quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Alimentação - Prisão de Ventre (Constipação)

 



 Prisão de Ventre (Constipação) 

O primeiro impulso quando você está nessa situação é tomar um laxante, mas pode ser que você não precise disso. A melhor forma de regularizar o intestino é comer mais fibras — 20 a 35 g por dia. 

As fibras absorvem água, fazendo com que as fezes fiquem mais macias e volumosas, o que acelera sua passagem através dos intes­tinos. Para melhor uso de toda essa fibra, você vai precisar de mais líquidos. 

E não se esqueça dos exercícios, que também ajudam seu intestino a realizar os movimentos peristálticos. Seguindo essas 3 dicas, certamente você vai sorrir novamente. 

Qual é o problema? 

Você “sente o chamado da natureza” e quer atende-lo, desesperadamente. Mas o corpo não responde ou, quando responde, as fezes se mostram duras, secas e passam com dificuldade ou dor. 

A razão mais comum para os intestinos fazerem greve é a ausência de fibras ou água na sua alimentação. 

Mas existem outras causas possíveis, como falta de exercícios, uso frequente de laxantes ou enemas (lavagens intesti­nais) e problemas de saúde como diabetes, hipotiroidismo, depressão grave ou síndrome do intestino irritável. Certos medica­mentos também podem ser os responsáveis. 

Devo chamar o médico? 

Embora incômoda, a constipação normalmente não é um grande problema. Entretanto, às vezes, pode sinalizar uma condição grave, como câncer colorretal ou obstrução intestinal. 

Procure o médico se o problema durar 2 semanas ou mais, mesmo seguindo as recomendações do texto. E procure o médico imediatamente se observar sangue nas fezes ou se a constipação for acompanhada por febre, dor abdominal intensa ou espasmos. 
E, se recentemente, você iniciou o uso de nova medicação que parece causar prisão de ventre, faie com seu médico. Entre as drogas que podem ser responsáveis por essa condição, estão anti-histaminicos, diuréticos, drogas para a pressão arterial, sedativos, suplementos de cálcio, certos antidepressivos e antiácidos que contenham cálcio ou alumínio 

Regule com Fibra 

Comece o dia com cereais com alto teor de fibras. 

Algumas marcas contêm até 14 g de fibras insolúveis, o tipo que dá volume às fezes, estimulando o organismo a acelerar sua passagem no trato digestivo. Um conselho aos prudentes: se você não estiver acostumado, comece com uma porção pequena — digamos, 1/4 de xícara, servida com leite desnatado ou iogurte light — e, então, aumente as doses aos poucos. Do contrário, você pode ter gases, distensão do abdome e cólicas. 

Abuse de feijões, ameixas secas, figos e aveia. Todos são ricos em fibras solúveis, que se transformam em gel nos intestinos e ajudam a amolecer as fezes. Peras também são boa fonte de fibras. 

Junte 1 a 2 colheres de chá de sementes de psílio a uma xícara com água quente. Deixe em repouso por 2 horas, acrescente limão e mel à vontade e beba. O psílio dá volume às fezes e constitui-se no principal ingrediente de muitos laxantes. 

As sementes são vendidas em lojas de produtos naturais. Você também pode experimentar esse chá terapêutico com sementes de linhaça. 

Atenção! Verifique se não é alérgico(a): na primeira vez que experimentar a erva tome uma colher pequena... e observe se você revela reações alérgicas... 

A linhaça tem alto teor de fibras e contém ômega-3, excelente para o coração. Tome 1 colher de sopa de sementes moídas, 2 ou 3 vezes por dia. Algumas pessoas apreciam o gosto das sementes de linhaça (lembra um pouco o de nozes). 

Se você não gostar do sabor único, misture-as aos cereais matinais. Ou triture as sementes em um moedor, guarde as sementes moídas na geladeira e adicione A colher de chá ao seu suco de preferência. 

À medida que aumentar a ingestão de fibras, lembre-se de beber muita água — pelo menos 8 copos por dia. 

As fibras são extremamente absorventes e, se você não beber água suficiente, suas fezes poderão ficar pequenas, endurecidas e causar dor no momento da evacuação. 


Bebida Quente Faz Aliviar 

■Tome um cafezinho pela manhã. Se você é viciado em café, já deve saber que a cafeína favorece o movimento peristáltico. Ela induz o movimento intestinal porque estimula o cólon. Só não beba em demasia — a cafeína tem efeito diurético e elimina líquidos do organismo. 

Se não gosta de café, experimente outra bebida quente como primeira opção a ingerir pela manhã. Chás de ervas ou descafeinados ou 1 xícara de água quente com um pouco de suco de limão ou mel também podem estimular o intestino. (Sumo de limão é um laxante natural.) 

O chá de dente-de-leão (taráxaco), que tem um leve efeito laxante, pode ajudar a regularizar seu intestino. Coloque 1 xícara de água fervente em 1 colher de chá da raiz desidratada e beba 3 vezes por dia. Você encontra raiz de taráxaco desidra­tada em lojas de produtos naturais. 

Pode Torcer o Nariz — mas Funciona 

Um dos remédios favoritos da vovó, o óleo de rícino ajuda mesmo a melhorar a constipação intestinal. Um compo­nente do óleo se transforma em uma substância que estimula o movimento dos intestinos. Tome de 1 a 2 colheres de chá com o estômago vazio e espere 8 horas para sentir seu efeito. 

Frutas Enrugadas Também Funcionam 

A ameixa seca é um dos remédios mais antigos para prisão de ventre. Tem alto teor de fibras (3 ameixas secas contêm 3 g de fibras). As ameixas secas também contêm um composto chamado diidroxifenil isatina, que estimula as contrações intestinais responsáveis pela vontade de ir ao banheiro. 

Não gosta de ameixas? Coma uvas-passas. Coma também possuem alto teor de fibras e contêm ácido tartárico que tem efeito laxante. Um estudo comprovou que o tempo que os alimentos digeridos gastam para passar pelo trato digestivo reduziu-se à metade em pessoas que comeram 120 gramas (uma caixa pequena) de passas por dia. 



Exercite-se 

Faça exercícios regulares. Quando você movimenta o corpo, também está ajudando a eliminação dos dejetos através dos intestinos mais rapidamente. Empenhe-se em dar menos uma pequena caminhada por dia. 

Aplique Pressão 

Uma alternativa comum para constipação é a técnica da acupressão. Os especialistas dizem que ela ajuda a digestão — e, portanto, os intestinos. Aplique pressão com o polegar no ponto que fica a 4 dedos de distância do punho, na parte posterior do antebraço. Faça isso durante 2 minutos por d enquanto o problema persistir. 

Últimos Recursos 

A erva cascara-sagrada é tão efetiva como estimulante— do trato intestinal que é acrescentada a vários laxantes. A erva pode ser encontrada em várias formas; siga as orientações da embalagem. 

Mas não tome por mais de 2 semanas, pois pode causar perda de nutrientes, líquidos e de sal — e, com o uso frequente, a você pode ficar dependente. 

Se outros remédios não conseguirem debelar o problema, experiente a mãe de todos os laxantes na: sene. Deve funcionar em cerca de 8 horas; por isso, as pessoas geralmente tomam antes de dormir. Tome apenas de 20 a 40 gotas da tintura à noite. Com o uso repetido, você pode ter cólica e diarreia. A semelhança da cascara sagrada, o uso prolongado pode causar dependência, e irritação. 

Nunca tente forçar a evacuação. Pode causar hemorroidas ou fissuras anais. Esses achaques não apenas doem, como também agravam a prisão de ventre porque estreitam o orifício anal. 

Nunca adie a vontade de defecar. Caso contrário, a consequência pode ser prisão de ventre. 

Constipação – Realidade ou Ilusão 

O mundo dos anúncios nos faz acreditar que a evacuação diária é a base da saúde perfeita. Isso não é verdade, dizem os médicos. Muitos de nós tão-somente pensamos que estamos com prisão de ventre, mas nossos corpos não. 

As pessoas têm ritmos corporais variados e é tão saudável para algumas pessoas evacuar 1 vez a cada 3 dias como é normal (para outras pessoas) fazê-lo 3 vezes por dia.
Revista  Seleções



Alimentos que combatem a prisão de ventre

Tatiana Zanin

Os alimentos que causam prisão de ventre e que devem ser evitados são:

 

Alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes, bolos, doces, bolachas recheadas e chocolates;

Alimentos ricos em gorduras, como frituras, empanados e comida pronta congelada;

Fast food e comidas congeladas, como lasanhas ou pizzas;

Leite e derivados integrais, pois são ricos em gorduras;

Carnes processadas, como linguiça, bacon, salsicha e presunto.


Algumas frutas, como a banana verde e a goiaba, por exemplo, podem piorar a prisão de ventre. Além disso, a falta de atividade física e o uso frequente de remédios laxantes, antidepressivos ou que combatem a azia também podem contribuir para a prisão de ventre.

Quanto de água e fibra se deve consumir?
As fibras são substâncias de origem vegetal que não são digeridas pelas enzimas do trato gastrointestinal, o que faz com que exista um aumento da quantidade de líquido das fezes do cólon, da microbiota intestinal, do peso e da frequência com que as fezes passam pelo cólon. A quantidade de fibra recomendada para adultos deve ser entre 25 a 38 gramas por dia e de 19 a 25 gramas para crianças.

  A água e os líquidos são os responsáveis por hidratar a nível do intestino as fibras provenientes da alimentação, suavizando as fezes e facilitando a sua eliminação. Além disso, também hidrata todo o trato intestinal, fazendo com que as fezes transitem com mais facilidade até que sejam expulsadas.

 De forma geral, é indicado que sejam consumidos 2 litros de água por dia, no entanto a quantidade ideal de água varia de acordo com o peso da pessoa, sendo de 35 ml/kg/dia. Assim, uma pessoa com 70kg deverá consumir 35 ml/kg x 70 kg = 2450 mL de água por dia.

 Ao manter uma alimentação equilibrada e o consumo adequado de água, é normal que o intestino comece a funcionar bem ao fim de 7 a 10 dias de dieta. Além disso, é importante lembrar que a prática de atividade física frequente também ajuda a regular o trânsito intestinal.

Atenção: Este é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. 

Postado por Dharmadhannya

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário