segunda-feira, 26 de abril de 2021

Talvez você não saiba o que é amor.

 


Talvez você não saiba o que é amor.

Relacionamentos baseados no amor incondicional sobrevivem aos altos e baixos da vida.

 Eles não são alterados por benefícios e falhas superficiais.

O verdadeiro amor exige maturidade emocional e empatia.

Por que bons relacionamentos podem falhar

Um dia, tudo parece fofo, despreocupado. O próximo, uma lixeira em chamas. Descubra como bons relacionamentos podem dar errado.

O truque para "crescer" é priorizar relacionamentos incondicionais, aprender como valorizar alguém apesar de suas falhas, erros, ideias ruins e julgar um parceiro ou amigo exclusivamente com base em como eles tratam você, não com base em como você se beneficia deles, para vê-los como um fim dentro de si mesmos, em vez de um meio para algum outro fim.

Relacionamentos incondicionais são relacionamentos em que ambas as pessoas se respeitam, aceitam e apoiam sem qualquer expectativa de algo em troca.

Em outras palavras, cada pessoa no relacionamento é primariamente valorizada pelo próprio relacionamento - a empatia e apoio mútuos - e não por seu trabalho, status, aparência, sucesso ou qualquer outra coisa.

Relacionamentos incondicionais são os únicos relacionamentos reais. Eles não podem ser abalados pelos altos e baixos da vida. Eles não são alterados por benefícios e falhas superficiais.

Se você e eu temos uma amizade incondicional, não importa se eu perder meu emprego e me mudar para outro país ou se você mudar de sexo e começar a tocar banjo - você e eu continuaremos a nos respeitar, a amar e apoiar um ao outro incondicionalmente.

 O relacionamento não está sujeito à economia de frieza, onde eu o deixo cair no segundo em que você começa a prejudicar minhas chances de impressionar os outros. E eu definitivamente não fico chateado se você decidir fazer algo com sua vida que eu não escolheria.


Pessoas com relacionamentos condicionais nunca aprenderam a ver as pessoas ao seu redor em termos de outra coisa senão os benefícios que oferecem. Isso porque eles provavelmente cresceram em um ambiente onde eram apreciados apenas pelos benefícios que proporcionavam.

Os pais, como de costume, costumam ser os culpados aqui. Mas a maioria dos pais não são conscientemente condicional para com seus filhos (na verdade, as chances são de que eles não eram amados incondicionalmente por seus pais, então eles estão apenas fazendo tudo o que sabe como fazer ). Mas, como acontece com todas as habilidades de relacionamento, começa na família.

Se o pai apenas aprovava você quando você obedecia às ordens dele, se a mãe só gostava de você quando você estava tirando boas notas, se o irmão só era bom com você quando não havia ninguém por perto, todas essas coisas o treinam para, inconscientemente, tratar a si mesmo como uma ferramenta para o benefício de outras pessoas.

Você, então, construirá seus relacionamentos futuros moldando-se para se adequar às necessidades de outras pessoas. Não é seu. Você também construirá seus relacionamentos manipulando os outros para atender às suas necessidades, em vez de cuidar deles você mesmo. Essa é a base de um relacionamento tóxico .

Quando nossos relacionamentos são condicionais, realmente não temos relacionamentos.

Nós nos apegamos a objetos e idéias superficiais e então tentamos vivê-los indiretamente por meio das pessoas de quem nos tornamos próximos. Esses relacionamentos condicionais então nos tornam ainda mais solitários, porque nenhuma conexão real é feita.

Os relacionamentos condicionais também nos levam a tolerar sermos maltratados . Afinal, se estou namorando alguém porque ela tem um corpo de rock que impressiona todos os meus amigos rapazes, então é mais provável que eu me deixe ser tratado como um lixo porque, afinal, não estou com ela pela forma como ela me trata, estou com ela para impressionar os outros.

Os relacionamentos condicionais não duram porque as condições em que se baseiam nunca duram. E quando as condições passarem, como um tapete que é puxado debaixo de você, as duas pessoas envolvidas cairão e se machucarão e nunca terão visto isso acontecer.


Hipóteses de relacionamento

As condições afetam os dois lados. Você não fica amigo de uma pessoa que o está usando para se sentir melhor consigo mesma, a menos que também esteja de alguma forma obtendo algum benefício com a amizade.

Apesar do que toda garota que posta citações cafonas de no Facebook, você não é acidentalmente levado a namorar alguém assim, que o usa para divulgar sua aparência,  seus peitos porque você está se amando incondicionalmente.

Não, você aceitou as condições dessa pessoa porque as estava usando para atender às suas próprias condições.

A maioria dos relacionamentos condicionais são iniciados inconscientemente - isto é, eles são iniciados sem um pensamento consciente sobre quem é essa pessoa ou por que ela gosta de você ou o que o comportamento dela em relação a você indica.

 Você apenas vê suas lindas tatuagens e inveja sua moto radical e quer estar perto deles.

As pessoas que entram em relacionamentos condicionais o fazem pela simples razão de que esses relacionamentos são realmente bons , mas nunca param para questionar por que é tão bom.

 Afinal, por que  considera a colega muito legal, mas você não sai correndo e lhe dando presentes, não é?

Crie hipóteses com seus relacionamentos. Pergunte a si mesmo:

 “Se eu perdesse meu emprego, papai ainda me respeitaria?”

“Se eu parasse de dar dinheiro a ela, minha mãe ainda me amaria e me aceitaria?”

“Se eu dissesse à minha esposa que queria começar uma carreira como fotógrafo, isso destruiria nosso casamento?”

"Se eu parasse de fazer sexo com esse cara, ele ainda iria querer me ver?"

"Se eu dissesse a Jake que discordo totalmente de sua decisão, ele pararia de falar comigo?"

Mas você também precisa se virar e perguntar a eles sobre você:

“Se eu me mudasse para o Kentucky, ainda manteria contato com Paul?”

“Se John não me desse ingressos grátis para shows, eu me incomodaria em sair com ele?”

“Se papai parasse de pagar a escola, eu ainda iria para casa e visitá-lo?”


Há um milhão de perguntas hipotéticas e você deveria se perguntar cada uma delas. O tempo todo. Para todos os seus relacionamentos.

Porque se algum deles tiver uma resposta diferente de “Não mudaria nada”, então provavelmente você tem um relacionamento condicional em suas mãos - ou seja, você não tem um relacionamento de amor verdadeiro onde pensa que tem.

Dói admitir, eu sei.

Mas espere, tem mais!

Se você deseja remover ou reparar os relacionamentos condicionais de sua vida e ter relacionamentos incondicionais fortes, terá de irritar algumas pessoas. O que quero dizer é que você tem que parar de aceitar as condições das pessoas. E você tem que abrir mão de si mesmo.

Isso invariavelmente envolve dizer "não" a alguém próximo a você na situação exata em que ela menos deseja ouvir. Isso vai causar drama. Uma tempestade dramática em muitos casos.

Afinal, o que você está fazendo é pegar alguém que tem usado partes de você para se sentir melhor. E se você negar a essa pessoa a capacidade de fazer isso? A reação deles será de raiva e eles culparão você. Eles vão dizer muitas coisas ruins para você e sobre você.

Mas não desanime. Esse tipo de reação é apenas mais uma prova das condições do relacionamento. Um amor verdadeiro e honesto está disposto a respeitar e aceitar algo que não quer ouvir. Um amor condicional revidará.

Esse drama é necessário. Porque uma de duas coisas surgirá disso. Ou a pessoa não conseguirá abrir mão de suas condições e, portanto, sairá de sua vida (o que, em última análise, é uma coisa boa na maioria dos casos). Ou então, a pessoa será forçada a apreciá-lo incondicionalmente, a amá-lo apesar dos inconvenientes que você possa representar para si mesma ou para sua autoestima.

Isso é realmente difícil, é claro. Mas os relacionamentos são difíceis por natureza porque as pessoas são difíceis por natureza. Se a vida fosse apenas diversão, então nada de bom seria feito. E ninguém jamais cresceria.

O que é amor incondicional?


Essa natureza transitória dos relacionamentos condicionais geralmente é algo que as pessoas só podem ver com a passagem de um período de tempo suficiente. Os adolescentes são jovens e estão apenas descobrindo suas identidades , então faz sentido que eles estejam constantemente obcecados em como eles se comparam aos outros.

 Mas com o passar dos anos, a maioria das pessoas percebe que poucas pessoas permanecem em suas vidas. E provavelmente há uma razão para isso.

À medida que a maioria das pessoas envelhece, a maioria passa a priorizar relacionamentos incondicionais - relacionamentos em que cada pessoa é aceita incondicionalmente por quem quer que seja, sem expectativas adicionais. Isso se chama “idade adulta” e é uma terra mística que poucas pessoas, independentemente da idade, veem - muito menos habitam.

A economia condicional da frieza

Quando você é adolescente, ser “legal” é negociado como uma moeda. Você acumula o máximo possível de frieza e então encontra outras crianças com muita frieza e barganha para compartilhar essa frieza para deixar o outro ainda mais bacana.

E se em algum momento você se deparar com uma criança com muito menos cool (frieza) do que você, diga a esse nerd para se foder e parar de ser um perdedor e diminuir seu nível de cool porque os outros garotos legais podem ver você, tipo, realmente falando com uns aos outros.

Seu equilíbrio de frieza determina o nível de exigência de um relacionamento com você.

Se você for péssimo em esportes e os esportes forem legais, haverá menos demanda por sua amizade. Se você é incrível tocando guitarra e as guitarras são legais, então seu estoque de coolness aumentará apropriadamente e as pessoas gostarão de você novamente. Dessa forma, o ensino médio é uma corrida armamentista constante para cultivar o máximo possível de frieza.

A maioria das besteiras e jogos mentais estúpidos que os adolescentes jogam são resultado dessa economia de frieza. Eles desequilibram a cabeça um do outro e se gabam de merdas que não fizeram e pensam que amam pessoas que realmente odeiam e pensam que odeiam pessoas que realmente amam, porque isso os faz parecer mais legais do que são e lhes dá mais seguidores no Snapchat.

Os relacionamentos condicionais são apenas fumaça e espelhos onde você nunca sabe realmente quem é a outra pessoa.

Os relacionamentos condicionais são apenas fumaça e espelhos onde você nunca sabe realmente quem é a outra pessoa.


Essas relações no nível da escola são condicionais por natureza. São relacionamentos de eu-faço-isso-por-você-se-você-fizer-isso-por-mim. São relacionamentos em que a mesma pessoa que é seu melhor amigo um ano porque vocês dois gostam do mesmo DJ é seu pior inimigo um ano depois porque eles zombaram de você na aula de biologia. Esses relacionamentos são inconstantes. E raso. E altamente dramático. E praticamente toda a razão pela qual ninguém perde o ensino médio o quer voltar.

E isso é bom. Operar na economia de frieza faz parte de crescer e descobrir quem você é . Você tem que participar de todas as besteiras para aprender a superar isso.

Porque, em algum ponto, você supera essa abordagem de olho por olho na vida. Você começa a gostar das pessoas pelo que elas são, não porque joguem bem futebol ou usem a mesma marca de papel higiênico que você.

Ficando preso em relacionamentos condicionais

Infelizmente, nem todos crescem a partir desses relacionamentos condicionais. Muitas pessoas, por qualquer motivo, ficam presas na economia do emoções e continuam a jogar até a idade adulta.

 A manipulação fica mais sofisticada, mas os mesmos jogos estão lá. Eles nunca abandonam a crença de que o amor e a aceitação dependem de algum benefício que proporcionam às pessoas, alguma condição que devem cumprir.

O problema com relacionamentos condicionais é que eles priorizam inerentemente algo mais acima do relacionamento.

 Portanto, não é com você que eu realmente me importo, mas sim com seu acesso às pessoas na indústria da música. Ou não é realmente comigo que você se preocupa, mas com meu rosto fantasticamente bonito e comentários espirituosos (eu sei, eu sei - está tudo bem).

Essas relações condicionais podem ficar realmente destruídas em um nível emocional. Porque a decisão de perseguir o “cool” não acontece por acaso. Perseguir a frieza é algo que fazemos porque nos sentimos uma merda sobre nós mesmos e precisamos desesperadamente sentir o contrário.


Auto estima

Se é assim que você se sente na maioria de seus relacionamentos, então há um problema.

Os relacionamentos condicionais geralmente fazem com que você sinta algo sobre uma pessoa e mostre a ela algo completamente diferente.

Portanto, não é realmente com você que me importo, mas sim usando você para me fazer sentir bem comigo mesmo. Talvez eu esteja sempre tentando salvá-lo ou consertar seus problemas, ou cuidar de você, ou impressioná-lo de alguma forma.

Talvez eu estou usando você para o sexo ou dinheiro ou para impressionar os meus amigos. Talvez você esteja me usando para sexo, e isso me faz sentir bem, porque pela primeira vez me sinto desejada e vista.

Desenhe como quiser, mas no final do dia é tudo igual. São relacionamentos construídos sobre condições. Eles são baseados em: “Eu vou te amar apenas se você me fizer sentir bem comigo mesmo. Você só vai me amar se eu fizer você se sentir bem consigo mesmo.”

Os relacionamentos condicionais são inerentemente egoístas. Quando me preocupo mais com o seu dinheiro do que com você, então, na verdade, tudo o que tenho é com dinheiro. Se você se preocupa mais com o sucesso profissional de sua parceira do que com ela, então você realmente não tem um relacionamento com ela, apenas a carreira dela.

 Se sua mãe apenas cuida de você e tolera seu pequeno vício de álcool porque isso a faz se sentir melhor consigo mesma como mãe, então ela realmente não tem um relacionamento com você, ela tem um relacionamento em se sentir bem consigo mesma como uma mãe.

Como parar de destruir seus relacionamentos românticos

Relacionamentos podem ser complicados e difíceis. Mas poucas pessoas sabem que existem alguns sinais bastante claros para saber se um relacionamento vai dar certo ou não.

Nó sentamos em silêncio. Minha amiga encara profundamente seu copo vazio, ocasionalmente mexendo no gelo com o canudo. “Uau,” ela diz. Eu sento e espero ela dizer mais alguma coisa. O que começou como uma noite festiva de alguma forma tornou-se uma longa e profunda discussão sobre o amor, em que consiste e quão raro ele realmente é.

Finalmente, eu digo: “Uau, o quê?”

“Só estou pensando que nunca experimentei isso.”

“Bem, talvez você simplesmente não tenha conhecido a pessoa certa ainda,” eu digo - a coisa totalmente clichê que todo amigo diz nesta situação.

“Não,” ela diz. “Quer dizer, nunca experimentei isso com ninguém. Meus pais, minha família, até mesmo a maioria dos meus amigos. ” Ela olha para mim, seus olhos vidrados e úmidos, "Talvez eu não saiba o que é amor."

Mark Manson

Postado por Dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário