domingo, 3 de outubro de 2021

Faça a si mesmo sugestões positivas

 



Faça a si mesmo sugestões positivas

Se você tivesse a oportunidade de ser apresentado a W Clement Stone e dissesse, ao apertar sua mão, “Como vai você?”, sei exa­tamente como ele responderia.

“SINTO-ME SAUDÁVEL! SINTO-ME FELIZ! SINTO-ME ÓTIMO!” E suas palavras iriam sair com toda a energia e exci­tação que estas letras maiúsculas sugerem.

Stone está constantemente se dando sugestões positivas. Depois de ter vivido um longo período de sua existência com AME ele ainda a fortalece todo dia—e toda noite —, a cada oportuni­dade.

Antes de ir para a cama”, diz Stone, “ajoelho-me e rezo para ter um sono bom e profundo, acordar na manhã seguinte cheio de energia, vida e vitalidade e, se por acaso sonhar, que meus sonhos sejam bonitos e que também ajudem a me guiar na dire­ção de minhas metas.”

Citando Napoleon Hill, Stone nos lembra: “O que a mente pode conceber e acreditar, ela pode alcançar com AME para a realidade física os pensamentos e a atitude que estão na nossa mente. Materializamos pensamentos de pobreza e fracasso em reali­dade tão rápido como assumimos pensamentos de riqueza e su­cesso.

Quando nossa atitude perante nós mesmos é grande e nossa atitude perante os outros é generosa e misericordiosa, atraímos porções grandes e generosas de sucesso para nossas vidas.”

Este é outro ponto no qual os auto motivadores têm um pa­pel importante. Eles podem pipocar na sua mente numa hora de necessidade — por exemplo, quando você deseja eliminar ou neutralizar o medo, encarar os problemas de forma mais deste­mida, transformar desvantagens em vantagens, lutar para alcançar objetivos mais ambiciosos, resolver problemas sérios, ou controlar suas emoções.

Stone sempre repete esses auto motivadores em voz alta para aumentar o seu poder, e se certifica de que outros também os estão ouvindo, pois deseja que seus efeitos sejam espalhados ao redor.

Quando você se dá uma sugestão positiva diante de um con­tratempo, está dando o primeiro passo no sentido de perce­ber o poder do auto motivador: A cada adversidade há a se­mente de um benefício maior ou equivalente para aqueles que têm AMP!  

Stone assinala: “Tenho muita sorte por possuir muitos problemas que os outros dizem que não podem ser re­solvidos. Mas através da AMP e ao concentrar a mente na minha meta, tenho sorte por poder transformar tais problemas em vantagens.”

Uma vez Stone visitou um centro para adolescentes proble­máticos no Bronx, onde falou com um grupo de garotas que aca­bara de completar um programa de treinamento visando o tra­balho, que havia durado seis meses. As moças estavam excitadas e nervosas. Nenhuma delas jamais havia trabalhado ou fora en­trevistada antes.

Stone contou a elas a sua própria história, sobre quando co­meçou a vender jornais e como a AMP o ajudou a se tomar bem-sucedido. Ele disse que, se as garotas aprendessem o que era a AMP, e como usá-la, poderiam conseguir os trabalhos que qui­sessem.

— Mesmo se não conseguirem o primeiro emprego para o qual se candidatarem, a Atitude Mental Positiva fará com que transformem esta decepção numa experiência positiva—disse.

— Como o fato de não conseguir um emprego pode se tor­nar uma experiência positiva? — quis saber uma das moças.

— Pode ser uma experiência muito positiva, pois você terá passado por uma entrevista — respondeu Stone.

—Na próxima vez você saberá o que esperar. Ficará menos nervosa. Se come­ter erros, poderá aprender com eles.

 E na próxima vez, ou na vez seguinte, fará o melhor que pode, e o melhor que pode será bom o suficiente. Você saberá que, se um empregador não a contratar, outro o fará.

Na hora em que Stone deixou a sala, as garotas gritaram en­tusiasticamente: “Eu posso fazer isso!”, “Faça isto AGORA!” e “Sou saudável! Sou feliz! Sou demais!” E logo, embora nem sempre na primeira entrevista, cada uma delas conseguiu

um emprego. Não há nada falso ou banal no que diz respeito a dar suges­tões positivas a si mesmo. E se você não fizer isso, quem fará?:

 Trace metas

Ao longo deste texto você foi levado a crer na ideia de que a AMP não é simplesmente uma atitude, mas também as ações que estão ligadas a essa atitude. Não há maneira mais importante de fazer com que a AMP funcione a seu favor do que determinar metas que irá perseguir.

 De outra maneira, será como se você tivesse construído um motor grande e poderoso e tivesse esque­cido de colocá-lo num carro: todo o poder em potencial à sua disposição não vai levá-lo a lugar algum.

Stone diz: “Uma Atitude Mental Positiva combinada com um objetivo bem definido — a escolha de uma meta específica—é o ponto de partida para todo sucesso. Seu mundo irá mudar, que­rendo você ou não. Mas você possui o poder para escolher sua direção. Pode escolher seus próprios alvos.”

Baseado em sua longa carreira de treinador de vendedores, Stone acredita que Noventa e oito em cada cem pessoas que estão insatisfeitas com o seu mundo não têm uma ideia clara em suas mentes do mundo que queriam ter para si.

Pense nisso! Pense nas pessoas que passam sem rumo pela vida, insatisfeitas, que muitas e muitas ve­zes ficam em dificuldades, mas sem um objetivo cla­ro e definido. Estabelecer uma meta pode não ser fá­cil.

 Pode envolver uma dolorosa autoanálise. Mas vale a pena, pois tão logo você define uma meta, pode go­zar de muitas vantagens. E estas vêm quase que ime­diatamente...

Quando você sabe o que quer, há uma tendência de que tente entrar na trilha certa e vá na direção cor­reta. Você entra em ação. “Ação” é a palavra chave — informação e idéias sem ação permanecem dormentes até que sejam aplicadas.

Você fica motivado a pagar o preço para atingir seu objetivo. Orça seu tempo e seu dinheiro. Estuda, pensa e faz planos com regularidade, preferencialmente pela manhã, aprendendo a reconhecer princípios que o aju­darão a atingir suas metas para depois aplicá-los...

Depois, quanto mais pensar em seus objetivos, mais entusiasmado ficará. E, com entusiasmo, seu desejo se transformará num desejo ardente.

 Você estará alertado para oportunidades assim que elas se apre­sentarem no seu cotidiano. Pois você sabe o que quer e está mais apto a reconhecer essas oportunidades.

Stone tem usado essa estratégia através de sua longa traje­tória de sucesso. Mas, talvez ela nunca tenha sido tão importan­te para ele quanto na época em que a falência ameaçou não ape­nas seu próprio negócio, mas toda a economia americana.

Quando veio a Grande Depressão, a companhia de seguros de Stone estava prosperando. Mas, depois de alguns anos de grande desemprego, a venda de apólices caiu vertiginosamente. Muitos de seus vendedores simplesmente desistiram, pois achavam que não poderiam fazer dinheiro suficiente.

Stone reagiu a isso estabelecendo quatro metas para si.

1.                  Gerar uma receita através de vendas pessoais tão grande quanto possível.

2.                  Continuar a contratar novos vendedores.

3.                  Treinar novos vendedores e aqueles que ele já tinha para terem um desempenho tão bom ou melhor do que o seu.

4.                  Desenvolver um sistema de controle das vendas que lhe dissesse quantos negócios sua companhia estava fazen­do pelo país afora.

Estas eram metas ambiciosas, especialmente num período no qual muitos negócios estavam falindo e as pessoas não sabiam se a América conheceria novamente o tipo de prosperidade que havia gozado alguns anos antes.

Stone contratou Rand McNally para criar o sistema de con­trole, mas as outras três metas estavam sob sua responsabilida­de.

 Então, ele pegou o seu carro para viajar pelo país, visitando vendedores e levando-os para reuniões, nas quais demonstrava seu método de vendas. Enquanto viajava, ele contratava vende­dores para trabalhar em novas áreas e passava um dia com cada um deles, dando a comissão daquele dia para os novos represen­tantes, com o objetivo de criar entusiasmo e insuflar sua AMR

O negócio de Stone continuou sólido e começou a crescer novamente. Ele e seus vendedores tiveram rendimentos muito maiores do que muitas pessoas durante a Depressão. Se ele ti­vesse permanecido em Chicago, preocupado com seus credores e a perda do poder de suas vendas, isso nunca teria acontecido.

Você se verá estabelecendo metas a curto e a longo prazos. A chave para ambas é agir de forma confiante para transformá-las em realidade. Não se venda por um preço baixo.

Use o poder de suas orações

Você provavelmente já notou que muitas das histórias con­tadas até aqui falam sobre o uso da reza. A oração é uma expres­são altamente concentrada da AMP, do tipo que oferece muitas vantagens.

Stone sempre louvou uma citação de Sir James Mackintosh que descreve uma atitude importante que deve ser trazida para as suas orações. "Está certo ficar contente com o que temos, nun­ca com o que somos”.

Estar satisfeito com o que se tem não significa que você irá parar de correr atrás de coisas melhores. Mas isto quer dizer que você reconhece e está grato por cada coisa boa que existe na sua vida. Se agradecer frequentemente pelo relacionamento que tem com seu (sua) companheiro (a), pela sua boa saúde ou por seus grandes amigos, irá se prevenir de es­quecer e, consequentemente, negligenciar isso.

É por esse motivo que Stone nunca começa um encontro de negócios, dá uma palestra ou toma uma importante decisão sem fazer uma sincera oração. O ato de rezar faz com que ele se ligue com as coisas que lhe são mais importantes.

 Não estamos nos referindo ao ganho de dinheiro, mas às pessoas e às qualidades humanas. As orações o ajudaram a operar seus negócios e sua vida pessoal através dos princípios positivos aos quais ele se atém, de modo que, quando uma decisão tem de ser tomada, ela está sempre de acordo com as coisas que Stone sabe que mais im­portam.

Muitas das decisões aparentemente difíceis que temos de tomar envolvem uma escolha entre duas opções que nos agra­dam, como uma oportunidade profissional e a segurança finan­ceira imediata.

 Se orar honestamente, e reconhecer seus princí­pios e sua situação, verá que chegará a um entendimento sobre se está pronto para dar um passo ou se tem algo a fazer antes de correr um risco.

Lembre-se, uma Atitude Mental Positiva não é uma maneira cega e onerosa de encarar a vida a todo custo. Como já disse Stone, “Uma Atitude Mental Positiva é o pensamento, ação ou reação honestos CORRETOS para uma dada situação ou circunstância.” Às vezes isso significa esperar para dar um passo até que você esteja pronto para tal.

Rezar é uma maneira reconhecidamente eficiente de identi­ficar e começar a trabalhar naquelas áreas da sua vida onde pre­cisa fazer mudanças. Lembre-se das palavras de Mackintosh: “Está certo ficar contente com o que temos, nunca com o que somos."

Stone diz: “Sabemos que nunca iremos atingir a perfeição nesta vida, mas também temos consciência de que apenas atra­vés de um esforço direcionado é que ficamos mais perto da per­feição. Só aqueles que ficam insatisfeitos de forma inspirada — com AMP — podem mudar seu mundo e o nosso e fazer dele um lugar melhor para todos.”

Num outro momento, Stone comentou o seguinte: “Muitas pessoas rezam para agradecer, e isso é bom, mas decidi há mui­tos anos que não era suficiente. Se você está realmente agrade­cendo a Deus, então prove isso dividindo o seu tempo, sua capa­cidade e parte de sua riqueza. Como faz o fazendeiro, semeie para colher.”

Em outras palavras, é tão importante agir de acordo com suas orações como rezar. Se você reza para ter coragem, precisa agir como se ela lhe tivesse sido concedida. Se você reza para ter uma oportunidade, precisa agarrá-la quando ela aparece. E, tão im­portante quanto tudo isso, você deve mostrar gratidão pelas bên­çãos que recebeu, dividindo-as com os outros.

Stone sempre fez isso, tanto através de sua generosidade caritativa e com os indivíduos, como por sua determinação em dividir a AMP com tantas pessoas quanto possível. Ele já estava firmemente convencido do poder de uma atitude positiva quan­do um amigo emprestou-lhe um exemplar de Pense e enrique­ça, de Napoleon Hill.

 Stone ficou tão impressionado com a ma­neira como Hill apresentava suas idéias no livro que imediatamente pediu que fosse enviada uma cópia dele a cada um de seus re­presentantes de vendas.

“BINGO!”, lembra Stone. “Tirei a sorte grande. Coisas fan­tásticas começaram a acontecer... Muitos dos meus vendedores se tornaram supervendedores. As vendas e os lucros aumenta­ram. Suas atitudes mudaram de negativas para positivas.”

Mas foi só quinze anos mais tarde que Stone descobriu uma maneira de dividir realmente as bênçãos da AMP. Um amigo o convidou para um almoço no qual Napoleon Hill iria falar. Ape­sar de Hill estar aposentado há um bom tempo, ele concordou em ir a Chicago e fez uma palestra fantástica. Depois do almoço, Hill e Stone começaram uma conversa na qual Stone implo­rou a Hill para que deixasse de lado a aposentadoria e continu­asse a falar e escrever sobre a AMP.

— Farei isso com uma condição — respondeu Hill. — Que você se torne meu gerente-geral.

E assim os dois homens formaram uma aliança que iria du­rar por mais uma década, criando filmes, cursos a domicílio, programas para presidiários e um livro assinado por ambos. Eles ajudaram milhares de pessoas a começar a aplicar a AME

Esta história é um exemplo perfeito da presteza de mostrar quão grato você está pelas bênçãos que identificou em suas ora­ções diárias. Como diz Stone:

Senti que minhas bênçãos estavam acima do que qualquer indivíduo merecia ou podería esperar. Sei que poderia rezar para agradecer, como faço. Mas também senti que poderia ajudar a fazer o trabalho do Senhor na Terra dividindo essas bênçãos com os menos afor­tunados.

Há muitos de nós que agradecem a Deus em ora­ções matinais, noturnas ou que são feitas durante pre­ces. O que aconteceria se mais de nós, em vez de sim­plesmente rezar, agíssemos, dividindo as bênçãos que recebemos, sejam elas a nossa experiência, conheci­mento, ideais ou parte de nossa riqueza?

TUdo que quero fazer é mudar o mundo. Isso é tudo.

Será que isso pode ser feito? Está sendo.

Napoleon Hill

Postado  por Dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário