sábado, 19 de dezembro de 2020

Mindfulness - Atenção Plena no trabalho

 


A atenção plena 

tem sido um tópico de extensas pesquisas, muitas das quais sugerem que a prática tem consideráveis ​​benefícios relacionados à saúde física e mental.

 Um tema importante na pesquisa de mindfulness são seus efeitos nos distúrbios relacionados ao humor e ansiedade: as terapias baseadas em mindfulness mostraram reduzir as taxas de recaída depressiva, e uma meta-análise recente descobriu que os programas de meditação mindfulness estavam associados à redução da ansiedade, depressão e dor.

Mas e quanto à atenção plena pode

estar por trás dessas mudanças positivas?

Embora os mecanismos exatos ainda sejam amplamente desconhecidos, vários cientistas propuseram que os benefícios da atenção plena para a saúde são causados, em parte, por quatro fatores interrelacionados: regulação da atenção, consciência corporal, mudança na perspectiva do self e regulação da emoção.

A regulação da atenção é a capacidade de manter a consciência em um objeto de meditação, como a respiração. É treinado, em parte, por gentil e repetidamente trazer a atenção de volta ao objeto de meditação quando distraído. A atenção sustentada pode ajudar a desenvolver emoções positivas.

 A consciência corporal é a capacidade de monitorar as sensações do corpo e acredita-se que estimule a consciência e a regulação emocionais e a resposta empática. Isso pode ser alcançado aplicando atenção plena ao corpo, talvez com uma “varredura corporal”, conforme descrito por Kabat-Zinn

 Mudança de perspectiva sobre o self é a capacidade de alterar a autopercepção. No budismo, a crença de que o eu é permanente e imutável é considerada a principal causa do sofrimento psicológico. Acredita-se que a plena atenção aumenta a habilidade de ver o eu como impermanente e mutante, e leva a formas duradouras de felicidade.

 A regulação emocional é a capacidade de ajustar as respostas emocionais por meio de uma variedade de técnicas e estratégias.

 Quem pratica a atenção plena é orientado a se expor às emoções, sentindo e não reagindo à experiência emocional, seja ela agradável ou desagradável ou não.

  Dito de forma mais simples, as emoções e suas respostas corporais relacionadas devem ser aceitas. Esse tipo de exposição emocional facilita o bem-estar e o surgimento e desaparecimento de emoções.


1. O que é atenção plena no local de trabalho?

2. Como você pratica a atenção plena?

3. Por que a atenção plena no local de trabalho é tão importante?

4. Quais são os benefícios que os funcionários obtêm ao praticar a atenção plena?

5. Quais são os exemplos de atenção plena no local de trabalho?

6. Quais são alguns exercícios de atenção plena?

7. Por que os programas de bem-estar são os melhores lugares para oferecer atenção plena no local de trabalho.

8. Como você pratica estar presente?

9. Como a atenção plena no local de trabalho o ajuda a viver o momento?

10. Como adicionar atenção plena ao seu programa de bem-estar existente

E daí?




1. O que é atenção plena no local de trabalho?

Quando você pratica a atenção plena em casa ou a atenção plena no local de trabalho, você será uma versão melhor de você!

 Seu celular está zumbindo, o telefone do trabalho está tocando e sua chefe o convida para entrar no escritório. Além disso, há uma pilha de papelada que clama por sua atenção. Então, o que você faz? Bem, se você é como a maioria dos trabalhadores no século 21, você "multi-tarefa".

A multitarefa verdadeira não é possível. Você ouviu corretamente. É fisicamente impossível dividir sua atenção para que você possa realizar duas tarefas de trabalho ao mesmo tempo.

 “Atenção plena é a capacidade de saber o que está acontecendo em sua cabeça a qualquer momento, sem se deixar levar por isso.” - Dan Harris

 Pessoas que tentam multitarefa são menos eficazes quando se concentram em duas ou mais tarefas do que seriam se focassem em uma coisa até que ela fosse concluída. É aqui que entra a “atenção plena”.

 Pessoas que foram treinadas em “plena consciência” dizem que se tornaram mais conscientes de como sua própria mente funciona. Eles veem como seus próprios filtros afetam as percepções e, portanto, as decisões que tomam.

 Este vídeo dará a você uma visão geral divertida da atenção plena.

 Quando aprendem a controlar esses filtros, ficam mais dispostos a ouvir e aprender com os outros. Eles se tornam mais conscientes de suas próprias noções preconcebidas e se tornam receptivos a um conjunto maior de possibilidades que não haviam considerado antes.

Tudo isso a partir da atenção plena - realmente? Pessoas conscientes aprenderam a se concentrar em uma tarefa de cada vez. Nesse sentido, a atenção plena vai muito além de “pensar fora da caixa” para nem mesmo ter uma caixa para começar. Pessoas conscientes procuram a melhor solução para qualquer problema que possam ter.

 Aqueles que estão atentos têm uma consciência maior de como se conectam aos outros, à comunidade e às gerações futuras. Os índios  tinham uma regra sobre a tomada de decisões: qualquer decisão deve levar em consideração como pode impactar as próximas sete gerações.


 

Seria ótimo se pudéssemos ir além de pensar em "minhas necessidades agora!" Assim, você pode ver como a atenção plena no local de trabalho pode beneficiar a continuidade dentro do seu grupo.

 2. Como você pratica a atenção plena?

A maioria das pessoas que pratica a atenção plena o faz iniciando qualquer processo meditativo. Eles geralmente começam com uma respiração profunda, que tende a relaxar todas as partes do corpo e da mente. Então, eles se concentram em uma coisa. Apenas um. Pode ser um leão azul, conforme ilustrado neste vídeo , ou uma laranja, ou qualquer coisa realmente.

 A chave é praticar o foco em apenas uma coisa. Você não deve se preocupar se sua mente for atraída para outras coisas. Na verdade, provavelmente será. Quando você perceber que sua mente está divagando, apenas guie-a de volta sem julgamento e concentre-se em sua única coisa. Ai está! É realmente muito simples.

 Quando você praticar a plena consciência de forma consistente, verá mais claramente que está conectado de centenas e milhares de maneiras a tudo ao seu redor. Você estará conectado a outras pessoas, à sua comunidade e ao planeta.

 Quando você reserva um tempo para praticar a atenção plena no local de trabalho, e a prática é obrigatória, você se torna mais capaz de se concentrar em uma coisa de cada vez. Você terá essencialmente criando novos padrões no seu pensamento, concentrando-se no presente e ficando quieto. Você estará no processo de ganhar uma vida com sucesso, não um ganha-pão!

 3. Por que a atenção plena no local de trabalho é tão importante?

A atenção plena no local de trabalho está se tornando mais importante à medida que nos transformamos de uma economia de manufatura para uma economia baseada no conhecimento. Em uma economia de manufatura, o corpo era o principal meio de produção. Mas em uma economia do conhecimento, é o cérebro.


 
Um famoso consultor de gestão referiu-se aos funcionários em uma economia do conhecimento como um "ativo de capital". A verdade é que ninguém treina quem administra os outros como administrar a si mesmo. E ninguém aprende a transformar a maior ferramenta da economia do conhecimento, a própria mente!

 Se um gerente não consegue se concentrar, isso se torna um grande problema, porque toda emoção negativa influencia a tomada de decisões. A atenção plena no local de trabalho permite que os gerentes abandonem os pensamentos sobre o passado e o futuro e se concentrem no presente. Um gerente que domina essa habilidade pode realizar reuniões que acontecem no presente e abandonar reuniões anteriores.

 Atenção plena no local de trabalho, atenção plena no trabalho, como estar consciente, atenção plena do funcionário

E a avaliação de desempenho anual? Normalmente, o processo de revisão gira em torno de críticas que justificariam um empregador de dar a um empregado um aumento salarial maior.

 O funcionário ficaria na defensiva, o que acionaria a parte do cérebro que lida com as emoções. Mas e se, em vez disso, os gerentes começassem com uma pergunta como: "Como você acha que foi este ano?"

 Claro, haveria uma curva de aprendizado, mas, em última análise, ao responder a essa pergunta, a atividade cerebral do funcionário se moveria para a parte do cérebro que está relacionada ao julgamento, caráter e ambição, para citar alguns.

 E quanto a multitarefa? Aqui está o que a pesquisa diz. Basicamente, depois de reduzir o tempo gasto em multitarefas, os participantes relataram que tanto a produtividade quanto a qualidade do trabalho aumentaram significativamente.


 
Na verdade, eles estavam significativamente conectados com colegas, familiares e amigos por serem capazes de ouvir melhor. Mas praticar a atenção plena no local de trabalho pode ter um impacto ainda maior do que simplesmente mudar a capacidade de ouvir. Ele pode transformar nossa conexão com um mundo maior, canalizando nossos sentimentos de interdependência.

A plena atenção no local de trabalho pode ser um agente de mudança que atinge a visão da empresa.

 4. Quais são os benefícios que os funcionários obtêm ao praticar a atenção plena?

Centenas de estudos publicados mostram que nossos cérebros são maleáveis ​​e podem realmente ser reconectados por meio de uma prática de atenção plena. Pesquisas no cérebro de meditadores de conflito documentaram o crescimento de neurônios na área do cérebro associada ao aprendizado, memória e controle emocional.

 O crescimento do neurônio também ocorre na área do cérebro responsável pela consciência. MRIs funcionais observaram outras transformações cerebrais positivas em apenas oito semanas e com uma prática diária de pouco menos de 30 minutos.

 Aqui está uma grande revisão de todas as pesquisas que documentam os benefícios da atenção plena.

 Então, os funcionários praticam a atenção plena no local de trabalho? Sim, eles fazem. Existem esforços organizados em todo o país para liderar o movimento mindfulness. Muitas empresas maiores ajudaram seus funcionários a aprender as habilidades de atenção plena no local de trabalho.

Os funcionários do Google aprenderam a se acalmar quando querem e isso os ajuda a serem mais produtivos no trabalho. Essencialmente, eles aprendem como lidar com o desconhecido antes mesmo de saberem que há algo que eles não sabem.

 

Funcionários atentos muitas vezes são capazes de perceber seu próprio crescimento, especialmente no que diz respeito ao relacionamento com os colegas.

Mas a prática da atenção plena no local de trabalho pode ajudar a lidar com gerentes difíceis? Se for verdade que “você só pode controlar a si mesmo”, então não vale a pena ficar com raiva de um chefe, não importa o quão difícil seja!

Gerentes difíceis sempre serão difíceis, mas quando um funcionário pratica a atenção plena, eles criam a capacidade de se relacionar com esse gerente com uma percepção muito mais ampla e com novas habilidades.

 O funcionário pode responder com mais disciplina e capacidade de ver as coisas com mais clareza do que os outros.

5. Quais são os exemplos de atenção plena no local de trabalho?

E quanto à atenção plena para o gerente? Não há dúvida de que os administradores devem aprender a administrar a si mesmos. E, quando o fizerem, todos os tipos de pesquisa sugerem que eles se tornarão mais eficazes como líderes.

Se liderarem bem o suficiente, suas empresas terão mais sucesso e, por fim, levarão a avanços na carreira. Provavelmente, isso se deve ao fato de que os trabalhadores que gerenciam, especialmente na economia do conhecimento, foram capazes de trabalhar de maneira mais produtiva e eficaz.

Considere o gerente que pensa em um novo empreendimento. O gerente treinado em mindfulness foi além de “ser eficaz” para mudar a maneira como vê e se relaciona com o mundo.

 Eles aprenderam a controlar o sistema nervoso acalmando-se. Eles também têm uma noção melhor de como resolver problemas em um mundo que ainda não existe.

 O gerente treinado em não mindfulness tem maior probabilidade de pensar em como o novo empreendimento pode fracassar e, portanto, refletir mal sobre suas habilidades. Uma mentalidade cria oportunidades, enquanto a outra a fecha.

 6. Quais são alguns exercícios de atenção plena?

O segredo de qualquer estratégia baseada em atenção plena é a atenção ao presente. Basicamente, você obtém o cérebro que pratica com atenção.

Aqui está um vídeo para ajudá-lo a começar alguns exercícios simples de atenção plena.

Aqui uma compilação de uma lista fácil de exercícios de atenção plena :

 Preste atenção. É difícil desacelerar e perceber as coisas em um mundo agitado. Experimente dedicar um tempo para vivenciar o ambiente com todos os seus sentidos - tato, som, visão, olfato e paladar.

 Viva o momento. Tente intencionalmente trazer uma atenção aberta, receptiva e criteriosa para tudo o que você faz. Encontre alegria em prazeres simples.

 Aceite-se. Trate-se como trataria um bom amigo.


 Concentre-se em sua respiração. Quando você tiver pensamentos negativos, tente sentar-se, respire fundo e feche os olhos. Concentre-se na respiração à medida que ela entra e sai do corpo. Sentar e respirar por apenas um minuto pode ajudar.

7. Por que os programas de bem-estar são os melhores lugares para oferecer atenção plena no local de trabalho.

Na maioria das organizações, um novo programa precisa de um lar permanente. Não há dúvida de que melhorar a capacidade do funcionário de lidar com o estresse no trabalho é claramente o objetivo de quase todos os programas de bem-estar.

A principal aplicação da atenção plena no local de trabalho provavelmente está relacionada à saúde ou à redução do estresse. Faz todo o sentido aninhar qualquer iniciativa de atenção plena no programa de bem-estar.

 Quase todos os programas de bem-estar de última geração oferecem atenção plena na programação do local de trabalho. Aqui está um ótimo artigo sobre como reduzir o estresse no trabalho.

 8. Como você pratica estar presente?

A plena atenção se baseia na ideia de que a maioria das pessoas concentra suas mentes no passado ou no futuro na grande maioria do tempo. Eles lidam com o presente principalmente operando no piloto automático.

A atenção plena é apenas uma forma de direcionar a atenção - prestando atenção para nos tornarmos mais conscientes de nossas emoções, crenças e ações no presente. Quando você sabe exatamente o que está realmente acontecendo no presente, é mais capaz de responder corretamente.

 Aqui estão mais alguns exercícios de atenção plena estruturados que você pode praticar.

 Meditação de varredura corporal. Deite-se de costas com as pernas estendidas e os braços ao longo do corpo, as palmas das mãos voltadas para cima. Focalize sua atenção lenta e deliberadamente em cada parte do corpo, em ordem, dos pés à cabeça ou da cabeça aos pés. Esteja ciente de quaisquer sensações, emoções ou pensamentos associados a cada parte do seu corpo.

Meditação sentada. Sente-se confortavelmente com as costas retas, os pés apoiados no chão e as mãos no colo. Respirando pelo nariz, concentre-se na respiração entrando e saindo do corpo.


  Como estar atento

Se sensações físicas ou pensamentos interromperem sua meditação, observe a experiência e então volte o foco para a respiração.

 Meditação ambulante. Encontre um lugar tranquilo de 3 a 6 metros de comprimento e comece a andar lentamente. Concentre-se na experiência de caminhar, estando ciente das sensações de ficar em pé e dos movimentos sutis que mantêm o equilíbrio. Ao chegar ao fim do caminho, vire e continue caminhando, mantendo a consciência de suas sensações.

 9. Como a atenção plena no local de trabalho o ajuda a viver o momento?

Para entender por que “viver o momento” é necessário é uma prática de atenção plena bem-sucedida, considere como ações conscientes se tornam hábitos não conscientes.

 No interesse de preservar recursos, o cérebro move uma ação repetida da parte consciente para a parte habitual do cérebro. Assim, viver o momento atrai qualquer atividade que você esteja realizando da parte habitual do cérebro de volta para a parte consciente do cérebro.

 10. Como adicionar atenção plena ao seu programa de bem-estar existente

Aqui estão três ideias.

Primeiro, você pode oferecer ou criar uma campanha ou desafio de atenção plena no local de trabalho. Se você trabalha com um fornecedor de serviços de saúde e bem-estar, pergunte se ele tem algo que possa ajudar a ensinar os princípios da atenção plena.

 Há duas maneiras  de estar focado na atenção plena pessoal e o outro está focado no uso da atenção plena no local de trabalho.

 Atenção plena do funcionário

 Por exemplo, em nossa campanha pessoal de atenção plena, os participantes aprendem como respirar fundo, praticar a gratidão, fazer uma caminhada consciente e se conectar de forma significativa com outras pessoas.

Em nossa campanha de mindfulness no local de trabalho, os participantes praticam ouvir a sua língua, estar presentes, ser pacientes e ter compaixão.

Em segundo lugar, você poderia dar um palestrante ou almoçar e aprender sobre a atenção plena.

 Terceiro, você pode atualizar seu sistema de pontos de incentivos de bem-estar para dar pontos aos funcionários que completam os desafios de mindfulness, apresentações ou prática de mindfulness.

 E daí?

A atenção plena permite que as pessoas tenham mais consciência da importância do presente, em oposição ao passado ou futuro. Aqueles que praticam a atenção plena geralmente começam com uma respiração profunda e depois se concentram em uma coisa. Esse foco adicional ajuda as pessoas a se tornarem mais produtivas, criativas, pacientes e compreensivas.

Postado por dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário