sábado, 29 de agosto de 2020

A memória e a Ginástica Cerebral

 


https://www.youtube.com/watch?v=VL4an7UC3wA

A memória e a Ginástica Cerebral

Aumente a Capacidade do Cérebro

A maioria das pessoas usa em média 3 a 4% da sua capacidade cerebral, isso foi constatado com aparelhos avançados de tomografia. É muito pouco. Estima-se que gênios como Einstein tenham chegado a 10%. O objetivo da técnica, ao fazer os dois hemisférios funcionarem juntos é exatamente aumentar essa capacidade.

Os benefícios são muitos: melhora a memória, a concentração, o aprendizado, a criatividade. O livro GINÁSTICA CEREBRAL ensina tudo isso, apresenta inclusive exercícios para quem tem problemas com português, ativando o lado do cérebro que raciocina com palavras, e no caso da matemática, ativando o lado do cérebro que raciocina com números.

 "A Ginástica Cerebral é a ligação entre o corpo e a mente e pode ser feita por pessoas de qualquer idade, do bebê ao octogenário. Ao enviar estímulos para o cérebro e fazê-lo funcionar ao mesmo tempo, você faz com que ele se desenvolva e aumente a sua capacidade", afirma Prado.

Mas, o que vem mesmo a ser a Ginástica Cerebral? Trata-se de um método científico, desenvolvido desde 1960 nos Estados Unidos pelo DR. Dennison (PhD em educação pela Universidade da Califórnia).

https://www.youtube.com/watch?v=d33oYfgAPcM

Cada nervo e célula é uma rede que contribui para a nossa inteligência e a nossa capacidade de aprendizagem. Muitos educadores têm encontrado este trabalho bastante útil para melhorar a concentração geral de classe. Introduzido aqui, você vai encontrar quatro exercícios básicos “Brain Gym” que aplicam as idéias desenvolvidas em “Moves inteligentes” e pode ser usado rapidamente em qualquer sala de aula.

Abaixo está uma série de movimentos  chamado PACE. Eles são surpreendentemente simples, mas muito eficaz! Todo mundo tem um ritmo único e essas atividades vai ajudar tanto professor e aluno se tornar positivo, ativo, clara e enérgica para aprender.

Beber água

Como diz Carla Hannaford, “água compreende mais do cérebro (com estimativas de 90%) do que de qualquer outro órgão do corpo.” Tendo estudantes beber água antes e durante a aula pode ajudar a “lubrificar a roda”. A água potável é muito importante antes de qualquer situação estressante - testes! - como nós tendem a transpirar sob estresse, e de-hidratação pode afetar nossa concentração negativamente.

cerebrais Botões


Ponha uma mão de modo que não é tão grande um espaço possível entre o polegar e o dedo indicador.

Coloque o indicador e o polegar para as pequenas reentrâncias abaixo da clavícula em cada lado do esterno. Pressione levemente de forma pulsante.

Ao mesmo tempo, colocar a outra mão sobre a região do umbigo do estômago. Pressione suavemente sobre estes pontos por cerca de 2 minutos.

cruz Crawl

Pé ou sentado. Coloque a mão direita sobre o corpo até o joelho esquerdo como você levantá-lo e, em seguida, fazer a mesma coisa para a mão esquerda sobre o joelho direito, assim como se estivesse marchando.

Basta fazer isso sentado ou em pé por cerca de 2 minutos.

Ups gancho

Pé ou sentado. Cruze a perna direita sobre a esquerda na altura dos tornozelos.

Leve seu pulso direito e cruze-a sobre o pulso esquerdo e ligar os dedos para que o pulso direito está no topo.

Dobre os cotovelos para fora e vire suavemente os dedos em direção ao corpo enquanto não repousa sobre o esterno (osso do peito) no centro do peito. Fique nesta posição.

Mantenha os tornozelos cruzados e os pulsos cruzados e, em seguida, respirar uniformemente nessa posição por alguns minutos. Você será visivelmente mais calmo após esse tempo.

Usando a música na sala de aula

Seis anos atrás, os pesquisadores relataram que as pessoas pontuaram melhor em um teste de QI padrão depois de ouvir Mozart. Você ficaria surpreso com o quanto a música também pode ajudar  estudantes de inglês .


A explicação visual das diferentes partes do cérebro, como eles funcionam e um exemplo de exercício ESL EFL empregando a área específica.

O uso de canetas coloridas para ajudar o cérebro direito lembrar padrões. Cada vez que você usar a caneta que reforça o processo de aprendizagem.

Sugestões Desenho votos

“Uma imagem vale mais que mil palavras” - técnicas fáceis de fazer esboços rápidos que vão ajudar qualquer professor artisticamente desafiado - como eu! - Utilizar desenhos na placa de incentivar e estimular a discussão em classe.

Ele e toda uma equipe de neurologistas, psicólogos, educadores, desenvolveram ao todo 32 exercícios que estimulam o cérebro, com o objetivo de fazer com que os dois hemisférios funcionem ao mesmo tempo – o lado direito, a parte criativa, da imaginação, da sensibilidade, e o do lado esquerdo, o da lógica, do raciocínio, do aprendizado.

Para cada dificuldade, existe um estímulo apropriado, até para evitar aquele famoso branco na hora da prova ou do vestibular. Você faz os exercícios e deixa o seu cérebro ligado. É bom para quem trabalha o dia inteiro na frente do computador porque o campo magnético dos aparelhos eletrônicos interfere diretamente no funcionamento do organismo. Ele suga energia e deixa a pessoa exausta, aumentando o desgaste.

 Também podemos falar que, atualmente, o estresse é um dos grandes inimigos da vida moderna, a origem de todo e qualquer tipo de doença, faz com que os reflexos sejam mais lentos e as pessoas fiquem mais propensas a sofrer acidentes.

Um dia, agora no final dos anos 1990, equivale a 14 anos da vida no início do século. É um megabombardeio diário de informações, e você precisa manter-se atualizado. Dizemos que normalmente, para funcionar, a pessoa perde em média mil neurônios por dia. É a taxa normal que o organismo consome.

Mas, estressado, o indivíduo perde 4 mil neurônios por dia. No estresse crônico, em um ano temos a perda de um milhão e meio de neurônios. Isso vai indicar fadiga mental, perda de memória, dificuldade de concentração, etc.

Apesar de existirem ao todo 32 exercícios, o Dr. Dennison destaca sete fundamentais, que ele chama de Aquecimento de 7 Minutos. São todos exercícios muito simples, muito fáceis, que qualquer pessoa consegue fazer, e demoram em média um minuto cada um.


Recomenda-se que essa sequência básica seja feita de preferencia pela manhã, para dar a partida instantânea no cérebro, ligando o motorzinho da mente para se ter um dia de sucesso em tudo aquilo que se faz, o dia transcorre melhor, tudo parece mais fácil, pois o cérebro funciona melhor.

Aqui no Brasil desenvolvemos uma apostila que acompanha o livro da GINÁSTICA CEREBRAL, apresentando passo a passo cada um desses exercícios. O primeiro é tomar um copo de água, logo ao acordar, ainda em jejum.

A água estimula o cérebro porque ativa o sistema elétrico do corpo, e os neurônios, as células especiais que compõem o cérebro, sendo que temos de 18 a 22 bilhões deles, comunicam-se uns com os outros através de impulsos elétricos. Como a água conduz a eletricidade, ela faz com que a pessoa raciocine melhor e mais rápido.

Mas também é importante mencionar que devemos tomar no mínimo dois litros de água por dia. A água é a gasolina do cérebro. O cérebro precisa de combustível porque é um órgão físico, e está sujeito às leis do universo. Na matéria, nada funciona sem energia.

 

Nos cursos de Ginástica Cerebral são trabalhados quatro princípios de funcionamento do cérebro, como se fossem os alicerces de um edifício.

Ou seja, leva-se a pessoa a desenvolver uma estrutura mental e de raciocínio baseada na sigla P A C E, onde cada letra responde por um princípio diferente.

P: O P é de POSITIVO, porque não adianta estimular o cérebro de uma pessoa negativa, vai ser um tiro pela culatra. Trabalhamos atitudes mentais positivas mas não de forma fantasiosa. Não é o simples pensar positivo que vai fazer dar certo, isso é mera conjectura.

 Para o Dr. Dennison, atitude mental positiva é trabalhar o exercício da ilustração, pontos positivos, massageando pontos da acupuntura na testa que são neurovasculares.

Quando a pessoa fica sentada muito tempo trabalhando, estudando, a tendência da energia, até pela lei da gravidade, é ir baixando de nível, até acabar presa na base da nuca.

Ginástica cerebral: você a pratica? - Dr. Lair Ribeiro

Estressada, ela reclama de dor no pescoço e esse é um indício de que a energia está acumulada na parte de trás do pescoço. Qual o problema disso? É que a base da nuca é a parte mais pobre e primitiva do cérebro humano, equivale aos animais, deixa a pessoa irritada, agressiva, indisposta.

 Então, com esse exercício, pontos positivos, é como se a energia tomasse um elevador, você transfere, puxa de volta a energia para essa parte do cérebro que é a parte rica e nobre.

A: O A é de ATIVO, onde aprendemos a trabalhar exercícios de magnetismo que se traduzem em motivação, liderança e iniciativa, que servem, por exemplo, para um gerente, ou na área de vendas. Também se aplica no campo da psicologia para combater a depressão, vencer medos e aumentar a autoestima.

C: O C é de CLAREZA DE RACIOCÍNIO. Quantas vezes nossa mente está confusa e embaralhada, nossas ideias simplesmente embotadas. Existem exercícios que ajudam a colocar ordem no raciocínio, estabelecendo prioridades, linhas de pensamento, clarificando o entendimento.

E: O E representa os exercícios ENERGÉTICOS, como a água e a respiração abdominal ou profunda, que supre o cérebro com a quantidade necessária de oxigênio fresco, produzindo relaxamento e vitalização. Ajudam na prevenção de doenças como Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer.

Quem pratica a Ginástica Cerebral da testemunho: FUNCIONA! Faz a pessoa se sentir bem melhor em questão de dias. Vale a pena conferir!

 

P A C E significa paz em latim, a tão sonhada paz interior que se adquire ao ativar simultaneamente os dois lados do cérebro, equilíbrio e harmonia com sabedoria!

Pontos Positivos

Os Pontos Positivos estão localizados acima do centro de cada sobrancelha e a meio caminho até a raiz do cabelo. Você pode se deparar com uma pequena saliência em cada ponto.

Pressione suavemente cada um destes pontos com três dedos de cada mão. (Algumas pessoas, enquanto pressionam os seus pontos, preferem cruzar as suas mãos de forma que a mão direita alcance o lado esquerdo da testa). Feche os seus olhos e pressione os pontos ligeiramente durante seis a dez lentas respirações completas.

Você mesmo pode pressionar os seus próprios Pontos Positivos, ou pedir a alguém que os pressione para você. Para aliviar ainda mais o estresse, pressione os pontos enquanto repassa a situação provocadora do estresse, e considera possibilidades alternativas.

O Que os Pontos Positivos Proporcionam?

Os Pontos Positivos são pontos de acupuntura conhecidos especificamente por disseminarem o reflexo lutar-ou-fugir, aliviando o estresse emocional.

O que é ginástica cerebral? | Alto Astral 

Tocar estes pontos transfere a resposta do cérebro ao estresse, do mesencéfalo para a parte frontal do cérebro (o lóbulo frontal), permitindo uma resposta mais racional.

xercícios de ginástica cerebral são exercícios destinados a ajudar o funcionamento do cérebro melhor durante o processo de aprendizagem. Como tal, você pode pensar em exercícios de ginástica cérebro como parte da teoria geral da inteligência múltipla . Estes exercícios baseiam-se na ideia de que o exercício físico simples ajuda o fluxo sanguíneo para o cérebro e pode ajudar a melhorar o processo de aprendizagem por ter certeza que o cérebro permanece alerta. Os alunos podem usar estes exercícios simples por conta própria, e os professores podem usá-los em sala de aula para ajudar a manter os níveis de energia ao longo do dia.

Estes exercícios simples são baseados no trabalho com direitos autorais de Paul E. Dennison, Ph.D., e Gail E. Dennison. Brain Gym é uma marca registrada da Brain Gym Internacional .

 Ele  encontrou pela primeira vez Brain Gym em “Moves inteligentes”, um best-seller escrito por Carla Hannaford, Ph.D. Dr. Hannaford afirma que nossos corpos são uma parte muito importante de toda a nossa aprendizagem e de aprendizagem não é uma função isolada “cérebro”.

 Cada nervo e célula é uma rede que contribui para a nossa inteligência ea nossa capacidade de aprendizagem. Muitos educadores têm encontrado este trabalho bastante útil para melhorar a concentração geral de classe. Introduzido aqui, você vai encontrar quatro exercícios básicos “Brain Gym” que aplicam as idéias desenvolvidas em “Moves inteligentes” e pode ser usado rapidamente em qualquer sala de aula.

Estimular o cérebro e prepará-lo para o aprendizado. É o que defende a Ginástica Cerebral, Técnica desenvolvida na Califórnia e divulgada no Brasil pelo engenheiro químico Carlos Maurício Prado e pelo livro GINÁSTICA CEREBRAL (Brain Gym) do Dr. Paul Dennison, da Século XXI Editora. Carioca, 39 anos, residindo em Porto Alegre, Prado divulga a técnica há um ano e meio e dá treinamentos.

Por Carlos Maurício Prado



Nenhum comentário:

Postar um comentário