terça-feira, 20 de abril de 2021

Respiração - O Moderador de Emoções

 

 


Respiração - O Moderador de Emoções

Se você estiver zangado, aborrecido, choroso, ansioso, irri­tado ou nervoso:

1.                  Ponha o polegar direito sobre a narina direita, fechando-a levemente.

2.                  Expire. Inspire lentamente pela narina esquerda e faça ape­nas 26 respirações completas.

°                     Mantenha a boca fechada durante todo o exercício.

°                     Mantenha as respirações o mais longas e uniformes que você conseguir.

°                     Visualize o fluxo da respiração subindo pelas vias nasais e através do corpo caloso em direção ao hemis­fério direito do cérebro, escavando-o como se ele só contivesse distâncias ilimitadas de uma energia pura e radiante.

• Se houver qualquer obstrução nas vias aéreas superiores, imagine um minúsculo fluxo de ar desviando-se do blo­queio e penetrando no hemisfério direito.

° A cada exalação, libere toda tensão, raiva, aborreci­mento, dor ou outras emoções negativas que você possa estar sentindo, e visualize que elas estão abando­nando todo seu corpo, retirando-se de cada poro.

Cada vez que você exalar, liberte-se de mais emoções — não apenas daquelas relacionadas com o que aconteceu hoje, mas também na semana passada, no ano passado e em toda sua vida, até sentir-se completamente libera­do e purificado.

° Permaneça vazio durante um ou dois segundos antes de começar a segunda inalação. Desfrute o crescente relaxa­mento de todo o corpo e mente.

Sempre que apresento pela primeira vez no meus seminários os exercícios que se seguem, as pessoas dão risadinhas, mostram-se incrédulas, acham graça, ou então demonstram que estão se sentindo tolas.

Mas todo mundo logo se torna um seguidor entusiasta dos exercícios depois de experimentá-los. Eles são incrivelmente simples e eficazes.

Alan S., um supervisor de vendas, disse: “Preciso dar com frequência telefonemas difíceis. Um certo cliente particular costuma ser grosseiro. Ele berra e grita no telefone.


Experimen­tei usar o Moderador de Emoções e descobri que o cliente não conseguiu me atingir. Apenas deixei que ele vociferasse à von­tade sem dizer uma palavra, concentrando-me em exalar o que eu estava ouvindo para não ser afetado.

Depois de alguns minutos, ele deve ter percebido algo diferente porque parou, acalmou-se de repente, e começou a conversar normal e sensatamente.”

Edith H., professora das últimas séries do primeiro grau, nos disse: “Certo dia, tive uma discussão desagradável com um dos meus alunos que estava sendo extremamente rude e inso­lente.

Fiquei horrorizada ao perceber que estava prestes a chorar, e fazer isso naquele momento teria sido desastroso. Pedi licença e fui à toalete para fazer o Moderador de Emoções. Fiz o exercício em poucos minutos e, quando terminei, estava calma me sentindo capaz de voltar à sala de aula e disciplinar o aluno. Se eu não tivesse feito isso, teria perdido completamente minha autoridade. Eu não teria conseguido me recompor se não tivesse feito o exercício.”

Outra aluna não se dava bem com o pai. Agora, sempre que ria falava com ele ao telefone, mantinha o tempo todo o polegar sobre a narina, direita, respirando apenas pela esquerda.

“Na primeira vez que experimentei, tive a primeira conversa com papai, desde que saí de casa, em que não discuti com ele nem chorei. Compreendi de repente que ele também se sentia infeliz, e consegui ouvir sem ficar na defensiva.”

Para uma energização rápida'. Inverta as narinas, i.e., feche a esquerda com o polegar direito. Isto conduz energia através da narina direita para o hemisfério esquerdo do cérebro. Repita vezes o exercício.

() Exercício da Respiração Mágica

Voltemos à posição em que você estava quando fez a Bola de Respiração. Deite-se no chão, as costas retas, as mãos relaxadas ao longo do corpo ou uma delas sobre o abdômen para sentir a respiração.

Tenho uma pequena estátua de jade do Buda com uma barriga bem grande; ele está rindo. Peço aos meus alunos que passem a mão na barriga dele porque isso os ajuda a captar o sentimento da respiração dilatadora e torna mais fácil para eles a “interiorizarem” em seu corpo.

(É uma ideia excelente gravar numa fita a contagem para este exercício e tocá-la enquanto o faz, até ficar acostumado ao ritmo e à sequência.)



1.      Exale completamente — descendo até a virilha.

2.      De boca fechada, comece uma inalação bem lenta, uniforme e contínua, contando até oito em cerca de oito segundos. Imagine a bola (da sua cor predileta) dilatando-se suavemente e por igual a partir da base da sua virilha, o ar entrando por baixo, entre as pernas.

Isto também relaxará os órgãos genitais, onde com frequência acumula-se muita tensão. Visualize todo o processo o mais completa e vividamente possível, vendo a bola expandir-se aos poucos até assumir a forma cheia e redonda, e depois, na exalação, ir diminuindo até ficar achatada e vazia.

3.      Sustente a posição “dilatada” enquanto conta até quatro. Se os ombros tiverem se levantado durante a inalação, relaxe-os.

4.      Comece a exalar assobiando levemente através da boca parcialmente aberta, mantendo o som constante como o do assobio de uma chaleira, enquanto conta lenta e uniformemente até dezesseis (dezesseis segundos). Se você ficar sem ar antes de terminar a contagem, provavelmente é porque soltou ar demais no início.

5.      Repita uma vez: Inspire — conte até oito (de boca fechada) Prenda a respiração — conte até quatro Expire — conte até dezesseis — assobiando.

6.      Repita duas vezes, aumentando a contagem para: Inspire — conte até dez Prenda a respiração — conte até cinco Expire — conte até vinte

7.      Prossiga neste padrão, aumentando a contagem, como é mostrado na tabela abaixo, fazendo cada aumento apenas duas vezes. (Se você não conseguir alcançar a contagem de vinte na inalação — vá até onde puder. Você descobrirá que sua capacidade aumentará dramaticamente.)



Inspire      Prenda      Expire       Repita

8       4       16     2 vezes

10     5       20     2 vezes

12     6       24     2 vezes

14     7       28     2 vezes

16     8       32     2 vezes

18     9       36     2 vezes

20     10     40     2 vezes

Quando feito pouco antes de dormir, este exercício é maravilhoso para proporcionar uma excelente noite de sono. Também é um grande energizador pela manhã.

À semelhança do mel, que pode tranquilizar ou energizar, dependendo da necessidade do corpo, esta Respiração Mágica fornecerá o que o corpo mais precisa — relaxamento ou mais energia.

Além disso, ele ensina ao seu corpo, músculos e aparelho respiratório como utilizar a maior capacidade pulmonar e a respiração abdominal mais profunda tão necessários ao seu carisma.

Tendo dominado este exercício deitado no chão (a grande vantagem de aprendê-lo dessa maneira é que você realmente sente a respiração expandindo seu corpo contra o chão, e você aprende mais a respeito da sensação de respirar com “todo o corpo”), experimente fazê-lo de pé, e depois sentado numa cadeira, com as costas retas.

Você então poderá usá-lo em qualquer situação de tensão. Você também descobrirá que ele acalmará as pessoas ao seu redor, embora elas não tenham consciência de que você está fazendo alguma coisa ou porque o nervosismo e a irritabilidade delas está se transformando num estado emocional mais equilibrado.

Os chineses têm um ditado que diz: “Aquele que domina a respiração é capaz de caminhar sobre a areia sem deixar pegadas.”

A Respiração Mágica ensina seu corpo a isolar os ombros (que tendem a se erguer e participar da atividade) da região inferior do abdômen e do diafragma. A beleza da respiração abdominal inferior é que ela é invisível!

Você pode praticá-la no meio de uma sala superlotada, numa reunião de negócios ou numa festa, e ninguém perceberá que você está fazendo alguma coisa especial. Você pode fazê-la enquanto caminha para o trabalho, executa suas tarefas, e até mesmo enquanto pratica o jogging.

Ao inalar, imagine que com cada respiração a energia vital penetra no seu corpo e circula através dele todo. E isto que os sistemas orientais chamam de ch’i ou ki.

Não é algo físico, e sim espiritual, a força vital pura do universo. Você pode armazenar essa energia com cada respiração profunda que fizer e ela lhe proporcionará mais vitalidade, radiância e dominío de si — elementos vitais do carisma.

338

A maioria das pessoas inala cerca de cinco a seis litros de ar por minuto. Durante um exercício vigoroso, é possível inalar mais de cem litros de ar.

Ao praticar a respiração profunda, você pode aumentar a quantidade de energia vital que está assimi­lando para trinta ou quarenta litros de ar. Isso produz uma enorme mudança na maneira como você se sente e se projeta para as outras pessoas.

Do mesmo modo como somos bastante sensíveis à voz dos outros, também respondemos inconscientemente aos seus padrões respiratórios.

Usamos expressões do tipo “Oh, ele está tão tenso” ou “E fácil conviver com ela”, e a reação emocional que temos diante da vida expressa-se através dos padrões respiratórios das pessoas, embora raramente nos demos conta disso.

Você poderá descobrir que tem dificuldade em inalar de uma forma realmente completa. Já outras pessoas sentem difi­culdade em exalar totalmente.

Quando você começar a respirar através desses padrões rítmicos, descobrirá que eles exercem um efeito profundo sobre sua confiança e bem-estar. Se você for fumante, poderá abando­nar espontaneamente o cigarro.

(Como diz um amigo meu: “Nunca conseguimos obter o suficiente daquilo de que realmen­te não precisamos. O desejo de fumar é em parte o desejo de respirar mais. Como inalamos fumaça e não ar, cada vez que tiramos uma baforada precisamos de mais. O vício é um desejo que nunca pode ser satisfeito.

Quando começamos a respirar dessa maneira completa, podemos descobrir pela primeira vez que recebemos aquilo pelo que realmente ansiávamos, e a vontade de fumar gradualmente desaparece.”)

Se você for inseguro, descobrirá que está ficando cada mais confiante e seguro de si. Se costuma perder a calma, perceberá que conse­gue se controlar com muito mais facilidade.

Agnes D. nos disse num seminário: “Realmente preciso falar com vocês a respeito da incrível mudança que a respiração causou em mim. Estou casada há dois anos e sempre fui muito ciumenta.

 Eu vivia pensando no que eu faria se encontrasse meu marido com outra. Eu achava que o mataria e depois provavelmente morreria também. Bem, na semana pas­sada o pior aconteceu.

 Ele não veio para casa e descobri que ele estava com outra mulher. Uma coisa engraçada aconteceu então. Eu andara praticando a respiração e fiz o Moderador de Emoções e a Respiração Mágica quando falei com ele ao telefone.

“Normalmente, eu teria gritado enfurecida, mas dei comigo lidando com ele com muita calma. Perguntei-lhe quando ele viria para casa para que pudéssemos conversar.

Acho que ele ficou surpreso por eu ter me mostrado tão serena. Bem, quando de chegou em casa eu ainda estava praticando a respiração, de modo que continuei calma.


 Em nenhum momento gritei ou berrei. Antes eu achava que não conseguiria suportar a infide­lidade dele. Agora, dei comigo pensando: ‘Puxa, fico imaginan­do como ele será com essa outra mulher. Ele deve ser uma pessoa diferente com ela.’ Fiquei surpresa ao descobrir que eu estava interessada e curiosa.

“De repente, ele me pareceu um estranho interessante que eu não conhecia muito bem. Ao mesmo tempo, eu sabia, bem no fundo, que não ia morrer por causa disso, independente do que acontecesse.

 Eu ficaria bem, mesmo que ele me deixasse. Nunca, em momento nenhum, eu teria imaginado antes que poderia pensar dessa maneira!

 Bem, ele ficou tão surpreso com a maneira calma como eu estava agindo que começou a conver­sar comigo; conversamos a noite inteira.

 Acho que foi a melhor conversa que já tivemos. Não sei o que vai acontecer, mas sei que, seja lá o que for, tudo ficará bem.

“Sinto que algo muito importante me aconteceu — é como se eu tivesse me achado como pessoa. Consegui até mesmo ver as coisas do ponto de vista dele e compreender seus sentimentos sem me sentir confusa, magoada, furiosa e terrivelmente ciu­menta como em geral me sinto.

 Estou me sentindo muito bem a respeito de mim mesma. É como se houvesse dentro de mim uma pessoa nova e forte que eu não conhecesse e estou orgu­lhosa da maneira como me comportei.

 Percebo que ele também está olhando para mim de forma diferente. Isso é bom, mas, curiosamente, deixou de ser a coisa mais importante na minha vida.”

Controlar a respiração possibilita-lhe ter acesso a aspectos ex­pandidos da sua personalidade. Sua consciência de “testemu­nha” começa a funcionar.

Você se torna mais objetivo, e uma vez que isso acontece, você nunca mais se sente tão indefeso e fora de controle, mesmo que vivencie emoções negativas.

 Do mesmo modo como algumas pessoas têm mais dificuldade em receber atenção do que dá-la, outras expressam através da sua respiração superficial a dificuldade que têm de se afirmar.

Elas se sentem inseguras para respirar profundamente e viver plena­mente. O fato de você começar a partir do interior ou do exterior não parece ter importância.

 Com efeito, muitas pessoas acham mais fácil começar com a respiração, e a abertura que começa a ter lugar é extraordinária e não exige esforço. Sua qualidade de vida transforma-se.



De repente, uma mulher decide ter seu próprio negócio, algo que ela sempre quisera fazer mas nunca tivera coragem de tentar

Um jovem que trabalhava num banco e detestava o emprego pediu demissão para ser jornalista. Um pianista que sempre fora tímido ousou formar sua própria orquestra e foi convidado para chefiar o departamento de jazz da universi­dade onde estivera lecionando;

 ele também começou a pro­ferir palestras na televisão. As pessoas mudam de profissão, de direção, perdem vinte quilos, começam a encontrar uma vida nova e expandida — basicamente porque a respiração colocou-as em contato com seus talentos, seu carisma.

Aí então, elas foram capazes de exteriorizá-los e expressá-los na sua vida.

As pessoas que têm dificuldade em exalar totalmente po­dem ter uma auto-imagem muito rígida. Elas têm medo de relaxar e expressar seus verdadeiros sentimentos.

 Os gritos, o Golpe de Caratê, os exercícios de hostilidade, o Macaco, o Grande Uau!, o Infalível Caçador de Borboletas ajudam a liberar sentimentos — o que estimula todo o organismo.

Quando você eleva o nível de energia, o mero momentum de liberação rompe antigas barreiras. De repente, as pessoas passam a ter mais facilidade de falar o que sentem, mostrar seus sentimentos, correr riscos e começar a aproveitar plenamente a vida.

As misteriosas profundezas e os aspectos da personalidade come­çam a reluzir com uma inesgotável radiância.

 Amigos param meus alunos na rua e perguntam-lhes se eles se apaixonaram, conseguiram um emprego melhor ou estiveram de férias. Eles sentem que algo está diferente.

Após eliminar profundamente o estresse do corpo e da mente, a meditação passa a estar a um pequeno passo. As pessoas começam a entrar naturalmente em estado meditativo quando fazem a respiração lenta.



“Ei, isto parece familiar”, dirá alguém. “Eu costumava estar com frequência neste estado quando era criança.”

É um sentimento agradável. Todo mundo já teve momentos de total concentração quando envolvidos com algo belo — uma música, uma paisagem, o ato sexual. O envolvimento despren­dido é semelhante a um sonho, e as pessoas logo reconhecem que seus impulsos mais criativos têm origem naquele local peculiar logo atrás da consciência desperta.

Como somos tão voltados para os resultados, precisamos de um lugar onde possamos estar certos de que nosso subcons­ciente surgirá com soluções mágicas, novas percepções e um processamento não programado da nossa vida.

 O mais extraor­dinário a respeito do nosso sistema nervoso é sua tendência natural para evoluir. Se tiver uma pequena oportunidade, o sistema nervoso extrai da meditação exatamente o que precisa. As pessoas que precisam ser estimuladas ficam mais animadas. As que precisam se acalmar, ficam mais tranquilas. Tudo acontece sem que façamos absolutamente nada a não ser nos permitirmos ficar “vazios” (o que é extremamente difícil).

Postado por Dharmadhannya




Nenhum comentário:

Postar um comentário