VAZIO COMO PURIFICADOR DO CORAÇÃO
Coração, aqui, representa os sentimentos de uma pessoa. Na língua chinesa, o ideograma coração significa também mente ou consciência. Por isso, Xin Zhãi Fá pode ser traduzido como ‘Método de Purificação do Coração’, ou ‘Método de Purificação da Mente’.
Essa técnica promove a purificação esvaziando a mente dos excessos de pensamentos e sentimentos.
E esse esvaziamento se realiza como consequência da imagem figurada de uma ‘limpeza’, levada a efeito pelo ar que a pessoa respira, quando nessa respiração está concentrada sua consciência.
Excessos de pensamentos e sentimentos são os apegos, as raivas e irritações, as invejas e amarguras, os traumas, mágoas, recalques, neuroses e complexos, todos os sentimentos negativos guardados e acumulados no coração, por muito ou pouco tempo, escondidos ou aflorados ao longo de uma vida.
Durante a meditação, a energia aliada à consciência adquire o poder de penetrar na mente da pessoa, remover aos poucos seus excessos e deixar, no lugar, consciência e energia de níveis mais elevados.
Esse é o processo contínuo de esvaziamento ou purificação.
Por isso, quanto mais esvaziada a mente, mais profunda é a penetração do sopro e mais abrangente a purificação.
Mantendo-se perseverante no método, o processo alcançará os compartimentos mais íntimos do coração do praticante e transformará sua alma egoísta em espírito iluminado.
Quanto mais vazio, mais purificado é o coração e para esvaziar o coração, é preciso apenas observar dois preceitos básicos do Xln Zhãi Fá: sentar-se em silêncio, preferencialmente em lótus12, e concentrar a mente no ar que se respira.
A perspectiva de completo esvaziamento da mente, no entanto, pode gerar sentimentos de apreensão e arrefecer o ânimo da pessoa inclinada a adotar o método.
Mas esse receio é um sentimento infundado. Embora seja correto dizer que coração purificado é coração esvaziado, esse estado não supõe ausência de consciência, mas a existência de uma consciência de nível elevado.
Em lugar de eliminar a consciência, a prática constante do Xln Zhãi Fá trabalha elevando seu nível, a partir do estágio em que se encontre a mente do praticante.
O ponto essencial do método é exatamente a faculdade que possui de esvaziar o coração, mas apenas das impurezas.
A pessoa não se transforma num ser vegetativo, incapaz de pensar ou sentir. Pelo contrário, na medida em que preserva o coração esvaziado, amplia sua consciência.
Continua pensando e sentindo, mas agora os pensamentos e sentimentos estarão obedecendo aos estímulos da Consciência Pura, onde ideias e emoções são naturalmente serenas e harmoniosas, em lugar de obedecer à consciência impura do nível do ego, onde ideias e emoções são quase sempre agitadas e impulsivas.
A Unidade - O Dao - Dharma
O Iniciado, o mago, o estudante quando medita tem consciência do Poder da
Unidade dentro do seu mundo interno. A meditação é uma caminho para a
integração dos oposto Yin e yang que nos leva ao DAO. Se você "está"
muito Yin – passivo , está vivendo um período de inércia, de inatividade, e sua
vida está parada a meditação, o exercício físico é o caminho.
A Supraconsciência nos une com o
Criador,
com a sua "Respiração Universal".
com a sua "Respiração Universal".
Somos Um. Eu sou!
A escuridão não alcança aqueles que
estão em harmonia com a vida, com o Tao.
A realidade da harmonia é luz, o
inferno interior é escuro ...
A harmonia é luz e ilumina
magneticamente sua aura que atrai pessoas para a paz e para a prosperidade da
harmonia.
A harmonia vibra com a união de todas
as almas para o Bem de todos.
Se você está muito Yang – agressivo,
belicoso, sem controle emocional, muito ativo a meditação iria integrar sua
energia no Dao. A integração irá facilitar seu movimento e sua ação no mundo.
A expansão da consciência acontece no
Dao.
A inteligencia espiritual intuitiva
vibra no Tao, as emoções negativas nos
controlam no mundo inferior astral.
Gosto muito dos mantras - quando você
canta, aquieta o ego (ou pequeno eu), a mente que fica distraída cantando, e
assim o Espírito avança e vem “cantar” em nosso mundo, ou depois de algum tempo
estamos em outros planos do dharma que liberam.
O mantra nos protege da invasão
psiquica espiritual e vibracional.
Aquietar a mente -
neutraliza os “demônios” da mente, os adversários, a raiva, a tristeza,
a energia do carma que nos leva muitas vezes para a queda... A meditação é uma
proteção , que criamos - escudo contra a
negatividade que carregamos do ambiente, do nosso mundo interno, ou de vida
passadas.
O Dao é a Unidade, a respiração do
Universo, concentre-se em sua respiração e entre no DAo e nada e nem ninguém
poderá invadir o seu mundo.O Dao e a
harmonia da vida, do universo que circula em nosso sangue, respira em nosso
organismo.
Aquietar a mente nos leva para o
dharma e libera, pense nisso. O ego de vida passadas que insiste nos mesmo
erros quer assumir para comandar e a
meditação liberta a consciência da Alma.
Este texto é muito inteligente e nos
ensina a medita no DAO.
1 — “O TODO é espírito — o universo é
espiritual” — O princípio da
espiritualidade universal. Humberto
Hoden
Estas sete verdades são como que as
sete cores da luz incolor quando dispersa por um prisma. Na realidade, estas
sete verdades são uma só, mas, vistas em sua dispersão, pelo lado do mundo
fenomenal, parecem ser sete, assim como as cores do prisma, ou do arco-íris, se
nos revelam como sete, embora em sua causa sejam uma única luz branca.
1 — “o TODO é espírito — o universo é
espiritual”
“No princípio era o Logos, e o Logos
estava com Deus, e o Logos era Deus. Tudo foi feito pelo Logos, e sem ele nada
foi feito de quanto começou a ser. E o Logos se fez carne e habitou entre nós.”
Nestas palavras lapidares do 4.°
Evangelho vem sintetizada esplendidamente a quintessência deste primeiro
axioma, e, a bem dizer, de toda a filosofia hermética.
Para além de tempo, espaço e
causalidade, não está o Espírito eterno sujeito a ... nenhuma das categorias
cognoscitivas pelas quais os seres individuais entram em contato com o TODO.
Quer dizer que nenhum ser finito pode
jamais conhecer total e exaustivamente o Infinito, embora possa penetrar cada
vez mais profundamente nesse oceano sem praias.
Divindade.
Conhecer cabalmente é compreender;
quer dizer “prender totalmente”, ou seja, abranger em toda a sua plenitude e
realidade total. Se o finito pudesse abranger ou abraçar o Infinito, ou o
finito se tornaria Infinito, ou o Infinito se tornaria finito — duas hipóteses
intrinsecamente absurdas e impossíveis.
O TODO é espírito, quer dizer
ilimitado no tempo e no espaço e não sujeito à lei da causalidade.
Espírito é sinônimo, ou melhor,
homônimo de Infinito, Eterno, Absoluto, Universal, Incausado — como, por outro
lado, matéria quer dizer finito, relativo, individual, causado.
Os que falam em “espírito finito”,
temporal, relativo, individual, causado — ou os que admitem matéria infinita,
eterna, absoluta, universal, incausada — entram em conflito com a lógica, como
se falassem num “finito infinito”, num “universal individual”, num “eterno
temporal”, ou num “círculo quadrado”.
O princípio da individualização
chama-se “matéria”, ou “corpo”.
E’ claro que todos os seres
individuais — minerais, vegetais, animais, homens, anjos, etc. têm corpo,
embora esse corpo possa ter diversos graus de sutilidade ou, como diz São
Paulo, espiritualidade.
Há corpos pouco espiritualizados, e
há corpos muito espiritualizados. Só não têm corpo o TODO e o Nada, a Realidade
absoluta e a irrealidade absoluta. Tudo que fica entre o TODO e o Nada tem corpo.
O Todo não tem corpo. O Nada não tem corpo. O Algo tem corpo.
Deus é o TODO, o Espírito único. ...
O mundo é Algo, portanto espiritual, quer dizer, derivado do Espírito, causado
pelo Espírito. Todos os efeitos do Espírito são espirituais, uma vez que vigora
afinidade intrínseca e indestrutível entre a causa e o efeito.
Espírito manifesta o microcosmos
espelho do macrocosmo é causa —
espiritual é efeito.
O Algo é o Todo em forma
individualizada — e esse princípio de individualização chama-se matéria, ou
corpo.
Quer dizer que não existe nem pode
existir um ser integralmente material, uma vez que a absoluta materialidade é
o Nada absoluto.
A lógica mais pura e retilínea
obriga-nos a rejeitar o materialismo absoluto e proclamar a espiritualidade
universal do mundo.
DO TODO do Espírito só pode vir o
Algo do Espiritual
— mas não o Nada do Material.
Existe, pois, uma só Realidade — e
esta realidade é espírito — e tudo que esta Realidade realiza ou produz é espiritual.
A ciência atômica dos nossos dias
acaba de demonstrar, experimentalmente, a exatidão da equação matemática de
Einstein, E = mc2, quer dizer que tudo é energia e que a chamada “matéria” não
passa de uma forma de energia em estado de congelamento parcial.
Acrescenta a filosofia que essa
energia não pode ser meramente mecânica, cega, inconsciente; pois, se ela
produziu seres vivos e conscientes, é inevitável concluir que essa causa de
efeitos vivos e conscientes seja também viva e consciente, porquanto não há
efeito superior à sua causa.
Se a física atômica desmaterializou a
matéria, proclamando o energismo universal, a filosofia desmecaniza a energia
mecânica, proclamando o vitalismo universal;
mas a lógica exige que vamos avante,
atribuindo inteligência, consciência e liberdade à vida, ao menos nas zonas
superiores dessa vida.
Ora, a forma mais alta da consciência
vital, ou da vida consciente, se chama espírito.
E, como os inferiores vêm do
superior, é rigorosamente lógico que todas as formas inferiores de
consciência, inteligência, vida, energia e “matéria” tenham por primeira origem
a fonte suprema, o Espírito como tal.
O TODO está em tudo, e tudo está no
TODO — é esta a profunda imanência de Deus no mundo e do mundo em Deus.
Entretanto, essa imanência do Infinito no finito não identifica este com
aquele; nem tampouco nega o fato da transcendência do Infinito com relação ao
finito. Kaibalion
"1- XING, SHÉN E QI"
Dentro da cosmogonia do Taoísmo
existe o conceito de que o Céu e a Terra se separaram e, quando isso
aconteceu, o homem ocupou o centro. Céu e Terra separados representam o
surgimento do yin e yang; e o homem no centro é a consciência com poder de unir
essas duas polaridades e unir-se a elas.
Essa consciência potencial, capaz de
integrar Céu e Terra e integrar-se a ambos, é uma prerrogativa do ser humano,
que o distingue de todos os outros seres vivos do Universo.
Quem vive no mundo dual jamais
consegue estar no seu interior e no seu exterior ao mesmo tempo, olhar para si
mesmo e olhar para os outros seres, simultaneamente.
No entanto, acima desse mundo
diversificado e dualista em que vivem os seres humanos existem os mundos da
Unidade, que é indivisível e infinito, e o mundo do Absoluto, como
potencialidade de todas as existências.
Derrubar a fronteira da dualidade,
conseguir olhar conjuntamente para si e para todos os seres e ser,
simultaneamente, todos os seres olhando para todos, inclusive para si mesmo,
representa o alcance da Unidade. Mas enquanto isso não acontece, todos são
duais.
A Unidade pode ser entendida como o
mais alto nível espiritual de fusão do shén com o qi. Ela é simbolizada pelo
número Um concretizada no alcance da Consciência Universal ou Consciência Pura
e representada pelo Tài Jí (Figura 1). Quem une Espírito e Sopro Puros alcança
esse estado da Unidade.
Mas, além da Consciência Universal ou
Tài Jí, existe uma espécie de Vazio ou Quietude, chamado Xing, Natureza, que é
anterior à fusão do shén com o qi porque é anterior à separação dos dois. Esse
é o nível mais alto de pureza que se consegue alcançar no caminho espiritual
taoísta.
Se a Consciência Universal
corresponde ao Um, o Xing, que é anterior a ela, corresponde ao Zero, ou
Absoluto.
O Um pode se desdobrar em dois, três,
quatro ou mais, o quatro pode voltar a ser três, dois ou um; isso é como as
operações matemáticas de multiplicar e dividir, aplicadas no nível de
hierarquia de qualidade do shén e do qi.
Mas o Xing, por ser o Zero, por ser o
Vazio, não está sujeito a essa alteração: o Xing não se altera.
Seguindo o raciocínio, é possível
compreender que a consciência ou a energia do ser humano pode ocupar um nível
de qualidade espiritual mais alto ou mais baixo, mais próximo ou mais distante
do Dão, enquanto o Xing, que é a Natureza Primordial que existe antes de todas
as existências, jamais mudará de nível.
Para alcançar o Xing ou o Dào, nada é
mais importante que meditar e para iniciar essa prática, é preciso apenas
possuir espírito e sopro, dois elementos que todo ser humano, em boas condições
de saúde, possui.
2 - DÀO
Dentro do Taoísmo, a palavra Dào
possui dois significados. No sentido filosófico, Dào significa Natureza
Primordial ou Absoluto, como origem da vida.
E no sentido literal, significa
Caminho, mas como uma estrada que, para se tomar real, precisa de três
elementos atuando simultaneamente: a própria estrada, a pessoa e a pessoa
caminhando na estrada.
Esse conjunto de conceitos remete à
ideia de que para encontrar e compreender o Dào, é preciso vivenciar sua busca.
Somente vivendo e integrando-se ao Dào será possível compreender seu verdadeiro
significado.
O sentido exato que se aplica ao
caminho espiritual de um taoísta, portanto, é o seguidor assimilar
paulatinamente o significado do Dào, enquanto vive seus preceitos.
E se Dào é Caminho ou Absoluto,
Taoísmo é o caminho espiritual que leva seu caminhante ao reencontro com o
Absoluto.
10 O Taoísmo entende que o estado de
pureza do sopro e do espírito, unidos e dissolvidos no Dào, é condição
primordial de todas as existências.
Assim, quando o ser humano inicia o
caminho espiritual que vai levá-lo a esse estágio, menos que encontrar sua
origem, estará retomando a ela. Por isso, usa-se o verbo ‘recuperar’ para
designar esse reencontro.
Durante a meditação profunda, no
momento em que shén e qi se fundem e permanecem unidos, as atividades mental e
respiratória do praticante desaparecem por completo.
Ele deixa de ter pensamentos porque
se transporta do nível da mente para o nível da Consciência Pura, onde
inexistem pensamentos e sentimentos. E sua respiração toma-se praticamente
imperceptível porque passa do nível da respiração física para o nível
extremamente sutil do Sopro Puro.
Aqui, o praticante alcança a absoluta
quietude: permanece sentado, imóvel, mas deixa de sentir seu corpo físico e sua
mente. Ele se percebe apenas como uma respiração sutil e suave, pulsando num
imenso espaço que não tem início, fim ou tamanho.
O Taoísmo chama esse estado de Vazio,
Caos Primordial ou Céu Anterior[4]. Dentro dele existe apenas uma energia
espiritual, que é o Sopro Esplêndido, chamado pelos mestres taoístas de Dão Qi
- Sopro do Dão.
E o mesmo estado de antes da criação
do Universo, onde não existem corpo físico, respiração ou pensamentos. Quem
chega a essa etapa volta à origem de todas as existências, inclusive da sua.
A energia própria desse estado não
possui forma porque é um Sopro que ainda não se manifestou em qualquer sentido
ou ideia. Assim, quem alcança essa energia readquire essa característica e
deixa também de se perceber como forma: não sente mais seu corpo físico, sua
mente ou sua respiração.
[1] Um, de uni-verso e de uni-dade.
[2] Consciência íntegra, que não se
fragmenta, comum a todos os seres.
[3] O mais alto nível de integridade
a que podem chegar espírito e sopro.
[4] Céu Anterior é categoria da
teologia taoísta, onde estão representadas as divindades do mais alto nível de
realização espiritual. E Caos Primordial (Hún Tún) é o estado sutil chamado
tecnicamente de fixação, que o praticante alcança apenas dentro da meditação,
quando sai do Céu .
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e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém
Seja feita a Vontade de Deus!
Amem!
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!
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