sexta-feira, 1 de novembro de 2019

EXERCÍCIO DE DECLARAÇÃO DE MISSÃO





EXERCÍCIO DE DECLARAÇÃO DE MISSÃO
Ou você está vivendo sua missão, ou está vivendo a missão de outro alguém.
LAURIE BETH JONES

 E quando, todas as manhãs, acordamos com uma visão, um destino e um propósito, nossa alma começa a agir. Você poderá curar a doença espiri­tual que está dominando tantas vidas hoje em dia.

A palavra "missão" vem do latim missio, que significa "envio". Ela também se refere a uma "vocação ou chamado especiais", como em "a medicina era sua missão", que podem ser associados a carreira ou tra­balho. A questão é: para onde você está "enviando" sua vida? Para que destino?

As empresas deixam suas declarações de missão ou valores visíveis para todos, por exemplo, em quadros de aviso. É uma forma de transmitir aos clientes o que a empresa representa e fazer com que os funcioná­rios lembrem-se disso todos os dias.

 Entretanto, declarações de missão também podem ser usadas por indivíduos e famílias; uma declaração de missão pessoal revela quais são seus valores, seus dons e como você pretende contribuir para mudar o mundo.
 Ela descreve seu objetivo pes­soal e como você deseja viver. Como somos seres únicos, singulares, as declarações pessoais são sempre diferentes umas das outras. Sua missão é o que o ajuda a dar o passo todos os dias, é o ponto de destino do outro lado da ponte.

Quando você tem uma missão, deixa de ser uma pessoa "sem porquê", você sabe para onde sua vida deve caminhar. A missão cura a ausência psíquica, pois representa uma visão, um destino, um propósito.

 Quanto mais rápido o rio das mudanças correr, mais facilidade teremos de nos distrair. Por que fazemos tudo o que fazemos todos os dias? Por que perseguimos os objetivos errados? 



Será que perdemos a visão global? Será que abrimos mão de nossos princípios morais? Uma declaração de missão nos traz de volta ao caminho, é a bússola de que tanto precisamos quando ficamos à deriva.

Existem diferentes escolas de pensamento sobre como escrever uma declaração de missão e sobre o que ela deve englobar; não são necessários inúmeros parágrafos e não existem regras fixas.

 Se sua declaração de missão for a letra de uma música, que seja assim, contanto que ela fale a seu coração e expresse suas inclinações. Eu soube de um homem cuja declaração era:

 "Desejo ser o tipo de pessoa que meu cachorro pensa que sou." Curta e direto ao ponto. Uma de minhas clientes me disse que sua declaração era "Amor". Somente isso, uma palavra só.

É possível coletar informações e buscar inspiração em milhares de fontes, inclusive na mandala do destino e nos exercícios de entusiasmo,  para descobrir algo que seja unicamente seu.

Quem é você? Que contribuições deseja dar?

 A maior parte das declarações de missão fala sobre o que cada indivíduo pretende fazer, de acordo com o que é mais importante para ele. 
O filósofo Victor Frankl afirmou que nós não inventamos nossa missão na vida, nós a detectamos. Quando temos alguma vocação ou objetivo especial, devemos ficar muito atentos às mensagens que nossa alma nos envia. Existem várias maneiras de se escrever uma declaração de missão.

 Aqui está uma delas:
Passo 1: A primeira parte de sua declaração de missão é composta de informações a seu respeito. Quem é você? Imagine que um jornalista de outra galáxia chegasse à Terra para entrevistá-lo. Que adjetivos melhor descreveriam suas singulares qualidades, talentos e dons?

 Aqui estão alguns exemplos:
 Sou uma pessoa bela, gentil, articulada, apaixonada e sen­sível.
 Sou uma pessoa inteligente, original, inspiradora, bondosa e poderosa.

 Sou uma pessoa tempestuosa, verdadeira,
 criativa, reflexiva e expressiva.

Passo 2: Que contribuição você deseja dar? 

Reflita sobre o que deseja fazer pelo bem da humanidade. Como deseja contribuir? Olhe para sua mandala do destino. O que lhe traz alegria? O que o entusias­ma? O que aprendeu sobre si mesmo quando respondeu as perguntas da mandala?



 Aqui estão alguns exemplos:

 Minha missão é reconhecer o sagrado em todas as pessoas e coisas.
Minha missão é inspirar, amar e dar poder às pessoas para que elas possam alcançar o mais alto entendimento de quem real­mente são.

 Minha missão é educar o mundo sobre 
a conservação e a proteção de nosso planeta.

 Minha missão é ajudar as pessoas dos países do Terceiro Mundo.

Passo 3: Combine os passos 1 e 2. Por exemplo:
Sou uma pessoa bela, gentil, articulada, apaixonada e sensível, cuja missão é reconhecer o sagrado em todas as pessoas e coisas.

Sou uma pessoa entusiástica, corajosa, inteligente e ousada, cuja missão é ensinar às crianças como cuidar de nosso planeta.

Você pode passar horas, ou mesmo dias, elaborando sua declaração de missão, tentando fazer com que as palavras fluam. Não fique frustrado, concentre-se nas idéias.

 Não se preocupe com poesia ou eloquência. As palavras certas virão com o desenrolar do processo. Se sua declaração não começar a fluir, sente-se e reflita por alguns instantes. Deixe que a sabedoria do seu subconsciente vá chegando à super­fície.

 Quando você chegar a uma decla­ração que soe verdadeira, repita-a para si mesmo com frequência; experimente fazê-lo em voz alta, cole essa declaração em algum lugar onde possa vê-la todos os dias.

Algumas sugestões: no quadro de avisos bem diante de sua mesa de trabalho, na primeira página de sua agenda, na porta da geladeira. Sua declaração de missão vai se transformar em sua bússola;

 ela é a direção para a qual você deseja encaminhar sua vida. Sua bússola representa tudo o que for significativo e sagrado para você. Viver a vida com um propósito é viver em harmonia com sua declaração de missão.


Brilhe vossa Luz
Mensagens  Espíritas
 Chico Xavier  - Mensagem de Emanuel

Meu amigo, no vasto caminho da Terra, cada criatura procura o alimento espiritual que lhe corresponde à posição evolutiva.
A abelha suga a flor, o abutre reclama despojos, o homem busca emoções. Mas ainda mesmo no terreno das emoções, cada espírito exige tipos especiais.

Há sofredores inveterados que outra coisa não demandam além do sofrimento, pessimistas que se enclausuram em nuvens negras, atendendo a propósito deliberado, durante séculos. Suprem a mente de torturas contínuas e não pretendem construir senão a piedade alheia, sob a qual se comprazem. 

Temos os ironistas e caçadores de gargalhadas que apenas solicitam motivos para o sarcasmo de que se alimentam.
Observamos os discutidores que devoram páginas respeitáveis, com o único objetivo de recolher contradições para sustentarem polêmicas infindáveis.

Reparamos os temperamentos enfermiços que sorvem tóxicos intelectuais, através de livros menos dignos, com a incompreensível alegria de quem traga envenenado licor.
Nos variados climas do mundo, há quem se nutra de tristeza, de insulamento, de prazer barato, de revolta, de conflitos, de cálculos, de aflições, de mentiras...

O discípulo de Jesus, porém - aquele homem que já se entediou das substâncias deterioradas da experiência transitória -, pede a luz da sabedoria, a fim de aprender a semear o amor em companhia do Mestre...

Para os companheiros que esperam a vida renovada em Cristo, famintos de claridade eterna, foram escritas as páginas deste texto despretensioso.

Dentro dele, não há palavras de revelação sibilina.
Traduz, simplesmente, um esforço para que nos integremos no Evangelho, celeiro divino do nosso pão de imortalidade.
Não é exortação, nem profecia.
É apenas convite.
Convite ao trabalho santificante, planificado no Código do Amor Divino.
Se a candeia ilumina, queimando o próprio óleo, se a lâmpada resplende, consumindo a energia que a usina lhe fornece, ofereçamos a instrumentalidade de nossa vida aos imperativos da perfeição, para que o ensinamento do Senhor se revele, por nosso intermédio, aclarando a senda de nossos semelhantes.

O Evangelho é o Sol da Imortalidade que o Espiritismo reflete, com sabedoria, para a atualidade do mundo.
Brilhe vossa luz! - proclamou o Mestre.
Procuremos brilhar! - repetimos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário