores quentes, que evoquem o elemento fogo.

À direita, um objeto de metal que se destaque, pelo tamanho ou pela beleza, representará a força do tigre. Também podem ser usadas formas ovais e a cor branca.

  À esquerda, deve predominar o elemento madeira (em objetos ou móveis ou na figura do dragão), trazendo as bênçãos do dragão. Tons de verde e plantas também são bem-vindos.

  Atrás, formas sinuosas e cores suaves garantem a proteção e a estabilidade da tartaruga.

No centro, a força protetora é a da serpente, regida pelo elemento terra. Nesse ponto, luz amarela e tons terrosos ajudam a marcar esse ponto importante da casa ou do ambiente.

ara saber mais: Manual do Autêntico Feng Shui, de Raul de Sorôa, Editora Gente.

No Brasil  O que diz a sabedoria popular

hás de boldo, hortelã e calêndula ajudam a trazer boas energias para a ca...

Mesmo longe da Ásia, o brasileiro do interior desenvolveu um jeito próprio de atrair harmonia, proteção e boa sorte. Há mais de uma década, Carlos Solano, arquiteto mineiro, viaja por lugares distantes do país em busca dos ensinamentos da sabedoria popular.

Há muitas maneiras de abençoar a casa. Assim como no feng shui, a limpeza é a primeira providência para receber as energias divinas. Por isso, as casas de roça estão sempre arrumadas e faxinadas. Seguindo a lógica do faz bem para o corpo, faz bem para a casa, é comum passar um pano embebido em chá de boldo para restaurar as boas energias.


 Já passar o pano com chá de hortelã abre os caminhos e ajuda a varrer os pensamentos ruins. Para curar feridas da alma e restaurar a calma, arremate a limpeza passando chá de calêndula, ensina Carlos. Clique aqui para aprender o que são talimãs, objetos de poder, e como criá-los.

Para saber mais: Benzedeiras e Benzeduras, de Elma SantAna e Delizabete Seggiaro, Editora Alcance.

 Vastu shastra A harmonização indiana

Conta-se que, durante uma guerra, uma gota de suor de Shiva caiu na terra e s...

Os Rig Vedas, tratados da sabedoria hindu, surgiram há mais de 5 mil anos e dedicam um capítulo a instruções para a harmonização de casas. Conhecimentos de mitologia, geometria, bom senso e uma dose de superstição se mesclam nesses ensinamentos, que continuam vivos até hoje.

O vastu shastra é uma ciência baseada nas leis da natureza e tem o objetivo de que a casa e os moradores sejam um só organismo, explica o arquiteto Jörg Pfeifer, especialista no tema. 

Todos os cálculos levam em conta os pontos cardeais e as várias proporções, que são determinadas com base na palma da mão do chefe da casa. A intenção é que habitantes se harmonizem com o ambiente e prosperem diz Jörg. 

Para saber mais: Vastu, de Marcus Schimieke, Editora Pensamento

 Há duas maneiras pelas quais a simbologia das coisas na sua casa pode afetá-lo.


A primeira delas tem que ver com as associações e significados pessoais que você pode ter com alguma coisa; a segunda tem que ver com a freqüência emitida pelo próprio objeto.

Um dos maiores incentivos para se livrar da desordem é enten­der que o fato de conservar a bagunça não está fazendo a você bem algum, em absoluto.

Se você conserva na sua casa coisas que tenham associações negativas para você, não importa que ainda disponham de anos de vida útil, elas estão poluindo o seu espaço e poluindo a sua psique.

Certa vez, tive um namorado que chutava coisas quando estava de mau humor; certo dia o meu toca-fitas portátil foi parar na ponta da sua bota. Nosso relacionamento não durou muito mas eu conservei o toca-fitas.

 Cada vez que o usava, via o pedaço quebrado no topo e me lembrava do incidente que o causara, mas eu o conservei porque, afora isso, ainda estava perfeitamente bom.

Continuei usando-o durante cerca de um ano, até que, num certo dia, olhei para o toca-fitas, lembrei-me do incidente e decidi que não queria jamais voltar a me lem­brar dele.

Compreendi que, na minha mente, ele ficara simbo­licamente associado com o fato de estar desapontada com o comportamento dos homens.

Saí imediatamente, comprei um novo toca-fitas e dei o ve­lho para uma amiga que precisava de um. Ela ficou muito con­tente. Ela não tinha ideia do motivo pelo qual faltava um peda­cinho de plástico na parte de cima, e não se preocupou em absoluto com isso, pois um toca-fitas ligeiramente imperfeito era muito melhor do que não ter nenhum.

 No entanto, para mim, a associação negativa que tinha com ele fazia com que minha energia afundasse todas as vezes que o via, e foi um enorme alívio livrar-me dele.

Toda vez que eu usava o aparelho, eu entrava na cena da agressividade masculina e esta imagem impedia o fluir nos meus relacionamentos futuros. Será que ele ocupava o cenário do meu futuro.

A energia da sua casa e simbologia do Feng shui.

Às vezes, as associações pessoais não são negativas, mas apenas obsoletas. Por exemplo, quando sou chamada para fazer uma consulta para alguém que está querendo criar um novo relacio­namento, dou uma volta pela casa e, com frequência, descubro muitas coisas que pertenceram a, que foram presentes de, ou ainda que lembravam a pessoa de um parceiro anterior, e que essas pessoas não deixavam ir embora.

 Estejam ou não cons­cientes dessa associação, a energia dessas pessoas está sendo continuamente arrastada para o passado, e isso toma muito difícil criar e abrir espaço para  algo novo.

Se, digamos, cinquenta por cento dos seus móveis e perten­ces estão associados com uma época da sua vida da qual você quer se afastar, então cinquenta por cento da sua energia está ligado ao passado em vez de estar disponível no tempo presen­te.

Tente como puder, o progresso será lento. De maneira se­melhante, se a sua casa estiver cheia de móveis, ornamentos e outros itens que constantemente, o fazem lembrar de amigos com quem você terá ou teve relacionamentos difíceis ou pro­blemáticos; essas associações terão igualmente um efeito de drenagem sobre você.


Abrir a porta para o futuro requer desprendimento, perdão, gratidão e liberação. Quando você olha o passado como uma escola de aprendizagem e de evolução, você segue livre para viver a felicidade do futuro.

A mágoa, a inveja, o rancor, o ódio nos aprisionam no passado, O personagem do passado que se veste com raiva e rancor, segue vestido para o futuro sem luz,  empobrecido, e sem o magnetismo amoroso da alma que sempre segue em frente, apesar de tudo.

O ego ou a personalidade atual pode representar o karma de vida passada, que repete os mesmos erros, é inconsciente, “cego”, orgulhoso, ignorante e reativo. A alma representa a Luz do dharma, a luz do coração, e as asas do infinito.

Imagine a cena de um filme, uma mulher abraçada em retratos do passado, chora e lamenta e é abraçada pela solidão – a solidão vive no passado e não olha o sol que nasce no futuro.

Isso também explica por que você deve isso a si mesmo para começar qualquer relacionamento novo num lugar onde nenhum dos dois jamais morou antes. As probabilidades se acumulam contra vocês quando moram num lugar onde um dos dois tem velhas associações.

Uma Limpeza do Espaço profunda e completa eliminará as velhas vibrações dos seus pertences, mas nada pode fazer a respeito das associações mentais e emocio­nais que são desencadeadas quando você vê, e se liga com vibrações do passados que são laços.

 Uma maneira de lidar com isso consiste em despender tempo e ener­gia para forjar novas conexões, mais fortes, mais felizes e mais positivas até você alcançar o ponto em que esgota e se desliga completamente das velhas associações.

 Uma mulher que conheci pintou todos os móveis vitorianos que herdara da avó de azul-claro e de amarelo para que essas cores se harmonizassem com o restante da sua decoração, e isso resolveu o problema!

 Enquanto pintava, infundia ativamente os móveis com todo o amor e a alegria que conseguia reunir, e, por isso, todas as vezes que olhava para eles, esse ato tinha as mais fortes associa­ções.

A outra maneira de lidar com isso consiste em descartar todo o lote e começar tudo de novo. Fiz isso duas vezes na minha vida. Em ambas, foi uma experiência muito assustado­ra, e no entanto incrivelmente revigorante e regeneradora; um verdadeiro momento decisivo.

 Minha vida pedia por isso, mas as pessoas, em sua maioria, não precisam ser tão radicais. Aos poucos, procure substituir os itens com os quais você tem as associações mais improdutivas, à medida que se sentir capaz disso.

Desde há muito tempo, eu tenho a capacidade de me colocar na frente de um quadro e sentir o seu efeito. Por exemplo, ele mostra uma fotografia incomum de Winston

Churchill com uma expressão particular no rosto e a legenda diz o seguinte: “A maioria das pessoas atestará fraqueza no meridiano do fígado quando olhar para esta foto.” Outra foto­grafia traz a legenda: “A maioria das pessoas atestará fraqueza no meridiano do coração quando olhar para esta foto”, e assim por diante, passando por todos os meridianos. Ele examinou os estados emocionais positivos e negativos associados com cada um dos canais de energia do nosso corpo.

A medicina chinesa nos ensina que temos doze pares de meridianos ao longo dos quais a energia se movimenta pelo nosso corpo, e a acupuntura baseia-se na harmonização e no reequilíbrio do fluxo de energia nesses meridianos para revitalizar os órgãos relevantes com os quais estão ligados.

A função desses canais de energia, e, desse modo, nosso estado geral de saúde, é mui­to influenciada pelos estados emocionais positivos e negativos.

O fígado fica enfraquecido se você se sente infeliz e fortalecido quando você muda para um sentimento alegre; o meridiano do coração fica enfraquecido pela raiva e fortalecido pelo amor e pelo perdão; o baço é enfraquecido pela ansiedade quanto ao futuro e fortalecido por uma atitude de fé no futuro; e assim por diante.

No entanto,o que realmente me atraiu foi sua aplicação ao Feng Shui. Estive em muitas consultas nas quais encontrei, numa posição de destaque na casa de alguém, um quadro, fotografia, pintura, pôster, estátua, ornamento ou outros objetos que emi­tiam uma frequência totalmente contraproducente com rela­ção a tudo o que o cliente me disse que queria.

 Uma mulher tinha um enorme retrato de si mesma infeliz, pintado em cores escuras e sombrias, pendurado na posição mais destacada da sala de estar, perto da porta que leva à cozinha. Ela devia ver esse retrato cem vezes por dia, e eu soube imediatamente, pela maneira como ele afetava o meu corpo, que ela devia estar deprimida.

Custara-lhe tanto dinheiro que ela estava relutante em se livrar dele, e por isso a persuadia, pelo menos, retirá-lo durante cerca de um mês e ver como se sentia. Ficou perplexa ao perceber como se sentia melhor sem ele e nunca mais vol­tou a pendurá-lo.

Fotos alegres e prosperas levantarão a sua energia quando você olhar para elas. Foram especialmente produzidas tendo isso em mente, e a rea­ção que recebi de pessoas de muitos diferentes níveis culturais, religiosos e sociais confirma esse fato. Todas elas me dizem:

 “Eu apenas olhei para sua fotografia e percebi que queria saber mais a respeito do que você faz.” Esse tipo de simbologia do Feng Shui é universal na sua aplicação.

A Arrumação da sua Casa para Efeitos Simbólicos
Agora você precisa dar uma volta pela casa, olhar para todos os seus pertences e perguntar á si mesmo: “Q que isto está dizendo simbolicamente? Como está me afetando energeticamente? Está criando o efeito que eu quero, ou eu poderia fazer melhor?”

Comece separando coisas que puxam a sua energia para baixo, tais como uma predominância de objetos pendurados (plantas, ornamentos, etc.) Isso é particularmente importante se você tem quartos com tetos baixos, nos quais sua energia é esmagada antes mesmo de você começar.

Em seguida, comece a contar. Você tem coisas arranjadas isoladamente, em pares ou em grupos? Se todos os enfeites da sua casa são solitários, a vida tenderá a lhe oferecer experiên­cias solitárias.

Se você, em vez disso, quiser um companheiro, estimule a energia dá sua casa arranjando as coisas em pares. Pessoas felizes no casamento compram naturalmente coisas em pares porque sentem que isso lhes parece certo (pergunte a algumas e constate esse fato!).

De início, lhe parecerá estranho fazer isso porque você está acostumado a ser solitário. Você precisará continuar fazendo-o até que lhe pareça uma segunda natureza, a qual criará, no seu campo energético pessoal, a mudança que você esteve procurando.

Em seguida, examine a simbologia da sua casa no contexto do ba-guá do Feng Shui. Cuide para que cada área da sua casa, e cada área de cada compartimento da sua casa, tenha uma simbologia apropriada que lhe dê apoio naquilo que você quer fazer na sua vida.

Lembro-me de uma cliente que me contou que estava sem­pre discutindo com seu empregado, e na área de carreira da
casa dela havia uma enorme pintura a oleo de uma cena de batalha.

 Outra mulher notou que o canto da prosperidade do seu quarto estava muito vazio, e por isso saiu de casa comprou um buquê com as flores mais viçosas que conseguiu encontrar para colocar no local

 Seu marido chegou em casa mais tarde e, pela primeira vez, em vinte anos de casamento, ele, esponta­neamente, deu-lhe 1.000 libras de presente, para que ela gastas­se no que quisesse!

Comece a olhar para tudo na sua casa, e pergunte a si mes­mo: “O que isto simboliza para mim e como me faz sentir?” 

Este texto está livre para divulgação, desde que seja citada a fonte - o blog. Somos vários rios que se encontram...  se você citar a minha fonte, seremos mais fortes e unidos na luz de Deus.
Somos Um-a só consciência quando estamos na Fonte.

Que Deus nos ilumine,  o Espirito Santo irá me proteger aqui e agora com a Justiça Divina. Amem
casa.com.br
Postado por Dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário