https://www.youtube.com/watch?v=VL4an7UC3wA
A memória e a Ginástica Cerebral
Aumente a Capacidade do Cérebro
A maioria das pessoas usa em média 3
a 4% da sua capacidade cerebral, isso foi constatado com aparelhos avançados de
tomografia. É muito pouco. Estima-se que gênios como Einstein tenham chegado a
10%. O objetivo da técnica, ao fazer os dois hemisférios funcionarem juntos é
exatamente aumentar essa capacidade.
Os benefícios são muitos: melhora a
memória, a concentração, o aprendizado, a criatividade. O livro GINÁSTICA
CEREBRAL ensina tudo isso, apresenta inclusive exercícios para quem tem
problemas com português, ativando o lado do cérebro que raciocina com palavras,
e no caso da matemática, ativando o lado do cérebro que raciocina com números.
Mas, o que vem mesmo a ser a
Ginástica Cerebral? Trata-se de um método científico, desenvolvido desde 1960
nos Estados Unidos pelo DR. Dennison (PhD em educação pela Universidade da
Califórnia).
https://www.youtube.com/watch?v=d33oYfgAPcM
Cada nervo e célula é uma rede que
contribui para a nossa inteligência e a nossa capacidade de aprendizagem.
Muitos educadores têm encontrado este trabalho bastante útil para melhorar a
concentração geral de classe. Introduzido aqui, você vai encontrar quatro
exercícios básicos “Brain Gym” que aplicam as idéias desenvolvidas em “Moves
inteligentes” e pode ser usado rapidamente em qualquer sala de aula.
Abaixo está uma série de movimentos chamado PACE. Eles são surpreendentemente simples, mas muito eficaz! Todo mundo
tem um ritmo único e essas atividades vai ajudar tanto professor e aluno se
tornar positivo, ativo, clara e enérgica para aprender.
Beber água
Como diz Carla Hannaford, “água
compreende mais do cérebro (com estimativas de 90%) do que de qualquer outro
órgão do corpo.” Tendo estudantes beber água antes e durante a aula pode ajudar
a “lubrificar a roda”. A água potável é muito importante antes de qualquer
situação estressante - testes! - como nós tendem a transpirar sob estresse, e
de-hidratação pode afetar nossa concentração negativamente.
cerebrais Botões
Ponha uma mão de modo que não é tão
grande um espaço possível entre o polegar e o dedo indicador.
Coloque o indicador e o polegar para
as pequenas reentrâncias abaixo da clavícula em cada lado do esterno. Pressione
levemente de forma pulsante.
Ao mesmo tempo, colocar a outra mão
sobre a região do umbigo do estômago. Pressione suavemente sobre estes pontos
por cerca de 2 minutos.
cruz Crawl
Pé ou sentado. Coloque a mão direita
sobre o corpo até o joelho esquerdo como você levantá-lo e, em seguida, fazer a
mesma coisa para a mão esquerda sobre o joelho direito, assim como se estivesse
marchando.
Basta fazer isso sentado ou em pé por
cerca de 2 minutos.
Ups gancho
Pé ou sentado. Cruze a perna direita
sobre a esquerda na altura dos tornozelos.
Leve seu pulso direito e cruze-a
sobre o pulso esquerdo e ligar os dedos para que o pulso direito está no topo.
Dobre os cotovelos para fora e vire
suavemente os dedos em direção ao corpo enquanto não repousa sobre o esterno
(osso do peito) no centro do peito. Fique nesta posição.
Mantenha os tornozelos cruzados e os
pulsos cruzados e, em seguida, respirar uniformemente nessa posição por alguns
minutos. Você será visivelmente mais calmo após esse tempo.
Usando a música na sala de aula
Seis anos atrás, os pesquisadores
relataram que as pessoas pontuaram melhor em um teste de QI padrão depois de
ouvir Mozart. Você ficaria surpreso com o quanto a música também pode
ajudar estudantes de inglês .
A explicação visual das diferentes partes do cérebro, como eles funcionam e um exemplo de exercício ESL EFL empregando a área específica.
O uso de canetas coloridas para
ajudar o cérebro direito lembrar padrões. Cada vez que você usar a caneta que
reforça o processo de aprendizagem.
Sugestões Desenho votos
“Uma imagem vale mais que mil
palavras” - técnicas fáceis de fazer esboços rápidos que vão ajudar qualquer
professor artisticamente desafiado - como eu! - Utilizar desenhos na placa de
incentivar e estimular a discussão em classe.
Ele e toda uma equipe de neurologistas, psicólogos,
educadores, desenvolveram ao todo 32 exercícios que estimulam o cérebro, com o
objetivo de fazer com que os dois hemisférios funcionem ao mesmo tempo – o lado
direito, a parte criativa, da imaginação, da sensibilidade, e o do lado esquerdo,
o da lógica, do raciocínio, do aprendizado.
Para cada dificuldade, existe um
estímulo apropriado, até para evitar aquele famoso branco na hora da prova ou
do vestibular. Você faz os exercícios e deixa o seu cérebro ligado. É bom para
quem trabalha o dia inteiro na frente do computador porque o campo magnético
dos aparelhos eletrônicos interfere diretamente no funcionamento do organismo.
Ele suga energia e deixa a pessoa exausta, aumentando o desgaste.
Um dia, agora no final dos anos 1990,
equivale a 14 anos da vida no início do século. É um megabombardeio diário de
informações, e você precisa manter-se atualizado. Dizemos que normalmente, para
funcionar, a pessoa perde em média mil neurônios por dia. É a taxa normal que o
organismo consome.
Mas, estressado, o indivíduo perde 4
mil neurônios por dia. No estresse crônico, em um ano temos a perda de um
milhão e meio de neurônios. Isso vai indicar fadiga mental, perda de memória,
dificuldade de concentração, etc.
Apesar de existirem ao todo 32
exercícios, o Dr. Dennison destaca sete fundamentais, que ele chama de
Aquecimento de 7 Minutos. São todos exercícios muito simples, muito fáceis, que
qualquer pessoa consegue fazer, e demoram em média um minuto cada um.
Recomenda-se que essa sequência
básica seja feita de preferencia pela manhã, para dar a partida instantânea no
cérebro, ligando o motorzinho da mente para se ter um dia de sucesso em tudo
aquilo que se faz, o dia transcorre melhor, tudo parece mais fácil, pois o
cérebro funciona melhor.
Aqui no Brasil desenvolvemos uma
apostila que acompanha o livro da GINÁSTICA CEREBRAL, apresentando passo a
passo cada um desses exercícios. O primeiro é tomar um copo de água, logo ao
acordar, ainda em jejum.
A água estimula o cérebro porque
ativa o sistema elétrico do corpo, e os neurônios, as células especiais que
compõem o cérebro, sendo que temos de 18 a 22 bilhões deles, comunicam-se uns
com os outros através de impulsos elétricos. Como a água conduz a eletricidade,
ela faz com que a pessoa raciocine melhor e mais rápido.
Mas também é importante mencionar que
devemos tomar no mínimo dois litros de água por dia. A água é a gasolina do
cérebro. O cérebro precisa de combustível porque é um órgão físico, e está
sujeito às leis do universo. Na matéria, nada funciona sem energia.
Nos cursos de Ginástica Cerebral são
trabalhados quatro princípios de funcionamento do cérebro, como se fossem os
alicerces de um edifício.
Ou seja, leva-se a pessoa a
desenvolver uma estrutura mental e de raciocínio baseada na sigla P A C E, onde
cada letra responde por um princípio diferente.
P: O P é de POSITIVO, porque não
adianta estimular o cérebro de uma pessoa negativa, vai ser um tiro pela
culatra. Trabalhamos atitudes mentais positivas mas não de forma fantasiosa.
Não é o simples pensar positivo que vai fazer dar certo, isso é mera
conjectura.
Para o Dr. Dennison, atitude mental positiva é
trabalhar o exercício da ilustração, pontos positivos, massageando pontos da
acupuntura na testa que são neurovasculares.
Quando a pessoa fica sentada muito tempo
trabalhando, estudando, a tendência da energia, até pela lei da gravidade, é ir
baixando de nível, até acabar presa na base da nuca.
Estressada, ela reclama de dor no
pescoço e esse é um indício de que a energia está acumulada na parte de trás do
pescoço. Qual o problema disso? É que a base da nuca é a parte mais pobre e
primitiva do cérebro humano, equivale aos animais, deixa a pessoa irritada,
agressiva, indisposta.
Então, com esse exercício, pontos positivos, é
como se a energia tomasse um elevador, você transfere, puxa de volta a energia
para essa parte do cérebro que é a parte rica e nobre.
A: O A é de ATIVO, onde aprendemos a
trabalhar exercícios de magnetismo que se traduzem em motivação, liderança e
iniciativa, que servem, por exemplo, para um gerente, ou na área de vendas.
Também se aplica no campo da psicologia para combater a depressão, vencer medos
e aumentar a autoestima.
C: O C é de CLAREZA DE RACIOCÍNIO.
Quantas vezes nossa mente está confusa e embaralhada, nossas ideias
simplesmente embotadas. Existem exercícios que ajudam a colocar ordem no
raciocínio, estabelecendo prioridades, linhas de pensamento, clarificando o
entendimento.
E: O E representa os exercícios
ENERGÉTICOS, como a água e a respiração abdominal ou profunda, que supre o cérebro
com a quantidade necessária de oxigênio fresco, produzindo relaxamento e
vitalização. Ajudam na prevenção de doenças como Mal de Parkinson e Mal de
Alzheimer.
Quem pratica a Ginástica Cerebral da
testemunho: FUNCIONA! Faz a pessoa se sentir bem melhor em questão de dias.
Vale a pena conferir!
P A C E significa paz em latim, a tão
sonhada paz interior que se adquire ao ativar simultaneamente os dois lados do
cérebro, equilíbrio e harmonia com sabedoria!
Pontos Positivos
Os Pontos Positivos estão localizados
acima do centro de cada sobrancelha e a meio caminho até a raiz do cabelo. Você
pode se deparar com uma pequena saliência em cada ponto.
Pressione suavemente cada um destes
pontos com três dedos de cada mão. (Algumas pessoas, enquanto pressionam os
seus pontos, preferem cruzar as suas mãos de forma que a mão direita alcance o
lado esquerdo da testa). Feche os seus olhos e pressione os pontos ligeiramente
durante seis a dez lentas respirações completas.
Você mesmo pode pressionar os seus
próprios Pontos Positivos, ou pedir a alguém que os pressione para você. Para
aliviar ainda mais o estresse, pressione os pontos enquanto repassa a situação
provocadora do estresse, e considera possibilidades alternativas.
O Que os Pontos Positivos
Proporcionam?
Os Pontos Positivos são pontos de
acupuntura conhecidos especificamente por disseminarem o reflexo
lutar-ou-fugir, aliviando o estresse emocional.
Tocar estes pontos transfere a
resposta do cérebro ao estresse, do mesencéfalo para a parte frontal do cérebro
(o lóbulo frontal), permitindo uma resposta mais racional.
xercícios de ginástica cerebral são
exercícios destinados a ajudar o funcionamento do cérebro melhor durante o
processo de aprendizagem. Como tal, você pode pensar em exercícios de ginástica
cérebro como parte da teoria geral da inteligência múltipla . Estes exercícios
baseiam-se na ideia de que o exercício físico simples ajuda o fluxo sanguíneo
para o cérebro e pode ajudar a melhorar o processo de aprendizagem por ter
certeza que o cérebro permanece alerta. Os alunos podem usar estes exercícios
simples por conta própria, e os professores podem usá-los em sala de aula para
ajudar a manter os níveis de energia ao longo do dia.
Estes exercícios simples são baseados no trabalho com direitos autorais de Paul E. Dennison, Ph.D., e Gail E. Dennison. Brain Gym é uma marca registrada da Brain Gym Internacional .
Ele encontrou pela primeira vez Brain Gym em “Moves inteligentes”, um best-seller escrito por Carla Hannaford, Ph.D. Dr. Hannaford afirma que nossos corpos são uma parte muito importante de toda a nossa aprendizagem e de aprendizagem não é uma função isolada “cérebro”.
Cada nervo e célula é uma rede que contribui para
a nossa inteligência ea nossa capacidade de aprendizagem. Muitos educadores têm
encontrado este trabalho bastante útil para melhorar a concentração geral de
classe. Introduzido aqui, você vai encontrar quatro exercícios básicos “Brain
Gym” que aplicam as idéias desenvolvidas em “Moves inteligentes” e pode ser
usado rapidamente em qualquer sala de aula.
Estimular o cérebro e prepará-lo para
o aprendizado. É o que defende a Ginástica Cerebral, Técnica desenvolvida na
Califórnia e divulgada no Brasil pelo engenheiro químico Carlos Maurício Prado
e pelo livro GINÁSTICA CEREBRAL (Brain Gym) do Dr. Paul Dennison, da Século XXI
Editora. Carioca, 39 anos, residindo em Porto Alegre, Prado divulga a técnica
há um ano e meio e dá treinamentos.
Por Carlos Maurício Prado
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